Banner Loja Ntrix Sound

Qual Alto Falante é melhor?

Antes de mais nada, acredito que não existe Alto Falante melhor ou pior. O que existe de fato são diferentes gostos e níveis de exigência de cada Cliente. Por que digo isso? O que pode ser ótimo para o Cliente A, pode ser Normal (Na média) para o Cliente B, ou ainda pode ser péssimo para o Cliente C.

Claro que eu tenho minhas preferências de quais Alto Falantes são “melhores”, mas como as opiniões variam de pessoa para pessoa, não existe uma verdade absoluta. De forma imparcial, o Foco do nosso Trabalho é extrair o melhor Custo x Benefício dos Produtos disponíveis no Mercado para atender a necessidade de cada Cliente.

Por este motivo, vou descrever os diferentes tipos de Alto Falantes disponíveis no nosso Mercado, suas características e aplicações.

Kit 2 Vias

Composto por um Mid-Bass, um Tweeter e um Crossover (Divisor de Freqüências), em termo de Qualidade está sem dúvidas é a melhor opção. Aqui nós temos 2 Woofers trabalhando em faixas de freqüência especificas, sendo assim, Mid-Bass para Médios e Tweeter para Agudos. Os tamanhos mais comuns são de 5” ou 6”.

Como descrevemos de forma ampla no Post sobre Crossover (O que é um Crossover?), este tem a função de enviar as faixas de freqüência adequadas a cada um dos Woofers, diminuindo a interferência entre as faixas e favorecendo a Qualidade.

Indicado para Projetos SQ, onde a Fidelidade na Reprodução das Músicas está à cima da Potência do Projeto de Som. O custo destes Alto Falantes é elevado se comparado com os outros tipos, mas o resultado realmente impressiona os desavisados.

Coaxial

Bem como o Kit 2 Vias, os Alto Falantes Coaxiais também possuem um Mid-Bass e um Tweeter, o que lhe permite reproduzir Médios e Agudos, porém estes se encontram na mesma Carcaça do Alto Falante. Os tamanhos variam entre 4” e 6”.

Uma outra diferença é a ausência do Crossover para a distribuição das freqüências, neste Alto Falante é utilizado somente um Capacitor para impedir que Freqüências Graves sejam envidas ao Tweeter.

O Preço dos Alto Falantes Coaxiais é um pouco menor e mais convidativo do que um Kit 2 Vias e o resultado, dependendo do grau de exigência do Cliente, não deixa a desejar. Indicado para quem deseja ter Qualidade sem investir muito $$$, ou ainda para quem tem um Kit 2 Vias na Dianteira e quer agradar os Ocupantes no Banco Traseiro.

Triaxial e Quadriaxiais

Os Alto Falantes Triaxiais e Quadriaxiais possuem respectivamente 3 e 4 Woofers em uma mesma Carcaça. De modo que, Alto Falantes Triaxiais são compostos por: 1 Mid-Bass, 1 Mid-Range e um Tweeter. Os Alto Falantes Quadriaxiais tem as mesmas características, porém com a adição de um Tweeter ou Super Tweeter. Encontrados em todos os tamanhos, de 4” até 6×9”.

Conheça a Linha de Entrada da Bravox, acesse Alto Falantes Bravox B3X.

Nestes são usados vários tamanhos de Woofers, cada qual desenvolvido para reproduzir uma Faixa de Freqüência especifica, otimizando o Conjunto e possibilitando que o mesmo “Alto Falante” reproduza Graves, Médios e Agudos. O que se reflete no Preço, ainda menor do que Alto Falantes Coaxiais.

Conheça a Linha de Quadriaxiais Bravox B4X, acesse Alto Falantes Bravox B4X.

Indicado para Projetos de Som mais Simples, pois não possui as mesmas características de um Kit 2 Vias. Raras as exceções, a maioria dos Carros que vem com Som de Fábrica adotam este tipo de Alto Falante.

Existem também outras variações, como o Alto Falante Pentaxial ou até Hexaxial. A Concepção é a mesma, quanto maior o “xial” mais woofers em uma mesma carcaça do Alto Falante.

Dúvidas com relação ao seu Projeto, não exite em nos Consultar.

245 comentários em “Qual Alto Falante é melhor?

  1. Anonymous

    Boa noite Vitor Hugo! Tenho um Sandero (4 falantes de 5″) e gostaria de apenas trocar os falantes originais. Estou na seguinte dúvida: 01 par de triaxial ou coaxial na frente e 01 par de triaxial ou coaxial ou mid bass na traseira. Qual config vc acha melhor? Quanto ao triaxial estava pensando nos modelos pioneer TS-1330BR ou selenium Multi System 100Wrms 5TR4A. Qual sua opinião? e parabéns pelo blog! Maikon

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Maikon,

      Triaxiais, como costume dizer, são de concepção simples e bom custo x benefício. Principalmente pra quem não deseja mais do que ouvir música no interior do veículo no dia-a-dia.

      Os alto falantes Coaxiais não fogem a regra, são dois falantes em uma mesma carcaça. Porém, entenda que ele reproduz a mesma faixa de freqüência dos triaxiais com menos falantes, que se traduz em menos interferência e maior eficiência.

      Então por que o Coaxial é mais caro? A grosso modo ele deve ser mais resistente e usar materiais melhores pra cada alto falante reproduzir uma faixa de freqüência mais ampla, pra não ficar um buraco entre médios e agudos (nos alto falantes triaxiais essa faixa é reproduzida pelo Mid Range).

      Particularmente, entre as duas opções, dou preferência pelos alto falantes Coaxiais. Nada contra os triaxiais, contudo, me agrada a maior eficiência e principalmente a menor interferência entre os alto falantes na mesma carcaça.

      Acredito que independente da marca/modelo que escolher, tanto Selenium quanto Pioneer são ótimas Marcas.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  2. rafael

    Bom dia, eu tenho um prisma 2012 e quero montar o sistema de som, porém quero manter as características originais do carro, tanto para auto falantes dianteiros como traseiros.
    Além disso a única coisa que eu pretendo usar “a mais” é uma caixa dutada com um auto falante dá fosgate (punch) de 12″ e um módulo dá pirâmide de 4 canais 2 mono e 2 estéreos 1000 e, pois estes 2 itens já tenho e estão parados. Minha dúvida e quais auto falantes comprar no caso de 6″ penso em (jbl, fosgate pionner) coaxial ou triaxial? E se existe algo pouco melhor, os auto dá frente e trás irão suportar o módulo e o dinei? No caso aí Dinei é a caixa dutada.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Rafael,

      Antes de tudo, há espaço para os tweeters na coluna 1 (dianteira)? Se houver será possível partir para um kit 2 vias na dianteira, caso contrário, sugiro usar alto falantes coaxiais ou até triaxiais – dependendo do orçamento.

      Qual o modelo do amplificador Pyramid? E do sub RF?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  3. jefferson

    oi vitor boa noite gosta de sabe que tipo de som eu coloco no meu carro eu tenho uma montana queria coloca um som alto me ajude

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Jefferson,

      Antes de tudo, da preferência por som de qualidade no interior do veículo ou som pra fora – tipo trio elétrico? Quanto está disposto a investir? Já possui algum equipamento?

      Estas são algumas informações básicas, que preciso saber antes de sugerir qualquer coisa.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  4. Cassiano Zamboni

    Boa noite Vitor,

    Comprei um Siena EL 2013, quero saber se eu colocar 2 kits de 2 vias nele estarei com bom som ou é melhor eu pensar em um kit duas vias na dianteira e um coaxial na traseira.
    Abraços!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Cassiano,

      Não recomendo a instalação do 2 vias na traseira, a interferência destes sobre os dianteiros reduz a eficiência do sistema. Opcionalmente, dou preferência pelos alto falantes coaxiais na traseira.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  5. Diogo Guelfi

    Boa tarde Vitor,
    Estou com uma dúvida.
    Estou com um kit 2 vias da Bravox CS50B novo e gostaria de saber se fica bom instalá-lo na frente nos locais originais do Novo Palio ou utilizar apenas o midbass nas portas traseiras.
    Grato.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Diogo,

      Se não puder se “desfazer” do Bravox CS 50B e adquirir a versão de 6 polegadas, acredito que pode usar um aro adaptador para instala-lo nas portas dianteiras. Não que seja o ideal, mas pode fazê-lo sem impedimentos.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • tayson

        ola Vitor pode me ajudar?estou montando um som p interno e ja fiz a parte de trais por gostar de graves,(2 sub de 8 pol da rockfordfosgate de 200rms em fibra de vidro selada com amprificador da sound digital sd400 400rms aquele pequeno de acrilico)mais nas portas estava ruim,o player nao separava o grave das portas como o amplificador, dai ficava ruim nas portas.. ou comprava crossover e separava as frequencia deles ou o player certo?!dai troquei o player por um dvd da pioneer FH780DVD.. ficou bem melhor e tem varias regulagens dai tirei o grave das portas liberando o grave so p amplificador.na parte do equalizador do player eu fiz uma regulagem e aumentei as freq altas e abaixei as frequ baixas ,dai nas portas nao bate porem eu posso almentar no maximo o volume q nao fica xiando ou estralando pelos falantes serem originais.. (4 originais e 1 par de twetters separados no painel)eu adicionei 1 par de twetters atrais no teto virado p frente kkkkkk irrita um pouco mais ajuda no agudo interno. bom pelo q andei vendo por ai e pelos seus comentarios eu deveria por um par de mid bass na frente com os twetters originais encima e 1 par de coaxial na traseira e remover os twetters adicionados por mim no teto certo?!?ou devo por um de 2 vias na frente mesmo?!( dai a grande duvida….) eu pensei em por o de 2 vias ou mid bass mais os coaxias de trais da pioneer ou da fosgate.. qual seria melhor?e eu pensei em ligar eles direto no player fica bom?? se os falantes novos tiverem cerca de 40 a 60 rms para meu player de 4×50 watts ?posso por mais um sound digital de vc achar q melhora muito e se for esse caso os falantes novos eu deveria comprar de rms mais elevado tipo 90 100?desde ja obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Tayson,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Importante esclarecer que os 50w do player Pioneer se referem a potência de pico (PMPO) e a potência real (RMS), normalmente, fica entre 18 e 25w.

          É possível que ligados diretamente no player Pioneer, os novos alto falantes o agradem, do contrário, um amplificador dedicado ao estéreo se faz necessário. Inclusive, sugiro fazer o teste antas de pensar em adquirir o segundo amplificador.

          Quanto a marca/modelo, acredito que poderia adotar um segundo SD 400.4D, que já atende esse conjunto sem impedimentos. Quanto aos alto falantes, impossível comparar – de forma justa – as duas marcas sem antes saber qual o modelo.

          Em relação aos tweeters no teto, quando o assunto é qualidade sonora, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira, por este motivo, sugiro retirá-lo. Inclusive, se deseja um palco sonoro mais elevado, recomendo posicioná-los na coluna A na altura dos olhos.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  6. Rafael Aragaki

    Boa noite,

    amigo estou com uma dúvida que está me corroendo, comprei um Fit recentemente e este veio com os auto falantes originais, pra minha atual faze achei satisfatório o sonzinho dele ligado direto nos falantes, apesar de estar acostumado com 2vias na frente, coaxiais atrás e sub na mala, tudo ligado em módulos….

    Mas.. no momento quero um sonzinho básico e dei quase tudo que tinha pro meu irmão…

    Resumindo.. eu tenho um player básico da pioneer, acho que 2250, ou algo assim… um 2 vias Bravox na frente (aqueles sem crossover) e coaxiais atrás…

    Mas, não estou contente com os graves, minha impressão é que os coaxiais originais eram melhores que os 2 vias…

    Então, trocar o 2 vias por um triaxial vai melhorar???

    Minha outra dúvida, se trocar por triaxiais vou de Pioneer TS1730BR ou os Bomber Mosh já resolvem meu problema???

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rafael,

      Antes de tudo, importante salientar que é pouco ou nula a eficiência dos alto falantes das portas nas frequências Graves, sem que seja feito um tratamento acústico nas portas ou pezinhos para os Mid’s.

      Acredito que essa diferença seja consequência da potência menor aplicada ao kit 2 vias – o player que mencionou deve ter algo próximo dos 20w por canal – veja que, alto falantes originais exigem menos potência para obter o seu máximo rendimento.

      Difícil dizer se haverá alguma melhora com o TS-1730BR, por exemplo, pois a potência recomendada é de 50w. Há um aumento nos médio agudos e agudos, devido ao tweeter e super tweeter do triaxial, mas é improvável a melhora nos Graves.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  7. Adalberto Enrico

    Ola Vitor!!!
    Seu blog é excelente!! ! Parabéns!!!
    Estou com uma dúvida em relação aos alto falantes que pretendo adquirir. ..
    Tenho um Agile 2013
    Meu player é um Pioneer x8580…acho que o último lançamento da Pioneer. ..enfim…
    Estou pensando em instalar um kit 2 vias de 6 da Bravox na frente…
    Dois 6×9 atrás…Bravox também. ..só não lembro os modelos…
    E um Sub 310 da Pioneer…
    Minhas dúvidas….Bravox ou Pioneer?? Nos falantes…pq acho…achismo mesmo…que caso eu opite pelo Pioneer o som será melhor…já que o player é Pioneer também….ou Bravox vai bem também???
    E qual módulo utilizar…ou como determinar qual comprar??
    Desde já muito obrigado!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Adalberto,

      Obrigado! Fico feliz que tenha gostado.

      Antes de tudo, importante esclarecer que não há nenhuma relação direta entre alto falante e player que favoreça o subwoofer Pioneer, por exemplo, como algum tipo de incompatibilidade ou coisa semelhante.

      A tempos atrás era bastante comum projetos de som mono marca, em parte pela compatibilidade assegurada ao usar uma determinada linha do fabricante e pela falta de opções, não havia diversidade. Atualmente não é difícil gostar da unidade principal de uma marca, alto falante de outra e subwoofer de uma terceira.

      Tomando como exemplo a própria Bravox, se deseja qualidade sonora no interior do veículo, na minha opinião, dou preferência pelo Bravox UXP ao Pioneer TS-W310. Neste caso, o amplificador precisa ter ao menos 400w no canal mono.

      Quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? Assim posso lhe sugerir algumas opções dentro das expectativas e sem extrapolar o investimento.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  8. Adalberto Enrico

    Valeu Vitor!!!
    Eu trabalho na GM, depois que escrevi no blog fui pedir conselhos a um amigo eletricista reparador que trabalha comigo e que manja bastante, pois trabalhou muito tempo com instalação.
    Ele me indicou um kit combo da Lighting Audio…
    Kit 2 vias de 6
    Triaxiais de 5
    Sub de 10
    Amplificador de 400 W…
    Este kit esta a venda na Nori Car Audio Quality…
    Por R$1290…
    Gostei do produto…o que vc me diz??
    Vale a pena gastar um pouco mais e ter um produto de maior qualidade??
    Valeu!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Adalberto,

      A Lighting Audio é a segunda linha da Rockford Fosgate, apesar de não ter contato com nenhum dos produtos da marca, acredito que tenham um bom rendimento.

      Trata-se de um conjunto muito bem dimensionado e com o ajuste certo, terá equilíbrio entre todas as faixas de frequências. Acredito que vale o investimento, no seu lugar eu só trocaria os alto falantes triaxiais por coaxiais.

      Lembre-se de que uma boa instalação faz toda a diferença e com esse conjunto acredito que terá um bom rendimento no interior do Agile.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  9. Zé Carlos

    E ae Vitor, beleza?
    Meu velho, curti muito seu blog, informações legais. Mas preciso da sua ajuda. Tenho uma Ecosport e quero instalar nela um som com qualidade, não sei se o termo usado seria “palco” mas um som gostoso para ouvir em qualquer volume, e de preferencia sem sub, pois a patroa não curti, rsrs.
    Configuração atual:
    4 triaxiais 50 rms portas + 2 twiters originais na coluna + cd pionner DEH-4280SD

    Essa configuração estou achando que o som esta gritando muito, não esta nada gostoso de ouvir, o que posso fazer?

    Desde já obrigado
    Zé Carlos

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Zé Carlos,

      Seu projeto de som está estridente justamente pela configuração atual, a soma dos triaxiais + tweeters nos locais originais favorece demasiadamente os agudos.

      O ideal, neste caso, seria manter nas portas somente um par de Mid Bass, como em um kit 2 vias. Se for o caso, retire os tweeters dos locais originais e esse efeito será minimizado.

      Quanto está disposto a investir? Por que não um subwoofer para os Graves? Bem dimensionado completa o som, e não precisa tremer o veículo inteiro ou sair por ai disparando alarmes, algo equilibrado e na medida certa pra ter qualidade no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  10. Zé Carlos

    Vitor estarei retirando os twitter assim que sobrar um tempinho, obrigado pela dica.
    Estou pensando em investir nos kits 2 vias da bravox para dianteira e coaxiais para a traseira, por enquanto sem sub. O que vc me diz dessa configuração abaixo.

    Dianteira: 2 vias – CS 60 D ou CS 60 K, de qual vc iria?
    Trazeira: 2 coaxiais – CX 60 D ou vc me aconselharia algum outro?
    cd pionner DEH-4280SD

    E pensando mais pra frente em uma potencia.

    Valeu pela atenção
    Zé Carlos

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Zé Carlos,

      Uma boa combinação e, sem menosprezar os alto falantes triaxiais, muito melhor em termos de qualidade sonora.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver algo mais que eu possa ajudá-lo fico a disposição.

      Comentar
  11. Rodrigo T

    Boa noite Vitor. Parabéns pelo blog! Informações excelentes.
    Vamos lá. Tenho um new civic 2011 e quero montar um som interno impecável para todos os níveis de volume, além disso, quero poder abrir as portas do carro e ter um ótimo som externo, tipo estar num churrasco na garagem de casa e quando ligar o som num volume alto com as portas abertas terei um som muito bom. Não quero colocar nada na mala, somene interno no lugar dos originais.
    Pensei em colocar nas portas dianteiras kits 2 vias N.A.R. 650CS2 6,5” 50 W RMS e na tampa traseira 2 coaxiais. Qual coaxial vc me indicaria? Gostaria tb que me desse uma idéia geral de um projeto interno para obter os resultados que falei mais a cima. Estou disposto a gastar até uns R$ 1500,00.
    Obrigado pela atenção. Grande abraço

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rodrigo,

      Antes de tudo, importante salientar que os alto falantes das portas não são desenvolvidos com essa finalidade e provavelmente não renderá pra fora (com as portas abertas). Talvez na garagem – se o ambiente ajudar – mas ainda assim longe do ideal.

      O player é original de fábrica? Se não, qual a marca modelo do mesmo? Gosto da ideia do 2 vias na dianteira e acredito que pode completar o conjunto com coaxiais da própria NAR da série 1.

      Se realmente não puder perder parte do porta malas com subwoofer, poderia investir em uma caixa amplificada debaixo do banco pra ganhar eficiência nos graves e consequentemente qualidade no interior do veículo.

      E para os alto falantes um amplificador 4 canais com algo próximo de 100w (RMS) de potência por canal em 2 Ohms, pra assegurar a potência ideal de trabalho.

      Lembrando que todas as indicações acima são pra assegurar qualidade sonora dentro do veículo. Som pra fora, com esse conjunto e, se o ambiente ajudar bastante, é possível que consiga chegar ao resultado desejado.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Naldinho,

      Acredito que o primeiro passo é assegurar amplificação adequada e um sistema de alimentação bem dimensionado pra assegurar que o sistema será exigido sem comprometer o rendimento do conjunto.

      Estamos falando de 6.600 watts (RMS) de potência e, nestas condições, a máxima de consumo está em torno de 650A – dependendo do amplificador pode variar para baixo ou para cima.

      Use um Crossover pra assegurar que os Woofers Eros estão trabalhando somente nas faixas de frequências ideal. No momento o site da Eros está em manutenção e não tenho acesso ao manual, pra lhe sugerir algo mais específico.

      Outro ponto fundamental são as caixas acústicas que irão abrigá-los, certifique-se que todas estão bem reforçadas. O tipo e as medidas podem variar de acordo com o que deseja, mas poderia também seguir as recomendações da fabricante.

      Importante salientar que estas dicas são somente para os woofers, asseguram o rendimento nessa faixa de frequência, mas não necessariamente determinar a qualidade de todo o projeto de som.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  12. Gomes

    Olá, bom dia…

    Me ajuda numa dúvida….meu carro é um Classic, estou querendo instalar um som nele.
    Já possuo um par de Bravox triaxial 6, porém não está instalado…e o player e um Sony X—plod.
    A configuração ideal pelo que andei lendo seria um Kit 2 vias na frente e um par de coaxial atrás…porém teria que comprar tudo….como quero aproveitar o triaxial que já tenho pensei na seguinte configuração:
    Compraria um kit 2 vias, porém usaria na frente o triaxial com o twiter, e o falante que viria no kit colocaria na traseira…o que vc acha?
    Ou a outra opção seria compra um coaxial pra trás e deixar o triaxial na frente…
    Na realidade mais pra frente quero por módulo e quem sabe uma selada…
    Aguardo sua opinião…
    E muito obrigado desde já…
    Abraço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Gomes,

      Peço desculpa pela demora. Sim, quando o assunto é qualidade sonora o kit 2 vias é a melhor opção, mas não necessariamente um regra. Da preferência por um som interno de qualidade ou som pra fora – tipo trio elétrico?

      Acredito que o triaxial + tweeter do kit 2 vias ficaria estridente, muito agudo e o resultado não ficará legal. Pelo que descreveu não é possível fazer um grande investimento no momento e a segunda opção – adquirir um coaxial para a traseira – me parece a melhor opção.

      Daí futuramente podemos falar mais a respeito de um Upgrade no som, com um subwoofer e talvez um kit 2 vias no lugar dos triaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  13. Luiz

    Olá,

    Tenho um Hyundai i30 e vou mexer no som. O meu objetivo é montar um som de qualidade sonora.

    Eu já tenho algumas coisas na caixa:

    Pioneer AVH-p4250dvd
    Kit 2 vias Hertz HSK 165
    Amplificador de 4 canais Hertz HE-4

    Minhas dúvidas são com relacão à parte traseira, qual coaxial devo comprar? Coloco Hertz, JBL ou vale a pena investir um pouco mais num Coaxial da Focal?

    Além disso, quero fazer um tratamento acústico. Você sabe me dizer que tipo devo optar e quanto custaria mais ou menos?

    Por fim, estou na dúvida se coloco subwoofer ou não. Não queria furar porta malas nem tomar muito espaço. Você acha que devo colocar sub de qualquer jeito? Se sim, qual você recomedaria?

    Muito obrigado!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Luiz,

      Acredito que pode investir em coaxiais mais simples – JBL está ótimo – e, de preferência, ligá-los somente quando houver passageiros no banco traseiro, pois não fazem falta na dianteira do veículo.

      O valor varia bastante, de acordo com a marca/modelo do veículo, o produto utilizado e a mão de obra. Deseja fazer somente o tratamento nas portas?

      Eu sou suspeito pra dizer, gosto e recomendo, a utilização do subwoofer em projetos de som de qualidade, pois o melhor mid bass não tem a mesma eficiência de um subwoofer. No entanto, não nego que alguns clientes ficam plenamente satisfeito com o rendimento dos mids.

      Quanto está disposto a investir? Hoje há boas soluções voltadas para a economia de espaço como, por exemplo, caixas amplificadas ou, até mesmo, caixas laterais – sob medida – que se encaixam perfeitamente na lateral do porta malas.

      Acredito que poderia fazer uma caixa lateral de um lado e um rack do outro, no porta malas, para acomodar o subwoofer e o amplificador respectivamente ou, se deseja algo mais simples, partir para uma caixa amplificada debaixo do banco.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir marcas/modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  14. Bruno H

    Tenho um palio e tenho um sub de 12 da pioneer de 1400, e 2 coaxiais selenium e 2 6×9 da buster e pyramidy de 1700. Gostaria de trocar os 6×9 da buster por 4 pioneer 6×9, queria saber se vai ficar bem equlibrado e se é melhor colocar trixial ou quadrixial. Desde ja agradeço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Bruno,

      Antes de tudo, qual o modelo exato dos alto falantes, subwoofer e amplificador mencionado? Não será uma conta exata, mas será possível avaliar o conjunto.

      Pela descrição, acredito que trata-se de uma variação do TS-310 (309, 308 e etc.) e importante salientar que a potência real é de 400w (RMS), os 1.400w (PMPO) são a potência de pico.

      Neste caso, sem considerar o amplificador, acredito que um par de alto falantes 6×9 seria o bastante pra acompanhar o sub Pioneer.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  15. Júlio César

    Boa noite Vitor,
    meu camarada gostaria de uma opinião, estou montando um som de qualidade para meu carro, não tinha conhecimento algum sobre som automotivo, porém pesquisei troquei idéias com colegas que mexem com som e adquirir algum conhecimento, estou aprendendo ainda…. O meu carro é um HB20 que veio sem áudio de fábrica, o som que vou montar nele é composto por: DVD 7″ Pioneer modelo AVH-X5550BT, KIT 2 vias Selenium de 6″ 240w total nas portas dianteira, Coaxial 5″ da JBL (90W total) ou Coaxial 5″ da Bravox (120w total) e um modulo amplificador da SD de 400 w 4 canais feito com nanotecnologia, Por enquanto não vou colocar som no porta malas, porque preciso de espaço, mas futuramente devo meter um sub.
    Minha duvida é a seguinte, meu carro não vem lugar para instalar os tweeters que vem no kit 2 vias, qual o melhor lugar para colocar os mesmos, lembrando que não posso corta qualquer parte do carro para não perder a garantia, e os crossovers?
    Poderia me dar umas dicas de como regular o som (modulo), eu mesmo vou instalar.

    Valeu

    att;

    Júlio César

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Júlio,

      A questão sobre onde instalar os tweeter é tão ampla, que virou matéria recentemente, veja mais em Onde instalar os tweeters do kit 2 vias?. Vale a pena conferir a matéria, pra esclarecer um pouco melhor as possibilidades sobre o assunto.

      Sobre a garantia basicamente não faça cortes/emendas na fiação original, que não o impede de fazer alguma personalização no interior do veículo. Como, por exemplo, furar a capa interna do retrovisor para posicionar o tweeter ou soluções mais simples, como uma simples fita dupla face pra fixá-lo.

      As saías RCA do dvd Pioneer são de 4V, logo, a recomendação é manter o controle de ganho do SD400.4 (entre 0,5 e 6V) também na posição de 4V – algo como 1/4 da esquerda para a direita.

      Lembre-se de passar os cabos RCA pelo meio e os cabos de energia e alto falantes pelos lados do veículo, pra evitar interferências entre eles. Falando em cabos, certifique-se de que estão na bitola correta pra assegurar o rendimento do conjunto.

      Obrigado pelo seu comentário e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Júlio César

        Boa noite Vitor,

        valeu pelas as dicas, li a matéria sobre os tweeters (muito boa por sinal).
        Qualquer duvida entro em contato.

        valeu

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Júlio,

          Fico feliz que tenha gostado e espero que o ajude a se decidir onde posicionar o tweeter do kit 2 vias.

          Obrigado pelo comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  16. Luiz

    Vitor,

    Muito obrigado pela resposta.

    Acabei comprando um coaxial da Hertz, ECX 165, 6″, 70 watts rms.

    Além disso, decidi comprar um subwoofer. Comprei um Focal de 10″, já com a caixa dutada. Optei pela caixa pronta porque acho mais fácil de retirar caso necessite do porta-malas. O que acha?

    Quanto ao tratamento acústico, queria fazer nas 4 portas. Estava pensando em gastar uns R$ 300,00. Existe algo nesse valor?

    Outra coisa… Como é o primeiro som que monto, sou leigo com relação a cabos/fiação/fusíveis. Queria gastar no máximo mais 300 reais nisso. Alguma sugestão?

    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Luiz,

      Peço desculpa pela demora. Ambos, coaxial e subwoofer, são opções muito boas e acredito que terá um ótimo rendimento no interior do veículo.

      Com esse valor, acredito que conseguirá fazer o tratamento somente nas portas dianteiras, que já assegura um bom rendimento dos mids do kit 2 vias.

      Antes de tudo, pra ver um pouco de teoria sugiro ler as seguintes matérias: Como dimensionar os Cabos do seu Projeto de Som e Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som.

      Segundo o manual do Hertz HE-4, a máxima de consumo é de aproximados 25A e considerando que o amplificador ficará no porta malas, são necessários:

      » 10 metros de cabos 6mm para positivo e negativo (ou 6 se o negativo for no chassi);
      » Algo entre 10 e 12 metros de cabos 2×1,5, considerando que os falantes coaxiais serão ligados diretamente no dvd player.
      » 1 – no máximo 2 – metros para de cabos 2x,3,0mm para o subwoofer;
      » Um porta fusível do tipo faca ou barril, pra cabos de 6mm e um fusível;
      » 1 cabo RCA de 4 canais e 5 metros, ou 2 canais RCA de 2 canais e 5 metros.

      Pra determinar qual o fusível ideal, preciso saber de quantos ampères é a bateria, no mais, acredito que os R$ 300 são mais que suficientes pra adquirir todos os componentes e de boa qualidade.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  17. gustavo

    Vitor, estou em grande dúvida.
    tenho interesse em trocar os alto falantes originais de meu fiesta por outros, digamos, mais nítidos e um pouco mais fortes.
    estive pesquisando e me interessei pelo kit duas vias, só que tenho dúvida quanto aos alto falantes traseiros.
    já que deixaria na dianteira o kit duas vias, seria melhor um triaxial ou um midbass na traseira?
    caso resolva optar por utilizar algum modelo com 120/160 rms de potencia, seria necessário utilização de módulo amplicador? se sim, qual poderia me indicar?
    você poderia me indicar bons kits duas vias atualmente no mercado? poderia indicar também quais marcas/modelos de boa qualidade para usar na traseira também?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Gustavo,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, qual o ano/modelo do Fiesta? Ou saberia informar qual o tamanho dos alto falantes dianteiros e traseiros?

      Recomendo, opcionalmente, alto falantes coaxiais na traseira, de preferência desligados enquanto não houver passageiros no banco traseiro.

      A matéria que fizemos a respeito do kit 2 vias precisar de amplificador é um pouco antiga, mas acredito que traga alguns esclarecimentos. Veja em Kit 2 Vias precisa de Módulo Amplificador.

      Veja que uma unidade principal, seja de fábrica ou não, normalmente trabalha com algo entre 18 e 25w (RMS) de potência por canal. Estamos falando de 1/6 do recomendado pra um kit 2 vias de 120w (RMS) e, neste caso, um amplificador seria recomendável.

      Quanto está disposto a investir? Desse modo, consigo lhe sugerir algumas marcas/modelos sem extrapolar o orçamento disponível.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Gustavo

        Bom, na verdade Vitor vou pegar um Fiesta Rocam sedan 2013 zero bala no próximo mês, vindo inclusive com aquele som My connection original de fábrica.
        Ha, não tenho intenção de gastar mais do que R$ 1.000,00 em materias, dentro deste valor você consegueria me indicar uma lista de possíveis modelos de falantes/kits e amplificadores com boa qualidade e nitidez, relacionando o que poderia ser usado com o que, passíveis de serem usados?
        seria necessário o uso de outra bateria para alimenta-los?
        obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Gustavo,

          Peço desculpa pela demora. Acredito que ambos os alto falantes são de 6 polegadas, minha sugestão é partir para um kit 2 vias intermediário, um coaxial simples e um amplificador 4 canais com algo próximo de 50w de potência por canal.

          Para o kit 2 vias, duas boas opções são Bravox CS 60D e NAR Audio 600-CS-2, já os coaxiais são Bravox CX 60B e NAR 600-CX-1. Importante salientar que não precisam ser da mesma marca, pode optar pelo kit 2 vias de um e coaxial do outro sem impedimentos.

          Quanto ao amplificador, atualmente há uma infinidade de modelos, veja algumas boas opções: Banda 2.4D, Falcon F400M, Taramps TS 400×4 e Corzus HF 404. Todos dividem grande parte da ficha técnica e acredito que, independente da escolha, terá um bom rendimento no interior do veículo.

          Com esse conjunto acredito que a bateria original de conta de todo sistema, no entanto, seria legal nos certificar. Assim que pegar o veículo, nos informe quantos ampères possui a bateria.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  18. Rogério

    Blz Vitor Hugo?
    Cara tem tempo que venho pesquisando, tanto pessoalmente como na internet sobre minhas dúvidas com relação ao som original do meu Cruze sedan LT, e para a minha grata satisfação encontrei este seu blog, onde é cristalino o seu conhecimento no assunto.
    Parabéns pelos comentários e opiniões.

    O som do meu carro, para ocupantes na frente é muito bom, tendo um ótimo grave (para mim), mas para os ocupantes sentado atrás parece que os alto-falantes portas traseiras estão desligados, só vem som da frente. É nítido que o som traseiro é inferior ao da frente, notei ao alternadamente silenciá-los pelo “equalizador”.
    Ouço vários estilos musicais, e raríssimas vezes pancadão, hip hop, fank, eletrônicas, etc.

    A minha intenção é ter um som interno de qualidade com a possibilidade do som externo razoável; até tenho, mas com foco na frente do carro.

    Já pensei em montar um “som” com uso de amplificador, mas encontro problemas, pois os vários sons de alertas do carro (seta, cinto, porta, lanterna, etc) saem no tweeter na coluna do motorista acima do painel, ou seja, eles vão ficar amplificados. E também não posso trocar o aparelho de som original por um Rádio/DVD, pois eu perderia os comandos de controle pelo volante e a garantia.
    Portanto, eu acho que trocar apenas os alto-falantes originais das portas traseiras por kit 2 vias ou coaxial, ou até mesmo anular estes e colocar par de 6×9 no tampão, seria a melhor alternativa. Mas, ficaria legal esta troca sem um módulo? Se for essencial o módulo qual comprar e como ligar sem afetar os sons de alertas?
    Eu gostaria muito de saber a sua opinião.
    Obrigado pela atenção!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rogério,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, acredito que essa configuração foi pensada pra favorecer a qualidade sonora, principalmente o condutor do veículo.

      Quanto menor a interferência dos falantes traseiros sob os dianteiros melhor, mas talvez pela pouca potência da unidade principal original de fábrica o kit 2 vias sozinho não de conta do banco traseiro.

      O único ponto que não o agrada são os falantes traseiros, sugiro trocá-los por coaxiais de maior potência/performance e manter todo o resto como está. Desse modo, será possível avaliar o conjunto e, se o mesmo não agradar, podemos pensar em um amplificador para o seu Projeto de Som.

      Acredito que os avisos sonoros, mesmo amplificados, não chegariam a incomodar. Pesquisei um pouco a respeito, inclusive no Fórum do Cruze, e não li nenhuma reclamação após a adição de amplificador.

      Se ainda não estiver seguro, sugiro aproveitar que irá trocar os falantes traseiros e na própria Loja, fazer o teste com um amplificador e ter certeza.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  19. Marcos Siqueira

    Boa noite Vitor,

    Ótimo blog, aborda de maneira simples um assunto chato para muitos. Minha duvida é a seguinte: tenho um fusca antigo e não quero alterar nada original, nem deixar som visível.

    Comprei um mini amplificador com 2 saidas de 75w rms cada, 4ohms e entrada rca para ligar um mp3 ou celular. Liguei em 2 triaxiais Selenium de 5″ de 50w 4 ohms na frente (locao original e dentro do porta luvas). Ficou um som bacana, mas fraco de grave.

    Tenho mais 2 autofalantes Hinor coaxiais antigos de 50w e 6″ e não sei qual a impedância (está apagada). Penso em coloca-los embaixo do banco traseiro do fusca (tem um bom espaço).

    Com esse conjunto terei um som razoavel? Como eu ligo os coaxiais atrás (em serie ou paralelo, tenho dúvidas com relação a impedância em conjunto e medo de queimar o amplificador)? É necessário algum capacitor ou outro componente? Seria melhor comprar outros falantes para debaixo do banco?

    Como você pode ver são muitas dúvidas para um sonzinho fraco =).

    Grato e um abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Marcos,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do amplificador mencionado? No que diz respeito a ligação direta no celular, por exemplo, veja algumas dicas importantes em Transforme seu iPod ou iPhone em Som Automotivo.

      Acredito que os coaxiais só vão fazer aumentar frequências médias e agudas, com pouco ou nenhum aumento na eficiência dos graves.

      O ideal pra melhorar o rendimento nessa faixa de frequências é um subwoofer. Não precisa ser um de 12 polegadas em uma caixa de 50L, isso varia de acordo com o objetivo do Projeto de Som.

      Minha sugestão, no seu caso, é partir para uma caixa amplificada debaixo do banco, ou ainda, um subwoofer de 8 polegadas em caixa selada, que exige pouco espaço para montagem.

      Não se preocupe com a quantidade de dúvidas, o objetivo do nosso Blog é esse mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  20. Marcio

    Vitor, vou montar um som em um honda city e queria sua opinião. Na frente pretendo colocar um kit duas vias e na traseira um par de coaxial. Prezo muito pela qualidade de som. Acha que fica legal? Que marca sugere?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Marcio,

      Peço desculpa pela demora. Sim, está é uma configuração que me agrada bastante, proporciona um bom palco sonoro, devido aos tweeters na coluna A e qualidade sonora, por conta da menor interferência entre todas as faixas.

      Quanto está disposto a investir? Não precisa ser um valor exato, uma estimativa já me ajuda a sugerir algo que caiba no bolso.

      Que tipo de música da preferência? Atualmente o Brasil conta com uma infinidade de marcas/modelos, que atendem a “Gregos e Troianos”, tudo depende das suas preferências.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns modelos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Marcio

        Oi Vitor, obrigado pela resposta. Então, acabei comprando um kit duas vias JBL GTO 609c e um par de coaxial JBL GTO 628. Agora resta saber se terei que comprar um amplificador, o som é um Pioneer 8580 AVBT. Não quero montar um trio elétrico, apenas um som de boa qualidade,

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Marcio,

          Peço desculpa pela demora. Pela qualidade dos alto falantes, recomendo a utilização de um amplificador, no entanto, acredito que vale a pena fazer o teste sem amplificador.

          Se não houver distorção e o volume agradar, acredito que pode seguir somente com os alto falantes + dvd player, caso contrário, poderá adquirir um amplificador com a certeza de que este se faz necessário.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Marcio

            Vitor, a loja que comprei os alto falantes entrou em contato comigo e disse que eles serão substituídos pela linha infinity, mas sem previsão de entrega, então me sugeriram os falantes (kit duas vias e par de coaxial) da Morel. Você conhece essa marca? É boa?

          • Vitor Lima

            Boa tarde Marcio,

            A linha GTO aos pouco está sendo renovada, como o próprio GTO 609C sugere, mas não será substituída – ao menos, não li nada a respeito. Acredito que a Loja não encontrou os falantes, trata-se de uma linha recente, e está ofereceu uma alternativa, na minha opinião, melhor.

            Nós já tivemos problema semelhante com Kenwood e, na ocasião, acabamos por mandar alto falantes Alpine sem custo adicional. Infelizmente, pode acontecer vez ou outra e, assim como nós, a atitude foi positiva ao oferecer Morel.

            A Morel briga diretamente com Focal em termos de qualidade sonora – talvez um pouco menos em marketing – com pontos positivos pra ambos os lados. Que modelo que ofereceram pra substituir o JBL, o Morel Maximo?

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  21. Tiago

    Bom dia Vitor.
    Vou montar um som em um gol track 2013, ele veio sem som de fábrica. Quero colocar um par de triaxial na dianteira e um par coaxial na traseira, ambos da selenium. Gostaria de saber se vai ficar um som ambiente legal ou se devo optar por outra escolha, prezo mais pela qualidade do som.
    Obrigado e parabéns pelo artigo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Tiago,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Importante salientar que a JBL Selenium não possui modelos coaxiais, uma alternativa poderia ser Bravox.

      Se deseja algo simples, sugiro adotar alto falantes triaxiais na dianteira e traseira, pois oferecem melhor custo x benefício. São alto falantes de concepção simples, mas atendem bem o propósito de sonorizar o interior do veículo. O custo de um coaxial é relativamente mais alto e, neste caso, não seria a melhor opção.

      No entanto, se for possível investir um pouco mais e adotar um kit 2 vias na dianteira, o coaxial na traseira vale o investimento.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Tiago

        Boa tarde Vitor.

        Vou optar pela segunda dica, um kit 2 vias na dianteira e o coaxial na traseira, ambos da Pioneer.
        Muito obrigado pela dica, é sempre bom ter a opinião de quem entende. Geralmente nas lojas de acessórios, os vendedores só querem te “empurrar” o mais caro e nem sempre é a melhor opção.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Tiago,

          Peço desculpa pela demora. De fato, uma grande fatia de lojistas ainda trabalha dessa forma – infelizmente – e acaba, como costumo dizer, “queimando” o cliente não só para a própria loja, mas para todo o mercado.

          O cliente chega na Loja e sai sem a sensação de que escolheu o som do próprio carro e, no final das contas, se questiona se o investimento valeu. Quando, na verdade, deveria curtir o novo som que escolheu e sabe que vai tirar o máximo – pra voltar futuramente quando trocar de carro ou, simplesmente, enjoar do antigo.

          Aos poucos o mercado está se adaptando, melhorando e acredito que quanto mais exigente e informado for o cliente melhor pra ambos.

          Obrigado pelo seu comentário, fico feliz em poder ajudá-lo e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  22. Brenno

    Bom dia Vitor. Tenho um Chevrolet Classic e quero trocar os falantes, mas tenho dúvidas sobre o que seria melhor. Nunca tive um kit 2 vias então não sei ao certo se realmente vale tanto a pena, por isso tenho dúvidas se coloco kit 2 vias na frente e (coaxial/trixial 6×9`) atrás, ou se coloco coaxial na frente e (coaxial/trixial 6×9`) atrás. Pretendo daqui uns meses incluir um sub, qual projeto vc me indicaria e de que forma colocaria esse sub na mala já que se trata de um sedan? só mais uma coisa, nar e rockford fosgate valem mesmo o investimento? onde os acho para comprar? Obrigado desde já e desculpa por tanta pergunta.. kkkkk

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Brenno,

      Antes de tudo, não se preocupe com a quantidade de perguntas, o objetivo do nosso Blog é esse mesmo.

      Veja que essa é questão de preferência, eu particularmente, gosto e recomendo pelo palco sonoro e qualidade proporcionados por kit 2 vias, mas é perfeitamente possível que sinta-se satisfeito com alto falantes coaxiais/triaxiais.

      Quanto ao subwoofer, depende bastante, quanto está disposto a investir? Há algumas alternativas, por este motivo, é importante avaliar antes o valor de que dispõe.

      Sim, são bons equipamentos, mas devem ser acompanhados de uma boa instalação pra tirar o máximo deles (como qualquer outra marca). Nar Audio, ficaremos felizes em atendê-lo, já a RF são importados oficialmente pela NAR Audio no Brasil e poderá encontrá-los em http://www.naraudio.com.br.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  23. Brenno

    Boa tarde Vitor, obrigado pela resposta. Bom, primeiramente quero colocar os falantes internos e talvez no começo do ano dar um up com um sub. Então pro momento gostaria de um bom projeto interno. Colocando o Kit 2 vias 600-CS-1 Nar na frente e o Coaxial 600-CX-3 Nar atrás qual amplificador colocaria, sem pensar no sub!? tem problema de serem de séries diferentes? em relação ao sub, não sou muito exigente acredito que um de 8`no máximo de 10` e na faixa de uns 150 à 180 RMS estaria ótimo, tem alguma sugestão? acrescentando o sub qual melhor amplificador indicado? perguntei os tipos de amplificadores separados para poder ficar mais claro, para que eu possa analisar melhor.

    Adquiri o carro com um aparelho (Pioneer DEH-1580UB). Ele é bom? ou precisaria trocar?

    Bom, estou disposto a gastar até R$ 2.000

    Obrigado desde já.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Brenno,

      Antes de tudo, o valor que mencionou seria somente para os alto falantes + amplificador? Ou já engloba também o subwoofer?

      Não vejo problema em trabalhar com alto falantes de séries diferentes, no entanto, sugiro fazer o contrário e adquirir o kit 2 vias da série 3 e o coaxial da série 1.

      Nessa faixa de potência, gosto bastante e recomendo o subwoofer NAR Audio da série 1, no entanto, trata-se de um sedan e talvez algo mais potente seja necessário ou, se for o caso, uma caixa amplificada debaixo do banco do passageiro.

      Quanto ao(s) amplificador(es) depende bastante, para os alto falantes das portas um 4 canais, com um canal para cada alto falante. Já para o subwoofer poderia ser o mesmo 4 canais, usando 2 canais para o kit dianteiro e 2 canais em bridge (mono) para o subwoofer. O consumo será menor, uma vez que, mantemos um único amplificador e os alto falantes traseiros ficam ligados diretamente no player Pioneer.

      Ou poderia manter o amplificador 4 canais para os alto falantes das portas e trabalhar com um dedicado só para o subwoofer, no entanto, será preciso avaliar o consumo total pra redimensionar, principalmente, a bateria do veículo.

      Trata-se de um modelo mais simples da Pioneer, acredito que vale a pena fazer o teste com o mesmo e, somente se não gostar, adquirir outro. Na minha opinião, faltam funções de equalização e até mesmo mais uma saída RCA, mas é perfeitamente possível que o agrade e a troca não seja necessária.

      Bom, indique qual o caminho que deseja seguir e sugiro algumas marcas/modelos, pois há muita informação pra “digerir”.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Brenno

        Posso dar umas esticada no orçamento e investir de uns R$ 2.500 à R$ 2.800, isso incluindo o sub sim. Gostei da seguinte forma: ” Já para o subwoofer poderia ser o mesmo 4 canais, usando 2 canais para o kit dianteiro e 2 canais em bridge (mono) para o subwoofer. O consumo será menor, uma vez que, mantemos um único amplificador e os alto falantes traseiros ficam ligados diretamente no player Pioneer.”

        No caso do aparelho, ter apenas 2 saídas RCA atrapalha muito? essas caixas amplificadas não me agradam muito, gostaria de algo na mala mesmo.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Brenno,

          Peço desculpa pela demora. Neste caso, em que irá usar um único amplificador, acredito que somente 2 saídas RCA não serão problema. No entanto, por ser um modelo mais simples, carece de equalizações e funções de ajuste.

          Duas boas opções, pra acompanhar o restante do conjunto, são JBL GTO 1004 ou Y2 Audio DPA-1500, qualidade com custo acessível. Ambos são 4 canais com algo próximo de 600w (RMS) de potência, sustentam o 2 vias NAR e um subwoofer com algo próximo dos 300 watts.

          Quanto ao subwoofer, antes de sugerir alguma marca/modelo, sugiro partir para um modelo de 10 polegadas em caixa dutada e, pra facilitar a passagem dos graves, criar algumas vias de acesso no tampão traseiro.

          Além do próprio NAR da série 3 – o modelo correto é o bobina dupla de 2 Ohms, 1022-SW-3 – regularmente recebo bons comentários sobre o Questo Audio e, se puder ir além, JL Audio 10 W0.

          Fui um pouco conservador – é possível investir em equipamentos ainda melhores – no entanto, uma boa instalação faz toda a diferença. Sem considerar cabos (alimentação, alto falantes e RCA), a caixa acústica e a mão de obra, segundo meus cálculos, temos algo próximo de R$ 1.800.

          Teoricamente temos entre R$ 700 e R$ 1.000 só pra instalação, com esse valor é possível investir em tratamento acústico nas portas, uma boa caixa acústica e cabos de qualidade.

          Na minha opinião, um projeto bastante completo e equilibrado desde os alto falantes até o valor investido entre equipamentos e instalação. Tem tudo pra ter um ótimo rendimento no interior do veículo, no entanto, considere trocar o cd player por um modelo com mais recursos futuramente.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Brenno

            Boa noite Vitor. Gostei bastante das dicas, acredito que esse projeto vem bem em cima do que quis. Só quero tirar uma dúvida, comentei com alguns amigos sobre esse projeto e eles me falaram que ele seria realmente bom pra som interno, mas que se em alguma ocasião (pequena) eu quisesse escutar o som com as portas e a mala abertas não daria certo. Queria saber se é verdade.

            Eles me sugeriram colocar um amplificador simples pro som interno e usar o dinheiro que quero investir em uma caixa na mala, pois assim em pequenas reuniões poderia liga-lo. O que vc acha? Como seria esse som? Me falaram que nesse caso não poderia usar sub, e que teria que colocar cornetas. Poderia me dizer como seria um projeto desse de mala pra eu entender melhor? Obrigado pela atenção.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Brenno,

            Peço desculpa pela demora. Sim, trata-se de um projeto inteiramente voltado pra som interno, com pouca ou nenhuma eficiência pra fora.

            Seus amigos se referem a projetos de som pra fora – do tipo trio elétrico – por este motivo, a recomendação de não usar subwoofer e sim woofer, com drivers e super tweeters pra tocar médios e agudos.

            Basicamente, um projeto onde o porta malas deve permanecer aberto, cobre uma boa distância com eficiência, algo como abrir o porta malas e “animar um churrasco”.

            Há ainda a opção de partir para um projeto de som híbrido, em que drivers e super tweeters ficam desligados até a abertura do porta malas e quando estes estiver fechado, somente os subwoofers tocam.

            Na minha opinião, vai muito da preferência de cada um, infelizmente é impossível fazer um único projeto que seja ótimo pra dentro e pra fora do veículo.

            Qual dessas opções acredita que o atende melhor?

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  24. Ronaldo

    Olá Vítor,

    Antes de tudo gostaria de lhe parabenizar pelo blog. É excelente.

    Bom, atuamente tenho um fiat Pálio 2007 e gostaria de aprimorar um pouco o som que ele tem. Não tenho necessidade de um trio elétrico, mas, eventualmente em algum churrasco eu abro o tampão do carro pra ouvir um musiquinha (e por algumas horas até).

    O que eu possuo de equipamentos hoje é:
    Player: Pionner DEH-3250ub
    1 par de de alto falantes 6×9 Pionner TS-A6983S de 80w RMS cada, instalados no tampão do porta malas.
    Nas portas da frente tenho os falantes originais do carro, porém, até deixo desligado pois são muito ruins.

    Gostaria de um som interno bom, e, algo relativamente agradável de se ouvir externamente também. Quanto ao porta malas, não queria perder muito espaço, pois já é dificil comportar a bagagem da patroa (a não ser que tenha a possibilidade de remover quando necessário).
    Com relação ao investimento disponível, isso depende. A princípio tinha em mente gastar em torno de R$ 500,00, claro, isso pode variar um pouco para cima dependendo do custo benefício.

    O que eu pensei em instalar: Kit duas vias na frente e um módulo amplificador e talvez, um sub pequeno na lateral do porta malas, dependente de quanto isso fosse custar.
    Sobre o kit duas vias vi o Bravox Cs60d Diamond 6″ (140W RMS – 2x70w), interessante e por um preço razoável. Dei uma olhada também em um JBL GTO 608C, porém, bem mais caro que o Bravox.

    Com relação ao módulo amplificador é onde reside mais dúvida! Qual? rs
    Pelas pesquisas que eu fiz, achei que o interessante seria um de 4 canais (com potência entre 120 à 150 rms) por canal. Por ser 4 canais eu conseguiria regular o som que ficaria com os 6×9 (enquanto não tenho um Sub). Mas marca e modelo eu não faço a mínima idéia!

    Gostaria da sua ajuda para avaliar se na linha que estou seguindo vai ficar legal o som ou devo mudar totalmente.
    Além disso, pode me indicar alguns bons produtos (marca e modelo) para módulo e Kit 2 vias?

    Desde já agradeço,

    Ronaldo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Ronaldo,

      Antes de tudo, importante salientar que som interno e som pra fora são muito diferentes e exigem equipamentos com características opostas.

      No seu caso, até pelos recursos limitados, acredito que o melhor caminho é seguir nessa linha, com kit 2 vias + 6×9 + amplificador 4 canais.

      Alternando entre os falantes dianteiros e traseiros, acredito que atende a proposta de melhorar o rendimento no interior do veículo e, ainda assim, “animar um churrasco” quando necessário.

      Através do controle do fader, quando estiver com o porta malas fechado mantenha os falantes traseiros desligados e, do mesmo modo, quando estiver com o porta malas aberto, mantenha somente os falantes 6×9.

      Definitivamente alto falantes 6×9 e qualidade sonora não combinam. Explico: quando o objetivo é qualidade no interior do veículo, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira, qualquer sinal estéreo proveniente da traseira causa interferência, reduz a eficiência do sistema e empobrece o palco sonoro – proporcionado pelo kit 2 vias.

      Quanto a marcas/modelos sugiro partir para kit’s 2 vias de entrada, com o intuito de não extrapolar o orçamento proposto. Como é o caso do CS 60B da Bravox ou 62V2A da JBL Selenium.

      Quanto ao amplificador, atualmente há diversas opções, das que comercializo e recomendo: Banda 2.4D e Falcon F400M, no entanto, são boas opções também Corzus HF 404 e Taramps TS 400×4.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Ronaldo

        Muito obrigado pelo retorno Vítor,

        Bom, com relação ao kit JBL GTO 608C sua qualidade é superior aos demais que listei?
        Na sua especificação diz que é 6,5 polegadas, será que consigo instalar no pálio que é 6″ os dianteiros? Ou teria que ser via pézinho?

        Tenho um amigo que com muita frequência viaja para Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai (Assunção) então estou pensando em pedir alguns equipamentos para ele, pois o Kit JBL que listei fica em torno de U$ 110,00.

        Pensei também em optar por um módulo mais potente, qual sua opinião sobre o Stetsom Venom 600.4 600W? Ficaria muito potento para os falantes que possuo? Minha idéia seria ter a possibilidade de instalar um subwoofer em breve.

        Sobre o orçamento total, estimo deixar disponível até 700,00 (sem o sub).

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Ronaldo,

          Peço desculpa pela demora. Sim, na minha opinião o GTO é a opção de maior qualidade dentre os modelos que mencionamos. Se for possível comprar no Paraguai, por exemplo, pode ser um bom negócio por conta do custo muito menor.

          Quanto ao amplificador, acredito que pode investir no Venom 600.4 sem impedimentos, inclusive, com a mais potência do amplificador Stetsom é possível adotar um subwoofer na faixa dos 300w (RMS).

          Um ponto importante, ao adotar um amplificador de maior potência é assegurar que o sistema de alimentação está bem dimensionado, pra assegurar o correto funcionamento do amplificador. Com o Venom 600.4, por exemplo, a máxima de consumo é de aproximados 55A, quantos ampères possui sua bateria?

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
          • Ronaldo

            Minha bateria é uma Moura 48Ah, está nova. Acredita que seria insuficiente, mesmo sem o sub?

            Obrigado pelo retorno,

            Abraço,

            Ronaldo.

          • Vitor Lima

            Bom dia Ronaldo,

            Antes de tudo, importante salientar que os 55 ampères referem-se ao consumo máximo do amplificador, ou seja, no limite de trabalho.

            Com o veículo ligado e volume moderado, por exemplo, acredito que pode usá-lo até mesmo com alto falantes e subwoofer e trocar a bateria posteriormente. No entanto, se constatar que as luzes do veículo estão oscilando mesmo com volume moderado, a troca da bateria se faz necessária.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Ronaldo

            Muito obrigado Vítor, sua ajuda tem sido muito esclarecedora para mim.

            Bom minhas últimas dúvidas são:
            - na descrição do Kit 2 vias JBL diz que é 6,5″ (6 1/2), será que dá certo nas portas do pálio que diz ser 6″?
            - É melhor instalar o kit nas portas ou em pézinhos?
            - Sem a intenção de instalar um sub, seria mais adequado pegar um módulo como o Taramps TS 400×4 já que o consumo de bateria seria bem menor ou ainda assim vale mais a pena pegar o Venom 600.4? O taramps daria potencia suficiente para todar os 6×9 de 160w e o kit de 140w?

            Muito obrigado!

          • Vitor Lima

            Boa tarde Ronaldo,

            Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, importante salientar que as 6 polegadas são uma referência e acredito que cabe o 2 vias JBL sem impedimentos.

            Acomodar os mids em pezinhos é bastante benéfico em termos de rendimento, mas pode ser um problema para pés desavisados. Sem dúvida vale a pena, mas é preciso atenção e cuidado pra evitar qualquer prejuízo.

            Importante esclarecer que, mesmo com o amplificador Taramps, ainda será possível adicionar um subwoofer. Se estiver disposto a investir também em uma nova bateria, o Venom 600.4 é a melhor opção, caso contrário, sugiro partir para o TS 400×4.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Ronaldo

            Ok, muito obrigado pela ajuda. Vou partir para as compras.

            Para finalizar, entre os três amplificadores abaixo, qual você recomenda? Pelo o que percebi o Stetson manda um pouco mais de potência por canal.

            - Banda 2.4D
            - Taramps TS 400×4
            - Stetson Venem 400.4

          • Vitor Lima

            Boa noite Ronaldo,

            Peço desculpa pela demora. Com exceção do Venom 400.4, que saiu de linha após o lançamento da linha Vision, acredito que ambos (Banda ou Taramps) são boas opções.

            Eu particularmente, dou preferência pelo Low Pass do Banda, fixo em 80 Hz, diferente do Taramps, também fixo, mas em 100 Hz. No entanto, acredito que ambos lhe servirão bem.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  25. Gustavo

    Olá Vitor! primeiramente parabéns pelo blog, está sendo muito útil para pessoas que não manjam muito, como eu rssss.

    É o seguinte, tenho um siena 2010 e queria muito colocar um kit 2 vias na dianteira, mas tem o velho dilema, onde colocar os tweeters, pois o siena não possui local e por questões de custo e não querer furar ou colar com dupla face, vou partir para os coaxiais de 6″ mesmo, tanto dianteiro como traseiro. E quero também um sub no porta malas (10″)e também um modulo que de conta do recado, tudo bem discreto, como todo o som. Não quero nada espalhafatoso e sim, um som de qualidade com ótimo custo benefício.

    Já pesquisei várias marcas, modelos e características. Mas depois que vi seu blog, achei melhor ver a opinião de um especialista. Ah! não sei se vai influenciar, mas tenho H-Buster HBD-7310MP 200W RMS. Um abraço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Gustavo,

      Peço desculpa pela demora e tive de reposicionar o seu comentário, pois estava entre uma pergunta e uma resposta, pra não ficar confuso pra ninguém.

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? Importante salientar que os 200w mencionados são a potência de pico e que o player mencionar deve ter algo entre 16 e 22 watts RMS (potência real) por canal.

      Não encontrei o manual no site da H-Buster ou detalhes mais precisos a respeito das saídas RCA, por segurança é melhor que o amplificador tenha entrada de fio tradicionais (Hi-Input).

      O único ponto de atenção é que trata-se de um Sedan e a passagens dos graves para o interior do veículo é difícil, devido ao porta malas ficar separado do habitáculo.

      A diferença entre 2 vias e coaxial é grande, nada contra os coaxiais, mas sugiro ouvir um o som de um veículo com e sem o kit 2 vias. Pra que possa avaliar se realmente pequenas alterações não valem a pena e decidir pelo 2 vias ou coaxial na dianteira.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra que possa lhe sugerir marcas/modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  26. Priscila Passos

    Olá, gostaria de saber se posso colocar um kit duas vias no meu Nissan March. Estrou prezando por um som de qualidade e de bom custoX qualidade.
    Obrigada!

    UP

    Olá Vitor Hugo, Tudo bem? Obrigada pela ajuda!
    Adquiri um Nissan March 1.6S
    Pretendo colocar um som de qualidade, não exijo potência nele! Pelo que entendi do que li (me corrija se estiver errada, por favor) seria um kit 2 Vias (dianteira) e um kit coaxial na traseira?
    Poderia me dizer, dentro das dimensões do March, qual kit 2 vias e coaxiais são os melhores custos benefícios?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Priscila,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto está disposta a investir? Qual a marca/modelo do cd/dvd player? Exato a recomendação, neste caso, é usar um kit 2 vias na dianteira e alto falantes coaxiais na traseira.

      Atualmente o mercado está bastante concorrido (desde a fabricação, distribuição e venda ao consumidor final) e há uma infinidade de opções.

      Tomando como base alto falantes de entrada, duas boas opções são Bravox CS 60B (dianteira) e Bravox CX 60B (traseira), inclusive, já tive a oportunidade de ouvi-lo em veículos de clientes, com e sem amplificador, e ficou legal.

      No entanto, já tive clientes que investiram um pouco mais por modelos melhores, depende bastante das preferências e do quanto está disposta a investir.

      Com os modelos que mencionei acima acredito que fica legal, não muito potente e com boa definição. Há outras opções, inclusive com preços muito próximos, como o JBL Selenium 62V2A – muito conhecido – que concorre diretamente e muitos outros modelos nacionais e importados.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  27. Fernando

    Boa tarde Vítor,

    Ótimo o seu blog, está de parabéns.

    Bom, possuo um Ágile e pretendo aprimorar o som interno.

    Atualmente possuo um player da Pionner, comprado em 2010, não lembro o modelo, mas ele diz que são 4 saídas mosfet de 50w.

    Nas portas dianteiras possuo um Kit 2 vias Bravox CS60D Diamond de 140w(2x70w). Atrás não há nada, mas pretendo colocar um par de coaxiais com potência em torno dos 160w (2x80w). Não pretendo colocar sub. A bateria é a original do veículo (acredito que sejam 50a).

    Minha dúvida: Sinto que o player manda pouca potência para o kit duas vias. Não acredito que ele mande os 50w que diz mandar por saída. Qual módulo seria melhor para mim?
    Um Banda 2.4D ou taramps TS 400×4 são sufientes para um ótimo aproveitamento destes alto falantes? Li na interner que o módulo deve ter o dobro da potência dos alto falantes.

    Comparando o Taramps TS 400×4 e o Taramps TS600x4, escolhendo o de 600 seria grande a diferença de qualidade sonora e potencia que meus falantes tocariam?
    Eu estava quase comprando o TS600, porém em um comentário acima que você indicou para uma pessoa o módulo TS400 exatamente por a bateria ser de 50ah.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Fernando,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, os 50 watts se referem a potência de pico (PMPO), player Pioneer normalmente tem algo próximo de 22w (RMS), que explica a falta de potência.

      Quanto a potência ideal, a discussão vai longe, não há uma regra geral e pode variar de mais para menos, depende bastante dos equipamentos e da sua aplicação. Neste caso, acredito que evitar distorção nas saídas de áudio é mais importante.

      Acredito que ambos são boas opções e, se comparado a potência do cd player, o rendimento não se compara. Exato, o consumo do Taramps TS400, por exemplo, é de aproximados 35A. Com o TS 600 a máxima de consumo sobre para aproximados 50A só para o som, sem considerar as demais funções do veículo.

      Nada contra um amplificador de 600w, no entanto, é importante assegurar que o sistema de alimentação esteja bem dimensionado. Importante salientar que o mesmo se aplica aos cabos de alimentação e alto falantes.

      Com o aumento de potência todo o restante é exigido igualmente, por este motivo, a recomendação pelo TS 400×4. Apesar da menor potência, acredito que serve muito bem o propósito de amplificador o 2 vias + coaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Fernando

        Obrigado Vítor,

        Outra pergunta, há algum problema em eu ligar um Kit 2 vias com impedância 2ohms e um par de coaxiais traseiro em 4ohms no módulo Taramps Ts400x4? Pretendo usar dois canais para os dianteiros e dois canais para os traseiros.

        Obrigado,

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Fernando,

          Peço desculpa pela demora. Se ligar cada alto falante em um canal do TS 400×4 não tem problema, a única restriçao é associá-los em paralelo nos canais dianteiros e adotar um subwoofer nos canais traseiros.

          A impedância mínima de saída, neste caso, é de 2 Ohms e ao associar o 2 vias (2 Ohms) e coaxial (4 Ohms) a impedância final será 1,33 Ohm, menor que a permitida.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Fernando

            Vítor,

            Li alguns comentários na internet falando que o Taramps TS 400×4 esquenta demais e muitas vezes causa interferência no sinal do FM. Isso procede? Se sim, seria interessante partir para alguma outra marca modelo?

            Obrigado,

          • Vitor Lima

            Boa noite Fernando,

            Peço desculpa pela demora. Talvez eu não seja a melhor referência, neste caso, pois ainda estamos começando o trabalho com a Taramps e ainda não comercializamos oficialmente nenhuma unidade do TS 400×4.

            Também vi alguns relatos em alguns fóruns, de usuários com este problema, mas até o presente nenhum leitor aqui do Blog ou cliente que o utiliza teve este problema.

            É possível que o problema exista, mas deve ser impulsionado por uma série de fatores, dentre eles a temperatura. Que não é necessariamente culpa somente do amplificador, pois este deve ser instalado em local arejado, exatamente pra evitar super aquecimento.

            Se não estiver seguro quando ao amplificador Taramps, outras opções na mesma linha e faixa de preço são: Banda 2.4D, Falcon F400M e Corzus HF 404.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Fernando

            Obrigado Vítor,

            Realmente acho que vou partir para outro amplificador, pois utilizo bastante o sinal FM quando estou indo para o trabalho. Li na internet que essa interferência em sinal FM acontece com vários módulos digitais, pois eles criam uma espécie de campo magnético que afeta o final FM.

            Nas descrições do Banda 2.4D ele justamente fala que o circuito interno possui materiais que não causam tal interferência, o que achei bastante positivo se realmente funcionar.

            Agora o que me deixou em dúvida é que o Banda possui filtro low pass fixo em 80Hz e o Taramps fixo em 100Hz. Na pratica, isso impacta em que? Li que o taramps seria melhor para alto falantes traseiros, com porta malas aberto. Mas a diferença seria muito perceptível?

            Com relação ao consumo de bateria, esses amplificadores são semelhantes? Não encontrei nas especificações do fabricante o consumo do Banda 2.4D.

            Obrigado,

            Fernando.

          • Vitor Lima

            Bom dia Fernando,

            O filtro Low-Pass, resumidamente, determina o limite superior da faixa de frequência que, neste caso, o subwoofer irá reproduzir. Se a resposta de frequências do amplificador é de 25 Hz a 25 KHz, por exemplo, teoricamente o alto falante irá reproduzir os 25 a 80 Hz (ou 100 Hz no caso do Taramps).

            Acredito que ambos são boas opções e, se não está seguro com o Taramps, pode investir no Banda sem medo, a ideia “quanto maior melhor” não se aplica ao crossover.

            Eu particularmente, dou preferência pelo corte em 80 Hz, mas pode variar de acordo com suas preferências. A necessidade de amplificadores menores, consumindo menos energia e com custo mais acessíveis obriga as fabricantes a reduzir a quantidade de recursos.

            Sim, dividem boa parte de suas fichas técnicas, acredito que com o consumo não seja diferente. A máxima de consumo não deve passar dos 35A e qualquer bateria original de fábrica da conta do sistema.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Fernando

            Fernando, mandei instalar meus equipamentos no sábado, só para relembrar, eu possuo:

            - Player Pionner DEH 3250UB (esse player possui apenas 1 par de saídas RCA
            - 1 par de 6×9 Pionner no tampão com impedância 4ohms
            - 1 Kit duas vias JBL GTO608C nas portas com impedância de 2ohms
            - Módulo Taramps TS400x4

            Bom, acontece que como o player só possui 1 par de saída RCA o instalador disse que não daria para ligar cada alto falante em um saída do amplificador.

            Ele ligou os do lado direito em uma saída (traseiro+dianteiro) e os do lado esquero em outra (traseiro+dianteiro). Com relação a qualidade do som eu gostei bastante, e não me preocupei em perder o controle do fader, fiz um teste desligando os alto falantes de traseiros (no plug) e minha preferência foi deixá-los ligados.

            Só fiquei preocupado com um detalhe: no momento da instalação não me atentei a questão impedância! E tenho dúvidas se o instalador viu esse detalhe. Será que está ligado corretamente?
            A impedância mínima do amplificar é 2ohms. Essa forma como ele ligou os alto falantes foi em paralelo?
            Se sim, então a impedância caiu para 1,33ohms, teria problema? O que pode ser feito?

            Obrigado,

            Ronaldo

          • Vitor Lima

            Boa tarde Fernando,

            Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, fico feliz que tenha gostado do resultado, no entanto, a alguns pontos que eu gostaria de esclarecer:

            Segundo as especificações no site da Pioneer Latin, o DEH-3250UB possui 2 saídas pré-amplificadas (dianteira + traseira). Mesmo se a informação estiver incorreta, um simples conversor de fio pra RCA resolveria o problema e poderia instalar cada alto falante em um canal do TS 400×4.

            Difícil dizer, sem mais detalhes, se a associação foi feita em paralelo ou em série. Se estiver correto a associação foi feita em série, respeitando a impedância mínima do amplificador Taramps.

            Supondo que os alto falantes foram associados em paralelo, a impedância menor que a recomendada irá sobre aquecê-lo e ativará o modo de proteção térmica.

            Poderia mandar algumas fotos do amplificador? Desse modo será mais fácil avaliar qual o tipo de associação, como foi feita a instalação e etc.

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Fernando

            Olá Vítor,

            Realmente, o player possui 2 saídas RCA (frente e traseira), mas o instalador disse que para ligar cada falante em uma saída do TS400 seriam necessárias 4 saídas. Então isso não procede? Achei estranho pois o local onde instalei é bem conceituado aqui em Curitiba. Qualquer coisa eu volto lá no local.

            Muito obrigado pelas respostas!

          • Vitor Lima

            Boa tarde Fernando,

            Peço desculpa pela demora. Pode nos mandar as fotos no e-mail da Loja (contato@ntrixsound.com.br).

            Quando me refiro a uma saída RCA, na verdade trata-se de um par de saídas (lado esquerdo e lado direito). Inclusive, procurei fotos do DEH-3250 e estas comprovam que há duas saídas RCA (na verdade são 4, duas dianteira – esquerda e direita – e duas traseiras – também esquerda e direita).

            Difícil a afirmar qual a real intenção do instalador, mas seguramente é possível instalar cada alto falante em um canal do amplificador Taramps.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  28. Thiago André senefonte Honorato

    Olá, boa noite. Comprei há pouco tempo uma saveiro e gostaria de montar um som com uma certa qualidade de áudio, sobre os componentes e alto falantes, já tenho uma idéia, mas também gostaria muito de dicas, porém a minha maior dúvida é sobre o módulo.
    Bom os kits que tenho em mente sao:
    Kit duas vias NAR áudio de kevlar.
    Um par de coaxiais tbm NAR áudio kevlar
    Subwoofer 8 polegadas tbm NAR.
    E quanto ao módulo qual o melhor custo benefício para um som de qualidade. Desde já agradeço pela atenção. Um abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Thiago,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo do cd/dvd player? E em que veículo pretende instalar estes equipamentos?

      Sugiro dispensar os falantes coaxiais, acredito que não faram falta, pois servem somente aos passageiros do banco traseiro e, como não é o caso, o kit 2 vias somente da conta do recado.

      Quanto ao amplificador, uma boa opção seria o JBL GT5-A604 ou, se puder investir um pouco mais, o Y2 Audio DPA-1500. Ambos com uma boa relação entre qualidade x potência e acredito que acompanham muito bem o conjunto NAR Audio.

      Da preferência por que tipo de música? Assim posso lhe sugerir qual o tipo de caixa (selada ou dutada) mais indicado. Apesar da clara falta de espaço, o sub de 8 exige pouca litragem e acredito que, se for o caso, ainda há espaço para um dutada.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • thiago andre

        Ola Vitor,
        O cd player é um Pioneer DEH-6480BT, e o carro é uma saveiro cabine simples.
        Eu tinha pensado nos coaxiais porque, mesmo dentro do carro, gosto de ouvir música alta. hehehe.
        Bom, por exemplo, para um som de alta fidelidade, tenho que usar um modulo classe AB, né?!
        Porém, como é muito difícil ($$$$$) achar um modulo que case certinho a impedancia e a potencia do sub, do kit 2 vias e do coaxial, posso ligar o kit e o coaxial em um modulo classe AB, e o sub em um modulo digital um pouco mais barato? Sera que perco qualidade do sub?
        Outra coisa, o subwoofer é de 200Wrms á 4ohms
        o kit 2 vias é 120 Wrms total tbm á 4ohms
        e o coaxial é 120Wrms total tbm á 4ohms.
        Eu vi um modulo de 4 x 150Wrms á 4ohms, ai pensei em ligar o sub em bridge, o kit em um canal e os coaxiais no outro, casaria legal, mas descobri que, se eu ligo em bridge a saida do modulo sobe para 8ohms, portanto caindo a 150Wrms. É verdade?
        Caso for, o que é melhor, ligar o sub de 200w em 1 canal de 150w e casar a impedancia ou ligar em bridge mesmo?
        Poxa desculpa por tantas perguntas.
        Veja se entende o rolo q fiz ai…hehehhe
        Um abraço

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Thiago,

          Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, importante salientar que quando o assunto é qualidade sonora, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira, qualquer sinal estéreo proveniente da traseira reduz a eficiência do sistema e empobrece o palco sonoro.

          Por este motivo, a recomendação somente pelo kit 2 vias, lhe asseguro que terá volume e qualidade somente com os alto falantes dianteiros. Em veículos compactos, por exemplo, recomendo sempre manter os falantes traseiros desligados, a menos que tenha passageiros no banco traseiro.

          A questão dos amplificadores Classe AB ou D é antiga e, a bastante tempo discutida em qualquer fórum de som automotivo. Há vantagens e desvantagens para ambos os lados, acredito que deve-se analisar não só a classe do amplificador, mas também todo o restante do conjunto.

          Estamos falando de um subwoofer de 200w (RMS) de potência e, nestas condições, acredito que o melhor caminho é um amplificador 4 canais. Não será difícil encontrar um modelos Classe AB, por exemplo, com algo próximo dos 200w (RMS) de potência em bridge.

          Quanto a ligação dos falantes, se optar também pelo coaxial, o correto seria ligar um 2 vias + coaxial em cada canal dianteiro. Pode associá-los em paralelo, pois a impedância final será de 2 Ohms e na sua grande maioria os amplificadores 4 canais tem essa configuração.

          Apenas para esclarecer, ao ligar os 2 vias em um canal e os coaxiais em outro fara com que os 2 vias toquem somente o lado esquerdo das músicas e os coaxiais o lado direito ou vice-versa.

          Veja com o DPA-1500, por exemplo, são 4 canais de 170w (RMS) em 2 Ohms, ou seja, se optar somente pelo kit 2 vias, basta ligá-los nos canais 1 e 2 (dianteiros) e terá algo próximo de 85w para cada falante. O NAR de 8 polegadas é bobina simples de 4 Ohms e o DPA-1500 em bridge são 340w (RMS) de potência em 4 Ohms.

          Não se preocupe com a quantidade de perguntas, a ideia do nosso Blog é essa mesmo e enquanto tiver algo que não ficou claro fique à vontade em nos perguntar.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  29. Brenno

    Vitor, obrigado novamente pela resposta, não consegui comentar lá em cima, então tive que vir por aqui mesmo. Bom, de certa forma esse projeto de som “pra animar um churrasco” como vc disse, me interessa. Tenho área de laser e recebo alguns amigos de vez em quando, não pretendo ter um som grande, é apenas um que em pequenas reuniões possa liga-lo, então aqui vai minhas dúvidas:

    (pensei em colocar um woofer para o grave, um ou dois ?woofers/midbass/midranges? para o médio, um ou dois drives e tweeters.)

    1- Que tipo de caixa usar? Ou separando em caixas diferentes o som seria mais eficiente?
    2- Qual(is) tipo(s) de amplificador(es)? Dá pra ser só um?
    3- Pro médio grave, qual seria melhor: woofer de 6 ou 8, midbaas ou midrange?
    4- O Crossovers divide frequências específicas, ou na instalação dá pra configurar?
    5- Vi no site que woofer Tornado tem uma diferença rasoável em relação aó Bravox Rave, isso se reflete na qualidade tb? o Bravox Rave é bom?

    Lembrando que estaria desposto a gastar em torno de R$ 2.800 e que o aparelho que veio no carro é o Pioneer DEH-1580UB.

    Novamente agradeço a atenção, abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Brenno,

      Antes de tudo, a que distância normalmente ficam do veículo nestes eventos? Se a distância for relativamente pequena, por exemplo, matemos o foco no som interno, caso contrário, as alterações serão mais significativas.

      A melhor opção, neste caso, é uma caixa dutada. Será preciso ao menos 2 amplificadores, pra assegurar que seja um projeto de som híbrido.

      Quanto maior o woofer, menor será o início de resposta e mais facilmente irá reproduzir o médio grave.

      Depende bastante do tipo do crossover, modelos mais simples de uma única via são fixos. Já modelos mais completos, normalmente com mais de uma via oferecem uma boa gama de ajustes.

      Sim, existem diferenças entre os modelos – que talvez justifique o custo – no entanto, o woofer sozinho não é determinante. Trata-se de um conjunto, amplificação e caixa acústica são determinantes e contam muito a favor ou contra. Nós fóruns que acompanho as opiniões divergem, a quem diga que não fica devendo e, na contra partida, outros usuários afirmam que um não se equipara ao outro.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Brenno

        Olá Vitor, boa noite. Mais ou menos uns 10 ou 12 metros, pq tem um batente do piso da varanda. Não entendi direito sobre o médio grave. Os woofers maiores tem início de resposta menores mas também tem a resposta final menor né? No caso de woofers menores o início de resposta é maior e o final também, então não seriam mais adequado para médios?

        Na sua opinião como montaria a caixa? Que tipo de woofer colocaria pra o grave e o médio grave? E a divisão dos amplificadores, um só pro grave e outro pro médio, drive e tweeter?

        Queria colocar a caixa no fundo da mala do classic pq assim ainda ficaria espaço na frente pra utilizar. Por isso pensei em colocar apenas um woofer pro grave e outro pro médio.

        Desde já agradeço.

        Comentar
        • Brenno

          Só mais uma coisa que esqueci de perguntar: a marca Hinor é boa? eu já vi mtos sons com woofer, sub, coaxiais dessa marca e pensei que era realmente boa. Mas os preço dos produtos são a baixo das outras marcas. O kit 2 vias tá de R$ 89,90 a vista.

          O que vc acha dos produtos da Hinor? Kit 2 vias, sub, woofer e coaxiais?

          Novamente, obrigado!

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa noite Brenno,

            Peço desculpa pela demora. Exato, o esforço é proporcional, logo, quanto maior o subwoofer ou woofer, mas favorecidas são as frequências mais baixas e vice-versa.

            A distância é relativamente pequena e, na minha opinião, acredito que pode usar woofers menos potentes e, ainda assim, terá um bom rendimento.

            Um tempo atrás visitei o Auto Show Collection e havia uma GM Zafira tocando uma dupla de 15″, muito forte! Lembro-me que chegava a turvar a visão ao passar por ela e a distância estava nessa faixa. Claro que o volume influencia, mas já dá pra ter uma ideia do potencial dos falantes.

            Acredito que poderia adotar uma dupla de JBL Selenium 12 PW7 – ou, se for o caso, o 15 PW7 – a potência é significativamente menor e reflete diretamente no consumo menor de bateria.

            Por conta da potência menor dos modelos que mencionei, é possível usar um único amplificador 4 canais para todo o trio.

            Quanto a caixa acústica, acredito que pode colocá-la no fundo do porta malas e, quando abrir o porta malas, basta puxá-la pra frente. Lembre-se de pedir ao instalador pra deixar uma folga de cabos, pra poder mover a caixa livremente.

            Neste caso, talvez eu não seja a melhor referência, pois não tive contato com os produtos da marca. A exemplo do woofer na mesma linha de Tornado e Rave fica devendo em alguns aspectos, o que talvez justifique o preço menor, mas é preciso avaliar caso a caso.

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  30. Matheus

    Boa noite Vitor,
    comprei um Siena 2005 com som de fábrica e estava pensando em comprar um som Pioneer DEH-1580UB. Esse som é bom?
    E sobre os alto-falantes, queria saber quais vc recomendaria, dado que não tenho muito dinheiro para gastar, me dando marcas e o que botar dianteiro e traseiro entre coaxiais, triaxiais e etc, por serem mais baratos.
    Compensa comprar 6×9″ para colocar no tampão traseiro do carro?
    Seu blog é show! E desculpe minha ignorância sobre sons!
    Obrigado.

    Comentar
      • Vitor Lima

        Boa noite Matheus,

        Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, importante salientar que aos poucos o 1580UB está saindo de produção e a linha X ou Mixtrax da Pioneer está assumindo, o modelo equivalente é o DEH-X3580UI.

        Entre essas opções, eu particularmente, dou preferência pelo Pioneer e o custo, tomando como base os nossos preços, não é muito diferente.

        Quanto está disposto a investir? Sugiro sempre que possível um kit 2 vias de entrada na dianteira e coaxiais na traseira, no entanto, se o investimento estiver acima do esperado, acredito que os alto falantes triaxiais cumprem o seu papel.

        Depende bastante das suas preferências, alto falantes 6×9 não são indicados, por exemplo, para projetos de som de qualidade. No entanto, normalmente agradam quando o assunto é som pra fora a uma pequena distância.

        Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  31. Adalto

    Amigo,

    Não entendo muito sobre o assunto mas seu artigo ajudou bastante parabéns!

    Gostaria de sua ajuda para uma escolha, estou comprando um som automotivo simples e estou com dúvida entre estes modelos de alto falantes:

    Alto-Falante Arlen 177.1 Mult Space 60 Triaxial.
    Alto-falante Sony Xplod XS-GT1330BR/ZBR Coaxial 5″.
    Alto-falante Arlen 797.1 Original Expert Triaxial

    Qual na sua opinião seria a melhor escolha?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Adalto,

      Peço desculpa pela demora. Pensando no custo x benefício, acredito que irá encontrar uma condição melhor nos falantes da Sony, pois a marca recentemente se retirou oficialmente do ramo automotivo.

      No entanto, este pode ser um problema pra acionar a garantia caso tenha algum problema, neste caso, talvez seja melhor investir nos alto falantes Arlen. Quanto está disposto a investir? Desse modo posso lhe sugerir alguns modelos.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Adalto

        Oi Vitor,

        Bom dia, obrigado pela atenção!

        Não sabia desta informação sobre a SONY obrigado pelo toque, quanto ao valor, na verdade estou querendo pegar no programa de pontos MULTIPLUS e neste caso o alto falante SONY custa mais pontos que todos esses modelos da ARLEN :

        Alto-falante Arlen 798.1 Original Expert Triaxial Traseiro 4″ p/ Gol 4 Portas / G II-III-IV.
        Alto-falante Arlen 797.1 Original Expert Triaxial Dianteiro 6″ p/ Gol e Parati 4P / Saveiro G II-III-IV.
        Alto-Falante Arlen 177.1 Mult Space 60 Triaxial.

        Você conhece está marca? Com qual modelo devo ficar?
        Certamente são superiores ao Sony?

        Obrigado!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Adalto,

          Sim, a Arlen é bastante antiga, mas estava um pouco apagada nos últimos anos e, aos poucos, está voltando as prateleiras. Acredito que o alto falante Sony é melhor e tem a vantagem de ser coaxial, no entanto, se o custo for muito melhor no caso do falante Arlen, acredito que pode investir sem impedimentos (pode ir de Original Expert).

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Adalto

            Vitor,

            Obrigado, você ajudou muito!

            Sobre a linha TRA da Arlen, você conhece? será que é muito melhor do que o Original Expert e o Sony Xplod?
            Seria este modelo:
            Alto-falante Arlen TRA 6030 Triaxial 6″.
            Caso este seja superior compro ele se não o Sony é a primeira opção… hehe

            Obrigado pela ajuda!

          • Vitor Lima

            Boa noite Adalto,

            Peço desculpa pela demora. Aparentemente a única diferença entre eles é a furação e a linha Original é específica para reposição. Dentre as opções, o Sony é a melhor opção, mas pela proposta do seu projeto de som, acredito que ambos os modelos são válidos.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  32. Brenno

    Vitor, obrigado pela resposta. No caso que vc falou, poderia me dar opções de qual amplificador usaria para o trio completo? Quantos drives e tweeters usar?

    Vc me sugeriu um par de JBL Selenium 15PW7 ou JBL Selenium 12PW7, não precisaria de algum woofer que tocasse somente médio grave?

    Novamente obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Brenno,

      Sugiro o 12PW7 por conta da caixa acústica menor, no entanto, pode investir também no 15PW7 se desejar. Ambos são woofers e favorecem as frequências médio-graves, também evitam aquele buraco entre os graves e médios, comum quando utiliza-se subwoofer.

      O amplificador poderia ser o Banda 8.4D ou Taramps TS 800×4, apesar da potência menor de ambos, acredito que seja suficiente pra distância que mencionou e, até mesmo, outros eventos.

      Para médios e agudos um par de D200 e ST 200, sendo conservador, lembre-se de adquirir crossovers passivos para ambos, com corte de 500 Hz para driver e 5.000 Hz para super tweeter de no mínimo 12 dB.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Brenno

        A diferença de preço é pequena, então pensei no 15PW7. Poderia trocar os D200 pelo D250? ele tem uma potencia bem maior, então colocaria só um? E trocar também os ST200 por um ST400? Valeria a pena?

        Nesse caso usaria os mesmo amplificadores que vc recomendou? entre os dois qual é melhor e tem mais qualidade?

        O que acha do banda 9.8?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Brenno,

          Peço desculpa pela demora. Claro que sim, como mencionei anteriormente, fui bastante conservador na escolha de drivers e super tweeters.

          Importante salientar que deve manter o par de drivers e super tweeters, caso contrário, perderá o efeito estereofônico. Acredito que qualquer investimento é bem vindo, quando aplicado em equipamentos melhores.

          O Banda 9.8D tem uma configuração diferente dos modelos que recomendei anteriormente e, acredite neste caso, renderá menos potência aos woofers JBL Selenium.

          Eu particularmente, dou preferência pelo amplificador Banda, no entanto, acredito que ambos são boas opções e independente do modelo que escolher terá um bom rendimento.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Brenno

            Novamente obrigado. Só não entendi uma coisa, os woofers 15PW7 tem 300W RMS, os drives tem 200W RMS e os super tweeters tem 100W RMS. Portanto colocando como vc disse, em pares, daria uma potencia total de 1200W RMS.

            Nesse caso o banda D 8.4 seria pouco não? ele tem potencia máxima de 800W. Com essa configuração, qual o melhor amplificador?

            Com essa potência de 1200W vi que tem o banda D 1200 e o D 9.8, qual a diferença entre eles?

            Não entendo nada de módulos, quando vc diz que tem uma configuração diferente, qual a diferença a que se refere?

            Novamente obrigado pela atenção.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Brenno,

            A impedância de cada woofer é 8 Ohms, associadas as bobinas em paralelo temos 4 Ohms de impedância final. No caso do Banda 9.8D, por exemplo, temos 4 canais de 300w (RMS) em 1 Ohm, em bridge temos 600w (RMS) em 2 Ohms.

            Ao ligar os dois falantes no amplificador Banda, a impedância será o dobro e consequentemente a potência será a metade, ou seja, 300w no total e cerca de 150w para cada woofer JBL Selenium.

            Já o Banda 8.4D, temos 4 canais de 200w em 2 Ohms, em bridge temos 400w em 4 Ohms de impedância. Nessas condições, temos 200w (RMS) para cada woofer, por este motivo, ainda é uma opção melhor para a dupla.

            Importante salientar que a D250X, por exemplo, precisa de um corte HPF em 1 KHz pra poder trabalhar com 100w (RMS), caso contrário, recomenda-se no máximo 75w e, ainda assim, com corte em 500 Hz de no mínimo 12 dB’s.

            Todos os componentes do seu projeto de som são de uso profissional e tem impedância de 8 Ohms, por este motivo, usar 100% da potência recomendada exige ao menos 2 amplificadores e ambos de elevada potência.

            Outro ponto de atenção é que ao aplicar 100% da potência recomendada em todos os componentes, considerando o cálculo de SPL esperado, o resultado será estridente e desequilibrado, médios e agudos irão se sobrepor aos graves.

            Apenas para exemplificar, o ideal é ter um diferença de no mínimo 3 dB’s dos médio graves (woofer) para os médios (drivers) e, nestas condições, temos aproximados 7 dB’s a mais a favor dos médios.

            Se quiser um pouco mais de potência nos woofers, por exemplo, sugiro o Taramps TS 1200×4 na versão de 2 Ohms.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  33. André Pieri

    Bom dia Vitor

    Estou para pegar um HB20 Hatch, e gostaria de uma ajuda sua pra escolher um som pra ele.

    O CD Player será um Pioneer DEH-1580UB, agora a dúvida maior são os auto-falantes, só não quero por kit 2 vias na frente, pois não tem espaço próprio pros tweeters na coluna, e não gosto da idéia de ter de adaptar. Visto isso, pensei em por 2 pares de auto-falantes coaxiais ou triaxiais, os mesmo na frente e atrás.

    Qual dos modelos abaixo vou ser melhor atendido em todas as frequências, dos graves aos agudos, qual você me indicaria.

    CD Player Pioneer DEH-1580UB

    Auto-Falantes: NAR 600-CX-1 ou BRAVOX CX60B ou
    PIONEER TS-1730BR

    Gosto de ouvir música em um volume normal, nada muito alto, não pretendo colocar módulo, nem subwoofer, seria basicamente um som pro dia a dia, tendo um pouco de qualidade sonora, sem ter que investir muito.

    Ficaria um som bom pro dia a dia, ou me indicaria algo diferente?

    Obrigado
    André Pieri

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde André,

      Antes de tudo, já adquiriu o 1580UB da Pioneer? O modelo aos poucos está saindo de linha e é possível que não o encontre mais, o modelo na mesma faixa de preço é o DEH-X3580UI.

      Quanto aos alto falantes, se o seu orçamento permitir, fique com os falantes coaxiais, caso contrário, o triaxial tem custo mais acessível. Para o dia a dia, acredito que os três modelos mencionados são opções válidas e terá um rendimento legal.

      O único ponto de atenção é com relação aos graves, nenhum dos modelos mencionados e até mesmo um kit 2 vias possui grande eficiência na reprodução dessa faixa de frequências.

      Sugiro avaliar o conjunto somente com os falantes e, se sentir falta de graves mais contundentes, adotar um subwoofer se faz necessário. Não precisa ocupar todo o porta malas ou exige grande investimento, um subwoofer de 8 polegadas ou uma caixa slim pode solucionar o problema.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • André Pieri

        Bom dia Vitor

        Obrigado pela sua ajuda, e sua atenção,

        Ainda não adquiri o player, este modelo que me indicou é um bom custo benefício para meu sistema, ou na mesma faixa de preço me sugere outro?

        No caso dos graves, algum dos 3 auto-falantes que sitei seria um pouco melhor que os demais? ou me sugere algum outro modelo que tenha um pouco mais de grave, mas não extrapolando muito no orçamento, algo em torno de R$ 150,00 o par.

        Pensei em instalar somente o Player com os auto-falantes nas portas e caso venha sentir falta dos graves, colocaria mais adiante um subwoofer de 8″ como me sugeriu, mas ai seria necessário no minimo um modulo mono pra empurrar o mesmo, ou existe algum player que consiga empurra-lo com um desempenho razoável sem uso de módulo de potencia.

        Aproveitando, qual modulo e subwoofer me recomendaria pra esse sistema de som que me indicou com um bom custo-beneficio.

        Obrigado mais uma vez

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite André,

          Peço desculpa pela demora. Eu particularmente, gosto do custo x benefício dos players Pioneer e acredito que seja uma boa opção dentro do orçamento e até para a proposta do seu projeto de som.

          Acredito que os falantes coaxiais tem uma leve vantagem, mas reafirmo que nenhum é realmente eficiente em reproduzir baixas frequências.

          A maioria dos cd/dvd’s trabalham com algo entre 18 e 25w (RMS) de potência e, caso venha a adotar um subwoofer, um amplificador torna-se imprescindível.

          O esforço pra deslocar o ar e o tamanho maior do subwoofer exigem grandes quantidade de energia, por este motivo, o uso de amplificação é obrigatório pra assegurar seu correto funcionamento.

          Atualmente há modelos com custo bastante acessível, veja por exemplo o SD 250.1D da Soundigital ou VS 250.1 da Stetsom. Já quanto ao subwoofer, neste caso, acredito que uma boa opção seria a Falcon CX 8.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  34. Thiego

    Boa tarde

    tenho a seguinte duvida, comprei um new civic e quero da um up no som, vou colocar uma caixa trio que ja tenho, na caixa tem

    um upgrade 350 bob simples 4 ohns
    uma corneta seleniun
    um tweeter seleniun,

    minha divida é quais alto falantes colocar dentro do carro, kit 2 vias nas portas e sem alto falante atras ou 4 triaxias nas portas e atras?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Thiego,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Depende bastante das suas preferências. Se deseja algo simples no interior do Civic, por exemplo, 4 alto falantes triaxiais tem o melhor custo x benefício.

      Se dá preferência por qualidade sonora, o kit 2 vias e alto falantes coaxiais seria melhor, mas lembre-se de manter desligados driver e super tweeter enquanto o porta malas estiver fechado.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  35. marcos medeiros

    Olá, gostaria da ajuda de vcs para poder montar um som bacana em uma pick up strada adventure cabine dupla.Bom ela já veio com aparelho modelo connect, que vou ter que substituir e 4 falantes coaxil de 20 rms cada.Pretendo instalar na caçamba dois tornados de 15¨1100rms cada e mais 4 cornetas d250x e 2 tweeter st400 ambos selenium, mais estou com uma tremenda duvida do que fazer com ao alto falantes do interior da caminhonete, mudar para kit duas vias ou manter coaxial mais trocar para um mais potente…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Marcos,

      Peço desculpa pela demora. Acredito que pode adotar um kit 2 vias na dianteira, no entanto, a qualidade será comprometida com o trio elétrico na caçamba (a menos que possa desligá-lo).

      Outro ponto de atenção, por exemplo, é que a potência nos alto falantes das portas será pequena se não adotar um amplificador. A grande maioria dos players, sejam de fábrica ou comerciais (Pioneer, Sony, etc.) trabalham com algo entre 18 e 25 watts (RMS) de potência.

      Independente do modelo que escolher, é pouco provável que se sobreponha ao trio elétrico.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  36. Luis Filipe

    Boa tarde Vitor

    Tenho um Celta 08, não possuo som ainda vou colocar agora,

    Estou penssando em colocar um player Piooner DEH1550, com um kit duas vias, Gosto de rock progressivo, acha que este som me atende? poderia me indicar algum outro ?
    Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Luis,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto está disposto/pode investir? O resultado depende bastante de suas preferências, o 2 vias na dianteira assegura um bom palco sonoro.

      A potência do player Pioneer é pequena – algo próximo dos 22 watts se não me falha a memória – e é perfeitamente compreensível se agradá-lo.

      No entanto, se julgar que o volume ainda está baixo a única saída é adotar um amplificador. Outro ponto de atenção, por exemplo, é que os mids não reproduzem com eficiência as frequências graves.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Luis Filipe

        Bom dia Vitor,

        Dando sequência no que me respondeu, quero um som simples, por enquanto não estou disposto a investir muito, +/- uns R$500,00, Consigo montar um som com esse valor? como mensionei gosto de rock progressivo, porem você falou que os mids do 2 vias não são bons para grave, poderia me indicar outro falante? e em questão do player existe algum outro que possa estar utilizando?
        Obrigado!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Luis,

          Peço desculpa pela demora. O orçamento está apertado, considerando que deve adquirir o player + kit 2 vias. Sugiro seguir nessa linha e futuramente, se julgar necessário, fazer um pequeno upgrade no som.

          Como um amplificador + subwoofer, pra ganhar eficiência e contundência nos Graves e potência ao kit 2 vias. Não necessariamente terá custo elevado, pois o Celta é relativamente pequeno e acredito, por exemplo, que um sub de 200w já rende muito bem no seu interior.

          A escolha do player é bastante particular, sugiro elencar quais as funções que não abre mão e então procurar por um modelo que as atenda e caiba no seu orçamento.

          Para o seu projeto de som, por exemplo, a única recomendação é procurar por um modelo que tenha no mínimo 2 saídas RCA. Não irá usá-las nesse primeiro momento, mas é melhor sobrar do que falta se optar pelo upgrade.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  37. Diego Silva Monteiro

    Olá, queria uma ajuda para montar um som interno de qualidade em um classic 2014, sem se preocupar com o preço. Gostaria de saber o que usar, kit duas vias para as portas da frente e coaxiais na traseira, qual subwoofer, qual a melhor caixa, qual amplificador e qual a melhor marca de todos eles? Obrigado,

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Diego,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, da preferência por que tipo de música? Já possui uma unidade principal (cd, dvd, central multimídia, etc.) ou qualquer outro equipamento?

      Já teve algum projeto de som voltado pra qualidade/fidelidade sonora? Se sim, por favor, descreva de forma simples os equipamentos e se algo não o agradou.

      Se for seu primeiro projeto SQ, por exemplo, sugiro começar por marcas/modelos focadas nesse seguimento, mas usando suas linhas de entrada, no máximo, intermediárias. Pra treinar seus ouvidos, acostumá-lo com esse tipo de projeto, na minha opinião, aproveitaria melhor o conjunto.

      Na contra partida, se já teve um projeto “bacana” com equipamentos de boas marcas, posso ir além e sugerir algo ainda melhor em termos de equipamentos e instalação.

      A partir das suas preferências consigo lhe sugerir algo que oferece qualidade/fidelidade sonora com um bom custo x benefício e, principalmente, um bom aproveitamento.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Diego Silva Monteiro

        Olha nunca tive qualquer tipo de projeto de som, eu tenho pesquisado e o que encontrei foi jbl sellenium e bravox. A jbl sellenium coaxial ( jbl gto628 6″ 120rms ); a bravox coaxial (CX60b 6″ 120rms); O kit 2 vias sellenium (62V4A 6″ ); e a bravox kit 2 vias ( CS60d 6″ 140rms); O módulo que achei foi o Taramp’s TS 400, ainda não sei qual dvd comprar, mas de certeza eu quero um pionner. Qual desses você me indicaria e se tem qualquer outro que seja melhor por favor me diga, pois quero o que tiver de melhor no mercado. Quero um som de muito boa qualidade. Obrigado pela atenção.

        Comentar
        • Diego Silva Monteiro

          Olhe também encontrei só JBl coaxial e kit 2 vias: Coaxial jbl GTO 628 ; kit 2 vias jbl GTO608C e jbl MS62C. Todos de 6″. Obrigado pela atenção.

          Comentar
          • Diego Silva Monteiro

            Por favor queria que me ajudasse com o que mostrei sobre o som que quero montar. Já faz alguns dias e você ainda não me respondeu.

          • Vitor Lima

            Boa noite Diego,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

            Importante esclarecer que, apesar de fazerem parte da mesma Holding, JBL e JBL Selenium são diferentes e têm linhas de produtos com focos diferentes.

            O MS 62C, por exemplo, é uma ótima opção para o que deseja, alia qualidade sonora a um bom custo x benefício. No entanto, saiu de linha têm algum tempo e, talvez, não o encontre para aquisição.

            Grande parte dos modelos que mencionou são linhas de entrada e, apesar de acreditar que possam lhe servir bem, estão a uma boa distância do que há de melhor no mercado.

            Apenas pra servir de exemplo, um kit 2 vias de entrada da Alpine custa em média aproximados R$ 680. Só pra ter uma ideia, compraria o kit 2 vias + coaxial (Bravox ou JBL Selenium) + amplificador (TS 400×4 da Taramps que mencionou).

            Sinceramente acredito que pode começar com o Alpine sem impedimentos, mas o aproveitamento – na minha opinião – será maior se começar com algo mais simples e acostumar os ouvidos com qualidade sonora.

            Recentemente fiz uma boa configuração (inclusive há um depoimento na nossa página do Facebook), que contemplava bons equipamentos há um custo relativamente acessível e o resultado agradou bastante.

            Veja, a seguir, uma sugestão de projeto:

            Dianteira: kit 2 vias NAR – Série 2
            Traseira: coaxiais NAR – Série 2
            Amplificador: Banda 8.4D
            Subwoofer: Questo Audio 12 Polegadas – Linha QS 350A

            Fiz algumas alterações em relação ao projeto original, como mencionei, acredito que o aproveitamento será melhor sem deixar de lado a qualidade que deseja.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Diego Silva Monteiro

            O kit 2 vias e o coaxial que você mencionou ficaria legal sem o subwoofer e sem o amplificador? Obrigado pela atenção.

          • Vitor Lima

            Bom dia Diego,

            Acredito que sim, talvez com um pouco menos de volume, mas ainda assim com qualidade. Daí futuramente pode adquirir o amplificador + subwoofer.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  38. Alan Cruz

    Ola’ tenho um carro GM Onix e preciso de ajuda para montar meu som. Quero um som interno com boa qualidade, um excelente volume e com grave razoável. As vezes queria poder abrir as portas e poder ligar o som para ouvir tomando uma gelada num barzinho. Meu CD Player e’ o original do carro, o MyLink da GM.
    Quero 1 Kit 2 vias nas portas dianteiras + Coaxial em traseiras + Modulo de qualidade. Não vou usar Sub! Penso em gastar ate 1.500,00 nos falantes + Modulo.
    Qual kit 2 vias, coaxial e modulo me indicaria? Para falantes qual seria bom comprar: Fosgate, focal, NAR, JBL, Hertz, Helix ou os nacionais Bravox e Selenium?
    Para Kit Pensei que poderia usar NAR 650 CS3; ou JBL MS 62C ou Hertz DSK 165 ou Hertz ESK 165 ou Fosgate T1652s. Para coaxial pensei em JBL Gto628 ou Focal 165 CA1. Para Modulo pensei em DAT DA4100 ou JBL GT5 A604.
    Por favor, me oriente qual a melhor opção para meu caso. Obrigado!!
    Aguardo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Alan,

      Peço desculpa pela demora. Importante esclarecer que não há como fazer um projeto de som ótimo pra dentro e pra fora do veículo, são equipamentos com características opostas.

      Com este conjunto, acredito que seja possível ouvi-lo do lado de fora do veículo a uma curta distância e de longe a mesma qualidade que terá no seu interior.

      Acredito que existe o produto certo para cada cliente, todas as marcas mencionadas são válidas, cada qual com suas particularidades e objetivo.

      Dos modelos que mencionou, por exemplo, no seu lugar ficaria entre ESK da Hertz, Série 3 da NAR, MS da JBL (este saiu de linha e talvez não o encontre mais).

      Eu particularmente, dou preferência pelo subwoofer no lugar dos coaxiais, em todo caso, acredito que pode investir em modelos mais simples, pois servem somente aos passageiros do banco traseiro. Quanto menor a sua interferência na dianteira, mais eficiente o sistema.

      Quanto ao amplificador, adicione a sua lista de opções o DPA-1500 da Y2 Audio que têm uma boa configuração e o feedback bastante positivo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  39. Ton

    Tenho um new fiesta 2013 /2014 nacional gostaria de saber qual e a melhor configuração dos falantes tenho a ideia de colocar um kit duas vias de 6″ na frente e um par coaxial atras de 6″som basico sem modulo.
    Tem alguma marcar que vc indica ou melhor tem outra configuração mais indicada?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Ton,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, o New Fiesta já veio com som de fábrica? É o seu primeiro projeto de som com um kit 2 vias? Quanto está disposto a investir?

      A configuração que mencionou é bastante simples, proporciona um bom palco sonoro na dianteira e “não deixa na mão” os passageiros do banco traseiro.

      Depende bastante das suas preferências e preciso entender melhor o que deseja, pra lhe sugerir algumas marcas/modelos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • ton

        Agradeço a resposta então e o seguinte na frente um kit duas vias selenium de 62v2a 6″ e na traseira portas um par de sony XS-GT1730BR de 6″.
        Vou substituir o som original do carro não pretendo usar modulo quero apenas um som de qualidade.
        fica bom este conjunto o que vc acha?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Ton,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

          Como mencionei anteriormente, trata-se de um conjunto simples, mas acredito que terá um bom rendimento no interior do veículo.

          O único ponto de atenção é com relação a faixa de frequências graves, reproduzida com maior eficiência por um subwoofer. No entanto, pode adicioná-lo futuramente se desejar.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  40. Wilson FN

    Vitor boa tarde, pergunto-lhe se poderia me ajudar pois tenho um Focus 2008 com autofalantes Ford originais de 35W e um Sony Xplod. Estou pensando em trocar os falantes da porta dianteira por ( Selenium Alto-Falante Triaxial 5×7 60W 4 Ohms de 50/60W ou por Alto Falante Bravox Triaxial Tr57 5×7 Vw 50w Rms 4 Ohms ) e nas portas traseiras colocar autofalantes coaxiais que ainda não sei qual). Gosto de rock dos anos 70 e MPB Você poderia me ajudar a escolher uma configuração.? Grato

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Wilson,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Acredito que poderia aproveitar a oportunidade e adotar ao menos um kit 2 vias na dianteira, eleva o palco sonoro e melhor a eficiência do sistema.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  41. Renato

    Boa noite Vitor, tenho um gol g4 e quero instalar um som simples, sem amplificador, gostaria de saber se fica bom eu colocar um kit 2 vias na dianteira e um par de triaxial na tampa traseira.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Renato,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que sim, vai muito da preferência e experiência de cada um e é perfeitamente possível que, somente com este conjunto, tenha um bom resultado no interior do veículo.

      O melhor caminho é testar e avaliar se a potência do player, seja um modelo comercial ou original de fábrica, o agrada e, se for o caso, poderá pensar em um upgrade futuramente.

      A única sugestão é adotar alto falantes coaxiais na traseira e não os falantes triaxiais mencionados.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  42. João

    Bom dia Vitor,
    Gostaria de trocar os alto falantes traseiros do meu Palio, apenas para melhorar a qualidade do som original.
    Na frente possuo alto falantes de 6” da sony xplod XS-GT 1730BR.
    Atrás preciso de alto falantes de 5”, quais você indica?
    No momento estou na dúvida entre o pioneer TS-1330BR e o JBL Selenium Triaxial 5TR6A, qual dos dois tem melhor qualidade?
    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite João,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Ambos são alto falantes triaxiais, sugiro adotar um coaxial como é o caso do alto falante Sony. Um modelo simples e que recomendo com regularidade é o Bravox CX 50B.

      Importante salientar que adicionar falantes também na traseira não eleva a qualidade para os ocupantes do banco dianteiro. Acredito que aumenta a sensação de estar em meio a música, no entanto, a melhora real se dá aos passageiros do banco traseiro.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  43. Carlos

    Boa noite Vitor, quero montar um som interno de excelente qualidade e potencia para uma Pajero Sport. Já defini um DVD Pionner, penso colocar um Sub Pionner 304r 300w, quero um kit 2 vias de aproximadamente 160w , e par de coaxiais também de 160w. Qual sua sugestão de marcas e modelos para os 2 vias e coaxiais com melhor custo beneficio até uns R$ 800,00? Usar 1 ou 2 módulos e quais os melhores? Ouço música clássica, new age, pop rock, pop. Muito grato!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Carlos,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir em todo o projeto? Qual o modelo exato do DVD Pioneer?

      Recentemente fiz um projeto pra um cliente com a linha de entrada da Morel e tive a oportunidade de ouvi-lo. Gostei bastante do rendimento, outra boa opção que recomendo é a Série 3 da NAR com cone de Kevlar.

      A potência do subwoofer Pioneer é relativamente pequena, acredito que pode adotar um único amplificador 4 canais para todo o sistema. Uma opção de qualidade e custo intermediário, por exemplo, é o DPA-1500 da Y2 Audio que recebi um retorno bastante positivo, apesar da marca ainda ser pouco conhecida.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra ajustar esse projeto a sua expectativa e orçamento e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  44. Carlos

    Boa noite Vitor,

    Antes de tudo, muito grato pela atenção dispensada.

    Andei lendo na web alguns comentários positivos sobre a qualidade da marca MTX.
    Pensei montar um som assim: DVD Pionner 4550, kit duas vias MTX t6S602 200w, sub MTX jh5512 400w, módulo Taramps 1200×4 1200w.

    O que você acha desta composição com relação à qualidade de áudio e desmpenho do conjunto?

    Grato,

    Carlos

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Carlos,

      Antes de tudo, novamente peço desculpa pela demora. Acredito que está no caminho certo e os equipamentos mencionados formam um bom conjunto.

      Lembre-se de que cabos de qualidade e bem dimensionados fazem toda a diferença no resultado final, o mesmo se aplica a qualidade da caixa acústica.

      Outro fator determinante, por conta da elevada potência do amplificador, é a bateria e sua capacidade de carga. A máxima de consumo, considerando 90% de eficiência, é de aproximados 105A e assegurar que seu sistema de alimentação suporta este consumo é de suma importância.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  45. Julio Costa

    Olá amigo, quero colocar um som descente na minha Montana, porém não quero nenhuma extravagância e prezo muito pelo meu espaço interno, então não quero instalar nada que tire isso, prezo pela qualidade e não pela quantidade e por isso pensei em trocar os dois falantes originais por novos de 2 vias (estou entre JBL Selenium de 120w reais ou Bravox de 140w reais (ambos custam 139 reais o kit)), um sub slim de 8″ pra colocar em baixo do banco (estou entre o Falcon com caixa de alumínio e o Bravox com caixa de fibra), e um módulo mono e estéreo junto pra tocar tudo isso (acho que vou de Falcon HS-960). Queria sua opinião sobre o projeto e qual marca dos falantes você recomendaria? Pretendo gastar no máximo uns 600 reais nisso tudo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Julio,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Ambas as linhas de entrada de JBL Selenium e Bravox são muito semelhantes e acredito que ambas lhe servirão muito bem, independente da escolha que fizer.

      Entre os subwoofer mencionados, eu particularmente, ficaria com o de 10 polegadas, devido a maior área de cone. Na verdade, no seu lugar, eu adotaria uma pequena caixa acústica atrás dos bancos e usando um subwoofer convencional.

      A nova linha de amplificador classe D da Falcon está muito menor e consome menos bateria e, se não o HS-960, o clássico HS-1500D seria uma boa opção para este conjunto.

      Considerando o orçamento disponíveis, mesmo sendo um projeto relativamente simples, acredito que terá bom rendimento no interior da Montana e, principalmente, terá o espaço interno bem preservado.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  46. Renan Vieira

    Boa tarde, estou com um voyage 2014 e não vou conseguir usar os aparelhos que tinha no meu antigo carro, somente o DVD PIONNER, os 6×9 não cabem na traseira, estava pesando em colocar dois jogos de falantes coaxiais ou triaxias (ñ sei qual é melhor) na frente e atras e um par tweeter na coluna da frente? o que você me propõe ? Abraços

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Renan,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? Qual o modelo exato do DVD Pioneer?

      Seguindo sua descrição, sugiro adotar um kit 2 vias na dianteira e alto falantes coaxiais na traseira. Simples, mas com foco em qualidade/fidelidade sonora, daí futuramente pode fazer alguns upgrades no sistema sem ter de trocar os falantes.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  47. Felipe

    Olá amigo, tudo bem?
    Encontrar seu blog foi algo sensacional, parabéns pelo trabalho.
    Tenho um Siena 2011 e estava com um som que já não me satisfazia, agora quero obter qualidade, sem nada gritante, para o ambiente interno.
    O carro não tem os locais para alto-falantes na porta traseira, então gostaria de uma indicação de marcas e como montar um som de qualidade.
    Estava pensando em um kit 2 vias nas portas dianteiras e alguns 6×9 (não sei quantos) no tampão.
    Também pretendo comprar o Player MVH-358BT da Pioneer.
    O que você me indica? Este player é bom? Preciso comprar um amplificador?
    Orçamento está meio curto mas pretendo gastar até uns R$ 800,00, se possível.

    Abs!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Felipe,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Diante do orçamento proposto, sugiro adquirir somente o player e um bom kit 2 vias e, posteriormente, adotar um amplificador + subwoofer.

      Quando o assunto é qualidade, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira, qualquer sinal de áudio estéreo proveniente da traseira causa interferência, reduzindo a eficiência do sistema, e empobrecendo o palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias.

      Por este motivo, não recomendo adotar alto falantes 6×9 no tampão quando o assunto é qualidade sonora, no máximo e opcionalmente alto falantes coaxiais. No seu caso, como não há espaços originais nas portas, pode ficar somente com o kit 2 vias na dianteira.

      O player mencionado têm uma boa gama de funções, mas possui uma única saída RCA, que limita as possibilidades de expansão do sistema futuramente. Se possível, sugiro adotar um cd player melhor, a diferença de preço será pequena e terá muito mais possibilidades. Se desejar, posso lhe sugerir alguns modelos – Pioneer mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  48. Claudinei

    Bom dia Vitor Lima,

    Tenho um GM Classic que originalmente de fábrica veio adaptado para 6″, mas o antigo dono fez uma adaptação para 6×9, então gostaria de saber se um par de alto-falantes 6×9 de 3 vias triaxial ficaria bom pra colocar na parte de tráz, também estou vendo o modelo Quadriaxial também 6×9, qual seria o melhor, preciso colocar nas portas também…ou é opcional? e em relação ao player, estou pensando em colocar o modelo “Pioneer MVH-X168UI com Entradas USB/Auxiliar, Conexão para iPod, Frente Removível e Controle Remoto”, será que estou no caminho certo?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Claudinei,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Não ficou muito claro, essa adaptação a que se refere, foi feita no tampão ou nas portas do veículo? Se tiver os falantes no tampão, por exemplo, acredito que não é preciso adicionar falantes nas portas traseiras.

      O projeto de som que descreveu é relativamente simples, na minha opinião, algo para o dia-a-dia e sem grandes pretensões. Ideal para quem não dispõe de grande valor pra investir e costuma ouvir rádios durante a ida/volta do trabalho.

      Quanto ao player Pioneer, acredito que o melhor caminho antes da compra e elencar as funções indispensáveis, as opcionais e as dispensáveis e, somente então, começar a procurar por modelos que as atendam.

      Como mencionei, trata-se de um projeto de som relativamente simples e muitos modelos o atendem sem impedimentos. O MVH-X168UI com certeza irá atendê-lo muito bem com o restante, mas lembre-se de que não possui entrada para CD.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Claudinei,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Exatamente como imaginei e, neste caso, reafirmo que os alto falantes nas portas traseiras são dispensáveis.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          PS: Feliz Ano Novo!

          Comentar
  49. KELLY

    Olá
    Meu esposo colocou todo cabeamento para instalação de som. Estava tudo funcionando perfeitamente até que começou a dar interferência nos auto-falantes quando usa o retrovisor elétrico. o que pode ser?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Kelly,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Não conheço a mecânica de um retrovisor elétrico, mas imagino que utilize um motor elétrico pra cumprir com sua função, logo, este gera um campo magnético durante seu funcionamento, o que explica a interferência somente quando acionado.

      Que alto falantes está usando? A interferência ocorre nos mids (nas portas) ou nos tweeters na coluna A (próximo aos retrovisores)?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  50. Lukas

    Boa tarde, Vitor!
    Tenho um punto que tem 6 polegadas pra alto falantes nas portas dianteiras e 5 nas portas traseiras. Comprei um kit duas vias JBL SELENIUM 60WRMS para as portas dianteiras, e JBL SELENIUM 60WRMS para as traseiras. Mas mesmo assim ele não aguenta quase nada nas batidas das músicas, começa a distorcer. O que posso fazer? Alguma sugestão pra substituir esses alto falantes por outros mais potentes ou de outra marca com a mesma potência?

    Abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Lukas,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O seu projeto de som já possui amplificador? Se sim, qual a marca/modelo? Caso contrário, acredito que o problema não seja os alto falantes.

      A potência da unidade principal (CD, DVD, Central, etc.) normalmente está entre 18 e 25w (RMS) de potência. Desse modo, considerando os alto falantes JBL Selenium que mencionou, mesmo com o volume no máximo, não rende metade do recomendado.

      Sugiro adotar um amplificador e, talvez, um subwoofer também, pois mencionou as “batidas” e imagino que gostaria de maior contundência nas frequências graves.

      Se desejar, posso lhe sugerir algumas marcas/modelos, quanto está disposto a investir? Dá preferência por que tipo de música?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Lukas

        Boa tarde, Vitor.

        Não há o que se desculpar. Ainda não tenho amplificador, mas quero colocar. Pretendo colocar uma caixa também. Alguma sugestão de marcas? Pretendo gastar por volta de 700 reais. Dou preferência pra músicas como funk e sertanejo.

        Agradeço se puder me ajudar novamente.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Lukas,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Com o orçamento proposto, acredito que seja possível seguir a recomendação anterior e adotar um amplificador + subwoofer.

          O amplificador, até pra manter a bateria original do Punto, sugiro um 4 canais com – no máximo – 400w (RMS) de potência. São 2 canais para os alto falantes das portas e 2 canais em bridge (ponte) dedicados ao subwoofer. Veja alguns modelos possíveis: Banda 2.4D, Corzus HF 404, Falcon F400M, Taramps TS 400×4.

          Nessa faixa de potência e com custo acessível, um modelo que gosto bastante e recomendo são os subs da Série 1 da NAR Audio. Pelo tipo de música que dá preferência, sugiro adotar o modelo de 12 polegadas (12-SW-1) em caixa dutada.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          PS: Feliz Ano Novo!

          Comentar
          • Lukas

            Muito obrigado pelas dicas Vitor. No caso desse som que você recomendou, ele teria uma potência boa para escutar fora do carro (como por exemplo, com o porta-malas aberto), ou apenas para um som no interior do carro? Pois gostaria de um som externo bom, para aproveitar o som quando fosse para lugares onde não haja um aparelho de som. E em relação a compra do amplificador e subwoofer você teria um link para comprar pela internet? Ou compensa comprar em lojas de som, por mais que sejam mais caro?

            Um feliz ano novo, forte abraço!

          • Vitor Lima

            Boa tarde Lukas,

            Peço desculpa pela demora. Trata-se de um projeto de som voltado para o interior do veículo, não têm aptidão para som pra fora. Acredito que possa usá-lo ocasionalmente, mas o rendimento será determinado pela distância que estiver do veículo e o ambiente.

            Se tiver um ambiente favorável, com paredes e teto no entorno do veículo é possível ter um rendimento razoável. Diferente, por exemplo, de um ambiente totalmente a céu aberto e, se for este o caso, acho muito difícil ter um bom rendimento.

            Não há um projeto de som ótimo pra dentro e pra fora, pois tratam-se de equipamentos com características opostas. Uma alternativa são os projetos de som híbridos, no entanto, o custo é elevado considerando que são praticamente dois projetos.

            Dos modelos que mencionei o único que não comercializo oficialmente é o Corzus, os demais poderá consultar na nossa Loja (http://www.ntrixsound.com.br) ou em outros sites da Internet.

            Hoje a vantagens e desvantagens, seja na Loja física ou virtual, que não estão relacionadas somente ao preço. Pesquisar antes e se informar é muito importante, se puder contribuir com a aquisição de algum dos produtos seria ótimo.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  51. AMC

    Tenho um Fiesta Sedan que só está funcionando os 2 alto-falantes da porta traseira. Os da dianteira e os do porta-malas não estão funcionamento. Por que isso acontece?? Quais seriam os alto-falantes indicados para eu instalar nesses locais? Quero comprar os produtos mais baratos. Gosto muito de escutar som no carro, alto (mas nada ensurdecedor). Escuto bastante hip hop e eletrônico, acho que preciso de um alto-falante que tenha bastante grave, correto? Por favor, me ajude. Parabéns pelo site!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Ariene,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-la.

      Difícil dizer sem mais detalhes, qual o ano/modelo do veículo? Os alto falantes são os originais de fábrica? Trata-se de um subwoofer no porta malas?

      Considerando que o veículo já tenha algum tempo, é possível que a vida útil dos alto falantes esteja próxima do fim.

      Outra possibilidade, considerando uma instalação antiga, é o mal contato entre os cabos e os terminais dos alto falantes, ou ainda, as saídas da unidade principal queimadas.

      Enfim, as possibilidades são inúmeras, preciso de mais detalhes pra ajudá-la efetivamente.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde João,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quais modelos gostaria de comparar? Estamos falando de alto falantes, subwoofer, amplificadores? Ambas as marcas são mundialmente conhecidas e têm uma boa gama de produtos, mas sem parâmetros claros pra comparação a discussão tende a ser infinita e inconclusiva.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  52. Leonardo

    Boa noite!

    Comprei um HB20 com som de fabrica, incluindo os tweeters e, gostaria de trocar os alto falantes pelos da Bravox: kit 2 vias na dianteira e coaxial na traseira, sem mexer no radio original.

    Sou leigo neste assunto e li na internet que este radio original nao tem saida RCA, o que “atrapalharia” a instalaçao de um modulo amplificador, pois o mesmo necessitaria de um adaptador, diminuindo a qualidade do som, cortando um pouco dos graves ou agudos, segundo minha pesquisa em foruns na internet internet, isso procedi???

    Muitos dizem que se eu nao instalar um modulo perderei potencia…. que mal ouvirei os graves se nao instalar um sub…, enfim, ate que nao acho o som original ruim, mas os altos falantes (que sao da china, de imã, nem marca tem) , quando solicitados demais distorcem. Sinto um pouco de falta dos graves, nao muito, pois nao gosto daquela vibraçao que os grave dão, pode ser que sinta falta pela má qualidad dos alto falantes que como ja disse, distorcem.

    Quero um som de qualidade, nao um trio eletrico!

    O que voce me aconselharia, com ou sem modulo e/ou sub, aqueles debaixo do banco porque nao gostaria deperder espaço no porta malas e nem tremer o carro.

    Desde de ja,
    Grato!
    Leonardo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Leonardo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Não conheço a unidade principal de fábrica do HB20, no entanto, são poucos os modelos que dispõe de saídas RCA. Normalmente encontrados em versões OEM de fabricantes conhecidos (Pioneer, Kenwood, etc.) ou modelos que equipam veículos mais luxuosos.

      Atualmente há vários amplificadores com ambos os tipos de Input (fio e RCA), exatamente pra se ajustar as condições de qualquer player (CD, DVD, Central, etc.). Hoje, acredito que não seja mais um impeditivo pra adoção de um amplificador em sistemas originais.

      O Conversor RCA, na minha opinião, proporciona maior benefício do que maleficio e, neste caso, acredito que pode usá-lo sem impedimentos – considerando o Upgrade que têm em mente.

      Quanto a usar ou não amplificador, vai muito da preferência de cada um, é perfeitamente possível que somente com a adoção de alto falantes melhores resolva o problema.

      Pelo que descreveu, em algumas ocasiões, eleva o volume do som pra ouvir suas músicas e, neste caso, adotar um amplificador é uma boa medida. Assegura que não terá o problema com distorção, mesmo com o novo conjunto de alto falantes, afinal a potência do player é a mesma.

      De fato, pra reproduzir as frequências graves com eficiência é necessário adotar um subwoofer ou, se for o caso, um bom tratamento acústico nas portas.

      Quanto a tremer o veículo, isso ocorre quando a excesso de graves e não trata-se de uma regra ao adotar um subwoofer no projeto de som.

      Quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? Já teve algum projeto com subwoofer? Preciso conhecer melhor suas preferências, pra que possa lhe sugerir algo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      PS: Boas festas e feliz ano novo!

      Comentar
  53. Luan Moura

    Boa noite, tenho uma Saveiro G6 cabine simples e quero montar um som interno com muita qualidade, visto que não tenho muito espaço.

    Pensei em:

    -Kit duas vias 6″ nas portas

    -02 woofer selenium 8″ modelo 8pw7 ( 01 atrás de cada banco)

    - 01 caixa amplificada 8″ polegadas falco 200rms ( para o grave)

    - 01 módulo de 4 canais que atenda a potencia dos altos falante.

    Optei por esta caixa porque ela é pequena e ocupa menos espaço, visto que é recomendada para pick ups mesmo.

    Ficaria bom assim? pode me ajudar?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Luan,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Que tipo de música da preferência? Quanto está disposto a investir?

      Por hora, sugiro eliminar os woofers de 8 polegadas atrás do banco, acredito que um bom kit 2 vias bem amplificado já preenche o interior do veículo.

      Importante esclarecer que não tenho nada contra caixa amplificada, pelo contrário, acredito que existe o produto certo para cada cliente. No entanto, gostaria de conhecer mais sobre suas preferências, pra assegurar que seja a melhor opção.

      Hoje temos uma boa variedade de subwoofers de 8 polegadas, para os diferentes gostos e bolsos, talvez, seja uma opção que o atenda melhor e o espaço ocupado – dependendo do tipo da caixa – é pouco maior.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  54. Neto

    Boa tarde Vitor, este blog esta impecável, PARABÉNS !
    Recentemente fiz a compra de 2 pares de auto-falantes quadriaxiais da lightning audio modelo – L1654 90rms, queria usar nas portas dianteiras e traseiras de um nissan march, o player é um kenwood DPX300u. O que acha ? Qual módulo eu poderia usar para melhor desempenho? Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Neto,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Fico feliz que tenha gostado do trabalho e espero ajudá-lo positivamente.

      Segundo um manual que encontrei da linha LA da Lightning Audio, a recomendação da fabricante para o modelo mencionado é de 45w (RMS) de potência.

      Gosto dos players da Kenwood, já comercializamos várias unidades no passado, sem dúvida uma boa opção e este modelo têm boa configuração.

      Trata-se de um conjunto relativamente simples, acredito que rende bem para o dia a dia, nas idas/vindas do trabalho, mas sem grande pretensão para qualidade sonora.

      Inclusive, se costuma ouvir o som com volume baixo ou moderado, acredito que pode dispensar o amplificador. Como não há kit 2 vias ou subwoofer, é possível que ligados diretamente no player Kenwood tenham um rendimento legal no interior do veículo.

      Caso contrário, sugiro adotar um amplificador 4 canais com algo entre 30 e 50w (RMS) de potência por canal em 4 Ohms de impedância. Se desejar, posso sugerir alguns modelos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  55. Ricardo

    Tudo bem Vítor, parabéns pelo blog, muito bom.
    Tenho um golf 2002, ele tem som apenas nas portas frontais, original de fábrica(auto falante 6″ e twiter na base do retrovisor não tem crossover). Gostaria de dar uma melhorada com qualidade no som interno. Ao ler alguns comentários anteriores, observei que na maioria dos casos você recomenda kit 2 vias nas portas frontais e coaxial nas traseiras.
    Duas dúvidas?
    Posso instalar diretamente no player (Multilaser P3120) sem ter que adquirir um módulo amplificador?
    Ao instalar o kit 2 vias também na parte traseira ao invés do coaxial, ou até mesmo um triaxial o som não fica legal?
    Se não for preciso adquirir o módulo amplificador agora para essa configuração, futuramente pretendo comprar um para adicionar um subwoofer, mas por enquanto pretendo apenas uma qualidade de som interno mesmo. Penso em gastar uns R$600,00. O que você me sugere?
    Desde já muito obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Ricardo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Sim, pode ligá-los diretamente no player Multilaser sem impedimentos. O amplificador seria desejável, mas não necessariamente uma regra, recomendo a leitura da matéria Kit 2 Vias precisa de Módulo Amplificador?.

      Acredito ser perfeitamente possível que goste do resultado com kit 2 vias também na traseira do Golf, bem como alguns optam por alto falantes 6×9 no tampão, vai muito da preferência de cada um.

      A recomendação que faço regularmente é para quem deseja qualidade sonora, seguindo-se as recomendações para um projeto de som SQ. A qualidade é bastante subjetiva, no entanto, um projeto dessa categoria deve ser eficiente, ter o menor nível de interferência, reproduzir todas as faixas de frequências com equilíbrio, pra assegurar que escute com a maior fidelidade quanto possível.

      Com o orçamento proposto é possível adotar um kit 2 vias + coaxiais de linhas intermediárias. Daí, se desejar, poderá adquirir também amplificador e subwoofer futuramente para complementar o conjunto.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  56. Pedro

    Vitor antes de tudo parabéns pelo blog!
    Comprei um peugeot 207 e no momento estou sem grana para investir em som… e pensei em colocar um kit 2 vias na frente e coaxial na parte de tras .. a grande duvida da pra tocar isso sem modulo? caso não de qual o modulo mais enconta para esse tipo de função? se puder me sugerir modelos do kit duas vias e coaxisiais… e qual player recomendado pioner? ou pode ser daqueles mais baratos? obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Pedro,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Acredito que vai muito da preferência de cada um, o amplificador seria desejável, mas não necessariamente uma regra. Esse assunto já virou matéria aqui no Blog e sugiro a leitura, acesse Kit 2 Vias precisa de Módulo Amplificador?.

      Já com relação a marcas/modelos, como precisa de algo acessível, duas boas opções são Bravox CS 60B e CX 50B ou NAR Audio CS-600-1 e 525-CX-1, 2 vias e coaxiais respectivamente.

      A escolha do player é bastante particular, recomendo eleger as funções indispensáveis e procurar por modelos que as atendam. A Pioneer têm uma linha bastante completa e para todos os gostos e, se deseja adicionar um subwoofer futuramente, a única recomendação é que o player tenha ao menos 2 saídas RCA.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  57. Paulo

    Vitor boa tarde, estava pesquisando pela internet e cheguei no seu blog, achei legal, bom… eu queria um conselho, eu comprei um civic lxs, mas não estou gostando do som, eu gosto do graves, mas nada muito tecnico, estava pensando em substituir os alto falante originais para melhorar o som, você poderia acolher a colocar qual alto falante para ter um ganho nos sons graves com qualidade, a loja Ntrix Sound é sua? grato…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Paulo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      A unidade principal (cd, dvd, central, etc.) é a de fábrica? Da preferência por que tipo de música? Quanto está disposto a investir?

      Trocar os alto falantes das portas ajuda, no entanto, pra ter um ganho considerável na reprodução de frequências graves só com subwoofer mesmo.

      São infinitamente mais eficientes e construídos com esse propósito, por este motivo, nem mesmo um bom mid bass em pezinhos terá a mesma eficiência.

      Preciso saber mais sobre o que deseja e quais suas preferências, pra lhe sugerir algo de forma efetiva e sim, a Loja Virtual faz parte da Ntrix Sound.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  58. Ricardo

    Vitor boa tarde,
    obrigado pela resposta anterior. Ao analisar algumas de suas sugestões em outros comentários, elaborei um projeto, gostaria que avaliasse e me desse seu parecer sobre a qualidade dos equipamentos, se existe compatibilidade e possibilidade de estar utilizando este conjunto para a instalação no golf afim de obter qualidade sonora no seu interior, e se houver, me aponte as possíveis alterações:

    - Kit 2 Vias Bravox CS60d Diamond 140 RMS(Dianteira);
    - Coaxial Bravox CX60b 120W RMS(Traseira);
    - Amplificador Taramps TS400 x 4;
    - Subwoofer Bravox Premium Plus P12x 220w RMS;

    É possível obter uma boa qualidade sonora no interior do veículo com essa configuração?
    A instalação adequada seria o kit 2 vias e o subwoofer ligados no amplificador(sendo 2 canais para o kit 2 vias e os outros 2 em ponte para o subwoofer)?
    E os coaxiais ligados diretamente no player?

    Desde já muito obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Ricardo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Na minha opinião, um conjunto de entrada muito bom (com exceção ao kit 2 vias) e, acompanhado de uma boa caixa acústica e instação, têm tudo pra ficar legal no interior do Golf a um custo bastante acessível.

      No que diz respeito a instalação, está correto, nada a acrescentar. Já sabe qual o tipo da caixa acústica que vai usar? Que tipo de música costuma ouvir?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Ricardo

        Boa tarde Vítor blz,

        no comentário anterior você disse que o conjunto que citei é muito bom exceto o kit 2 vias.
        Esse kit não é bom?
        O Bravox CS60d 140w RMS,
        ou, Bravox CS60d 130w RMS seriam melhores?
        Qual você me sugere?
        Quanto ao amplificador seria melhor este Taramps TS400 x 4 mesmo, ou o Banda 2.4 D?
        A caixa acústica seria para o subwoofer certo, não sei qual modelo utilizar gostaria que me orientasse. No carro curto músicas com batidas fortes tipo funk e hip hop. Por gostar de graves optei pelo sub de 12, mas você acha que se eu usar o de 10 ficaria melhor?

        Desculpe tantas perguntas, mas é que não tenho tanto conhecimento nessa área e gostaria de ter certeza que vou ter uma boa qualidade sonora antes de comprar os equipamentos.

        Desde já muito obrigado.

        Corrigindo: o segundo kit 2 vias que quis citar é o Bravox CS60B 130w RMS e não CS60d 130w RMS.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Ricardo,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Pelo contrário, trata-se de um bom kit 2 vias e, por este motivo é a exceção. Trata-se modelo intermediário, diferente do restante do projeto, que possui componentes de entrada.

          Eu, particularmente, dou preferência pelo Banda pelo histórico de negócios que temos com a fabricante, no entanto, são amplificadores muito semelhantes e acredito que ambos os modelos o atenderão muito bem nesse projeto.

          Está correto novamente, por conta do tipo de música que dá preferência, o melhor é adotar um subwoofer de 12 polegadas em caixa dutada.

          Não se preocupe com a quantidade de dúvidas, o objetivo do nosso Blog é esse mesmo.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  59. Pablo

    Boa noite,

    Tenho um palio 2013 e coloquei 2 sub nitro de 12 com 2 modulos corzus 1001 e 1002, com um dvd positron 6110av, mas estou insatisfeito pois neste aparelho não há regulagem para o sub, tendo somente uma regulagem básica. Estava pesquisando um radio pionner e achei o modelo mvh-358BT e gostaria de saber se vale a pena trocar, vi que ele so possui uma saída rca. Faz alguma diferença ter somente 1 saida rca no meu caso que tenho 2 sub? ou não tem nada a ver, se possivel poderia me explicar um pouco mais sobre isso, pois não entendo muito. Se fosse o caso poderia me sugerir algum radio pionner ou jvc. Desde já agradeço a atenção. Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Pablo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quais exatamente são os modelos dos amplificadores Corzus? Acredito que trata-se da linha Hi-Tech (sigla PWR), mas não me recordo de um modelo 1001.

      Acredito que o MVH-358BT da Pioneer atende sua necessidade inicial, proporcionando controle independente do subwoofer e ambos os amplificadores podem usá-la sem impedimentos.

      Resumidamente, adotar um player com uma única saída RCA impõe algumas limitações, em um futuro upgrade no som.

      Se adotar um segundo amplificador para o estéreo, por exemplo, terá de usar as saídas tradicionais de fio, que estão mais sujeitos a interferência externa ou será necessário adotar um conversor RCA. Ainda assim, ficam faltando funções de ajuste específicas para o estéreo, por conta das limitação do player.

      Enfim, deve ponderar sobre o assunto e ter certeza de que não irá mudar nada no seu projeto de som ao longo do ano, caso contrário, sugiro adotar um player com 3 saídas RCA (front + rear + subwoofer). Um modelo da Pioneer com bom custo x benefício seria o DEH-X6580BT.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • pablo

        Bom dia,

        Sua resposta foi de extrema importância. Acabei adquirindo um deh-x8580bt com 03 saidas rca. Estou muito satisfeito com o aparelho, e o som melhorou horrores, com o controle de sub e de graves. Preferi adquirir este pois mais para frente irei fazer um upgrade no som. Agradeço a atenção e a ajuda prestada.

        Comentar
  60. Claudio

    Vitor, boa tarde.
    Comprei um Peugeot 208 Griffe com som de fábrica, 2 tweeters e dois falantes de 6 na parte superior da porta dianteira, inclusive os tweeters, e dois falantes de 6 na porta traseira. O som é o muitimídia, como disse antes, também de fábrica. Não estou satisfeito com a qualidade do som. Numa escala de 0 a 30, o som só é audível a partir do 10 e após o 25 ocorre razoável distorção. Pensei em manter os tweeters de fábrica e instalar dois midbass nas portas dianteiras e um par de coaxiais nas traseiras. Gostaria de ter sua opinião a respeito e sugestões, inclusive quanto ao uso de pequeno módulo e marcas. Tenho, do antigo carro, um módulo mono de 360w e uma caixa com um sub bomber de 10 slim que pode ser colocada sob o banco. Vale a pena colocá-la? Tenho interesse em som ambiente embora algumas vezes goste de um som mais alto. Não consegui junto á Peugeot as especificações do sistema. Por motivos de garantia, gostaria de fazer o menor número possível de alterações.
    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Claudio,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O ponto fraco das centrais multimídia em geral, não só as de fábrica, é a grande variedade de funções e, normalmente, o fabricante deixa a qualidade sonora em segundo plano.

      Trocar os alto falantes ajuda, acredito que terá um conjunto mais dinâmico se comparado aos falantes originais (são projetados pra tocar com a potência da central original), mas não resolve o problema com o volume, pois a potência enviada da central permanece a mesma (algo entre 18 e 25w).

      Como não há especificações claras sobre os alto falantes de fábrica, sugiro testar o conjunto atual com um amplificador. Deste modo, é possível ter certeza se o único inconveniente é a potência da central original e não necessariamente os alto falantes.

      O ideal é trocar todo o conjunto de alto falantes de fábrica por modelos comerciais e adotar um amplificador, pra assegurar um bom rendimento do conjunto mesmo com volume baixo.

      Qual a marca/modelo do amplificador? Essa caixa slim da Bomber é bem vinda no sistema, pois aumenta a eficiência na reprodução das frequências graves no interior o veículo.

      Sabe informar quantos ampères possuí a bateria original? Normalmente têm entre 45 e 55Ah e talvez seja necessário escolher entre o amplificador para os alto falantes e para o subwoofer, devido ao consumo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • claudio

        Bom dia Vitor.
        Como disse, pretendo manter os tweeters originais. Pretendo usar um módulo Stetson Vision 380.3 com 2 saídas estétreo e uma mono. As saídas estéreo serão usadas nos alto falantes e teweeters das portas. A saída mono será utilizada para uma caixa slim da Bomber (tenho duas, de 8 e de 10, qual a mais adequada para ficar sob o banco?) As saídas estéreo serão usadas para as portas. Vou abrir mão do balanço. Pretendo colocar dois midbass JBLSelenium de 6 pol, 70RMS, um em cada porta dianteira, próximo aos tweeters e 2 JBLSelenium de 6 pol, triaxias, 50 RMS nas portas traseiras. Gostaria de receber sugestões a respeito. Outra opção é não usar o subwoofer, usar dois coaxiais na traseira e um amplificador Stetson Vision 400.4, sem abrir mão do balanço. Quero qualidade de som no interior. Passo muito tempo dirigindo. Aguardo sugestões.
        Obrigado
        Abs,
        Cladio

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Claudio,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Sugiro adicionar alto falantes coaxiais na traseira, no lugar dos triaxiais, pois a interferência será menor sob o 2 vias na dianteira.

          Quanto a caixa slim da Bomber, dou preferência pela de 10 polegadas, mas certifique-se de que cabe embaixo do banco. Não recomendo dispensar o subwoofer, por mais que seja slim o rendimento da reprodução dos graves é infinitamente melhor que os mids das portas.

          Acredito que o melhor caminho é ligar ambos os alto falantes dianteiros e traseiros nos canais estéreo do amplificador e o subwoofer no canal mono. Apesar da relativa perda do controle do fader, terá um som capaz de reproduzir todas as faixas de frequências (graves, médios e agudos).

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  61. Rafael

    Bom dia !!

    Tenho um ONIX, com sistema de som MYLINK de fabrica, estou querendo trocar os 4 falantes das portas, e incluir um modulo, somente para dar qualidade ao interior do carro… o que me sugere? Orçamento até 700 Reais !

    Abraços

    PS:Lembrando que é falante de 6″

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Rafael,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que pode investir no básico, um kit 2 vias de entrada na dianteira, coaxiais atrás e um amplificador 4 canais com algo próximo dos 50w em 4 Ohms.

      Dê preferência por modelos com entrada tradicionais de fio (hi-input) e RCA (low-input), desse modo, a instalação será facilitada e num futuro upgrade – ao trocar de player – poderá mantê-lo no sistema sem que seja necessário adotar outros componentes.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se desejar posso lhe sugerir alguns modelos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Rafael

        Obrigado Vitor !

        Porem, não tenho espaço para o Kit 2 vias, e não pretendo adaptar, seria somente a troca dos falantes… Colocaria coaxial atrás e na frente? Quanto ao modulo, pretendo esperar um pouco, para não perder a garantia do veiculo, visto que o Mylink não possui RCA.

        Abrs

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Rafael,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Sim, se for possível adotar alto falantes coaxiais é melhor, mas se o orçamento estiver apertado poderia partir para modelos triaxiais, que o custo é mais acessível.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  62. Remi Barros

    Victor Lima, boa noite.

    Antes do mais, parabéns pelo blog. Suas opiniões são muito precisas, equilibradas e imparciais. As informações técnicas ditas por você, são verdadeiras aulas.

    Eu era cru, zerado, em termos de som. Fiz um mini-curso no seu blog e aprendi bastante coisa! Contudo, como comecei agora, ainda me restam uma série de dúvidas. Gostaria de tirar apenas algumas, pois estou prestes a comprar os alto-falantes para meu carro.

    Possuo um celta 2014. Optei por não colocar a preparação, pois na GM custa R$ 600 (Belém/PA).

    Gostaria de investir até R$ 400 nos alto-falantes. Preço apertado rs. Já possuo o player. Trata-se de um pioneer de entrada, o DEH – 1816ub (míseros 23w por canal).

    Já vi que você dá primazia aos coaxiais em detrimento dos triaxiais e dai por diante, por razões óbvias e muito bem explanadas no artigo em foco.

    Minha dúvida reside nesses 23w RMS por canal. Isso quer dizer que eu estou limitado a isto, caso não opte por um amplificador?

    Ou seja, ainda que eu compre um pioneer/bravox/JBL de 150w por canal, eu só terei os 23w, pois é o que o player transfere?

    Ademais, quero comprar um kit 2 vias da bravox. Acredito que o Celta não tenha “espaço” ou suporte para tal (tuíta). Neste caso, o instalador consegue fazer alguma adaptação, com os fios escondidos?

    Atrás colocarei coaxial, também da bravox. Ou seja, independente se eu comprar 50w ou 200w por canal eu só terei os 23w? Porque se for assim, nem vou me bater procurando esses acima de 40w.

    Quero um som de qualidade, apenas para um som ambiente e ouvir louvores. Se tiver uma dica de graves eu aceito rs.

    Forte abraço.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog e pelo respeito aos leitores.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Remi,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Fico feliz que tenha gostado e, principalmente, aprendido bastante com o conteúdo aqui do Blog. Realmente, há mais conteúdo nos comentários do que propriamente nas matérias e preciso melhorar isso, deixar o conteúdo mais organizado pra que todos possam fazer como você mais facilmente. Agora vamos as suas dúvidas:

      Exatamente, no entanto, não encare como uma limitação e sim como a capacidade do cd player. Veja que o menor dos amplificadores, exercendo uma única função, parece grande se comparado a qualquer cd/dvd player 1 DIN.

      Importante esclarecer também que os 23w são a potência máxima, ou seja, com volume moderado a potência será ainda menor nos alto falantes, mas não se deixe levar pelos números, a maioria esmagadora não usa amplificadores em seus carros e está satisfeito com o rendimento.

      Acredito que sim, há alguns locais que o instalador poderia colocar o tweeter, sugiro ler a matéria Onde instalar os tweeters do kit 2 vias?.

      Um bom conjunto e que pode ou não ser amplificado, por exemplo, é o CS 60B (ou CS 50B, se for o caso) e o CX 50B ambos da Bravox. Daí pode avaliar se o amplificador se faz necessário e, se sim, adquiri-lo futuramente.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Remi Barros

        Boa noite, Vitor!

        Jamais peça desculpa pela demora, pois isso é injusto. Nós, leitores, o compreendemos muito bem! Você nos presta um serviço automotivo de utilidade pública rs.

        Fico muito agradecido pelas explanações e pelas dicas! Não vou dizer que vou segui-las, pois eu já segui-las rs.

        Até agora estou com a seguinte configuração (comprei tudo).

        Player pioneer
        Kit 2 vias CS 50B da bravox
        Kit coaxial CX 50B da bravox

        Pretendo comprar uma força. Na leitura dos comentários, vi você sugerindo uma Banda, Taramps e uma Falcon. Eu pretendo comprar a Taramps TS-400 x4

        A dúvida é a seguinte: qual a diferença entre a Taramps TS-400 x4 e a Taramps TS-400 x4 EF?
        Ademais, qual você me recomenda?

        Vou comprar um sub da brabox, acho que tem algo em torno de 200w (12″ premium plus).

        Outra coisa, essa força é de 4 canais. No caso, como a “potência” será distribuída? Ora, o kit 2 vias tem 130W, o Coaxial 120W e o módulo 200W. Será que esse módulo amplificador “se garante”?

        Forte abraço!
        Muitíssimo obrigado pela paciência, respeito e atenção.

        Comentar
        • Remi Barros

          Vitor, boa noite,

          Já sei a diferença entre os módulos.

          A dúvida persiste apenas quanto à potencial os 400W serão suficientes para gerar um som de qualidade para alto falantes de 130W, 120W e um sub de 200W?

          Alguma sugestão?

          Forte abraço.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa noite Remi,

            Fico feliz que curta o meu trabalho, esse retorno positivo me motiva a continuar firme e forte com o Blog.

            Peço desculpa, pois trata-se de um trabalho sério, um compromisso que assumi com vocês leitores e, principalmente, devo tratá-los com o mesmo respeito que gostaria de receber.

            Que tipo de música da preferência? Assim sugiro o tamanho do sub e também o tipo de caixa acústica ideal, a linha Premium Plus é uma boa opção sem dúvida.

            Acredito que ambos os modelos Taramps são boas opções e dão conta do recado, inclusive, mantém baixo o consumo de bateria. Não se deixe enganar pelos números, 50w (RMS) – de cada lado – já assegura um bom rendimento do 2 vias Bravox.

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  63. Diego Carvalho

    Meus parabéns pelo blog!
    É de extrema qualidade!

    Possuo um Gol G4 e pretendo montar um som de qualidade. Pesquisei por vários fóruns e acabei adquirindo os seguintes equips:

    Kit 2 Vias 6” 80W RMS Hertz DSK 165
    Sub Woofer Pioneer Ts w310D4 12” 1400w bobina dupla 4ohms
    Banda 8.4D
    Player Pioneer Deh 2250 ub

    Estou em dúvida sobre qual coaxial comprar:
    Coaxial hertz 5” dcx 130
    Coaxial 2 Vias Hertz – Série Energy – ECX-130 – 100W RMS
    KIT COAXIAL 2 VIAS HERTZ – SÉRIE ENERGY – ECX165 – 70W RMS

    A princípio vou instalar apenas o kit 2 vias e os coaxiais, mas gostaria de saber se vale pena já instalar o módulo e ligar os auto falantes.

    A porta do Gol G4 não possui acústica nenhuma e pesquisando vi que algumas pessoas indicam fazer isolamento com manta asfáltica. Porém outras pessoas dizem que não valem a pena pois o custo x benefício é irrisório, uma vez que a porta não ajuda muito. Qual sua opnião?

    Meu conjunto de equips está bem dimensionado? Terei um som de qualidade?

    Quanto à instalação e cabeamento, poderia me ajudar?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Diego,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      No seu lugar, eu particularmente, dispensaria os falantes traseiros. Já possui um kit 2 vias muito bom e, amplificador pelo 8.4D, acredito que de conta de sonorizar o interior do veículo sem impedimentos.

      Outro ponto de atenção é que o DEH-2250 da Pioneer possui uma única saída RCA, ou seja, será preciso adquirir também um conversor RCA para os canais dianteiros, pois o amplificador Banda conta somente com entradas RCA.

      Acredito que qualquer melhoria que aumente a eficiência do sistema é sempre bem-vinda. O tratamento acústico é uma delas, no entanto, normalmente há outros itens que vêm primeiro, como os próprios componentes, sistema de alimentação, caixa acústica, etc.

      Talvez, por este motivo, para alguns a diferença é pequena, pois se o projeto já têm um nível elevado de qualidade, fica difícil obter grandes saltos ao fazer alterações.

      O único equipamento que distoa dos demais é o player, acredito que poderia ser um pouco mais completo e com ao menos com dois pares de RCA’s, pra ter controle independente dos falantes e sub.

      Para os alto falantes sugiro cabos 2×1,5mm, se ficar somente com o kit 2 vias vai precisar de algo entre 7 e 8m. para o subwoofer Pioneer, cabos paralelos de 2×3,00, no máximo 2m.

      Para ligar o amplificador Banda, um porta fusível, o mais próximo possível da bateria do veículo e cabos de 21mm, 5m para positivo e 1m para negativo (considerando o aterramento no chassi).

      Do player para o amplificador, são dois cabos RCA de 2 canais e 5m, um conversor RCA e 5 metros de cabo 1mm para o remote (acionamento do amplificador).

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Diego Carvalho

        Obrigado pela ajuda!

        Mas acabei me confundindo. o Player é uma DEH-2280 da Pioneer e possui 2 saídas RCA.

        Outra dúvida é em relação à bateria. Ainda utilizo a original e a princípio está boa. Será necessário trocar?qual?

        Comprei a preço de banana uma caixa lateral de fibra reforçada e optei pelo sub Pioneer TS-W259S4.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Diego,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          A máxima de consumo do Banda 8.4D é de aproximados 70A e, normalmente, baterias originais tem entre 45 e 55A. O que sugere a troca da bateria por uma de maior capacidade, no entanto, com o veículo ligado e volume moderado, é possível que não tenha problemas.

          Faça o teste: com o veículo ligado e o volume no nível que costuma ouvir, verifique se as luzes do veículo oscilam. Se sim, sugiro trocar a bateria o quanto antes, caso contrário, pode manter como está sem impedimentos.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  64. Guilherme Presotto

    Parabens pelo texto colega, li todos os comentarios e venho humildemente ouvir sua opinião colega…
    Comprei um 308 THP 0, e quero melhorar o som dele, mas sem trocar o player para nao perder a tela retraril… o player nao possui saida rca entao teria que usar adaptador… o projeto que tenho em mente, por enquanto é:

    1 – Modulo Audiophonic Club 800.4
    2 – Subwoofer 12 Jbl Grand Touring Series Gto1214 350w rms
    3 – 1 kit duas vias porta dianteira 6 Gto 608c 140w rms
    4 – 1 par coaxial porta traseira Audiophonic 5 club Cb-525/v2 130w rms
    5 – 2 conversores Rca Anti Ruído Corzus Cvr4.0
    6 – Cabos Rca Stetsom Dupla Blindagem Banhado A Ouro

    O que voce acha? Vai ficar um som bom e de qualidade?
    Dentro dessa faixa de preço, quais mudanças vc faria?
    Grato se puder ajudar, forte abraço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Guilherme,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Eu, particularmente, começaria dispensando os falantes traseiros, pois não poderá ligá-los ao amplificador sem perder o controle do fader e, muitas vezes, somente o 2 vias bem amplificado da conta do recado.

      Poderia, por exemplo, somar o valor dos falantes coaxiais e adotar um kit 2 vias ainda melhor. Se desejar, posso lhe sugerir algumas marcas/modelos.

      Penso também em mudar o kit 2 vias, pois este modelo saiu de linha a vários meses, a JBL lançou a linha 609 (apesar de não ter chego oficialmente no Brasil).

      Em relação ao amplificador, o único ponto de atenção é o consumo, quantos ampères sua bateria possui? Á máxima de consumo, neste caso, é de aproximados 70A e o sistema de alimentação tem de estar bem dimensionado, pra assegurar o rendimento do conjunto.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  65. Beraldo

    Olá, Vitor,

    Cheguei ao seu blog, pesquisando no Google, sobre diferenças entre falantes Coaxiais e Triaxiais.
    Pois bem, tenho um Celta 2012, e até hoje não coloquei som nele, sempre ouço musica pelo celular, ainda não tinha instalado o som, mas por falta de tempo mesmo e também por querer colocar algo legal, mas nada exagerado. Acontece que agora bateu o “cinco minutos” e quero instalar o som no Junior.
    Pesquisando, pesquisando, cheguei ao conjunto:
    1) DVD Player Pioneer DVH-8680AVBT
    2) 4 Falantes Pioneer TS-1330BR 5″ (P/ portas dianteiras, na parte traseira, atras do banco do passeiro, já vem um local pra colocar ele) Sem bem que acho que na traseira tem que ser de 4″.
    Bom não sei qual a qualidade teria esse Kit, mas não preciso de nada muito avançado, apenas um som limpo com um potência razoável para ouvir uns “puts puts” de vez em quando.
    No entanto após ler o que você escreveu e pesquisar um pouco mais, cheguei nessa outra opção.
    1) CD Player Alpine CDE-133BT
    2) Kit Coaxial 2 Vias SPS-510 Alpine.
    A dúvida, Kit ficará melhor? Levando em consideração qualidade do som (agudos, médios e graves). No caso da Alpine, teria que colocar um Subwoofer? Pois não quero ter aquele trambolhão no porta malas ou no tampão.

    Abs, e obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Beraldo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? A partir daí consigo lhe sugerir algo que o atenda e dentro do orçamento proposto.

      Gosto da ideia de partir do Alpine CDE-133BT, apesar de tratar-se do modelo de entrada da marca, está muito acima de outras marcas/modelos de entrada.

      Ao invés dos alto falantes coaxiais, sugiro adotar somente um bom kit 2 vias na dianteira, mesmo ligados diretamente ao player Alpine.

      Adicionar o subwoofer não é necessariamente uma regra e, tão pouco, precisa ser um modelo de 12 polegadas que ocupa grande parte do porta malas.

      Seria interessante pra ganhar eficiência e também um pouco mais de contundência nas frequências graves. Hoje há modelos de 8 polegadas que exigem pouca litragem, ou até opções slim que podem ser instalados debaixo do banco.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Beraldo

        Olá Vitor,

        Opa! Claro que está em tempo de ajudar!!!
        Então pelas contas que fiz acho que até uns R$ 1.500,00. (sem o sub woofer).
        Quanto a tipo de músicas, gosto de dance/eletrônica e rock (pop, punk, alternativo e alguns heavy metal).
        Estive olhando esses sub “compactos” que você falou, inclusive vi um modelo no site de vocês (Caixa Amplificada Fusion CP-AS1080), dúvida que ficou…Embaixo de qual banco vai?
        Outra coisa, você falou que esse Alpine é modelo de entrada, tirando a função DVD, se comparado com o Pioneer que coloquei ainda é melhor?
        Em relação ao kit 2 vias? Que marca/modelo sugere. E outra coisa, esse não é aquele que tem o falante que vai na parte de cima do painel? Onde iria colocar ele no Celta? Tem um encaixe padrão?

        Mais uma vez obrigado pelas dicas.
        Abs.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Beraldo,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Normalmente fica embaixo do banco do passageiro, mas pode variar de acordo com a marca/modelo do veículo. Além do modelo mencionado, outra opção muito boa é a SS-100 da Y2 Audio.

          Acredito que não seja uma comparação justa com o dvd Pioneer, mas o cd player Alpine leva a vantagem e, na minha opinião, é a melhor opção.

          Uma opção muito boa da própria Alpine, por exemplo, seria o SPS-610C que gosto bastante, mas este é de 6 polegadas. Uma opção equivalente e na mesma faixa de preço, seria o Morel Máximo de 5 polegadas.

          Em relação a instalação dos tweeters, sugiro dar uma olhada na nossa matéria Onde instalar os tweeters do kit 2 vias.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
          • Beraldo

            Opa…

            Depois que você falou do Kit 2 Vias, eu fui atrás pra saber como instalar inclusive li esse post.
            Ficou apenas a dúvida quanto ao som mesmo (estilo musical) Acho que o Player está praticamente definido que será o Alpine. Se colocar só o Kit duas vias fica bom?

          • Vitor Lima

            Boa tarde Beraldo,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

            Somente o kit 2 vias + player Alpine fica legal e terá qualidade, no entanto, a potência do player não proporciona um volume elevado, vai depender de suas preferências e de como costuma ouvir seu som.

            Se costuma ouvir o som com os vidros fechados e com volume moderado, por exemplo, acredito que seja perfeitamente possível gostar do rendimento sem amplificador, do contrário, sugiro testar e se confirmar que falta potência (volume) é melhor considerar também a aquisição de um amplificador.

            Outro ponto de atenção é que sem um subwoofer, mesmo um modelo slim, não terá a mesma eficiência na reprodução das frequências graves. De novo, pode gostar do rendimento ou não, vai muito da preferência de cada um e, se sentir falta de batidas mais contundentes, um sub se faz necessário.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  66. Alex Oliver

    Olá Vitor
    Entao.. tenho um corsa sedan 2008. Gll
    Gostaria de colocar um som legal pelo fato de ser sedan queria um som de boa qualidade. Tenho um dvd pioneer 8680 oq vc me aconcelharia? Os altofalantes das portas da frente e os de tras? 6×9 e modulo? Grato
    Alex Oliver

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Alex,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Da preferência por som interno de qualidade no interior do veículo ou som pra fora (trio elétrico)? Que tipo de música costuma ouvir? Quanto está disposto a investir? Essas são algumas perguntas que me ajudam a entender suas preferências.

      Normalmente recomendo kit 2 vias + amplificador + subwoofer, mas como trata-se de um sedan é preciso atenção especial ao tocador de graves, pois é preciso assegurar que não sofrerá com a dificuldade imposta pelo tipo do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  67. Marcos

    Olá, tenho um Fox 2014 e pretendia colocar os auto falantes pioneer ts1730br 6 polegadas na dianteira e traseira para as portas nos encaixes originais, o que você acha? Costuma-se usar falantes diferentes ?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Marcos,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Um projeto de som bastante simples e semelhante aos que saem de fábrica, um som para o dia-a-dia que não exige grande investimento, mas tem suas limitações.

      Depende da experiência/exigência do usuário, a grande maioria se contenta com sistema simples, como o que descreveu, mas noto a algum tempo uma crescente procura por projetos de som melhores e que privilegiam a qualidade sonora.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  68. Guilherme Presotto

    Olá Vitor, novamente obrigado pela resposta…

    Entao, minha bateria é 60A, possuo um 308 thp…

    Dei uma mudada nos itens, no caso hoje, o que pretendo montar de som, tendo qualidade, mas tambem uma economia é:

    1 – Modulo Banda 8.4D 800w
    2 – Subwoofer 12 Jbl Grand Touring Series Gto1214 350w rms
    3 – 1 kit duas vias porta dianteira 6 Hertz DSK 165 160w rms

    Sobre os coaxiais nas portas traseiras, entendo que é dispensável, mas como consegui esse modulo banda a preço de custo, se eu colocar só 1 kit 2 vias na frente vai ficar muita potencia só por kit, correto?

    Ai partiria para os coaxiais 5 da audiophonic…

    Gostaria de saber sua opiniao sobre o kit 2 vias da Hertz, esse DSK 165, li coisas boas sobre ele, o que acha?

    E por favor, me indique um bom conversor RCA e um bom cabo RCA… Estava pensando em ambos da Scosche, conhece?

    Fico no aguardo, brigadao cara!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Guilherme,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Importante esclarecer que, com ou sem os falantes coaxiais na traseira, a potência aplicada no kit 2 vias Hertz será de 100w (RMS). Pode adquirir os coaxiais Audiophonic, no entanto, sugiro ligá-los diretamente no player.

      Sobre o Hertz DSK 165, sem dúvida uma boa opção de entrada e acredito que seja um ótimo candidato pra substituir o JBL que havia mencionado.

      Tenho a marca nos meus favoritos, mas ainda não tive contato com nenhum dos seus produtos, neste caso, não sou a melhor referência pra tecer opiniões.

      Trabalho atualmente com Shok Industries e Stinger, gosto bastante e recomendo ambas as marcas. Se couber no orçamento, sugiro adotar a Série 4000 da Stinger que é ótima e o feedback é muito positivo.

      Já em relação ao conversor RCA, não há grande diferença entre uma marca e outra, pois todas fazem basicamente a mesma coisa. Procure pelos modelos da Stetsom ou DAT Audio, alguns clientes já usaram e não tiveram nenhuma surpresa.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Guilherme Presotto

        Vitor, novamente agradeço pelas respostas, depois me passa sua conta pra eu depositar uma grana kkkkkkkkk

        Entao parceiro, fechei a compra do meu projeto com:

        Sub 12 jbl 1214 350w
        Kit 2 vias Hertz DKS 165 160w
        Modulo jbl 3ez

        Esse modulo dispensa o uso de conversor e dos cabos rca, pois vem uns adaptadores junto com o modulo pra fazer a ligacao direta nele… vi relatos positivos, e pelo que parece fica com bastante qualidade… o que voce me diz?

        obrigado pela ajuda cara, salvei o site nos favoritos, vcs sao diferenciados!
        abraços

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Guilherme,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo e, sinceramente, penso que não seria má ideia receber algumas contribuições voluntárias.

          Gosto dos amplificadores JBL, tem um bom custo x benefício, principalmente se considerar a qualidade que apresentam em detrimento com a potência. Uma pena ainda não conseguir comercializá-los, acredito que ainda não chegaram oficialmente no Brasil, pois não os encontro nos distribuidores.

          Lembre-se que uma boa instalação, cabos de qualidade e caixa acústica são fundamentais pra tirar o máximo projeto desse conjunto. Inclusive, finalizada a instalação mande suas impressões sobre o falante e o módulo (pode ser por e-mail, se desejar) e compartilho com o pessoal aqui do Blog.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver algo mais que possa ajudá-lo fico a disposição.

          Comentar
          • Guilherme Presotto

            Vitor, valeu pela resposta…

            O subwoofer acabou de chegar, no decorrer da semana chega o modulo e o kit 2 vias, ai semana que vem levo pra instalar…

            Me diga, o pessoal da loja disse que vai usar cabo de 6 milimetros para a ligacao do som… vc acha que esta bom? Eu jurava que tinha que ser uns 9 ou até 12… o que me recomenda?

            Posso enviar sim, se quiser monto um texto com fotos pra tu postar no blog sobre as impressoes e alguns detalhes… qual o email?

            valeu, abraços

          • Vitor Lima

            Bom dia Guilherme,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora. A bitola dos cabos positivo e negativo depende basicamente do consumo x distância.

            É possível usar cabos de 6mm, desde que, a distância máxima seja de 2 metros entre o amplificador e a bateria do veículo. Caso contrário, sugiro adotar uma bitola maior pra assegurar o rendimento do conjunto.

            Mande-nos através do e-mail contato@ntrixsound.com.br

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  69. Roosevelt

    Oi Vitor.
    Muito bom o site.
    Tenho um Cobalt com o som original, que já me satisfaz.
    Gostaria de melhorar o som, apenas trocar as caixas, um sub, ou amplificador talvez. Em outros carros que tive, sempre usei Triaxiais.
    A intenção é ter uma melhor qualidade, sem exageros de potência.
    O que você me sugere?
    Grato pela ajuda!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Roosevelt,

      Antes de tudo, da preferência por que tipo de música? Quanto está disposto a investir?

      De início, sugiro adotar um kit 2 vias na dianteira, o que eleva o palco sonoro. Como sempre usou alto falantes triaxiais, sentirá um bom diferença a medida que o palco sonoro sobe e perde-se a sensação de que a música provem dos pés.

      Pra completar o upgrade, sugiro adotar também um amplificador 4 canais mais subwoofer. Nada exagerado e que possa ser usado levando em consideração a capacidade da bateria original, agregando potência e eficiência na reprodução dos graves.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas marcas/modelos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Roosevelt

        Muito boa, sua ajuda.
        Eu quero ouvir musica, tipo MPB, Jazz, gospel… Som para ouvir dentro do carro enquanto dirijo com minha família. Gostaria de gastar até R$ 1.000,00.
        No caso do subwoofer, se realmente for colocar, preciso que seja pequeno, pois sempre carrego cadeira de rodas no porta malas.
        Na parte de traz do carro vai algum auto falante?
        Grato pela ajuda.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Roosevelt,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Sugiro adotar uma caixa ativa (amplificada) slim, que pode ser instalada debaixo do banco do passageiro, poupando o espaço no porta malas sem deixar de lado as frequências graves. A seguir algumas sugestões:

          Kit 2 vias
          NAR Audio 600-CS-1
          Bravox CS 60B
          Fusion CS-CM60

          Amplificador
          Stetsom VS 250.2
          Soundigital SD 250.2
          Corzus HF 252

          Caixa Ativa Falcon X200

          A caixa, neste caso, já conta com amplificador, logo, só é necessário ligá-la ao player e a bateria do veículo. No mais é só escolher o kit 2 vias e o amplificador 2 canais que desejar.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou pudera ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
          • Roosevelt

            Muito obrigado pelas dicas.
            Achei show o lance da caixa slim para os graves.
            Vou me organizar…

            Valeus!

          • Vitor Lima

            Bom dia Roosevelt,

            Fico feliz que curta o nosso trabalho, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo na aquisição de algum dos produtos fico a disposição.

  70. Rafael

    Boa noite Vitor! Li um pouco e gostei muito do site, parabéns.
    Vamos lá, tenho uma nova ranger cabine simples e gostaria de um som interno de qualidade. Possuo um sub na caixa selada fosgate 10″ slim, um módulo roadstar power one com 4 saídas e outro buster cujo desconheço qualquer informação e ja se encontra instalado nela ligado a caixa selada. Gostaria de colocar um kit duas vias nas portas, porém nao sei quantas polegadas cabem e qual marca devo escolher, me sugeriram mtx, o que acha? Acha que devo colocar o power one na caixa selada e duas saídas para os kits duas vias ou entao usar os dois módulos de alguma forma?? (orçamento até R$ 1000,00) Agradeço des de já, forte abraço!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Rafael,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual o modelo exato do sub Fosgate? Se este for bobina simples de 4 ohms, por exemplo, acredito que pode usar um único amplificador para todo sistema e, consequentemente, diminuir o consumo de bateria.

      Quanto a marca/modelo do kit 2 vias, atualmente há uma boa variedade de opções no Brasil. A MTX não é importada oficialmente, mas acredito que seja uma boa opção.

      Quanto ao tamanho dos alto falantes, não encontrei nenhuma referência atualizada, mas acredito que pode partir para modelos de 6 polegadas. Dependendo do modelo, talvez seja necessário um baffle em MDF, mas nada que não caiba no orçamento.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Rafael

        Muito obrigado Vitor, qualquer outra duvida venho aqui te pedir uma outra mao!!

        Nao sei te falar ao certo o modelo do sub fosgate, porém troquei meu módulo por um power one e o sub funcionou perfeitamente, até os kit duas vias que parece ser original deu uma excelente qualidade. Estou muito satisfeito com o som, obrigado pelas sugestões.

        Comentar
  71. Eduardo Teixeira

    Primeiramente gostaria de parabenizar pela matéria e pela atenção dada aos leitores do site.

    Comprei um crossfox e gostaria de renovar o som que veio dele de fabrica. O que você me recomendaria? Pelo que li. O ideal seria:

    1 par de duas vias na frente com o tweeter que vem na coluna do parabrisas que funciona muito bem.
    1 par de coaxiais nas portas traseiras
    1 subwoofer no porta malas
    1 modulo stereo para amplificar a potencia dos falantes.

    Seria isso mesmo? Mais alguma dica ou correção?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Eduardo,

      Exato, essa configuração é bastante simples, porém muito eficiente e, com uma boa combinação, o resultado no interior do veículo é muito bom. Da preferência por que tipo de música?

      Ainda ficam faltando: um bom player, cabos (RCA, força e alto falante), caixa acústica e acessórios usados na instalação, sem mencionar a mão de obra.

      Exato, essa configuração é bastante simples, porém muito eficiente. Ainda ficam faltando nessa lista, um bom cd player, cabos, caixa acústica e acessórios usados na instalação, sem mencionar uma boa mão de obra.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  72. leandro

    Olá boa tarde!
    Tenho um punto 2013 e troquei os 4 auto alto falantes nas portas que já eram bons, 2 de 6p dianteira e 2 de 5p traseira cada um de 20 rms por 4 de 60 rms triaxial da selenium respectivamente. Acrescentei um módulo de 4 canais
    B52 Rc855 1800 Wrms e um sub woofer. O som ficou ótimo, porém percebi que os falantes das portas distorcem, aí tenho que diminuir o grave no máximo. O que tenho que fazer para isso não acontecer, sendo que os alto falantes originais nunca distorciam, e tinham um imã praticamente igual aqueles de televisão.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Leandro,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo da unidade principal (cd, dvd, etc.)? Como está configurado o controle de ganho dos canais estéreo?

      Difícil dizer, sem mais detalhes, porque os alto falantes das portas distorcem, a distorção em si pode ocorrer por vários fatores. Suspeito que possa ser o controle de ganho, pois a medida que diminui o volume a distorção também diminui, mas temos de eliminar as possibilidades aos poucos.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  73. claudio valls faroli

    boa noite estou com uma duvida tenho palio atracttive 4 portas 2014 ele veio sem os alto falantes, comprei par Alto-falantes Bomber Top 6″ Triaxial 140W RMS este ja instalei na parte dianteira , gostaria de saber qual alto falante devo instalar na parte de tras, eu tenho dois modelos em mente,
    Alto-falantes Bomber Top 5″ Triaxial 140W RMS e o Par de Alto-Falantes 5″ JBL Selenium Triaxial 5TR6A – 120 Watts RMS
    se esses dois modelos serve na porta traseira. obrigado
    parabens pela matéria

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Claudio,

      Ambos os modelos mencionados, estão no tamanho correto para as portas traseiros do novo Palio, e não há grandes diferenças entre eles, acredito que independente da escolher que fizer se encaixam no seu projeto de som sem impedimentos.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  74. ricardo

    Tenho um fiesta rocam sedan 2011 com kit my connection original de fabrica…

    gosto do aparelho original porem tem duas coisas que me desagradam:

    1 – leitura lenta do pen-drive e alguns travamentos (pelo que parece sao devido alguns caracteres ‘invalidos’ no nome das musicas, dai ele passa para proxima musica ou entao muda a fonte, vai para fm ou cd por exemplo)
    2 – quando se aumenta o volume, geralmente acima de 9…ele corta um pouco os graves, prevalecendo mais os agudos…provavelmente pq os alto-falantes originais nao sao tao potentes e dai faz isso para nao distorcer o som…

    estou pensando em trocar o aparelho por um Pionner mvh-358bt ou mvh-x368bt (que tbm tem bluetooth, e permite fazer/receber ligacoes alem de ouvir musica do celular) pois dai acaba essa ‘frescura’ dele cortar as frequencias baixas a partir de um determinado volume, e tambem essa questao de leitura lenta ou travamentos do pen-drive

    e aproveitando tbm ja trocaria os falantes dianteiros pelo menos, por um kit 2 vias. dai estou pensando no Bravox CS 60 U ou CS 60 K ou CS 60 D.

    resumindo: gostaria de resolver esses problemas e tbm melhorar um pouquinho mais a qualidade do som sem gastar muito. nao tenho necessidade de modulo nem sub.
    eu tinha um fiesta street que tinha apenas um pionner e falantes dianteiros que me atendiam muito bem.
    como este atual tem falantes nas portas traseiras tbm, entao acredito que ficaria ainda melhor que meu carro antigo ne?

    minhas duvidas seriam:

    1 – o som original tem 20w de potencia por canal, este pionner que pretendo comprar tem 23w.
    se eu a principio trocar apenas o aparelho, sera que os falantes originais aguentariam? ou teria mesmo que troca-los?

    2 – caso eu decidisse continuar com o aparelho original, tem algum esquema de colocar capacitor/resistor ou qualquer outra coisa no cabo que vai pros falantes, para que ele nao corte as frequencias baixas quando o volume esta mais alto?

    3 – se eu trocar o aparelho e substituir os falantes dianteiros por kit 2 vias, haveria realmente necessidade de mexer nos falantes traseiros?

    desculpe o texto longo e agradeço a todos desde ja…

    Comentar

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


5 + 8 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>