Banner Loja Ntrix Sound

Esquema de Instalação Banda Voxer 2.4

Ainda recebo e-mails com dúvidas quanto a Instalação do Amplificador Banda Voxer 2.4, muito em parte pela postagem que fizemos “Instalação Banda Voxer 2.4”, que abordava um Erro de Instalação. Foi então que resolvi complementar o Post anterior com mais informações e imagens, detalhando de forma correta e mais clara a Instalação do Voxer 2.4.

O Projeto em si é simples, conta com um Player, o Banda Voxer 2.4 e dois pares de Alto Falantes. O Player deve ter pelo menos dois pares de saídas RCA, caso o seu Player tenha uma ou nenhuma saída RCA, utilize um conversor RCA entre o Player e o Amplificador. No nosso exemplo, vamos supor que o Player disponha de pelo menos dois pares de RCA.

Para um Projeto de Som de Qualidade sugerimos Alto Falantes 2 Vias na Dianteira e Alto Falantes Coaxiais para as portas Traseiras. Porém esta não é uma regra, podendo-se fazer a instalação com qualquer Alto Falante.

A primeira imagem ilustra as ligações entre o Player e o Amplificador, são os cabos RCA e o cabo do Remote (responsável pelo acionamento do Amplificador). Mais simples, o único ponto de atenção é para as Entradas RCA, onde R1 e R2 são respectivamente os canais Esquerdo e Direito dianteiros e do mesmo modo os canais R3 e R4 os traseiros.

Esquema Instalação Banda Voxer 2.4 - Alimentação e RCA

A alimentação do Amplificador não deve ser menor do que 12,6 volts e tanto positivo quanto negativo devem usar cabos com no mínimo milímetros. O positivo deve vir direto da Bateria e o negativo deve ser aterrado ao chassi do veículo.

A segunda imagem ilustra como ligar os Alto Falantes as saídas do Amplificador Banda, que devido as 3 saídas, uma a menos do que o convencional, pode confundir o instalador.

Esquema Instalação Banda Voxer 2.4 - Alto Falantes

Outro ponto de atenção é a passagem dos cabos, para evitar interferência elétrica entre os cabos de Alimentação e os Cabos RCA ou dos Alto Falantes a passagem destes deve ser feita por lugares diferentes.

As duas chaves seletoras entre Stereo e Mono, localizadas no Painel Frontal do Banda Voxer 2.4, devem estar na posição Stereo, devido a nossa configuração com dois pares de Alto Falantes, um para cada Canal do Amplificador.

Os Cards que definem o tipo do Filtro Crossover (Hi-Pass, Low-Pass ou Flat) por padrão vêm com o modo Flat selecionados. Caso o seu Projeto já conte com um Amplificador + Subwoofer para reprodução dos Graves, mude o Card para o Filtro Hi-Pass. Isso irá diminuir o esforço do seu Alto Falantepara reproduzir as faixas de freqüência mais baixas e conseqüentemente aumentar a vida útil do equipamento.

Ficou um pouco extenso, mas acredito que deu pra esclarecer com mais detalhes a Instalação do Banda Voxer 2.4, se ficou alguma dúvida, tiver alguma crítica ou sugestão pra melhorar este tipo de Postagem, deixe seu comentário.

57 comentários em “Esquema de Instalação Banda Voxer 2.4

  1. Jebdias

    Olá,

    Td bem? mto bom seu Blog, vi que vc entende bastante de som automotivo e procura ajudar sempre, parabéns e muito obrigado antecipadamente…hehehe.
    Gostariad e uma ajuda sua, estou para montar um som em um Agile GM.
    Já possuo alguns equipamentos tais como Sub Bomber DUB 12' 200w (acho q é isso), 1 kit 2 vias bravox CS50B (colocarei atrás), um player kenwood KDC-BT6048U, caixa selada lateral para o sub, e um modulo falcon HS960 (acho q não dá pra utilizar neste prox projeto).

    Tb Pensei em adquirir 1 kit 2 vias Bravox CS60D (frente).

    O grande problema q estou encontrando é o modulo, por falta de conhecimento ainda estou bem perdido… hehehe.

    Pensei neste Banda Voxer 2.4, mas, não sei se aguenta a config, e tb não faço idéia como ligaria.
    ou então em um Falcon F 400M ou 350M.

    Tb não sei se poderia usar o falcon Hs960 (3 canais) em conjunto com o F400 ou Voxer 2.4.

    Vc poderia me dar alguam idéia?

    Mais uma vez Mto Obrigado!

    Comentar
  2. Vitor Hugo

    Bom,

    O Jesse (Jebdias) acabou me ligando pra tirar suas dúvidas. Falamos muito a respeito da idéia que ele tinha pro seu Projeto de Som.

    O Carro em questão é um Agile e o Jessé é músico, com um gosto musical muito eclético, que pode variar de um Rock a Música Clássica. Logo a fidelidade sonora é o Foco, com médios e agudos lineares e graves contundentes, mas não necessariamente super potentes, resumindo um Projeto SQ equilibrado e de Qualidade.

    Trocamos alguns e-mails posteriormente e o que era pra ser um Projeto SQ de entrada, passou a ser um Projeto com equipamentos muito mais sofisticados e voltados especificamente para a Qualidade. Dentre eles estão o kit 2 vias Morel Tempo 6, destinado as portas dianteiras, bem como o Amplificador Hertz HE4, equipamentos realmente diferenciados.

    O projeto ainda não está completo, ainda não se definiu qual o Subwoofer que irá completar o Projeto de Som, mas dentre as marcas mencionadas estão JL Audio, Rocksford Fosgate e JBL.

    Acompanhe também pelo HT Fórum http://www.htforum.com/vb/showthread.php/173366-SOM-DE-QUALIDADE-INTERNA

    Agora temos de aguardar pra ver o resultado, o Jessé se dispôs a nos mostrar o resultado final. Quem sabe não fazemos uma matéria a respeito em breve.

    Comentar
  3. Anonymous

    Bom dia Vitor Hugo,

    Me desculpe se for postado 2 mensagens. A 1ª não expliquei direito o que estava ocorrendo.

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Muito bom!!!!

    Estou com o seguinte problema: meu sub está fazendo um ruído estranho nas batidas (não um ruído permanete), parece “estourado”, meio “raspando”. Quando volume é maior o grave também aumenta e vc nao percebe este ruído, mas para ouvir numa boa com pessoas no carro fica horrível, principalmente se estiver na rádio.

    A instalação da Banda está utilizando os RCAs 2 e 3 ligados nas saidas RCAs SUB do player (o instalador que fez). No manual diz que 2 bridges se utiliza os RCAs 2 e 4 no amp. Experimentei mudar eles de posição e o ruido em determinadas batidas continua o mesmo….as chaves do amp estão as 2 em mono….as config so player estão realizando o corte para o sub (abaixo de 50hz) e para os falantes (acima de 100hz)….também experimentei aumentar e diminuir um pouco estas regulagens e o barulho só piora….o cartão do amp está em flat (pois acredito que realizando os cortes via player não é necessário alterar o cartão). Inclusive o único teste que nao realizei foi alterar a posição do cartão.

    Configurações: Banda 2.4 Voxer (2 bridges mono de 180W cada) ligados em um pioneer 309 (cada bridge em cada bobina)
    Player Pioneer 8880 BT
    Caixa: selada 45L

    O que será que está errado? a config dos RCAs?!?!

    Obrigado e Abraços!

    Maikon

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Maikon,

      Me parece que o problema está na Caixa Selada e não no Amplificador. Ligar cada Bridge em uma bobina não é o indicado, mas acredito que não seja a causa do problema.

      Acredito que o problema seja a Litragem da Caixa Selada e que o Sub está batendo (“raspando”) no fundo. Uma consulta rápida ao Manual do TSW-309 e o indicado pela fabricante são aproximados 35 litros, minha sugestão é primeiramente rever o projeto da caixa.

      Sugiro também que use o Crossover do amplificador, mesmo que os cortes sejam feitos pelo Player. O Voxer 2.4 possui Indicador de Clipping (distorção na saída de áudio) e que é de grande ajuda pra não queimar seu Sub.

      Você está certo quanto a posição dos cabos RCA, que devem estar posicionados nos Canais 2 e 4. Um erro compreensível, pois a versão antiga (VX2.4) tinha os Bridges nos Canais 2 e 3.

      Obrigado pelo seu comentário, sinto não poder ajudar mais com relação ao seu problema. Se tiver mais alguma dúvida, fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      Bom dia Vitor Hugo,

      Cara, muito obrigado pela dica, pois também estava desconfiando da caixa…

      Lendo alguns fóruns, estou pensando em aproveitar a caixa (atualmente com 45L) e colocar um duto de 4″ nela com 15cm de comprimento.

      Depois de vc confirmar o erro na instalação dos bridges no amp. ficou uma dúvida: os RCAs utilizados no módulo (instalador) eram o 2 e 3, mas o correto seria 2 e 4. Mas porque o som não alterou em nada quando realizei as trocas de posição????

      E mais uma vez muito obrigado!!!

      Abração!

      Maikon

      Comentar
    • Anonymous

      Vitor Hugo,

      Novidades quanto ao caso!rs…

      Fui novamente no instalador e verificamos 2 coisas: 1) a ligação conforme manual, bridge usando os RCAs 2 e 4 não funciona, tem que usar mesmo conforme o modelo antigo (RCAs 2 e 3)…ele testou na minha frente…

      2) o barulho que sai no sub vem do amplificador….ele vez vários testes (inclusive trocando o sub) e vimos que quando ligados os 2 bridges em qualquer falante era produzido o “raspado”, e ligando somente 01 bridge (qlqr um dos 2)no falante o ruído para….mas ele volta com os 2 bridges…
      Ele mesmo não sabe dizer o que ocorre e vai na próxima 6ª conversar com o representante da banda para verificar se é problema no módulo…

      Qlqr novidade deixo um comentário e mais uma vez obrigado!

      Abraços,

      Maikon

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Maikon,

      Bom, como eu disse anteiormente esse tipo de instalação não é indicada. Estou surpreso por causar este tipo de interferência no Subwoofer.

      Como está a ligação nas saídas de áudio (fios que vão para o subwoofer)? Uma vez que o bridge tem ligações diferentes de cada lado do Banda 2.4.

      Obrigado pelo seu comentário e nos mantenha informado sim.

      Comentar
  4. Caiã Fleixer

    Fala galera,

    To fazendo o projeto do meu peugeot 206, que conta com duas potencias, uma para o subwoofer (bravox endurance de 12pol 800rms) que é essa: Módulo Amplificador Banda Ice 800 1 Canal 800w Rms, e a outra (provavelmente essa voxer que está sendo mostrada) para os dois kit duas vias que cito abaixo, mas tenho dúvida ainda na forma que vou colocar esse amplificador voxer 2.4 para os kits.

    Instalando dessa forma que está sendo mostrada no tópico, qual a impendancia que vai sair para os pares de altofalantes ? É porque tenho dois kits duas via da bravox de 4ohm (dianteiro: Kit 2 Vias 6 Polegadas Bravox Cs60 K Kevlar 140w Rms 4 Ohms / traseiro: Kit 2 Vias 5 Polegadas Bravox Cs50 K Kevlar 140w Rms 4 Ohms), vai ficar certinha a impendancia se instalar exatamente assim ? Se não, qual seria a forma para eu instalar esse amplificador com esses dois kits para a impendancia ficar da melhor forma possível ? Sem esquecer que quero uma ligação sterio, para ter aqueles efeitos de algumas músicas (esquerdo-direito).

    Outra coisa, meu cd player (Dvd Pioneer Dvh-7380av 1 Din Usb Frontal Tela De 3 Polegadas) só tem duas saídas (uma para o subwoofer e a outra que diz que é para os altofalantes dianteiros e traseiros), então dessa forma pensei o seguinte: – Ligarei um cabo RCA normalmente no player, uma ponta vai direto para o amplificador do subwoofer, e a outra que seria para os altofalantes eu pensei no seguinte para instalar que nem mostrado nesse tópico:

    Eu colocaria um “Y” (com uma fêmia e dois machos) na ponta de RCA que sai do player para os alto falantes aí eu ficaria com duas pontas de macho daí em cada ponta eu colocaria mais um “Y” (com uma fêmia e dois machos), aí dessa forma eu iria ficar com 4 machos de RCA para ligar nessa voxer 2.4 da mesma forma que está sendo mostrado aqui nesse tópico. Estou certo no que estou pensando em fazer ? ou existe uma forma que eu não precise ter que colocar esse bocado de “y” que aproveite o máximo de meus kits ? Desculpa, é que sou novato nesse mundo de som.

    Muito obrigado ! Esse blog já me ajudou bastante, está recomendadíssimo !

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Caiã,

      Desculpa pela demora, quem determina a impedância de trabalho neste caso são os próprios alto falantes. Assim são 4 Ohms de impedância em todos os alto falantes, com potência aproximada de 45 watts (RMS).

      O problema ao fazer a instalação usando o “Y” é perder o controle do fader (que atenua entre a frente à traseira do veículo). Seguindo essa instalação ao atenuar o Som para frente só vai ouvir os 2 kit's e se fizer o contrário só vai ouvir o Subwoofer.

      A melhor opção seria trocar o Player por um de 3 saídas RCA com controles independentes para os alto falantes e subwoofer, mas se não tiver a intenção de trocá-lo, pode adotar um conversor RCA para as saídas traseiras de fio e ligá-las ao Amplificador Banda.

      Obrigado pelo seu comentário, fico feliz em poder ajudar. Se ficou alguma dúvida ou quiser alguma indicação de Player fico a disposição.

      Comentar
    • Caiã Fleixer

      Blz Vitor, muito obrigado desde já !

      1 – Mas eu fiquei encafifado com uma coisa que vc falou “com potência aproximada de 45 watts (RMS)” Mas os meus altofalantes dizem que a potencia nominal (de cada um) é de 70rms, então quer dizer que eu instalando dessa forma não vou aproveitar o máximo que eles tem a dar ?

      2 – E fazendo conforme eu estava pensando colocando 3 y (para instalar igual ao mostrado aqui) eu só perderei o fader e mais nada ?

      3 – O player eu não pretendo trocar, mas esse conversor que vc me falou não é para players que não tem saídas rca ? Como seria aplicado ao meu projeto ?

      4 – Mas se para fazer do jeito que eu quero (com o máximo de qualidade e fazendo meus altofalantes renderem ao máximo que eles podem) existe algum outro amplificador que vc possa me indicar ? De preferencia banda.

      5 – E o amplificador que lhe falei que pretendo colocar só para o endurance, ta certo ele, vai atingir o que quero ?

      E peço desculpa se estiver perguntando demais, é porque sou novato nesse ramo (rssssrrsrsrs). Mas pode me indicar tudo que preciso de sua loja.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa notie Caiã,

      Não se preocupe, a intenção do nosso Blog é essa mesmo. Pode contar com a gente, sempre que tiver alguma dúvida. Na mesma ordem das perguntas:

      Sim, usando o Banda Voxer 2.4 você está fornecendo menos potência que a recomendada pela fábrica. Mas não se apegue somente a potência, a fatores ainda mais importantes que influenciam na qualidade do Projeto.

      Serão necessários somente 2 RCA Y, um para a saída esquerda e outro para a direita dos canais dianteiros. A partir destes basta ligar os Cabos RCA que vão para o Banda 2.4. A única perda é o controle do fader, mas ainda sim é uma perda considerável quando o assunto é qualidade.

      Você pode usar o Conversor RCA nas saídas tradicionais de fio, assim poderá conectá-la ao Amplificador do mesmo modo. Uma alternativa, pra não perder o controle do fader.

      Amplificador Banda, sugiro o Novo Banda 4.8 D, pois vai trabalhar com aproximados 72 watts (RMS) de potência ligado nos seus alto falantes.

      Lembre-se de que o E2K Bravox deve ser bobina dupla de 4 Ohms, pois a impedância mínima de saída o ICE 800 são 2 Ohms. No mais é um excelente amplificador e vai dar conta do Sub Bravox.

      DICA: Fique sempre atento ao indicador de Clipping do Amplificador Banda, pra manter a distorção longe do seu alto falante.

      Peço desculpas pela demora, obrigado pelo seu comentário. Se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  5. Caiã Fleixer

    Qual seria esse conversor RCA ? Podes me mostrar em algum site ? Vou perder qualidade usando esse conversor ? Infelizmente já comprei a banda 2.4, pois o orçamento ta um pouco apertador aqui, mas acredito que não vai ser tão ruim assim, será ?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Caiã,

      Acredite, não foi uma má escolha! Mesmo com a menor potência é provável que o Banda 2.4 seja suficiente.

      Existe sim a perda de qualidade, ao usar um Conversor RCA. Em todo caso, acredito que a perda será sensível e pode passar despercebida.

      De uma olhada no Corzus CVR 4.0 RMT.

      Obrigado pelo seu comentário, feliz páscoa! Se tiver mais alguma dúvida, fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Amigo,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo do seu Player? Não está claro, contudo, acredito que o seu Player tenha somente 1 saída RCA.

      Se for este o caso, está deve ser específica para Subwoofer. Neste caso, a menos que tenha em mente usar o Banda Voxer 2.4 com um Sub não será possível usar essa saída RCA.

      Se ligar somente os alto falantes das portas, será preciso usar conversores RCA pra ligados nas saídas de fio do Player, e então do conversor para o amplificador. No entanto, se puder me dar mais detalhes dos seus equipamentos e o que deseja fazer em seu Projeto de Som, consigo lhe ajudar mais efetivamente.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  6. VALKIR

    TENHO UMA DUVIDA QUE SUBI E INDICADO P APROVEITAR AO MAXIMO O BANDA 2.4 TENHO UM STREET BASS DE 15 COM 300RMS, UM COM BOBINA DUPLA E MAIOR POTENCIA MELHORARIA A QUALIDADE?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Valkir,

      Peço desculpas pela demora. O canal Mono do Banda Voxer 2.4 trabalha com aproximados 180 watts (RMS) de potência, muito pouco para o Street Bass de 15″ mencionado.

      Uma opção que recomendo bastante nessa faixa de potência é o subwoofer da NAR, série 1 de 10″ ou de 12″.

      De uma olhada nos links a seguir: 1004-SW-1 ou 1204-SW-1.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  7. Gustavo Martins

    Eu tenho um banda 2,4 320 e quero ligar 1 sub de 4ohns em uma unidade onde deixarei mono e low pass pois só me interessam os graves.
    Na outra unidade eu vou colcoar 2 pionner 6/9 600w 4omhs modelo ts-6964 5 vias onde irei colocar hi pass e stereo a minha duvida é como ligar esses 2 6/9 de 4 omhs em apenas 3 entradas de 1 unidade do banda para que eu não perca potencia nem diminua os omhs dos 6/9, como faço essa ligação??? como aproveitar ao maximo a potencia do modulo e dos falantes? eu vi o esquema la de cima (imagem) da forma que esta os dois falantes na unidade 1 por ex: eles não estão ligados em série ou paralelo o que me faria aumentar os omhs ou diminuir para 2 desta forma eu perderia potencia não é?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Gustavo,

      Antes de tudo, são 40 watts (RMS) de potência, segundo a recomendação da Pioneer. Veja em Novos 6×9 Pioneer TS-6964S e TS-6974S

      A ligação no Banda Voxer 2.4 é mais simples do que parece, veja que serão 2 canais estéreo para os falantes 6×9 e uma saída Mono (bridge/ponte dos canais 3 e 4) dedicada ao subwoofer.

      Os falantes 6×9 devem ser conectados as saídas como na imagem da matéria e o subwoofer no positivo e negativo que configura o bridge.

      Veja que está aproveitando 100% dos falantes 6×9, uma vez que, em 4 Ohms são aproximados 45 watts (RMS) no amplificador Banda.

      Qual a marca/modelo do Subwoofer? O canal Mono do Voxer 2.4 oferece 180 watts (RMS) e pra ter um bom aproveitamento o sub não pode ter potência muito maior/menor.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Berg,

      Não está clara qual a sua dúvida, o que deseja saber sobre a instalação do Banda Voxer 2.4?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações.

      Comentar
      • raone

        gostaria de saber o seguinte…tenho banda 2.4 320 wrms….e 2 lanzar de 10 pl….600 rms bb dupla cada e 2 cornetas dx 250 seleniun liguei e derreteu as saidas e os cards como ficao

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Raone,

          Antes de tudo, como foi feita a instalação? Qual o modelo exato dos subwoofers Lanzar?

          Descreva de forma mais detalhada o que houve, e se possível em que posição estão os cards. O que queimou foram os drivers JBL Selenium?

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  8. Marcio

    Olá tenho uma duvida com relação ao banda 2.4 antigo ele toca 4 canais de 80 rms em 4ohms ou 2 canais em bridges de 160 rms em 2ohms certo,se eu ligar 4falante um em cada saída ficaria mesma potência se eu colocar cada dois falantes ligados em bridges? Porque os falantes sao de 4ohms e ligando 2 eles caem para 2ohms e o banda trabalha em 2ohms a 160 rms obrigado…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Marcio,

      Antes de tudo, importante salientar que não poderia ligar mais do que 2 alto falante em paralelo em cada saída do amplificador, devido a impedância mínima de saída de 2 Ohms.

      Outro ponto de atenção é que em bridge a impedância mínima de saída passa a ser de 4 Ohms, ou seja, não poderia ligar mais do que 1 alto falante – a menos que seja em série, que diminui a do canal pela metade.

      Não está claro o que deseja fazer, quantos alto falantes possui e, se possível, informe qual a marca/modelo destes. O que tem em mente para o seu projeto de som?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  9. carlos Erico

    Ola Vitor

    Tenho 2 falantes pionner de 12p champion seria d4 1400 pmpo, a pergunta é o banda 2.4 antigo pode ser usado com alimentação para sub desses falantes?
    Devo usalo em bridge e com os cartões em full?

    Agradeço sua ajuda!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Carlos,

      Infelizmente o Banda Voxer 2.4 está fora de questão, neste caso, devido a impedância mínima de saída de 4 Ohms e associadas em paralelo as bobinas do sub Pioneer a impedância será de 2 Ohms.

      A potência também fica aquém do recomendado, são 180w (RMS) para os 400w recomendados pela Pioneer.

      Apenas para esclarecer a questão dos cartões do Banda 2.4, neste caso, deverá usá-los como Low-Pass.

      Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso sugerir algumas opções para a dupla de subwoofers Pioneer e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  10. Fabiano

    Bom Dia Amigo.
    Nessa ligação você está usando alto falantes com 2 ou 4 Ohms. Pois para utilizar a potência real (90W/ch) da Banda, você deve ligar em 2 Ohms.
    Caso os falantes sejam de 4 Omhs voce saberia dizer-me precisamente quanto fica a potencia? Ou simplesmente deduz-se que ela seja a metade (45W)?
    Grato

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Fabiano,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, até mesmo os 90w em 2 Ohms podem sofrer variações (pra cima ou pra baixo), pois consideram a capacidade do sistema de alimentação (bateria e cabos).

      Resumidamente, aplicando os conceitos da segunda Lei de Ohm temos que a potência é inversamente proporcional a impedância, logo, ao dobrar a impedância temos a metade da potência.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  11. luis carlos gonçalves

    Boa noite,voce pode tirar me tirar uma duvida eu comprei uma caixa com dois falantes de 300 cada total da caixa 600w,me disseram que um modulo taramps 600 tocaria outros disseram que tem que ser uma taramps 800,eu estou optanto por um modulo da banda,800w por causa do preço,minha duvida e qual devo comprar quero saber como instalar como deve ser as especificações do modulo.agradeço deste de já aguardo seu contato

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Luis,

      Antes de tudo, qual o modelo dos falantes? Preciso saber mais especificamente se são bobina simples ou dupla e sua impedância. A potência é importante, mas não ajuda se não casar a impedância entre amplificador e alto falante.

      A recomendação do Taramps de 800w, por exemplo, possibilita ao amplificador trabalhar com folga e, ainda assim, aplicar a potência total recomendada dos falantes.

      Já o Taramps de 600w irá trabalhar muito próximo do limite, nessas condições, a probabilidade de distorção nas saídas de áudio é maior. Daí, com uma margem de segurança, terá algo entre 200 e 250w de potência.

      Então por que todo mundo não adota amplificadores com potência maior? Explico:

      Alguns amplificadores são super dimensionados e não distorcem mesmo no limite de trabalho.

      O aspecto decisivo, na minha opinião, está na utilização. Se o veículo for um Hatch, que facilita a passagem dos graves – e não quiser usar um aparelho auditivo daqui 10 anos – não é preciso deixar o volume no máximo, desse modo, não há distorção usando o Taramps de 600w e este teria o melhor custo x benefício.

      Na contra partida, se deseja tirar o máximo do conjunto ou for um projeto de som pra fora, o Taramps ou Banda de 800w seriam a melhor opção, por conta da folga de trabalho e diminuindo a probabilidade de distorção.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • luis carlos gonçalves

        valeu,muito obrigado,eu não disse a voce que tocolocando esta caixa em uma van escolar,portanto devido ao seu esclarecimento quando ao modelo de carro creio eu que tem que ser um modulo de 800w quero saber so mais uma coisa,se voce puder me ajuadr eu tenho um pouco de conhecimento sera que concigo eu mesmo instalar,se possivel me passe alguma dica.Obrigado pela atenção

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Luis,

          Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, certifique-se que bateria e cabos estão bem dimensionados para o amplificador, pois estamos falando de 800w e, na melhor das hipóteses, são 70A só para o som.

          Acredito que consegue sim, na minha opinião, o maior trabalho está na passagem dos cabos, lembre-se de passar cabos RCA separados dos cabos de força pra evitar interferência.

          Optou pelo Banda ou Taramps? O amplificador Banda, por exemplo, tem um modo de ligação bastante “peculiar” e exige atenção, já o Taramps é relativamente simples.

          Comece pela fixação do amplificador, lembre-se de deixá-lo em local arejado pra evitar o super aquecimento do mesmo. No seu caso, ainda mais importante, é a utilização de terminais pra evitar qualquer parte metálica dos cabos a mostra, pra segurança os pequenos passageiros.

          Ligue os cabos dos alto falantes, os RCA’s da unidade principal, o cabo negativo (terra) e por último o cabo positivo.

          Outra medida de segurança, é adotar um porta fusível o mais próximo possível da bateria. Em caso de curto ele protege a bateria e os demais sistemas elétricos do veículo.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  12. Renan

    Boa noite, me tira uma dúvida por favor.
    Consigo ligar dois sub de 12” 160wrms da marca unlike na minha potência banda 2.4, quais som essa potência aquenta? Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Renan,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que sim, no entanto, antes certifique-se que os subs são bobina simples de 4 Ohms ou dupla de 2 Ohms, pra assegurar que são compatíveis.

      Desse modo, seria possível ligar cada subwoofer em uma saída mono (bridge) do amplificador e, se trata-se da versão bobina dupla, deve associá-las em série.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  13. Vinicius Alves

    Olá, tenho um Banda 8.4 e irei ligar um Kit Duas vias CS60B , um par de Coaxiais CX60B e um SUB 400RMS 4ohms. Como devo configurar meu módulo? Pelo que vi terei que deixar um canal como Mono (Crossover para Low) e outro como Stereo (Crossover para Hi-Pass). A dúvida é de como ligar os alto falantes e regular o módulo. Agradeço se alguém puder me ajudar.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Vinicius,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Acredito que o melhor a fazer, neste caso, é ligar o kit 2 vias nos canais dianteiros, usando o filtro hi-pass (próximo aos 80 Hz) e o subwoofer nos canais traseiros em bridge (ponte), usando o filtro low-pass também próximo dos 80Hz.

      Ligue os alto falantes traseiros diretamente nos canais traseiros tradicionais de fio do cd/dvd player, desse modo mantem-se o controle do fader.

      Atenção ao regular o controle de ganho do amplificador Banda, veja qual a voltagem das saídas RCA da unidade principal e só então faça o ajuste considerando este valor.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  14. Max

    Olá Vitor.

    Tenho intenção de fazer a seguinte ligação com este Banda:

    1 kit NAR 650 CS-3 60w rms + 1 par de coaxiais NAR 525 CX-1 50w rms ligados em PARALELO em dois canais do módulo. Resultando em 2 ohms o módulo declara 90w, ou seja, 45w para cada alto-falante.
    Para o coaxial de 50w me parece suficiente 45w mas e para o kit que tem 60w? Tocaria bem com 45w apenas?

    Não gostaria de ligar apenas o kit no módulo pois quero eliminar a distorção dos coaxiais também que acaba acontecendo ligados direto no player.

    Os outros 2 canais do módulo eu ligarei em bridge num sub Questo de 8″ 250w rms. Aqui a mesma dúvida, tocaria bem ou faltaria potência?

    O que você acha desse projeto para um som interno com qualidade?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Max,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo do cd/dvd player? Em que veículo pretende instalar estes componentes?

      Eu particularmente, gosto de manter o controle do fader, por este motivo, não recomendo associar os falantes dianteiros e traseiros nos canais estéreo.

      Acredito, neste caso, que somente o kit 2 vias na dianteira (por ser um série 3) de conta de preencher o interior do veículo sem dificuldade – mesmo com a potência do amplificador Banda.

      O sub Questo é pequeno e, apesar da boa presença, dificilmente irá se sobrepor as demais frequências no banco traseiro (médios e agudos), por este motivo, sugiro dispensar os falantes traseiros (ou ao menos teste antes sem eles).

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  15. Bruno

    Amigo parabéns pelo post ta bem explicativo, porem fiquei com uma duvida tenho uma banda voxer 2.4 igual a esse aí do post. Quero ligar um subwoofer de 150wrms 4ohms, uma corneta de 80wrms 8ohms e um tweeter de 80wrms a 8ohms tbem. Tem como me explicar como vou ligar? VlW!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Bruno,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sugiro, neste caso, ligar o subwoofer em um canal mono (bridge) do amplificador Banda e driver e super tweeter no outro canal mono. Como conta com apenas um driver e super tweeter, não é preciso usar os canais estéreo do amplificador.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  16. Meirivan

    Bom dia Vitor Hugo, queria primeiramente parabenizar pelo blog, muito bom!!!

    Eu estou montando um projeto de som e tenho uma caixa selada com 2 Subwoofers de 12″ (Selenioum 300w rms) e uma caixa pequena com 2 cornetas e 2 super twitters (selenioum 120 rms), to meio perdido na escolha do módulo, gostaria de saber qual módulo é o mais indicado para esse conjunto.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Meirivan,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual o modelo exato dos subs JBL Selenium? Preciso saber mais especificamente se são bobina dupla ou simples e qual a impedância.

      Acredito que há duas possibilidades, adotar um único amplificador 4 canais com elevada potência, trabalhando com todo o sistema em estéreo ou, mais simples, adotar um amplificador mono dedicado aos subs e um estéreo para drivers e super tweeters.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir marcas/modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Meirivan

        Bom dia…rs não esquenta a cabeça por causa da demora não, tranquilo.
        Eu comprei o modulo Banda 8.4 digital 800w 4 saídas.
        Montei somente os Subs nele (2 Selenuin 300w rms 4×4 h bubina dupla), ai eu liguei um os subs separados 1 para cada saída, ligando assim:
        1 sub = juntei os polos + em um fio só, e os – em outro fio…e liguei numa das saídas do módulo.
        A mesma coisa fiz com o outro sub…com o módulo trabalhando em mono (é certo ligar os Subs assim?). Só Falta ligar as cornetas e os super twitters.

        Obrigado pela atenção.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Meirivan,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Não está claro como foi feita a ligação, pois a descrição indica que conectou cada subwoofer em um canal estéreo – em paralelo – traseiro e no final descreve que o amplificador está sendo usado como um 2 canais (mono).

          Se for o primeiro caso, está correto e basta ligar os drivers (cornetas) e super tweeters nos canais estéreo dianteiros. Caso contrário, está incorreto e a impedância final da associação das bobinas de cada subwoofer será menor (2 Ohms) que a mínima permitida no amplificador Banda em bridge (4 Ohms) e acionará o modo de proteção.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa tarde Meirivan,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

            O ideal é ligar cada subwoofer em uma saída estéreo, associando suas bobinas em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo).

            Use como base a segunda foto desta matéria, com o amplificador e os alto falantes traseiros. A única diferença é que terá todos os cabos em dobro, mas a forma como deve ligá-los aos conectores do amplificador é a mesma.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou tiver algum problema com a instalação fico a disposição.

  17. Marcos

    Olá Vitor!
    Veja se esta ok esta configuração:
    Banda VX 2.4
    Kit 2 vias NAR 600 CS-1 ou Audiophonic KS6.1 (indeciso)
    SUB NAR 12″ ou QUESTO 12″ (ambos de 250RMS 4ohms)

    E para manter o FADER vou ligar os autofalantes originais direto no Player.(Vou perder qualidade ou é indiferente?)

    Vou utilizar 2 Cabos RCA Stetsom.

    Meu carro é um Corolla 2006 e quero apenas um som de qualidade para ouvir com volume baixo dentro do carro.

    Valew.

    PS: Retificando, o SUB NAR parece que é 200W RMS, acho que será o melhor para este módulo e vou ligar direto no player os autofalantes traseiros originais…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Marcos,

      Ligar os alto falantes traseiros diretamente no player ajuda a reduzir a interferência deste sob o kit na dianteira, isso se traduz em maior eficiência e menor anulação de fase.

      Ambos os kits mencionados são de entrada e tem praticamente a mesma configuração, independente da escolha, acredito que ambos irão atendê-lo muito bem.

      Sim, neste caso, o subwoofer NAR é a melhor opção, pois o amplificador Banda trabalha com algo próximo dos 180 watts no canal mono. O modelo a que se refere é o 1204-SW-1, não deixe de conferir nossos preços (www.ntrixsound.com.br).

      O único ponto de atenção é que trata-se de um veículo sedan, a passagem dos graves é dificultada por conta da separação entre o porta malas e o interior do veículo. Recomendo adotar uma caixa dutada, bem confeccionada, para tentar minimizar as perdas.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  18. Marcos

    Bom dia Vitor!

    Acabei de ligar meu som e ficou muito bom, mas estou com a seguinte duvida a respeito do ajuste de ganho dos canais.
    Eu vi que o Banda VX 2.4 tem a sensibilidade de entrada de de 0,1 a 4V e o Pionner X1680UB trabalha com a saída RCA com 2 V.

    Neste caso devo ajustar o ganho do mono e do stereo em 50%? posso ajustar somente do mono para ter mais grave? como funciona exatamente?

    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Marcos,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O ideal seria ajustá-los em algo próximo dos 40%, do mínimo para o máximo, mais próximo dos 2v.

      Não recomendo, o controle de ganho não é exatamente um equalizador, ele deve ajustar o sinal de entrada do amplificador em relação a unidade principal.

      É possível, deixando o controle de ganho dos canais estéreo no mínimo, porém o correto é afirmar que terá menor intensidade nos médios e agudos (kit 2 vias), destacando – de certa forma – as frequências graves.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


× 9 = 27

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>