Banner Loja Ntrix Sound

Kit 2 vias precisa de Módulo Amplificador?

Pergunta constante, seja por telefone ou e-mail. Já abordamos o assunto anteriormente (Kit 2 vias precisa de amplificador?), porém ainda gera inúmeros questionamentos. Estes na sua grande maioria, com algumas variações, baseiam-se na mesma pergunta:

Meu kit 2 vias precisa de Módulo ou Amplificador?

As variações, dizem respeito a Marcas e Modelos, porém o importante é definir antes de tudo seu Orçamento.

Por exemplo, colocar um kit 2 vias da Morel sem Amplificador, pode ser considerado um descaso por alguns ou um completo absurdo por outros. Neste caso é imprescindível não somente um Amplificador, com também um Player de Qualidade, Cabos e Alimentação muito bem dimensionados pra obter o melhor desempenho e conseqüentemente um Projeto de Som equilibrado.

Na contra partida, usar kit’s 2 vias mais simples e de entrada, como o Bravox CS 60B, Falcon FC 280K ou ainda o Selenium 62V2A, sem um Amplificador não é de se “arrancar os cabelos”. Sem dúvida, para obter o melhor desempenho do conjunto é indispensável o uso de um Módulo Amplificador, mas se o seu Orçamento estiver curto, pode ligá-los diretamente no Player sem qualquer problema e posteriormente invista em um Upgrade no Som.

Claro que com alguns cuidados, como não usar em demasiado o volume. Ao notar qualquer sinal de distorção reduza o volume para não danificar o Alto Falante e não comprometer a vida útil do seu Equipamento.

Por este motivo, antes de tudo defina o quanto pode investir ($$$) no Projeto de Som do seu Carro. Somente a partir daí, será possível dimensionar de forma precisa e eficiente o que você pode fazer a curto e longo prazo.

Por quê?

Pra ter um Projeto de Som equilibrado, que reproduza de forma fiel todas as faixas de áudio, sem excessos e com a Qualidade que você deseja. Apesar do foco em SQ, acredito que o equilíbrio também se aplica a Projetos de SPL, Trio Elétrico e demais.

Ainda possui alguma dúvida quanto ao seu kit 2 vias ou até mesmo seu Projeto de Som? Deixe seu comentário e nos deixe ajudá-lo.

401 comentários em “Kit 2 vias precisa de Módulo Amplificador?

    • Vitor Hugo

      Boa noite amigo,

      Acredito que sim, dei uma olhada em umas fotos do interior do novo Uno e o espaço parece ideal para os tweeters 3/4″ da Selenium.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Jonathas

      Boa tarde,

      tenho um hurricane de 480, uma caixa de 300w 2 falantes bravox, na trazeira,
      acabei de comprar um kit 2 vias audiophonic,
      acabei de ler que da pra usa-lo sem o modulo, desde q não mto alto,

      o que vc me aconselha, pra melhor isso ?

      obrigado

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Jonathas,

        Peço desculpas pela demora. Sim, é possível ligar o kit Audiophonic diretamente no CD/DVD Player, mas seguindo-se as recomendações.

        Sabendo usar não terá problema, mas nessas condições o excesso pode custar à vida útil do 2 vias. Se for possível, futuramente, adicione um amplificador também para os falantes das portas.

        Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
        • Erico Passos de Lima

          Boa noite Vitor Lima e para todos os que acompanham o site. Estou montando um set para meu carro e um corolla 2012 e gostaria de usar o player original, comprei um kit 2 vias NAR AUDIO 650 CS-2, um subwoofer JL Audio 10W0v3-4, queria usar os coaxiais originais do corolla. Minha duvida era no amplificador qual seria, pensei em usar conversores de RCA mais pelo que li apresentam bastante ruídos no som, outra opcao seria de usar amplificadores com saída alta, minha duvida seria qual amplificador usar gastando ate 600 reais. agradeço a atenção.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa noite Erico,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

            Pelo que descreveu, acredito que deseja um único amplificador para todo sistema. Se for este o caso, uma opção com bom custo x benefício e quem rendeu bons comentários nos últimos dias é o DPA-1500 da Y2 Audio (espero fazer uma matéria sobre o mesmo ainda este ano).

            Quanto ao Conversor RCA, acredito que se for acompanhado de cabos RCA de qualidade e com uma boa blindagem, por exemplo, será melhor que usar as entradas Hi-Input.

            Um bom conjunto de equipamentos na minha opinião, com uma boa instalação e caixa acústica, têm tudo pra ter um rendimento muito bom no interior do veículo.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver algo mais em que possa ajudá-lo fico a disposição.

  1. Anonymous

    OI QUERIA SABER SE O Tweeter DO Selenium 62V2A CABE NO LUGAR ORIGINAL DA NOVA MONTANA E SE ELE TOCA BEM MESMO, OU SE ME RECOMENDA UM KIT MELHOR PARA O INTERIOR DA NOVA MONTANA, E TAMBEM QUERIA SABER SE PODERIA LIGAR UM KIT 2 VIAS COM UM TRIAXIAL HINOR CITY 5 POLEGADAS 140WRMS?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Qual o kit 2 vias, depende muito do quanto pode “investir”, o kit 2 vias da Selenium é muito bom para projetos de entrada. Acredito que os tweeters se encaixem sem qualquer alteração.

      Pode ligar os triaxiais da Hinor, porém sugiro atenuar o fader em pelo menos 3 pontos para a dianteiro. Dando ênfase ao kit 2 vias e reduzindo a interferência entre alto falantes dianteiros e traseiros.

      Recomendo um amplificador 4 canais, pela flexibilidade num possível Upgrade no Som. As opções são inúmeras e os preços também, qual o seu CD/DVD Player e quanto pode investir no Projeto? Assim consigo lhe dar uma boa indicação e, melhor, dentro do seu orçamento.

      Apenas como exemplo, veja alguns bons exemplos de amplificadores 4 canais que já comentamos aqui no Blog:
      Taramps TS 400X4, Corzus HF404, Stetsom Venon 400.4 e Falcon F400M.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      Oi eu so o anonimo ai de cima… parabéns pelo seu blog, muito bom mesmo…. cara eu acho que vo muda meu projeto, eu to pensandu e ja até olhei os produtos mas gostaria da sua sincera opinião; eu to pensandu em colocar 1 subwoofer slim 10″ 200wrms da bomber, e um kit 2 vias no taramp's TL-1500 – 3 Canais – 390 Watts RMS ja que tem uma saida de Subwoofer de 200wrms que casaria exatamente com o bomber e duas outras saídas de 95 wrms, e vo deixar os dois triaxiais ligado direto no dvd player, que eu vo comprar semana que vem. só que eu ainda to com duvida pois ja que o kit duas vias dão somente 60wrms cada ai vai fica sobrandu 35wrms na saída do amplificador, e também as saídas são de 2 ohms e a do kit é de 4 ohms, sera que isso não vai dar problema…eu to pretendendo gastar em torno de 600 R$ e esse projetinho vai me custa isso…mas se vc tiver alguma sugestão para me passar eu ficaria muito agradecido… dês de já muito obrigado

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Particularmente eu não colocaria um Sub Slim, o rendimento não me agrada. Recomendo usar em último caso e quando se trata de pick-up, por falta de espaço.

      O Taramps TL-1500 me parece uma boa opção, se encaixa com os demais equipamentos do Projeto. Amplificador Classe D reflete principalmente no consumo de bateria.

      A restrição quanto a impedância é ligar um falante com impedância menor do que a saída mínima do amplificador, como não é o caso pode ligar sem problema.

      Se a potência é de 95 watts (RMS) em 2 Ohms, em 4 Ohms a potência cai para aproximados 48 watts. Pode parecer pouco, mas lhe asseguro que com essa potência já faz diferença.

      Sugiro essencialmente trocar o Subwoofer por um convencional de 10”, a caixa vai ficar maior e o resultado será muito melhor. Um possível substituto poderia ser o Bomber Dub, ou ainda o Novo Bravox Premium Plus, Selenium Bass 10SW11A.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  2. Anonymous

    oia eu ai de novo..ahsushaush…valeu pelas dicas que vc tem me dado, eu não entendo muito de som mas aos poucos to aprendendo…eu pensei melhor e acho que vo colocar o CS B da bravox, pois dizem ser melhor que o kit da selenium, mas se der certo eu vo pega o CS D apesar de cer um mais caro, e queria saber sua opnião sobre esses dois kits, para saber se são melhor mesmo… e vo colocar o bomber new edge 10″ 225wrms,porque apareceu um amigo meu querendu me vender um diz ele que compro esse mes e só uso uma vez mas prescisa de grana urgente e quer me vender pelo preço que pago na loja por volta dos 140 R$, será que ficara bom nesse projeto?…o modulo, eu vo usa o taramp's TL-1500 – 3 Canais – 390 Watts RMS mesmo, ou sera que devo mudar por causa do sub que tem 225wrms ja que o modulo tem a saida só de 200wrms?….muito obrigado pela atenção…

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Já ouvi algumas críticas sobre o tweeter do kit 2 vias da Selenium, um tanto estridente. No mais são equivalentes e asseguro que ambos lhe darão um bom resultado.

      O Bravox CS 60D está uma categoria a cima, e na sua faixa de preço ha produtos com melhor custo x benefício. Se encontrar uma condição bastante favorável pode investir sem receio.

      O Bomber New Edge seria uma opção, porém verifique a Impedância da(s) bobina(s), pois o modelo de 10″ é bobina simples de 4 Ohms. Se for esse o caso, não é uma boa combinação, pois o TL 1500 trabalha com 2 Ohms.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  3. Anderson

    oi tudo beleza…eu sou meio novo nesse assunto, e tava querendo dar um up no som do meu carro, e tava pensando em colocar um desses kit duas vias, masw não sei qual colocar a minha faixa de preço esta em 250 +-, eu vi em algumas lojas um o Kit 2 vias 120W RMS Linha DRVN c/ 2 Midbass 6″, 2 Tweeters e 2 Crossovers 60W 4Ohms CS-VS607 – JVC, e não sei se é bom mesmo, e olhando aqui na internet o pessoal fala muito do kit da bravox, e queria saber qual desses dois vc me recomenda…o blog é show de bola mesmo…

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Anderson,

      Antes de tudo preciso saber em que carro pretende instalar o kit 2 vias? Junto com o kit 2 vias vai usar amplificador? E por último, qual o Player que você já tem?

      Com essas informações não só lhe digo qual o melhor, mas o que melhor se encaixa no seu Projeto e Orçamento.

      Agora quanto aos kits 2 vias, os modelos mais simples da Bravox são simples e eficientes, com ótimo custo x benefício.

      O JVC não tive a oportunidade de ouvir ainda, porém com a associação entre JVC e Kenwood, muito da tecnologia “nipônica” está presente nos produtos da Marca.

      A escolha ideal para o seu Upgrade no Som, depende muito dos demais equipamentos do sistema. De nada adianta colocar o JVC ligado diretamente no Player, neste caso um Player de entrada da Bravox é suficiente.

      Obrigado pelo seu comentário, assim que puder me de mais detalhes e lhe indico a melhor opção.

      Comentar
  4. Anderson

    oi … eu tenho uma saveiro cross… eu pretendo colocar o taramp's tl600, e o player eu vo colocoar um dvd player mas não esta certo ainda to pesquisando uns por ai…valeu..

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Anderson,

      Usando o TL600 da Taramps, sugiro ficar com o Bravox CS60B ou se puder o Bravox CS60D. Uma outra alternativa com o valor de que dispõe seria o Hertz DSK165, mas nesse caso seria melhor trocar também o amplificador.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  5. Carlos kum

    oi tudo bom?…Eu pretendo dar uma apimentada no sonzinho do meu gol G5, eu tenho um kit duas vias CS B da bravox e queria saber se posso ligar ele no taramp's tl600, e colocar outro modulo para empurrar um sub de 10″? se puder me indicar um bom sub de +- 200W RMS, e um modulo para tocar ele, ficaria grato…a faixa de preço não sera problema… muito obrigado

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Carlos,

      Tudo bem sim e com você?

      Você já tem o TL600? Pode ligá-lo ao kit 2 vias Bravox e usar um segundo amplificador no Subwoofer, porém o custo do Projeto aumenta muito com cabeamento e bateria para manter 2 amplificadores.

      Minha sugestão é pegar um único amplificador 4 canais para todo o Projeto, simplificando a instalação e ainda assim suprindo os equipamentos que deseja.

      Algumas opções são: Falcon F400M, Stetsom Venon 400.4, Taramps TS400X4, Corzus HF404, todos já mencionados aqui no Blog.

      Se desejar manter o TL 600 para o 2 vias, pode usar o HT 400 da Corzus exclusivamente para o Sub.

      Falando no Subwoofer, nessa faixa de potência sempre indico o Sub da Nar de 10″ e 180 watts (RMS), a versão mais recente possui exatos 200 watts. Uma outra opção, ainda não tive a oportunidade de testá-lo, é o Novo Bravox Premium Plus que já ouvi bons comentários.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  6. Anonymous

    eai Vitor, na boa? eu sou novo nessa área de som e queria saber qual o melhor modulo para colocar num pioneer Ts-w309s4 e num Kit 2 Vias da Bravox Cs60b, meu player é um Pioneer Deh 2350. Vaaleu, show teu blog!!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Amigo,

      Isso é um tanto complicado por conta da potência do Sub Pioneer, isso limita bastante as opções de amplificador que da conta do kit 2 vias + subwoofer.

      Em todo caso, a seguir alguns amplificadores compatíveis com seu Projeto de Som: Banda Voxer 9.8, Audiophonic Club 800.4 e Hurricane HA 4.250.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  7. BergLeg

    Olá, Vitor.

    Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo blog, é ótimo, e você parecer ser fera em som automotivo, tema do blog.

    Bom, gostaria de uma informaçãozinh a respeito de um som básico que quero instalar no meu FOX:
    Tenho um AMPLIFICADOR mosfet, 4 canais, de 1000rms, sendo 4x125rms em 4ohms, 4×150 em 2ohms e 2×312 em BTL 4ohm (não sei o que significa esse último, copiei essas especificações do manual do módulo. rs)Estou pretendendo fazer uma caixinha básica para por no porta malas, para ouvir um som externo bem básico, contendo um subwoofer unlike 8″ de 160rms, deixanso uns 20L selada e, dos lados da caixa, 2 6×9 bravox de 125rms cada… Na porta da frente eu tenho um kit 2 vias selenium 62V2A e do lado do passageiro, nas laterais, dois woofer de 8″ da linha bass'algumacoisa da selenium (creio que seja minis-subwoofer, para dar uns gravezinhos atrás. rs)… Minha dúvida é: posso ligar tudo isso no módulo? Caso negativo, posso ligar os 2 6×9 e o sub no módulo e o kit 2 vias e as caixinhas da laterais em paralelo direto no player, ficará com uma qualidade legal? Quero deixar claro que não entendo nada de som automotivo, por isso já deixo minhas desculpas por alguma besteira que digitei aqui. rsrs Abraço. Vlw!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Obrigado! Eu entendo um pouco do assunto, mas ainda tenho muito que aprender. Não se preocupe, no final estamos todos aprendendo alguma coisa todos os dias.

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do seu Amplificador? Poder ligar você até pode, desde que, respeito à impedância mínima de saída do Amplificador.

      Em todo caso, não recomendo fazer este tipo de instalação. São muito componentes ligados ao amplificador, o risco de sobrecarga ou problema com impedância é muito grande.

      Se a intenção é Som pra Fora (Trio Elétrico), por mais simples que seja o ideal é usar Super Tweeter e Driver pra médios e agudos e Woofer para os Graves.

      Nada contra o Unlike, contudo, é pouco provável que sinta os graves até mesmo em distancias curtas. Se não puder partir para um Woofer, sugiro que o Sub seja de 10″ ou 12″ polegadas, quanto maior a área do cone melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, me de mais detalhes do que pretende fazer e quanto pretende investir, desse modo, consigo te ajudar de forma mais efetiva.

      Comentar
  8. BergLeg

    1/2

    Bom dia, Vitor.

    Muito obrigado pela resposta rápida e precisa, camarada!

    Como já havia dito em minha mensagem anterior, não sou um expert em som automotivo, e, por esse motivo, deixei algumas informações importantes passarem batidas. rs Então, pra complementar vou lhe passar mais algumas informações, no intuito de que você possa me ajudar:

    “Antes de tudo, qual a marca/modelo do seu Amplificador? Poder ligar você até pode, desde que, respeito à impedância mínima de saída do Amplificador.”

    O amplificador é esse:
    http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_7073_6100_Sound-System-SS4250A
    dizem que é de 1000rms, mas, pelo preço, se chegar a 800rms já tá de bom tamanho; estava usando ele pra puxar o kit 2 vias da selenium nos canais 1 e 2 (deixando o ganho praticamente no zero) e uma caixa com dois woofer de 12″ (não sei a potência desses woofers, mas o ganho do amplificador tava na metade) e uma corneteira (com duas cornetas e 2 tuiters), e ele pareceu ser muito bom, deu conta do recado.

    “Se a intenção é Som pra Fora (Trio Elétrico), por mais simples que seja o ideal é usar Super Tweeter e Driver pra médios e agudos e Woofer para os Graves.”

    Mas eu posso usar WOOFER para graves ao invés de SUBWOOFER? Eu tenho um WOOFER de 12″, mas não sei qual é a potência (em rms) dele, poderia usá-lo numa caixa selada? Caso positivo, o único fator negativo vai ser a litragem da caixa, pois ele parece ser potente, tem uma bobina grande, e talvez precise de uma caixa enorme, e pretendo pegar pouco espaço no porta-malas, por isso estou abrindo mão do som que eu tinha (que era uma caixa grande) para instalar uma caixa bem menor, mas com uma potência razoável… Não gosto de som muito alto, priorizo qualidade, mas quero que seja som pra fora.

    O sub de 8″ da unlike que comprei é bobina dupla4+4ohm: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233513099-sub-woofer-8-pol-160-wrms-unlike-b-dupla-pcx-selada-unf-83-_JM
    e o comprei porque é baratinho e não quero gastar muito no som, quero fazer somente um sonzinho externo basico mesmo pra ouvir, raramente, com a galera quando for tomar umas cervejinhas rs). Por isso comprei esse de 8″, por causa da pouca litragem que ele requer; pretendo, caso eu vá usá-lo, fazer uma caixa de 20 litros.
    Optei pelos 6×9 por serem baratos e compactos e, no meu entender, junto com o subwoofer numa caixa com divisórias para eles e o sub, poderia dar um sonzinho razoável…

    Comentar
  9. BergLeg

    2/2

    Ia esquecendo de falar do player… É o Kenwood MP-9080U: http://www.kenwood.com.br/Sistemas_de_Entretenimento_Automotivo/Produtos_de_2009/CD_Players/KDC-MP8090U
    ele parece ser bem eficiente, gosto dele por ser simples e possuir boas funções, e é nele que pretendo ligar o kit 2 vias e o Selenium Bass 6MB11A (6 Polegadas / 70W RMS / 4 ohms) (Eu havia dito, na mensagem anterior) que eram subwoofer de 8″, mas na verdade são altofalantes de 6″):
    http://www.batidao.com.br/produtos/ver/54/alto-falante-selenium-bass-6mb11a-6-polegadas-70w-rms-4-ohms-par
    que vão ficar nas laterais do banco traseiro… Até, mais pra frente, eu comprar um aplificador só pra eles, caso a diferença na qualidade seja muito grande (com ou sem amplificador), inclusive estava pensando no Taramps Tl600 2x 85w (o que acha?)

    Pretendo esse projeto, principalmente, para ouvir blues, rock clássico (estilo Pink Floyd, Jeff Beck, Beatles) Folk (Bob Dylan, Joan Baez) e Reaggae… Graves potentes e pronunciados, creio, satisfazem mais quem gosta de ouvir som automotivo mesmo, tipo pancadão, funk, etc… Ou estou errado? rs Se bem que um bom gave para se ouvir contrabaixo é fundamental. rs

    Outra coisa que queria fazer era instalar algum dispositivo para desligar os 6×9 quando eu quiser somente som interno, para trazer o palco pra frente, e deixar apenas o sub (ou o woofer) funcionando para os graves; e desligar os altofalantes internos e ativar os 6×9 para quando eu quiser ouvir o som com o porta-malas aberto, devido ao consumo da bateria, ou controlaria isso no fader do player se possível.

    A caixa iria ficar mais ou menos assim, só que selada.
    http://www.nhilgert.com.br/produto.php?produto=106

    Sei que amantes de som de qualidade, tanto externo como interno, conhecedores do assunto, iguais a você, não gostam de 6×9 (e quanto mais axiais tiverem, pior. rsrs devido à gritaria), mas como não pretendo perder muito espaço no porta-malas, achei que seria uma boa solução para criar um som externo básico, relativamente barato e que dê pra ouvir sem ter uma péssima qualidade… Ou você acha que esse projeto, realmente e definitivamente, é uma péssima ideia? rsrsrs

    Desculpa por esse texto maior que a folha corrida do Fernandinho Beira-Mar, amigo rsrs… Não consegui resumir mais.

    Fico no aguardo de uma resposta sua.

    Obg pela atenção.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Peço desculpas pela demora, muitos comentários nos últimos dias.

      Não está claro qual o seu objetivo, posso adiantar que não é possível fazer um Projeto de Som eficiente para dentro (SQ) e para fora (Trio Elétrico) do veículo.

      Não conheço o amplificador mencionado, porém partilho mesma opinião quanto a fidelidade das informações declaradas pela fabricante.

      Inclusive, a menos que associe as bobinas do subwoofer em série, não será possível ligá-lo ao amplificador. Pois a impedância mínima de saída em Bridge é de 4 Ohms.

      A idéia de desligar os falantes 6×9 quando fechar o porta malas é boa, acho que vale o investimento se optar por este tipo de falante.

      A menos que coloque os 6×9 no tampão e o Sub em uma caixa lateral, pra economizar espaço do porta malas. Acredito que a melhor opção seria uma caixa trio simples. Veja a Caixa Falcon CX 12 Trio, acredito que te atenda de forma mais efetiva.

      Woofer e Subwoofer são específicos para reproduzir Graves, a diferença está nas suas características e aplicações. Woofer é indicado para som pra fora (Trio Elétrico) e Subwoofer para som interno (SQ, SPL, SQPL, etc).

      Há alguns Subwoofer que são usados para ambos os tipos de Projeto, no entanto, os ajustes para ambos os tipos de Projeto são bem diferentes.

      Obrigado pelo seu comentário, espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas. Se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • BergLeg

      Muito obrigado, Vitor.

      Vejo que o meu projeto não iria dar certo mesmo, vou seguir o seu conselho e investir numa caixa trio simples, ocupar espaço no porta-malas é o preço que se paga pra ter um somzinho com mais qualidade.

      Seus esclarecimentos ajudaram muito, camarada.
      Agradeço enormemente pela atenção e lhe desejo muito sucesso!

      Vlw

      Comentar
  10. William Santos

    Projeto para um Classic:

    1 CD/MP3 Player Pioneer DEH-6450BT ou DVD Pioneer DVH-8480AVBT.

    Interno:
    1 Kit 2 vias Selenium 62V2A (60W RMS cada), nas portas dianteiras.
    2 Coaxiais Bravox CX68B (60W RMS cada), no tampão.

    Porta malas:
    2 Sub Pioneer TS-W304R 12″ 4Ohms (300W RMS cada), ligados em paralelo, resultando em 600W RMS à 2Ohms;
    1 Amplif. Taramps T500 Digital (500W RMS – 2Ohms).

    2 ST Selenium ST302 8 Ohms (50WRMS cada) ligados em paralelo, resultando em 100WRMS à 4Ohms;
    2 Drivers Selenium D200 8 Ohms (50WRMS cada) ligados em paralelo, resultando em 100WRMS à 4Ohms;
    1 Amplif. Taramps T170.2 2x85WRMS 4 Ohms.

    Tá bom esse projeto, ou tá tudo errado?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite William.

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo preciso saber qual a finalidade do seu Projeto de Som.

      Você quer um Som de qualidade/fidelidade sonora no interior do Classic ou a idéia é um Som pra Fora (Trio Elétrico) pra “animar o churrasco” no final de semana?

      Acredito que a intenção seja o som pra fora, certo? Se for este o caso, recomendo usar Woofers, são mais eficientes neste tipo de Projeto de Som.

      Atenção! Lembre-se de usar capacitores para filtrar as baixas freqüências e impedir que cheguem aos Drivers e Super Tweeters, pois o Taramps T170.2 não possui filtro HPF.

      No mais acredito que o Projeto está equilibrado, vale lembrar que será preciso redimensionar a alimentação (bateria) do seu Projeto de Som pra assegurar o bom desempenho dos equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • William

      Vitor, tive analisando e acho que vou colocar apenas uma caixa de graves, com os 2 subs, eliminando ST e Drivers.
      Os ST e Drivers irão “gritar” muito, e meu objetivo é um som de qualidade, com um baixo custo.
      Não quero colocar falantes tri, quadra, penta, hexaxiais. Por isso optei pelo Kit 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira. Valorizo os graves.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde William,

      Como a intenção é Som de Qualidade você está certíssimo em remover Driver e Super Tweeter da equação. Do mesmo modo, a escolha dos alto falantes está muito bem acertada.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida ou precisar de alguma indicação de produto fico a disposição.

      Comentar
  11. Dalton

    oi… eu to montandu um progeto para uma montana… eu to indo para o paraguai mes que vem e eu to pensando em compra tudo lá porque é mais baratopara mim… eu to em busca de um projeto que me de um som de qualidade, graves fortes e potencia, não seja muito estridente.. eu ja posuo um philips CED 780, e pretendo colocar um kit duas vias na frente e um par de triaxiais atras…só que to meio em duvida em qual kit duas vias e amp irão me satisfazer, pois eu não conheço muito dessas marcar como MTX, Rockfor, e nem como fazer a relação kit x amp…tem esses:

    AMP:
    MTX AMP 2ch x 502 (2x50wrms). 60 dolares
    Rockford fosgate r150-2 (2x50wrms). ? dolares
    rockford fosgate r 300-4(4x50wrms). ? dolares
    Rockford fosgate p300-2 (2x75wrms). ? dolares
    Rockorde fosgate PBR – 300×4 (2x75wrms). ?dolares
    MTX AMP 2ch x702(2x70wrms). 80 dolares
    kicker AMP 4ch dx200.4 (2x100wrms). 115 dolares

    kit duas vias:
    MTX T8652
    MTX THS 652
    MTX T6-s 652
    Clarion Srp 1620m
    Clarion sru 1720m

    tem muitas outras marcas e modelos só que eu não sei se vo encotrar todas esses produtos lá… eu fico muito em duvida sobre a relação das potencias entre o kit e o modulo se vc puder me falar um poco sobre esses produtos e qual vc me recomnendaria ou não para esse meu progeto… o preço não sera o problema pois lá ele custão baixo…obrigado

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Dalton,

      Antes de tudo, sugiro considerar colocar um Subwoofer (para os Graves) no lugar dos alto falantes triaxiais. Trata-se de uma pick-up, um bom kit 2 vias é mais que suficiente para Médios e Agudos.

      As marcas mencionadas (Rockford Fosgate, MTX, Kicker) são muito boas, para o seu Projeto de Som, recomendo um kit 2 vias que tenha entre 50 e 70 watts (RMS) de potência. Um amplificador 4 canais que tenha ao menos 50 watts (RMS) por canal em 4 Ohms, e um Subwoofer.

      O Subwoofer é uma questão complicada, por conta do pouco espaço no interior da Montana. Pesquisei um pouco e parece que cabe um Subwoofer de 10″, se achar que perde muito espaço pode partir para um Sub de 8″ com potência máxima de 200 watts (RMS).

      Acredito que com estes equipamentos você já terá um resultado muito bom, um Projeto de Som equilibrado que deve render um bom palco sonoro com Graves na medida certa.

      Dei uma olhada no site da Rockford e segue alguns equipamentos como sugestão:

      Kit 2 vias P1652-S 6.50″
      Subwoofer Punch P1 P1S4-10 10″ ou Punch P1 P1S4-8 8″
      Rockford Fosgate P500-4

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  12. dalton

    olá vitor tudo bem…

    sim eu pretendo colocar um subwoofer, só que o espaço ta apertado mesmo intão eu irei optar por um slim debaixo do banco, eu to entre um pioneer, MTX, e kenwoodque, só que eu não posso mudar a bateria do carro agora porque ele ainda esta na garantia, é uma bateria de 40 ap, eu pretendo colocar o kit com um modulo pequeno agora, daqui a um ano +- eu vo faze esse outro progetinho para o subwoofer…mas qual dentres esses vc me recomendaria?

    KENWOOD SUB KFC-XW1000F SUBWOOFER 10″ SLIM
    MTX SUB TT6510-04 10″ 4OHM THUNDER SLIM 300W RMS
    e o Pioneer slim 2012

    um anp de 4 ch eu não se se acho lá mas se conseguir um de 4x50wrms a 4 ohm seria uma boa? ou se não um amp de 2 ch 2x50wmrs só para os kits? ai quando for arrumaro o sub eu coloque outro…
    os amp que eu tenho por lista de disponivel serão:

    MTX AMP 2CH RFL202 STEREO 200W RMS(2x100wrms a 2 ohm)
    MTX AMP 2CH X702 STEREO 210W RMS(2x70Wwrms 4Ohm)
    PHILIPS AMP 2CH CMQ205 STEREO 450W( tem 2 canais mas eu não sei quanto ele dá por canal.)
    KICKER AMP 4CH DX200.4 STEREO 200W RMS(4 ohms: 25 watts x 4 chan, 2 ohms: 50 watts x 4 chan, Bridged, 4 ohms: 100 watts x 2 chan.

    kit duas vias tem esses:
    KICKER FALANTE KIT KS650.2 6″ 2VIAS 75W RMS
    MTX FALANTE T6-S652 6.5″ KIT 2 VIAS 100WMRS
    MTX FALANTE KIT TX6 6″ 2VIAS 90W RMS
    Clarion sru 1720m

    qual desses amp e kit vc me recomendaria ?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Dalton,

      Dos Sub's mencionados, recomendo usar o Kenwood, MTX e Pioneer, nesta ordem.

      Sim, se encontrar um amplificador 4 canais com essa configuração pode comprar. Você até poderia ir de 2 canais, mas quando for colocar um subwoofer vai precisar de outro amplificador, daí que você vai ter mais gastos com fiação e instalação, por este motivo, indico 4 canais.

      Dos amplificadores mencionados, nenhum atende as especificações que lhe indiquei anteriormente. Procure por Rockford Fosgate e se não encontrar pode ver MTX, Kicker ou Kenwood.

      Kit 2 vias você pode ir de MTX TX6, mas Clarion e Kicker também são uma boa opção. É difícil lhe dizer um modelo especifico, pois não sabemos se vai encontrá-los quando for fazer suas compras.

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpas por não poder ajudar mais, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  13. dalton

    oi tudo bem…eu pensei em colocar somente um amp de 2 ch para o kit, quando eu for colocar o sub eu vendo este amp de 2ch e pego um de 4 ch porque se eu pegar um de 4ch eu terei que fazer mudanças que a garantia do veiculo não admitee por isso opto pelo de 2 ch…este MTX FALANTE KIT TX6 6″ 2VIAS 90W RMS dá só 45wrms por falante, não seria muito pouca potencia? eu poderia ficar então com o KICKER FALANTE KIT KS650.2 6″ 2VIAS que dá 75wrms por falante, e poderia usar o MTX AMP 2CH X702 STEREO 210W RMS(2x70Wwrms 4Ohm)para tocar esse kicker ks650.2, ou então usar o MTX AMP 2CH RT602 STEREO 180W RMS que 2x60wrms em 4 ohmque achas?…eu se o MTX FALANTE KIT TX6 6″ 2VIAS for melhor que o kicker eu poderia usar o MTX AMP 2CH X502 STEREO 180W RMS?… eu eu achar o Kit 2 vias P1652-S 6.50″e um outro amp da Rockford Fosgate que combine com ele eu concerteza irei comprar…mas é como eu disse eu não tenho certeza se irei achar…

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Dalton,

      Não que o Amplificador 2 canais não seja uma opção, no entanto, é como eu lhe disse há mais custos envolvidos num futuro Upgrade.

      São todas combinações válidas, li muito comentários a favor do 2 vias Kicker, principalmente sobre o tweeter que acompanha o kit.

      Por conta da incerteza com relação aos equipamentos que vai encontrar, dou preferência por lhe indicar o que procurar, sem se prender a um único produto.

      São marcas muito respeitadas na “gringa” e o único limitador é o seu bolso. Acredito que você está pronto para as compras, lembre-se de que o sucesso do seu Projeto de Som está no equilibro entre todos os equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  14. Dalton

    oi tudo bem?
    muito obrigado pelas dicas, eu acho que vo ficar mesmo com o KICKER FALANTE KIT KS650.2, só ainda to em duvida em qual amp para tocar esse kit, eu to entre MTX AMP 2CH X702 STEREO 210W RMS(2x70Wwrms 4Ohm), e o MTX AMP 2CH RT602 STEREO 180W RMS que 2x60wrms em 4 ohm, qual seria o melhor dentre esses dois?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Dalton,

      Entre os dois amplificadores mencionados, na minha opinião, o RT602 seria a melhor opção. Apesar da menor potência declarada pela fabricante, suas características são superiores ao X702.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
  15. Anonymous

    Iae vitor Blz,

    Bom meu nome é Jackson quero te deixar os meus parabéns porque seu blog é um dos melhores que já vi sobre som automotivo, Parabéns! Queria que vc me ajudasse com uma dúvida, as saidas do meu aparelho é fraquinha 22 wrms por canal, então queria por um modulo! Qual vc me indicaria ?
    é para ligar um kit 2 vias bravox cs60b 65 rms cada, 130 total
    e um 6×9 bravox b4x69t 125 rms cada, e 250 rms total ?
    qual modulo vc me indicaria ?

    Agradeço as dicas. vlw

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Jackson,

      Agradeço pelos elogios, peço desculpa pela demora. Qual a Marca/Modelo do Player que possui? Acredito que algo em torno de 50 watts (RMS) de potência para cada alto falante seja suficiente.

      Há uma grande variedade de amplificadores 4 canais disponíveis em nosso mercado, recomendo o Falcon F400M pelo custo benefício e já vi o resultado com o Bravox CS60B.

      Veja também outras opções com características semelhantes: Banda Voxer 2.4, Taramps TS400X4, Corzus HF404.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  16. Willtess

    Ola amigo, vc esta de parabens pelo seu blog, achei muito legal a atenção que vc da a cada pergunta. Então lá vai.

    Não tenho nada de som em meu carro ainda, estou na duvida já quanto ao player, queria muito um dvd, mais como a grana ta pouca pensei em um H Buster Hbd 7688 av, que encontrei por 300 reais, ou seria melhor um pioneer simples apenas com cd e usb que custa quase o mesmo valor?

    Em falantes pensei em um kit 2 vias bravox Cs60b 130rms ou um kit 2 vias selenium 62v2a 120rms. Para o tampão minhas principais opções são um par 6×9 bravox B4x69t de 250 rms ou um par de 6×9 bomber top sub 69155 de 300rms, sendo bravox quadrixial e o bomber pentaxial custando cerca de 70 reais mais caro.

    Por enquanto seria o player kit 2 vias e 6×9, e um modulo para tocar forte eles. Mas penso em daqui a uns seis meses ou talves um ano em instalar um sub, ai não sei se vale a pena comprar um modulo só pra tocar os dois pares de falantes que citei ou já comprar um modulo só, mas com maior potencia para esperar o sub, os dois que mais me interessam são o pioneer TsW309 de 400rms e o Bravox UXP de 500rms ambos de 12''.

    Se eu colocar apenas os 2vias e os 6×9 qual modulo vc me indica, e se eu quizer ja comprar pensando no sub qual vc indicaria, por que até posso depois vender o modulo menor e instalar um grande para tudo…

    Aguardo sua resposta, vai ser de grande ajuda pra mim.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Antes de tudo, em que carro pretende instalar estes equipamentos? Da preferência por um Som de qualidade interna ou pretende “animar um churrasco” no final de semana?

      A escolha do Player, antes de tudo, deve ir de encontro com suas preferências. O que é mais importante no seu caso? Qualidade sonora, conectividade ou entretenimento (vídeo). Entenda que todos juntos exige investimento a altura, então o que é mais interessante pra você?

      O kit 2 vias tem uma proposta muito diferente dos alto falantes 6×9, se da preferência por som interno de qualidade sugiro remove-los do Projeto de Som.

      Do contrário, se está pensando em abrir o porta malas, sugiro trocar o kit 2 vias na dianteira por alto falantes mais simples (Coaxiais ou Triaxiais).

      Os Subs mencionados são muito bons, do mesmo modo, estes tem que ir de encontro com suas preferências. Por exemplo, o Bravox UXP não responde bem com porta malas aberto.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas possibilidades e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  17. Willtess

    Boa noite.

    Meu carro é um bola 2 portas, mas vou trocar de carro em breve, pretendo indepentendemente do som que for colocar, retirá-lo quando vender e aproveitar no próximo carro, que com certeza será um ratch.

    Quero um som de qualidade e bom custo x benfício, também não abro mão de potência, por isso pensei em colocar um par de 6×9 atráz, e no kit duas vias na frente por ter maior qualidade e potência do que a maioria dos falantes comuns coaxiais ou tri, posso estar completamente enganado, mas penso que os 6×9 atráz me daria mais peso no som, como não tenho sub…

    Quanto ao Player, acho que vou pegar um Pioneer Deh 2350, e falantes kit 2 vias Bravox Cs60b 130rms, e Bravox B4x69t 250rms, e pensei no modulo Corzus Hf404 para ligar todos eles, mas vi que ele manda apenas 60w por canal a 4 ohms, o que seria o suficiente para o kit 2 vias, mas não seria pouco pros 6×9 que tem 125w e receberiam apenas 60w cada. Teria algum modulo mais apropriado para me indicar na faixa de preço desse Corzus ou este é o suficiente?

    Futuramente ao colocar um sub posso continuar usando um modulo para os 4 falantes internos e por um para tocar somente o sub, que penso ser uxp ou pioneer 309, para tocar com a mala fechada e usar um Corzus ht600 por exemplo, ou esses dois modulos apesar de serem digitais consumiriam muita bateria?

    Peço que responda principalmente a pergunta sobre modulo para tocar os 4 falantes internos.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Willtess,

      Peço desculpa pela demora, estou tentando migrar o Blog da Ntrix Sound pro WordPress.

      A menos que corte os fios que vão para Mid Range e Tweeter do 6×9, ainda assim não vão contribuir de forma efetiva. Entenda que médios e agudos são direcionais e devem vir da dianteira do veículo pra ter um palco sonoro de qualidade.

      A interferência dos falantes traseiros sob os dianteiros além de diminuir a eficiência do sistema, empobrece o palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias.

      Sugiro economizar o $ dos 6×9 e investir no Subwoofer futuramente, que o resultado e eficiência do Projeto de Som será muitas vezes maior.

      Dependendo do amplificador que adotar será inevitável rever o sistema de alimentação, seja com uma bateria com maior potência ou uma auxiliar.

      Acredito que o Corzus HF 404 da conta do recado tranquilamente, contudo, o Sub não pode passar de 200 watts (RMS). Parece pouco, mas com um bom Subwoofer e uma caixa na medida certa o resultado no interior do veículo ficará muito bom.

      Agora se deseja um Subwoofer mais potente, pode optar por um amplificador 2 canais na dianteira, somente para o kit 2 vias, e futuramente partir para o Amplificador Mono e Subwoofer.

      Atenção se optar pelo Pioneer DEH 2350, pois este possui uma única saída RCA específica para Sub. O Corzus HF 404, por exemplo, não possui entradas de fio (Hi-Input) e você teria de adquirir um Conversor RCA para conectar o Player no amplificador.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  18. Ten Sassada

    Bom Dia meu nobre Victor, estou precisando de uma ajuda quero um som de qualidade para dentro do carro, gosto de um bom Grave uma batida sem exagero, comprei um Kit 2 vias JBL 160 W rms, quero uma indicação para a tampa e módulo e se vale a pena colocar um Sub potente na mala, tenho um Honda New Civic e uma central multi mídia.

    Ronan

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Ronan,

      Peço desculpa pela demora. Bom, por se tratar de um Sedan já existe a dificuldade na passagem dos Graves para o interior do veículo.

      O kit 2 vias mencionado bem amplificado já rende um ótimo resultado, sugiro dispensar os alto falantes traseiros ou se for o caso adicionar um par de coaxiais ligados diretamente na Central que possui.

      Recomendo colocar um bom Subwoofer no porta malas, com boa potência pra garantir que os Graves passem com qualidade para o interior do veículo.

      Quanto pretende/pode investir no amplificador e subwoofer? Só assim consigo lhe indicar algo dentro do seu orçamento e que atenda as expectativas.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  19. Willtess

    Olá, eu denovo, quando vc diz que o player tem saida RCa específica para o sub, quer dizer que não posso utilizar ele para conectar no modulo para tocar os 4 falantes internos, e que ele só serve para ligar no modulo do sub, é isso? e ai com esse Conversor eu teria dois pares de saidas rca, uma para o sub e outra para os falantes, ou ficaria uma saida para cada falante? Esses players com dois pares de saidas serviriam sem precisar de conversor né? Tipo o Sony Cdx-gt500us que encontrei por um ótimos preço, e tem dois pares de saidas Rca?

    Quanto aos falantes o que vc acha dos Bravox Cx60b coaxiais atrás, ou um kit duas vias da mesma linha atrás não seria um boa opção, custam o mesmo preço praticamente, estou desistindo da idéia dos 6×9, por seus argumentos contra e tambem por ter que furar o tampão, e tambem não adianta ter um par da falantes de 250 rms sendo que o modulo vai enviar somente 60w rms para cada, potência esta que casa perfeitamente com os coaxiais e duas vias.

    Quanto ao sub (futuramente), estou muito interessado pelo pioneer 309, que tem 400rms, será que ''casaria'' bem com o resto do som? Vi tambem um modulo Corzus que achei mt bom o preço, é o ht400, que usaria só para o sub, ou precisaria de um modulo mais potente que o sub, esse tem 400rms assim como o sub.

    Aguardo sua resposta, após sanar estas duvidas pretendo finalizar meu projeto…

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Willtess,

      Exato, por unir os sinais de áudio (esquerdo e direito) a saída Mono do Amplificador não proporciona o efeito estéreo. Lembre-se é claro que o Player em questão possui as 4 saídas tradicionais de fio e exatamente por isso será necessário o conversor RCA, pra que possa conectá-las ao amplificador Corzus.

      No seu caso, recomendo um Player que tenha 3 pares de saídas RCA. Este seria o ideal, pois teria controle específico para cada grupo de alto falantes (dianteiros, traseiros e subwoofer).

      Gosto bastante do CS60B da Bravox para Projetos de Som mais simples cumprem muito bem o seu papel, com um custo acessível. Não recomendo usar mais do que um kit 2 vias na dianteira. Por quê?

      Como havia mencionado, médios e agudos são direcionais e o palco sonoro é proporcionado por dois fatores essenciais:

      O primeiro é exatamente a “direção”, com os falantes apontados para os usuários do veículo e o Som vindo da dianteira, é responsável pela sensação de estar de frente para um palco.

      O segundo é a divisão do Som entre esquerda e direita, a grosso modo nos da a direção, como se estivesse vendo de onde vem cada tipo de instrumento (Som).

      Daí que o kit 2 vias traseiro além de “confundir” o nosso sentido, fisicamente falando o sinal traseiro interfere no dianteiro e reduz a eficiência do sistema. Fatores estes, que juntos reduzem a qualidade do palco sonoro.

      Acredito que o Sub Pioneer seja uma boa opção, com a regulagem certa é bem provável que o resultado final esteja a cima das expectativas. Pra casar com a impedância do HT400, lembre-se de adquirir a versão bobina dupla de 4 OHms.

      Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida é muita informação pra digerir. Se ainda assim ficar alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  20. Cristiano Justus

    Boa vitor, muito bom o blog, comprei um audi a3 2001 a 1 semana, pretendo tirar o som original e colocar algum cd player da pionner junto com um kit 2 vias da selenium apenas para as portas, qual modelo voce me recomenda para o uso sem amplificador, vou necessitar de alguma adaptação nas portas?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Cristiano,

      Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no novo Player? Tem a intenção de colocar o amplificador em um futuro Upgrade no Som?

      Com relação ao cd player, tem alguma preferência com relação a funções, conectividade, bluetooth?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas possibilidades. Se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Cristiano Justus

      então, posso gastar na média de 400 reais, porém vou comprar os equipamentos no paraguai, o cd player somente mp3 e bluetooth me importa, alguns amigos me indicaram pares da mtx, o que acha? quanto ao módulo pretendo sim no futuro para um upgrade.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Bom noite Cristiano,

      Bom, não há garantia de que vai encontrar especificamente os produtos que sugerir, vou lhe dar algumas dicas do que procurar. Assim você não fica preso e despreparado pra fazer suas compras.

      Começando pelo Player, procure marcas como Pioneer, Kenwood e Clarion. Além das características que mencionou, sugiro um Player que tenha ao menos 2 saídas RCA, se couber no Orçamento melhor que sejam 3.

      Na dianteira recomendo usar um bom kit 2 vias, que tenho ao menos uns 60 watts (RMS) de potência. Opcionalmente use um par de Coaxiais na traseira, mas só se o seu orçamento permitir.

      A prioridade deve ser o player e um bom kit 2 vias de qualidade, não tenho muito contato com os falantes da MTX, mas nos fóruns que acompanha há bons comentários. Além desta marca, vale a pena buscar por produtos da Rockford Fosgate, Kicker e Clarion.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  21. Bruno Graciano Tristao Rufo

    Ola, boa tarde.
    Eu quero colocar um Kit 2 Vias 6 Polegadas Jbl Ms-62c 160w Rms 4 Ohms Spl 86db, e tenho um amplificador Roadstar RS 1800N, e um dvd player Positron SP 6110AV. quero saber o que mais posso colocar como subwoofer e coaxial na traseira. nao sei se ajuda em algo, mas ouço somente rocn n roll. ac/dc, rolling stones, led zeppelin. Obrigado

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Bruno,

      Antes de tudo, em que veículo pretende instalar estes equipamentos e quanto pretende/pode investir nos demais equipamentos?

      Procurei bastante e não encontrei qualquer referência quanto às saídas RCA do player mencionado, logo, o primeiro passo é adquirir os conversores RCA pra conectar player e amplificador.

      Por contar apenas com as 4 saídas tradicionais de fio, recomendo dispensar os falantes coaxiais na traseiro. Assim será possível atenuar somente os Graves, sem qualquer interferência dos falantes traseiros.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Bruno,

      Bom, acredito que um subwoofer de 10″ e algo em torno de 200 watts (RMS) de potência seja uma boa opção com os equipamentos que já possui.

      Gosto bastante e recomendo o subwoofer NAR, modelo 1004-SW1, montado em uma Caixa Selada nas medidas recomendadas pela fabricante.

      Também há outras opções possíveis na mesma faixa de potência, como por exemplo, o Novo Bravox Premium, Bomber New Edge, dentre outras marcas disponíveis no mercado nacional.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Bruno Graciano Tristao Rufo

      Boa noite Vitor.
      Então. ao invés do Nissan, optei pelo Gol G6. suas dicas podem ser aplicadas no gol?
      muito obrigado e parabéns pelo excelente blog. você responde a todos e sem demora. se fosse fazer isso numa revista, talvez nunca teríamos alguma resposta

      Comentar
  22. Matteus Gomes Fernandes

    Olá, em primeiro lugar grande artigo.

    Preciso de uma dica.
    Tenho os seguintes equipamentos
    a- player H-Buster 7310-MP
    b- Kit 2 vias Bravox CS 50 B
    c- Coaxial Boomber Cr5

    Quero montar um som com qualidade para dentro do carro
    Minha dúvida é se preciso de um amplificador? Qual seria?
    Pensei no Stetsom Cl 500 para empurrar o kit e ligar os coaxiais direto no player.
    Meu orçamento é de até 200,00.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Matteus,

      O amplificador contribui bastante, mas é somente parte do Projeto de Som. Pra ficar legal um subwoofer seria essencial, não precisa ser nada “super” potente.

      Lembre-se, é claro, de que você pode ir adquirindo os equipamentos aos poucos. Com o orçamento proposto, acredito que melhor opção mesmo é o SD250 da SounDigital.

      Em que carro pretende instalar estes equipamentos?

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      Olá amigo blz?
      Parabéns pelo seu blog, conhece muito de som hein? rs,rs,

      Pois bem, to montando um som pro meu Clio hatch 4pts, hj tenho 4 falantes nas portas, mais são de 5″ originais. To pensando em colocar um kit 2 vias, e achei alguns bons da bravox. Pensei em colocar um kit na frente e colocar os tweeters encima do painel bem colados nas colunas e deixar os 2 falantes comuns nas portas traseiras. Minha duvida é se coloco assim mesmo ou se coloco um kit 2 vias de mais potencia na frente e um de menos potencia nas portas traseiras! tmbm pensei em colocar o kit na frente e colocar capacitor nos falantes traseiros pra tirar o grave dar mais voz pra não interferir com a qualidade do grave da frente. Por enquanto não to pensando em colocar sub no porta malas, acho que o kit irá me dar um grave legal. Estou na duvida tmbm de qual modulo usar, se deixo ele embaixo do painel ou se mando o som todo pra traz, um modulo pequeno só pros 4 falantes do projeto, pois ja tenho cabeamento pro porta malas com cabo de energia 6mm.
      meu player é um pioneer deh-2250
      Um abraço e vlw

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      A idéia de adicionar o kit 2 vias na dianteira é ótima, o resultado no interior do veículo vai melhorar exponencialmente. Sugiro posicionar os tweeters, se possível, na coluna do veículo na altura dos olhos, pois o resultado será ainda melhor.

      Não recomendo kit 2 vias na traseira, a interferência sobre os falantes dianteiros reduz a eficiência do sistema e conseqüentemente perde-se qualidade.

      Acredito que o amplificador 4 canais seja ideal, até porque posteriormente poderá adicionar um Subwoofer sem ter de trocar nenhum equipamento. Quanto pretende investir no Ampli?

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Matteus,

      Não, ao fazer isso perderia o controle do fader. Por tanto, ligue somente os falantes dianteiro no SD250 e os coaxiais Bomber diretamente no Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  23. Anonymous

    Olá Vitor, sou o Jailson.
    Parabéns pelo blog. Um visual de muito bom gosto e informações precisas expostas em uma excelente ortografia, que é capaz de agradar a leigos e técnicos.
    Bom, demando uma informação sua:
    Minha necessidade é um sistema de baixo custo, porém que não deixe a desejar. Portanto, antecipei-me e acabei de adquirir Um par de Kit duas vias Bravox CS60B e um par de coaxiais Bravox CX50B que neste momento encontram-se instalados diretamente num Player Sony MEX-BT4007u. O som ficou bom, todavia ainda falta grave.
    No caso de eu manter os falantes instalados diretamente no player, qual sistema adoto para obter graves neste setup?
    Sub amplificado, caixa selada mais módulo mono, caixa dutada mais módulo mono? Quais fabricantes e modelos?
    Primo pela estética e espaço. Portanto, quanto menor, melhor. Afinal, não busco potência e sim qualidade para ouvir um bom som de palco dentro do carro.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Jailson,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, em que veículo os equipamentos estão instalados? Da preferência por que tipo de música?

      Se for um Sedan, por exemplo, a passagem dos Graves será mais difícil por se tratar de um três volumes. Quanto pretende/pode investir nos equipamentos?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Jailson

      Bom Vitor, trata-se de um Palio ELX.
      Os estilos musicais que mais escuto são Rock e Blues.
      Como já possuo os falantes (CS60B e CX50B) e o player (MEX-BT4007u) creio que aproximados R$ 500,00 (com instalação)seja um valor equilibrado para a pretensão do meu setup.

      Estava lendo a respeito do módulo Corzus HF 404 e me interessei. O que voc acha? Quais outras possibilidades de módulo e sub disponho?

      Lembrando que pretendo ligar o Kit duas vias no módulo junto com o sub e deixar as coaxiais traseiras direto no player; sem pretensão de upgrade.

      Grato pela atenção.
      Forte abraço!

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Jailson,

      Peço desculpa pela demora. Sem dúvida um orçamento legal pro amplificador + subwoofer, pra acompanhar os falantes Bravox.

      Há várias opções de amplificadores 4 canais, acredito que o HF 404 da Corzus seja uma ótima opção. Casa perfeitamente com os equipamentos que possui, com baixo consumo de bateria.

      Lembre-se de que o Subwoofer deve ter bobina simples de 4 Ohms, ou ainda, bobina dupla de 2 Ohms pra que possa casar com a impedância do Amplificador Corzus. Nessa faixa de potência sempre recomendo o Subwoofer NAR 1004-SW1, um bom Sub e com preço acessível.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser alguma outra indicação fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Jailson,

      Por dar preferência por Rock e Blues, a Caixa Selada seria a melhor opção com certeza. Favorecendo batidas rápidas e o retorno do Subwoofer ao estado de repouso mais rapidamente, assegura maior fidelidade neste tipo de música.

      De acordo com as suas especificações do fabricante, em Caixa Selada, recomenda-se que tenha por volta 25L.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição. Se possível, assim que instalados os equipamentos, deixe suas impressões aqui no Blog sobre o resultado.

      Comentar
      • Jailson

        Boa noite Vitor! Após dois dias instalando os equipamentos, ontem equalizei e cheguei a um resultado que superou minhas expectativas. Uma excelente relação custo x benefício.

        O sub NAR 1004-SW1 simplesmente faz bonito numa caixa selada com litragem e construção adequadas.

        O amplificador Corzus HF 404 cumpre o que promete desde que todas as recomendações dadas pelo fabricante sejam seguidas; como alimentação em cabo corretamente dimensionado e cabos RCA com blindagem de qualidade.

        Por fim, tenho em meu carro um sistema que custou pouco mais de R$ 1500,00 (sem instalação, uma vez que a minha eu mesmo fiz) e que em alto volume, não causa fadiga.

        Um som extremamente limpo e equilibrado para seu custo. Muito obrigado pelas orientações. Parabéns pelo trabalho!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Jailson,

          Peço desculpas pela demora. Fico bastante feliz que tenha gostado do resultado! Se puder, é claro, mande-nos algumas fotos do Projeto de Som.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida conte comigo.

          Comentar
  24. Willtess

    O que vc acha do Philips CEM 5100, ele tem 3 pares de saidas RCA, mas são 2 pares que servem para direita/esquerda frente/traseira, como de custume, e 1 par de saida RCA auxiliar, que não sei se serviria para o sub, mas ele tem uma saida diferente com fio e estilo um plug femea com uma entrada só que diz ser para o sub. Achei ele por um ótimo preço e ainda tem bluetooth, será que este serve para eu ligar esse sistema com dois modulos, como eu ja havia falado antes?

    O resto esta praticamente definido, kit duas vias Bravox Cs60b, coaxiais Bravox Cx60b, para tocar isso, o Corzus Hf404 ou Taramps T400, tem muita diferença de um para o outro?

    Num futuro upgrade, Pioneer 309 bobina dupla 4+4 ohms, e modulo corzus Ht400. Já uma opção mais barata de Upgrade poderia ser um sub de até 300 rms 2ohms ligado em um Taramps Tl900 que achei por um preço muito bom, o que vc acha desse modulo, ou vc não aconselha ele, e qual sub me indicaria nesse faixa de potencia, para valer a pena teria que ser um sub mais barato também que o 309…

    Agradeço sua atenção, e espero não lhe incomodar mais, após tirar essas duvidas…

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Willtess,

      Peço desculpa pela demora. Jurava que já havia respondido seu comentário.

      Ainda não tive a oportunidade de testar nenhum player da Marca, não sou a melhor referência. Posso dizer, a partir da sua ficha técnica, que o CEM 5100X é bastante completo e atende a questão das 3 saídas RCA.

      A diferença entre HF 404 e TS 400×4 é sútil, acredito que ambos vão cumprir muito bem o papel de amplificar seus alto falantes. Ainda não conhecia o TL-900 da Taramps, por suas características me parece uma opção válida sim.

      Outra opção de Subwoofer poderia ser o NAR Audio, que estão muito bem comentados nos fóruns que acompanho. Contudo, não há grandes diferenças com relação ao $$$.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  25. Deivid Pereira

    olá Vitor,
    Parabéns pelo blog é muito bom mesmo.

    Eu estou com duvidas sobre um projeto de SQ para um Audi A3 que acabo de adquirir, estive pesquisando e estou pensando em colocar um Kit 2 Vias Audiophonic Club KC 6.2 6″- 300 Watts RMS na frente, e um par de alto falantes nas portas traseiras, e um Subwoofer de 10″ ou de 12″ no porta malas para os graves, mas eu não quero algo mais que 300W RMS para o sub, eu só quero montar um palco sonoro de qualidade e com um grave satisfatório mas não muito potente, nada que estremeça todo o carro, mas que marque uma certa presença quando passar, mas ainda não sei qual amplificador usar para alimentar esse projeto, e qual par de alto falantes arrumar nas portas traseiras…

    Eu não entendo muito de som, não sei se o kit da Audiophonic é bom para esse meu projeto, pertento colocar um DVD 2din no lugar do original, mas por enquanto usarei o aparelho original mesmo…

    Gostaria muito da sua opinião e sugestões para esse meu projeto…

    Comentar
  26. Anonymous

    Prezado Vítor.

    Gostaria de montar um som com baixo custo e qualidade( o volume não importa) pra ouvir heavy metal.
    Me recomendaram um kit 2 vias sem amplificador ( CS 60 de 6″ da Bravox ou o Audiophonic KC 62 de 6″). Você acha que preciso de mais algum equipamento? Qual marca recomenda?

    Abraços

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Amigo,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, em que Carro pretende instalar estes equipamentos? Qual a marca/modelo do Player que possui? Tem em mente colocar um amplificador, subwoofer e outros equipamentos?

      O tipo de música que da preferência exige bastante do sistema, pois necessita de Agudos bem definidos e eficiência nos Graves pra acompanhar as batidas rápidas da Bateria. O kit 2 vias na dianteira já resolve parte do problema, mas seria ideal também um Subwoofer pra reproduzir os Graves.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra que possa lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
  27. João Pedro

    Boa noite Vitor, gostaria de sua ajuda/opinião em meu projeto de som, o carro é um novo corsa sedan.

    01 DVD H-buster ou Pioneer.
    01 kit 2 vias Bomber Bicho Papão Black 6″ 160WRMS nas portas.
    01 kit de falantes selenium 6×9″ 120W no tampão.

    Devo utilizar 1 ou 2 amplificadores?
    Um amplificador para o kit 2 way e outro para os 6×9?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde João,

      Peço desculpas pela demora. Com base no veículo e nos equipamentos, acredito que a ideia seja um Som de Qualidade no interior do veículo, certo?

      Neste caso, recomendo adicionar somente o kit 2 vias na dianteira e opcionalmente um par de coaxiais na traseira. Assim, reduzimos a interferência dos falantes traseiros sobre os dianteiros.

      Os alto falantes 6×9 na sua grande maioria são Tri, Quadri ou até Pentaxiais, dessa forma “enchem” o interior do veículo com agudos vindos da parte traseira, empobrecendo o palco sonoro e reduzindo a qualidade do sistema.

      Quanto ao Player, dentre as marcas mencionados, dou preferência por Pioneer. Apesar do custo maior, a qualidade na reprodução das músicas compensa.

      Um único amplificador 4 canais da conta de todos os alto falantes das portas (dianteira e traseira), ou se optar somente pelo kit 2 vias um 2 canais estéreo.

      Se for possível, é claro, recomendo adicionar um Subwoofer no porta malas, responsável por reproduzir as frequências Graves. Caso não seja possível, posteriormente poderá fazê-lo sem impedimentos.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  28. Gabriel "pekeno" Montañola

    Vitor Hugo,

    Andei procurando informações na internet sobre som automovito, visto que sou completamente leigo e foi lendo coisas aqui que me senti mais seguro sobre o que estava lendo.

    Indo direto ao assunto:

    Vou montar um projeto de som bem básico pro meu Fiesta Sedan, prezo muito a qualidade, gosto sim de ouvir música alta, mas para o meu prazer! Não quero um som pra ficar “causando”, nem para impressionar. Sou fan de música e ando muito sozinho no meu carro, então gostaria de ouvir tudo em alto e bom som sem perder qualidade.

    Meu carro tem os falantes de fábrica que são bem fraquinhos então penso em dar uma repaginada completa.

    Meu orçamento inicial está um pouco baixo e por isto vim aqui perguntar para um especialista como você qual seria a melhor opção de investimento inicial no meu caso.

    O player já está definido: DEH-6450BT da Pioneer (Mosfet 50w x 4 |Potência RMS 22w x 4) segundo o site do fabricante. Agora sobre os falantes… Estou em dúvida se compensa comprar um kit de 2 vias RTS-602 da MTX (60w) ou se compro dois 6″9″ de uma marca de qualidade também. Eu sei que o potencial de ambos não será aproveitado 100% sem o módulo de potencia, mas deixarei o módulo para comprar nos próximos meses, junto com o Sub e os 6″9″ ou o kit (dependendo do que eu comprar primeiro).

    Pela sua experiência, qual seria a melhor opção para o meu caso? Como dito no início busco qualidade de som. Então fica melhor o kit ou os 69's ? Os estilos musicais que mais ouço são rock e eletrônico caso venha a interferir.

    Agradeço desde já,
    Gabriel

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Gabriel,

      Peço desculpas pela demora. O player Pioneer mencionado sem dúvida é uma boa opção, bastante completo e com boa gama de funções.

      Mesmo sem o amplificador, use somente o kit 2 vias na dianteira. A qualidade e o palco sonoro proporcionado é infinitamente melhor que os falantes 6×9″.

      Onde pretende comprar seus equipamentos? Pelas marcas/modelos que mencionou fará suas compras no Paraguai, estou correto?

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpas novamente pela demora. Aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Bruno,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do seu Player? Que outro equipamentos compõe o seu Projeto de Som?

      Não sou a melhor referência nesse caso, não tive contato com nenhum dos falantes da DB Drive. O Focal Access é ótimo, já ouvi algumas vezes e gosto bastante dos tweeters.

      Outro ponto a favor do Focal são os ajustes do crossovers, posso estar errado, mas procurei pelos detalhes do Cross do Db Drive e não encontrei nada a respeito.

      Entre as duas opções, eu particularmente, ficaria com o 2 vias da Focal. Muito em parte pelas minhas preferências, mas seria legal ouvir o 2 vias DB Drive pra pode avaliá-los separadamente.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  29. Charlie

    Caro Vitor, boa noite.

    Comprei um DVD HBuster, desses com tela de 3″, para o carro, o DVD achei legal, só que a tela é minuscula, aí tava pensando em colocar umas 4 telas de 7″, 1 na frente (no painel) e 3 na parte de trás do carro (nos encostos dos bancos e no porta malas), só que o player tem apenas uma saída, será que posso ligar todas elas no player através de cabos “Y”, ou será que não?
    Se poder esclarecer essa duvida fico grato.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Charlie,

      Acredito que seja possível sim, mas pra garantir que terá qualidade será preciso usar um amplificador de sinal de vídeo.

      Usar somente os cabos “Y” fragmenta o sinal, torna o sinal mais fraco conforme vai adicionando novas telas. Faça o teste, mas acredito que o amplificador será indispensável.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Charlie

        Vitor, obrigado pela atenção e ajuda, entrei no tópico do kit 2 vias e fiz uma pergunta sobre as telas do DVD, e esqueci de perguntar sobre o kit 2 vias qual vc recomenda, que seja bom, custo x benefício, e outra dúvida, sabe me informar sobre a litragem da caixa para o Subwoofer TS-W304R da Pioneer, no site do fabricante são estes:

        Caixa Recomendada:
        – Selada – 24,1 a 49,5 litros
        – Dutada – 24,1 a 49,5 litros

        Se poder ajudar te agradeço muito.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Charlie,

          Antes de tudo, quanto está disposto a investir no novo kit 2 vias? Há muitas opções, uma das que recomendo e tem bom custo x benefício é o Bravox CS 60B.

          Já com relação ao Sub Pioneer, não encontrei o manual oficial pra lhe informar as medidas, mas acredito que uma Caixa Selada de 35L seja ideal.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  30. João Paulo

    Bom dia Vitor,

    Comprei um carro recentemente e nao entendo nada de som automotivo,
    ja estava no carro um som multilaser silver 4 x 45 rms, um amplificador taramps tl600 e um par de 6×9 quadriaxial da h-buster 110 rms cada, e os alto falantes originais do carro (nas portas e tampão, obs: estão estragados).

    Os alto falantes estão todos ligados no player, gostaria de saber se eu posso ligar 2 ou 1 alto falantes selenium bass 8″ na tl600 para reforçar os graves, penso num som apenas para dentro do carro, não quero gastar muito e usar o que tenho, o player se preciso compro outro melhor.

    è possivel essa ligação? Desde já agradeço a atenção e peço desculpas se eu tiver falando alguma besteira.

    Um abraço

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde João,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, o player Multilaser está funcionando? Este deve trabalhar com aproximadamente 20 watts (RMS) de potência no máximo, as informações disponíveis no site provavelmente se referem a potência de pico e não servem se parâmetro.

      Se estiver funcionando, sugiro começar pelos alto falantes. Um único kit 2 vias de entrada, como o Bravox CS 60B ou Falcon FC 280K, na dianteira e ligado no TL600 já vai render um resultado infinitamente melhor. Infelizmente, não é possível ligar o Sub Selenium 8″ no Taramps TL 600, este não faz bridge (ponte) pra trabalhar com um canal Mono.

      Assim, posteriormente poderá investir no Player, Amplificador e Subwoofer sem deixar de ouvir o Som no Carro.

      Obrigado pelo seu comentário, não se preocupe e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  31. Bruno Rufo

    Boa tarde. Acabei optando pelo Gol G6. e ja tenho boa parte do que preciso pro som. o unico senao ainda e a caixa. vc tinha me indicado uma caixa selada. aquelas caixas laterai sao boas ou devo ficar na selada mesmo. Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Bruno,

      Peço desculpas pela demora. Ambas as caixas são seladas, ao menos a grande maioria das caixas laterais, a diferença está na capacidade de absorção de vibrações.

      Eu particularmente recomendo usar caixa lateral somente em último caso, se não puder sacrificar um pouco do porta malas. A eficiência da fibra de vidro utilizada na sua fabricação é menor do que o MDF das caixas seladas convencionais, e conseqüentemente há uma perda considerável de rendimento.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  32. Gustavo

    Olá Vitor,

    Tenho um fiat stilo, comprei um Kit 2 vias Bravox CS60k, amp. SounDigital SD400.4d, player Pionner DEH-8450BT (saída p/ 3 pares RCA) e um sub Bravox 10″ selado que tava encostado.
    Lendo as informações em seu blog e em outros sites, acabei eu mesmo fazendo instalação. Cabos bem dimensionados, alimentação e remoto de um lado, 2 RCAs e retorno do amp. de outro. O terra não passa de 1m que peguei de um parafuso próximo ao amp.
    O esquema de ligação que fiz no player foi RCA Frontal + RCA Sub, liguei o Kit em 2 canais e o Sub em bridge. Liguei os coaxiais traseiros originais na saída do player mesmo, deixei de uma forma que não alterem o palco sonoro da frente.
    Tá funcionando ótimo com o carro desligado, porém o som apresenta um leve chiado quando ligo a ignição e vai aumentando quando acelero o carro.
    O que será que pode ser isso?

    Obrigado!
    Gustavo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Gustavo,

      Peço desculpas pela demora. Este tipo de interferência pode ocorrer por inúmeros motivos e, infelizmente, a melhor forma de verificar qual sua fonte é testando todos os equipamentos.

      Ligue, por exemplo, os alto falantes diretamente no CD Player e verifique se o problema persiste? Assim será possível verificar se o amplificador e sua instalação não são a causa do problema.

      Outra possibilidade está na Antena, desconecte-a e verifique novamente se o problema persiste. Certifique-se de que a carcaça do player também esteja devidamente aterrada.

      Uma solução rápida seria adquirir um supressor de ruídos, no entanto, sugiro fazer isso somente se não puder rever a instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações quanto ao teste e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  33. william

    Olá, vitor, tirei muitas duvidas com vc, agora estou estou comprando meus equipamentos. Comprei um Sony mex-bt4007u, deve chegar dentro de alguns dias, essa semana vou comprar os falantes, e mês que vem o modulo. Meu carro é um gol bola 2p, vou por um kit 2 vias de 6 nas portas, e na traseira que estou na duvida, ja que o gol a furação original e 5×7 e não quero furar o tampão, qual seria a melhor opção, ou seja mais fácil de ser adaptado, um coaxial de 6 ou de 5 polegadas?

    Quanto ao modulo tenho algumas duvidas, entre o corzus ht404, ou o soundigital sd400.4d, qual o melhor, e qual suas diferenças fora o preço, consegui o sd400 por 80 reais a menos, mas fico desconfiado, ele parece tão frágil com aquele acrílico, mas a aparência é o que menos importa, o que vc acha?

    Vi que vc gosta muito e indica o sub Nar Audio 1004-sw-1 para várias pessoas, mas ele sendo bobina simples de 4ohms, teria como ligá-lo em um desses módulos que citei usando dois canais para os duas vias e o sub nos outros dois, ai eu deixaria os coaxiais direto no player, ou até os excluiria dos projeto.

    Outra duvida, caso eu deixe um modulo de 400 tocando o kit e os coax e ponha um uxp de 10 com um módulo de 400 só para o sub, será preciso de uma bateria extra pra tocar o meu som ou a bateria do carro vai dar conta?

    Não tenho nenhuma noção, por sua experiencia, o que ficaria um som com mais qualidade e equilibrado, duas vias, coaxial e um uxp de 10, um pioneer 309 de 12, ambos de 400 rms ou um nar de 10 de 200rms, gosto de som de qualidade com um grave forte que tenha destaque, mas nada que abafe o resto do som.

    Aguardo sua resposta, e parabéns pelo seu blog, esta cada vez melhor.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde William,

      Peço desculpas pela demora. Unifiquei os últimos 2 comentários, assim respondo tudo de uma única vez.

      Como da preferência por qualidade, acredito que poderia tirar o falante traseiro. Se realmente deseja mantê-lo no Projeto de Som, acredito que o falante de 6″ seja mais fácil de adaptar.

      Recentemente vi um comentário, que mencionava o cuidado ao fixar o SD 250, para não quebrar a base do amplificador. Ambos são boas opções, com os devidos cuidados pode ir de SD 400.4 sem medo.

      Sim, em ambos os amplificadores o Canal Mono (Bridge) trabalhar em 4 Ohms, ou seja, a mesma impedância do Subwoofer NAR.

      De quantos ampères é a sua Bateria atual? Usando 2 amplificadores de 400 watts (RMS), e com uma eficiência de 90% seria necessário algo em torno de 80 a 90 Ah.

      Qual o kit 2 vias que pretende colocar? O equilíbrio do Projeto de Som depende muito da soma de todos os equipamentos.

      Com base nas suas preferências, acredito que a melhor opção seria o UXP. No entanto, é preciso assegurar de que a sua Bateria da conta de tudo.

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpas pela demora, mas a partir de hoje vou trabalhar em tempo integral na Ntrix Sound.

      Comentar
      • william

        Pretendo colocar kit bravox cs60b, não sei se vc já viu os novos que estão vindo agora, pretos, estou meio receoso, desconfiando da qualidade do mesmo, os antigos, mas nem tão antigos, em alguns lugares ainda tem, os cinza, esses eu conheço e sei da qualidade, mas onde possivelmente vou comprar só tem esses pretos, o que vc acha?

        Estou pendendo mais pro sub da nar, de 10, pois economizaria com um modulo, ligaria o sub em bridge. Curto pop rock, reggae, soul e um rock leve, nada de muito pesado, vc ja me recomendou uma caixa selada, mas tenho medo de ficar um grave muito seco por ele ja ser um falante de 10. Vi o manual desse sub, recomenda uma selada de 25L ou dutada de 42L, qual seria a melhor para esse sub, e as medidas ideais para uma caixa trapezional?

        Atrás vou deixar os triaxiais que já tenho, ligados direto no player, cortando eles direto no player, e só ligando bem baixinho pra dar um som ambiente quando estiver carregando alguém no banco de trás.

        O que vc acha, 2 vias 130rms mais sub 200rms, ficaria um som equilibrado, com qualidade e um grave forte, ou esse sub é muito fraco?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia William,

          Também não tive contato com os novos Bravox CS 60B, mas acredito que esta mudança seja estética e não há impacto nas características do alto falante.

          Pelo tipo de música que da preferência, acredito que a melhor opção ainda seja a Caixa Selada. Quanto as medidas, seria legal falar com o suporte da NAR pra pegar uma boa indicação, no entanto, seguem algumas medidas: Comprimento 45cm; Altura 38cm; Topo 18cm; Base: 25cm.

          Acredito que vai ficar equilibrado e com um ótimo resultado no interior do veículo, contudo, se quiser Graves mais contundentes, tente atenuar em -3dB o kit 2 vias.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • william

            Estas medidas seriam da caixa montada já, não das peças, não é? E quanto a espessura, qual usar, 15mm, 18mm, ou 20mm? E por ela ficar uma caixa ”rasa”, com pouca profundidade, isso não influencia no som, ou o que importa é apenas a litragem? Devo revestir o interior com aquela fibra plumante?

          • Vitor Lima

            Bom dia William,

            Sim, medidas da Caixa montada e usando MDF de 18mm, a profundidade deve assegurar que o imã do Subwoofer não bata no fundo da caixa. O fator determinante é a litragem, que influencia a sintonia da Caixa Acústica.

            Com as medidas que sugeri a sintonia da Caixa deve ficar em torno de 30 Hz, e acredito que a fibra plumante ou qualquer isolante acústico contribua pra reduzir vibrações e são muito bem vindos.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição e se puder nos enviar algumas fotos e suas impressões a respeito do Subwoofer seria ótimo.

  34. LEANDRO

    ola, quero da uma melhorada no som do New Civic, quero trocar os originais no caso colocar um kit 2 vias bomber black 320 rms na dianteira e no tampão um coaxial no tampão ( entre um alipne ou um mtx qual recomenda ) quero isso na parte de dentro pois como o carro é um sedã o som da mala quase não passa. na mala tenho uma caixa lateral selada pra sub 12 ( no momento tenho selenium bass 12 250 rms bobina simples porem estou querendo por um pionner 309 d4 ou s4 vai depender da sua ideia tambem) numa outra lateral tenho uma placa adaptada com 2 6×9 pionner 80 rms cada 2 driver d200 50 rms cada. Duvidas, to kerendo colocar um modulo hurricane para o projeto com os acessorios citados seria mlheor a 480.4 ou 360.4? e no caos pra trablahar com as impedancias ( no caos todas são 4 ohms tirando os driver 8ohms e os falantes que quero trocar depende do sua ideia bobina simples ou a dupla pra coloca em um dos modulos)tem como bolar mesmo esse projeto ou preciso trocar ou melhora algo?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Leandro,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, da preferência por qualidade no interior do veículo ou som pra fora do tipo trio elétrico? Pelo que descreveu não está claro qual o foco do seu Projeto de Som.

      Realmente, por se tratar de um Sedã, existe a dificuldade em passar os Graves para o interior do veículo. No entanto, com uma boa dupla de Sub’s em uma Caixa Dutada acredito que é possível minimizar esse problema.

      Que amplificador está usando no momento? Antes de adicionar o Amplificador Hurricane é preciso assegurar que a Bateria da conta, pois são famosos pelo alto consumo.

      O Subwoofer Pioneer é muito bom, mas talvez para qualidade no interior do veículo não sejam a melhor opção.

      E por último, quanto estima investir no Upgrade do New Civic?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe indicar algumas possibilidades e equipamentos.

      Comentar
  35. william

    Olá Vitor, ainda tenho duvidas sobre a caixa. Os falantes ainda não chagaram, mas baixei um manual da internet, segundo ele o sub tem profundidade de montagem de 13 cm, a caixa que você me sugeriu tem 18 cm de topo, já montada, então descontando a espessura de 18 mm do mdf do fundo e da frente, ela ficaria com uma profundidade interna de 14,4 cm, você não acha que ficara muito perto do fundo. Esta distancia de apenas 1,4 cm é suficiente, sendo que ainda teria a espessura do revestimento interno. E a diferença entre topo e base de apenas 7 cm vai me dar uma boa inclinação para encostar no banco traseiro?

    Desculpe estar fazendo tantas perguntas, é que sou totalmente leigo sobre estes assuntos. Agradeço muito sua atenção, estou aprendendo muito com seu blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Willian,

      Antes de tudo, o intuito do nosso Blog é esse mesmo, não se preocupe com a quantidade de dúvidas.

      No manual que baixou, procure pelo parâmetro “Xmax”, que se refere a máxima excursão do Subwoofer. O NAR 1004-SW1, por exemplo, chega a 8mm aproximadamente e não chega a ser um problema.

      Quanto a inclinação, está será de aproximados 79 graus nas medias que havia informado. No entanto, se for possível, seria ideal medir a inclinação do banco em relação ao porta malas e assegurar que encaixe perfeitamente.

      Aproveitei pra ver a inclinação de algumas Caixas Acústicas prontas que encontrei pelo Google. Estão entre 66 e 70 graus, se necessário, alteramos as medidas da caixa pra que de o encaixe desejado.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  36. Sidiney

    Olá Vitor,

    Estou tentando melhorar o som do meu carro, só que tenho algumas dúvidas:

    1 – O que eu quero é somente qualidade e não quantidade, tendo em vista que a minha pretensão é para ouvir apenas dentro do carro;
    2 – Meu carro é um fiesta sedan 2009 e já possuo um aparelho pioneer, com saida de grave separado e um módulo falcon 960s,
    3 – Estou querendo comprar dois kit “6” 02 vias bravox 140w RMS e um Subwofer Slim para colocar em baixo do banco do carro, como vê quero algo muito discreto.

    E aí o que você acha, estou no caminho certo ou está tudo errado?
    Tem algo melhor que isso??
    Esses Kit’s cabem no modelo do meu carro?

    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Sidiney,

      Peço desculpas pela demora. Sugiro colocar o kit 2 vias somente na dianteira, a interferência do 2 vias traseiro reduz a eficiência do sistema e empobrece o palco sonoro.
      Opcionalmente, adicione falantes coaxiais na traseira, ligados diretamente no player Pioneer. O tamanho está correto, mas a que modelo Bravox se refere?

      Quanto ao Subwoofer, eu particularmente, não gosto do rendimento do Slim. Considere também um subwoofer de 8″, em uma caixa selada não ocuparia muito mais espaço.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  37. Bruno Rufo

    Boa noite, eu coloquei um Kit de duas vias na parte da frente. mais um sub de 10, todos da Bomber, Um DVD player da Positron e m amplificado da Roadstar. O problema é que em algumas musica, nao conisgo ouvir determinados intumentos como, guitarra e teclados. gostaria de saber se posso resolver isso, mais dois falantes na traseira? Coaxial, Triaxial. O que fazer?
    Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Bruno,

      Antes de tudo, qual o modelo do amplificador Roadstar e do subwoofer Bomber?

      Acredito que mais alto falantes não sejam a solução do problema, a guitarra está entre seus 250 e 1.000 Hz e seu kit 2 vias é capaz de tocar estas frequências sem esforço.

      Seria arriscado concluir algo sem mais informações, como está o HPF do amplificador Roadstar ou até mesmo do Player Positron? Minha suspeita é de que em algum desses equipamentos o HPF está acima dos 400 ou 500 Hz.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra resolvermos este problema.

      Comentar
      • Bruno Rufo

        O amplificador é o Roadstar RS 1800N. O Subwoofer é um Bomber Upgrade 350 Watts RMS de 10″ em uma caixa selada. O kit é um Bomber Bicho Papão Hi Power de 320 rms. Quanto ao HPF não sei dizer… O problema esta quando se tem duas guitarras. A de ritmo é que não consigo ouvir. ta dificil de acertar… por exemplo. AC/DC, Jailbreak. so a guitarra de ritmo, malcolm young fica bem baixa, quase que imperceptível.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Bruno,

          Não encontrei o manual do Roadstar RS 1800N, então vou precisar da sua ajuda. Poderia me mandar umas fotos, das laterais do amplificador? Preciso saber também qual o modelo do DVD Positron.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo as fotos e suas considerações pra poder lhe ajudar. Se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  38. otavio33

    Boa noite.
    Estava procurando qual seria o amplificador ideal para meu som.
    Tenho um equipamento modesto e não pretendo investir mais, com exceção do módulo. Tenho atualmente:
    CD Sony CDX-567UX + kit 2vias Selenium 6″ no Peugeot 207.
    Valeu.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Otavio,

      Antes de lhe sugerir alguns equipamentos, tem a pretensão de colocar um Subwoofer ou está satisfeito com o rendimento do kit 2 vias Selenium?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns amplificadores.

      Comentar
      • otavio33

        Pois bem,
        Não vou adicionar subwoofer. Talvez futuramente adicione outros dois falantes atrás no local original. Estou satisfeito com o kit e considerei a possibilidade do amplificador para dar uma refinada (não necessariamente reforçada) nos graves, mas claro, para ouvir em volume médio, sem forçar nada, som para motorista e passageiro somente. A questão é: Algum módulo atende a necessidade?
        Valeu pelas dicas,
        Abc.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Otavio,

          Questionei quanto ao Subwoofer, pois poderia lhe indicar um único amplificador para todo o sistema. Com um amplificador 2 canais seria diferente, pois teria de adquirir outro amplificador só para o Sub.

          Há sim várias opções, e para acompanhar o 2 vias Selenium sugiro Stetsom Vision VS 250.2, Soundigital SD 250.2 ou ainda Taramps TS 150X2.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  39. mauricio k

    Bom dia amigo,
    Estou com duvidas a respeito de alto falantes de portas, eu tenho um Sandero 09, com um CD Player e USB CEM2100X/78 – Philips , vi alguns alto falantes de portas mais não sei qual é o melhor que se encaixe com meu cd player, se é o Kit 2 vias, o Triaxial ou Coaxial, vi alguns , Alto Falantes Pioneer Ts-a 1684s,Kit 2 Vias 5 Polegadas Bravox Cs50 B,Kit 2 Vias Bravox Cs 60b , algum deles seria bom?qual vc me indicaria?

    No momento quero não gastar muito, e comprar agora só os falantes das portas,e gastar até uns R$200.00, mas daqui uns 2 meses comprar um TS-W309 de 400w rms reais, e gostaria de saber se é melhor eu comprar um módulo para os falantes das portas agora, ou só quando eu comprar o sub woofer?
    Agradecido desde já amigo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Mauricio,

      Com o orçamento proposto, acredito que o kit 2 vias seja a melhor opção. Dentre as opções que mencionou o Bravox CS 50B seria o melhor indicado, uma vez que, o espaço nas portas do Sandero são de 5.5″.

      O Sub Pioneer exige bastante potência (o recomendado são 400 watts) e o amplificador precisa dar conta do recado.

      Se deseja qualidade no interior do veículo, talvez um Subwoofer que exige menos potência seja até melhor, pois poderia usar um único amplificador para todo o sistema.

      Pode ligar o 2 vias diretamente no Player e posteriormente subwoofer e alto falantes no amplificador. Cuidado apenas com o volume, para não enviar distorção para os falantes, isso reduz bastante sua vida útil.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou deseja alguma indicação de equipamentos fico a disposição.

      Comentar
  40. Everton

    Boa noite Vitor, não li todos os comentários, por isso não sei se já perguntaram o mesmo.
    Eu tenho um Palio 2010, Player da Fiat original, 2 selenium 6″ triaxiais 60rms cada nas portas dianteiras, 2 6×9 Pionner 80Rms cada no tampão. Comprei agora dois amplificadores, um Stetsom 500RMs mono para um Sub e outro Sound Digital SD400.2D. O que você faria com esses equipamentos ? Compraria mais o que e retiraria o que ?
    Grato pela opinião, as dicas so site são show!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Everton,

      Não se preocupe, são muitos comentários e estou certo de que não há nada muito específico como sua dúvida.

      No seu lugar eu partiria pra um Projeto de Som voltado pra qualidade, trocaria os falantes atuais por um kit 2 vias na dianteira e alto falantes coaxiais na traseira. Um bom subwoofer em caixa dutada (meu carro atual é sedan) no porta malas e talvez um tratamento acústico nas portas pra começar.

      Mas, essa é a minha opinião e meta, pois troquei de carro recentemente e quero aproveitar pra testar alguns equipamentos.

      Agora preciso entender quais as suas preferências e o que deseja, somente a partir daí consigo lhe sugerir algo. Antes de tudo, deseja um Som de Qualidade no interior do veículo ou abrir o porta malas e “animar um churrasco”?

      Qual a marca/modelo do veículo? Da preferência por que tipo de música? E mais importante quanto está disposto a investir em novos alto falantes e subwoofer?

      Também é importante salientar que, com dois amplificadores o consumo aumenta bastante e dependendo de quantos ampères tiver a sua bateria uma auxiliar ou até uma nova e com maior amperagem se faz necessário.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Everton

        Boa noite Vitor.
        Obrigado pela pronta resposta.
        Então, eu quero mais um som interno, mas churrasco é de lei, então um sistema sonoro flexível é uma boa pedida.
        Eu ví no youtube o seguinte.
        O camarada tem um kit duas vias na dianteira e outro na traseira mais um sub. Detalhe é que o kit duas vias traseiso só é ligado quando ele abre o porta malas, sendo que em uso normal rodando, fica ligado apenas o kit dianteiro e o sub lá atras. O que acha ?
        Qual a diferença de kit duas vias para coaxial ? Só o crossover ?

        Grato,
        Everton de Castro.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Everton,

          Esse tipo de projeto está se popularizando aos poucos, é o que chamamos de Projeto de Som Híbrido.

          Acredito que seja uma boa opção e, talvez, uma tendência pra quem gosta de qualidade, mas não dispensa animar um churrasco.

          Minha única sugestão é partir para um Caixa Trio, com drivers e super tweeters, pois não mais eficientes no Trio Elétrico do que um kit 2 vias.

          Os falantes coaxiais possuem mid bass e tweeter na mesma carcaça, o 2 vias trabalha com esses componentes separados e instalados em locais diferentes pra proporcionar o melhor palco sonoro.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  41. Farle

    Olá comprei 2 kit 2 vias gto 608c para um punto tenho duvias em relação ao modulo pois os alto falante são 2ohms…desde já grato

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Farle,

      Antes de tudo, um feliz 2013!

      Não está clara qual a sua dúvida, a impedância de 2 Ohms foge do convencional, mas não limita suas opções. Amplificadores estéreo de 2 ou 4 canais tem impedância mínima declarada de 2 Ohms.

      Por convenção usamos alto falantes de 4 Ohms e a potência cai pela metade, com o GTO 608C não há essa “perda” e chegamos a potência recomendada pelo fabricante mais facilmente.

      Em um amplificador 2x100w @ 2 Ohms, por exemplo, usando-se um alto falante de 4 Ohms, temos 50w de potência para cada lado e com o GTO 608C da JBL temos 100w.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou se desejar alguma indicação fico a disposição.

      Comentar
  42. Cleverson

    Ola, bom eu tenho um gol G6 pretendo colocar:
    1 Kit 2 Vias Bravox CS60B ( na dianteira)
    1 Par Coaxial CX 50 B ( na traseira)
    Qual módulo voce me indicaria?

    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Cleverson,

      Sugiro um amplificador 4 canais com ao menos 100w rms por canal em 2 Ohms, veja algumas das opções que recomendo: Falcon F400M, Corzus HF 404, Banda Voxer 2.4, Stetsom Venom 400.4 e Taramps TS-400×4.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  43. leandro mantovani

    boa noite!!!

    tenho um trio no porta malas. (2 sub, 2 drive selenium e 2 tw selenium), tem algum problema colocar um kit de 2 via de qualidade na porta?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Leandro,

      Pode instalar sem impedimentos, mas seria interessante desligar os drivers e super tweeters enquanto o porta malas está fechado. Pra aproveitar melhor o rendimento do kit 2 vias e ter qualidade no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  44. Tchê!

    Buenas!

    O seguinte, estou montando ao poucos um som para o meu Fox duas portas. E prefiro qualidade do que potência. (quero montar um SQ, pra mim escutar enquanto estou andando).
    Outro ponto interesante é que a grana está curta e nao quero gastar muito. (pretendo gastar algo em torno de 600,oo reais no módulo e caixa + cabos, montarei e instalarei tudo, nada de terceirizar o serviço!)
    Segue minha idéia:
    Colocar na frente um kit duas vias selenium 6′ 62V2A, fixando os falantes nas portas e os Twitters nas colunas das portas (fox possui espaço). Os alto falantes traseiros irei remover. E penso em colocar um módulo SD400.4D para empurrar o kit duas vias e uma caixa com dois subs provavelmente pioneer de 10′ no porta malas. o Player que uso é o Pioneer DVH-8480 Ainda não tenho um sub definido aceito sugestões para o mesmo e vossa opinião sobre o projeto que possuo em mente.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Buenas Tchê,

      A ideia geral do seu projeto de som segue de acordo com suas preferências. Com o ajuste certo terá bastante equilíbrio entre todas as faixas de frequências.

      Qual o modelo do subwoofer Pioneer que tem em mente para este projeto? Pergunto, pois em bridge são 200w de potência no canal mono do SD 400.4D. Assim, com 2 subs seria algo próximo de 100w para cada e dependendo do modelo, pode ser pouca potência.

      Sugiro um único subwoofer bobina simples de 4 ohms ou bobina dupla de 2 ohms, com potência recomendada próxima de 200 watts (RMS). Eu particularmente gosto bastante do Nar Audio 1004-SW-1, mas há outras opções como o Falcon FS 600D 10 e Spyder Streeet 700.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Tchê!

        Prezado Vitor,

        Agradeço vossa resposta.
        Após realizar algumas medidas do portamas e pesquisar um pouco mais. Vi que apenas um sub já é o suficiente, pois não há necesidade de um sistema sterio para os graves. E como o porta malas é pequeno… Vou optar por apenas um sub. pensei em algo entre 10, 12″ e que atue nas frequências entre 20 a 200Hz (aproximadamente) já que o kit duas vias atua a partir dos 70Hz. Então teria um sub de mais ou menos uns 300W, já que utilizaria dois canais em ponte gerando 1 canal de 200W. O modelo do altofalente realmente é uma incógnita. Não tenho modelo definido, mas procuro algo que antenda a frequência e potência descrita acima e que trabalhe em 4R, sendo bobina simples de 4R ou dupla de 2R. Dou grande importância para o visual também. Por isso pensei no pioneer, pois os acho bonitos e “limpos”. para a caixa pensei em utilizar MDF de 18mm e o acabamento em courvim ou outro sintetico que emita o couro. Também pensei em por lã de vidro dentro da caixa, não sei se faço dutada ou não.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Tchê,

          Peço desculpas pela demora. Da preferência por que tipo de música? Desse modo, lhe indico se a melhor opção é o subwoofer de 10 ou 12 polegadas.

          Ainda quanto ao subwoofer, sugiro trabalhar no máximo até 80 Hz. Em projetos de som SQ todo o estéreo deve vir da dianteira, mais especificamente do kit 2 vias.

          Por que até 80 Hz? Porque as frequências até 80Hz são unidirecionais, ou seja, não é possível distinguir qual a sua direção.

          A construção da caixa acústica depende da marca/modelo do subwoofer, mas recomendo 18mm de MDF no mínimo.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Tchê!

            Boa noite, Vitor.

            Escuto rock em geral, nada de eletrônica, sertanejos e funk. Apenas rock, do mais calmo ao mais pesado!

            Mas se a faixa de frequência for maior maior que algo perto de 20 Hz até 80Hz não é só ajustar o módulo? Se não me engano meu DVD player já possui corte a 100Hz ou 80Hz na saída do sub.

            Pois é, pensei no MDF de 18mm por causa do tamanho e do peso da caixa, quanto maior o peso e o tamanho mais gastos terei com a gasolina.

            Agradeço as dicas passadas até o momento.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Tchê!

            De acordo com suas preferências, acredito que uma caixa selada com subwoofer de 10 polegadas seja a melhor opção.

            Sim é possível fazer este corte de frequência através do player, se possui esta função, ou através do amplificador. Comentei sobre o assunto, pois mencionou que queria um subwoofer que atuasse até 200 Hz.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  45. Anderson Amarante

    Olá, tudo blz?
    Eu estou com uma duvida sobre as ligações do meu projeto.
    É o seguinte eu estou com 5 falantes, 4 destes tem 4 Ohm cada e um tem 8 Ohm. Eu estou pensando em ligar 2 falantes de 4 Ohm em série para gerar 8 Ohm, então eu ligo os outros 2 falantes de 4 Ohm para gerar mais uma de 8 Ohm, e ai por final eu ligo em paralelo os dois pares de falantes que estão com 8 Ohm mais o ultimo falante de 8 Ohm, que terá 2,67 ohm finais.
    Pretendo ligar estes falantes em 1 das saídas do modulo que tem W Rms de saída igual a W Rms somadas dos falantes, mas a saída esta em 2 ohms.

    Será que eu posso fazer essas ligações sem problemas?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Anderson,

      Qual a marca/modelo do amplificador e dos alto falantes? O esquema de ligação e calculo de impedância final estão corretos.

      Certifique-se que todos os falantes tocam a mesma faixa de frequências ou se o amplificador estiver flat, que cada alto falante trabalhe a sua faixa de frequência ideal.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  46. Samuel Marchini

    Olá amigo mas uma vez preciso da sua ajuda ! comprei um kit 2 vias da mtx mod: rts502 5″ 50wRMS , instalei o rádio e liguei ele até ai blz ótima qualidade o Falante, porém comprei um módulo (booster ñ mosfet) usado de um amigo meu, módulo simples da digisound, DSG650 2 vias de 65wRMS cada, porém instalado no módulo o alto falante só funciona a partir do Volume 20 e começa xiando depois da um pouco de melhora.. eu mesmo instalei… depois do volume 20 toca ” bem ” será problema no módulo? ou tem solução?

    Amigo sou eu que escrevi a msg anterior? eu resolvi colocar o modulo mts de 150w rms que eu vou usar no sub de 10″ mas ele tem duas saidas de 75wRMS x
    2 ohms e uma em bridge de 150wRMS x 4ohms como ligo meu kit duas vias em paralelo ? uso os dois canais em bridge ou só um canal? Obrigado mais uma vez

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Samuel,

      Antes de tudo, qual o modelo do cd player? Difícil dizer, mas suspeito que o problema esteja na regulagem do amplificador, como está o ganho?

      A segunda questão não está clara, trata-se de um segundo amplificador? Qual a marca/modelo? Sem mais detalhes seria arriscado lhe sugerir algo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  47. Filippini

    Caro Vitor, como vai. Muito bom o blog, hein. Parabéns !

    Preciso de uma orientação. Não entendo porque existem tantos modelos de módulos, potencias e amplificadores. Uns são estereo, outros mono, com dois, tres e quatro canais. Não sei com qual equipar meu som. Acabei de adquirir e instalado um kit duas vias Morel Maximo e um kit coaxial Audiophonic CB 525/V2. O DVD é um Sony MEX 50 (com tv). O som é muito bom sem qq aplificador. Mas falta um grave. Agora comprei uma caixa Flat da Bravox. poderia sugerir um modulo/amplificador simples que possa melhorar a sonoridade. Não quero som “pra fora”, apenas qualidade no som dentro do carro.
    Forte abraço

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Filippini,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do veículo que os equipamentos estão instalados? A Flat Box da Bravox é de 2 ou 4 Ohms?

      O amplificador será dedicado ao subwoofer slim Bravox ou deve atender também aos alto falantes das portas? Seu projeto de som já conta com equipamentos de elevada qualidade sonora, no entanto, acredito que o kit 2 vias Morel bem amplificador terá um rendimento ainda melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Filippini

        Ola, Vitor. Obrigado pela resposta.
        Bem, o veículo eh um Grand Siena, com bastante espaço no porta-malas. Optei pelo Flat Bravox 4 Ohms por ter encontrado uma promoção, pela facilidade de montagem e ter lido boas recomendações.
        Como se diz, não pretendo ter um “som pra fora”, apenas gostaria de melhorar a qualidade sonora no interior do carro. Adquiri o conjunto de falantes (Kit 2 vias Morel 90w e Coaxial Audiophonic 65w) em etapas e agora creio que falta o módulo para ‘empurrar’ o conjunto. Sou completamente leigo neste tipo de projeto, por isso peço sua
        colaboração. Não sei como comprar o módulo, pois ha uma infinidade de modelos, preços e especificações. Esse amplificador, coforme sua orientação, será para os alto-falantes e sub ou apenas para o Sub e/ou um dos kits ? Lembrando que não preciso nada excepcional, ou seja, potência em demasia ! Ah, e o orçamento tá meio curto tb, rss por isso preciso levar em conta omelhor custoXbenefício.
        Desde já agradeço sua colaboração.
        Abraço

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Filippini,

          Questionei o modelo da Flat Box exatamente pra lhe sugerir um amplificador compatível.

          Acredito que um amplificador 4 canais seja a melhor opção em custo x benefício, com algo próximo de 100 watts (RMS) de potência por canal em 2 Ohms.

          Desse modo, são 2 canais estéreo para o kit 2 vias dianteiro, 2 canais em bridge (mono) dedicados ao subwoofer e os alto falantes traseiros ligados diretamente no player.

          Assim, se desejar, poderá usar o amplificador 4 canais para os alto falantes das portas e um segundo amplificador dedicado somente aos Graves.

          Realmente há vários modelos disponíveis, veja alguns que recomendo: Falcon F400M, Banda Voxer 2.4, Corzus HF 404.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  48. Evandro

    Olá Vitor, legal o blog, parabéns!
    Tenho umas dúvidas, comprei um kit 2 vias blaupunkt de 120 rms, um sub nar 10 200 rms (caixa selada 25 l). meu player é um pioneer deh 4180 sd, modulo roadstar 4620 hp. Mandei instalar e o resultado foi que no kit se ouve quase só os agudos, quando mexo no left/right, colocando tudo left, toca somente o direito, e quando coloca tudo right toca o esquerdo e o falante direiro (sem o tweeter). Achei estranho. O sub bate legal. Não entendo muito, gostaria de uma sugestão pra pelo menos ter o que argumentar com os instaladores. Obrigado. Ah, meu carro é um 207.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Evandro,

      De cara, o óbvio, as ligações entre direita e esquerda estão invertidas. Daí o instalador só precisa checar se está entre os falantes e o amplificador, ou entre amplificador e player.

      Quanto ao tweeter, difícil afirmar qual a causa, são inúmeras possibilidades. Pode estar queimado ou com mau contato, qualquer que seja a causa deve ser analisada pelo instalador.

      Gosto bastante do subwoofer NAR, a litragem da caixa selada segue os parâmetros recomendados pela fabricante.

      Dica: Antes de sair da Loja novamente, teste os controles do balanço (esquerda/direita) e fader (dianteira/traseira). Aumente o volume em aproximados 60% do cd player Pioneer e verifique se há distorções no sistema.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  49. Roberto Bernasconi

    Vitor,
    Depois de pesquisar muito encontrei um blog que realmente vale a pena ler. Parabéns!!
    Tenho em celta com um dvd sony mex-v30, nas portas dois buster de 5″ 55rms, no tampão tembém dois buster 6×9 de 120rms. Tenho um amplificador da positron 150 g de quatro canais. Uma caixa selada de 32 litros com um NAR 10″ 180rms. A minha dúvida é:
    A caixa está desligada. Preciso de um novo amplificador mono só para o NAR? O que posso fazer para ter um som de qualidade? Percebo que ao aumentar o volume no 16 (pela metade) já distorce bastante e perde muito a qualidade.
    A minha idéia não é gastar muito, no máximo uns R$ 200,00.
    Se puder me dar umas dicas ficaria muito grato!!

    Um grande abraço e parabéns pelo blog!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Roberto,

      Antes de tudo, quanto tempo tem os alto falantes das portas e tampão? A distorção que mencionou, pode ser um claro sinal de desgaste.

      Quando falamos de qualidade sonora, todo o estéreo deve vir da dianteira do veículo, por este motivo, sugiro remover os alto falantes 6×9.

      Recomendo também trocar os falantes dianteiros por um kit 2 vias, a divisão das frequencias deixa o sistema mais eficiente e proporciona um ótimo palco sonoro.

      O amplificador pode ser dedicado ou não ao subwoofer, depende bastante do que deseja fazer no seu Projeto de Som.

      Se deseja somente ligá-lo, por conta do orçamento apertado, posso sugerir um amplificador mono. Do contrário, acredito no melhor custo x benefício de um 4 canais, para o kit 2 vias e subwoofer.

      Saiba que é possível fazer este upgrade aos poucos, adquirindo equipamentos na medida do possível. Pense a respeito e diga qual linha deseja seguir.

      Fico feliz que tenha gostado do nosso Blog, é muito gratificante esse retorno positivo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Roberto Bernasconi

        Vitor,
        Obrigado pela ajuda.

        Os falantes foram adquiridos à um ano aproximadamente.
        Realizei uma alteração e ficou um pouco melhor. Puxei pela saída rca sub do rádio no módulo e a saída na caixa. As outras duas saídas nos falantes da frente. Já os falantes 6×9, fiquei com dó de tirar e liguei nas saídas do rádio apenas.
        Ainda tenho uma saída rca no rádio para ser utilizada, a referência é para falantes dianteiros.
        Sei que o módulo não é suficiente para a caixa visto que precisaria de 180 rms no mínimo para ficar forte.
        Assim que possível vou fazer as alterações que vc mencionou, a minha intenção é ter um som bonito de se ouvir com qualidade mesmo.

        Um grande abraço e se quiser acrescentar algo será bem vindo.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Roberto,

          Não ficou claro como ficou a instalação. Está usando as saídas RCA do subwoofer para os alto falantes e subwoofer?

          Quanto aos falantes 6×9, sugiro desligá-los através do controle do Fader, por uma semana, depois ligue-os novamente. Nada mais justo, pra ver qual das configurações mais o agrada.

          Obrigado pelo seu comentário, se surgir alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  50. EVERTON BERNARDO

    Bom dia Vitor, queria saber se preciso trocar o meu modulo atual que é um Boss chaos 2000W PMPO 4 CANAIS , sendo que tenho um player pioneer mvh-8380 bt e comprei agora dois kit duas vias Hertz DSK165 e DSK130, sendo que quero um som de qualidade. abraço a vc.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Everton,

      Antes de tudo, qual o modelo exato do amplificador Boss? No site da Boss Audio o modelo mais próximo é o Chaos CE2004.

      Pretende adicionar um subwoofer? Deste modo, seu projeto de som estará completo. Com equipamentos específicos para graves, médios e agudos.

      Não recomendo o kit 2 vias na traseira, apesar de ser um bom 2 vias, sua interferência sob o dianteiro torna o sistema menos eficiente.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  51. Maurício

    Olá Victor….td bem?
    Muito bom o Blog….está de parabéns! ja tirei varias duvidas aqui! mas gostaria de uma opinião….
    tenho um AMP Power One e um Sub Pioneer em casa…vou comprar um kit duas vias e instalar no meu carro…tenho um Punto modelo novo com som integrado…será que esse player original eh de qualidade???
    Vc recomenda esses modelo da MTX?
    MTX FALANTE KIT TX6 6″ 2VIAS 90W RMS 130,00 dolares
    MTX FALANTE KIT T6S652 6″ 2VIAS 100W RMS 110,00 dolares
    Cada falante tem 100w ou cada um tem 50 com total de 100w???
    Compro com 2 ou 4Ohm??
    Obrigado!!!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Maurício,

      Peço desculpas pela demora. Normalmente players originais não são boa fonte de sinal, acredito que vale fazer o teste e se o resultado não agradar pensar no assunto.

      São modelos relativamente novos, ainda não tive contato com ambos. Se tivesse de escolher entre eles, no seu lugar eu optaria pelo modelo europeu T6S652.

      Quanto a potência, cada lado conta com 100w e ambos são de 4 Ohms de impedância.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  52. neto

    Bom dia Vitor, tenho um gol g6 I-trend e estou querendo dar um up no som dele. Andei pesquisando e gostei desses equipamentos:

    Amplificador audiophonic 800.4
    Subwoofer questo QS350A-10dvc2
    Kit 2vias audiophonic

    Nao queira tirar o som original do carro. Qual a sua opinião, o que me sugeria pra trocar entre esses equipamentos? Da pra ligar todo o conjunto no amp ou vc indica outro?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Neto,

      O Club 800.4 da Audiophonic tem entradas Low e Hi Input (RCA e Fio, respectivamente), que possibilita a instalação no player original no Gol sem impedimentos.

      Não conheço esse player, não sou a melhor referência, mas normalmente não contam com boa gama de funções. Outro ponto que deve ser analisado é o sinal de áudio e sua qualidade. Eu particularmente não recomendo, no entanto, acredito que vale testá-lo e se não agradar, poderá trocá-lo seguro de que foi preciso.

      Recebi alguns comentários muito positivos de clientes quanto ao Subwoofer Questio Audio, o mesmo vale para o 2 vias e amplificador Audiophonic, bastante elogiados em fóruns. Acredito que terá um resultado muito bom no interior do veículo.

      Importante salientar que a instalação influencia muito o resultado do projeto de som, certifique-se que cabos e bateria estejam bem dimensionados. Com 800w de potência, por exemplo, o consumo deve ficar próximo dos 80A.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Neto

        Vitor, muito obrigado pelas dicas, sei que serão mto valiosas para o meu projeto. Sem querer abusar da sua boa vontade, eu andei pesquisando e vi que uma boa opção seria colocar um equalizador clarion EQS746…seria uma boa? E que cabos vc me indicaria?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Neto,

          Peço desculpas pela demora. Sim, é outra solução possível. Normalmente não recomendo, pois seria mais um equipamento e o valor, não é o caso do Clarion, muitas vezes não é convidativo.

          Tenha em mente que é preciso disposição e tempo, pra testar diferentes configurações repetidas vezes, com diferentes músicas, até chegar a um resultado que o agrade.

          No mais, a ideia muito me agrada e se estiver disposto acredito que o investimento vale a pena.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  53. Júnior

    Boa tarde nobre!
    Em primeiro lugar o parabenizo pelo blog e pela atenção dispensada às duvidas aqui exposta.
    Vamos lá a minha dúvida, tenho um Agile e quero colocar nele um som com os dois pares de kit 6″ e um sub, o que já comprei foi:
    2 kits pentaxial 6″ 6PE1TA 160w Max 80w RMS 4 Ohm SELENIUM
    1 CD Palyer Pioneer DEH-6450BT
    O amplificador q pensei para alimentar o kit é o Taramps TS-600X4 seria o correto?
    Tenho em mãos um TS-400X4 mas achei q ele não seria ideal para alimentar os 2 Kits.
    O que você me indica, qual um sub se possível Selenium de menor tamanho possível e o amplificador Taramps que você me indicaria?
    Aceito sujestão de outra marca de amplificadores, mas nacional, afinal gosto de priorizar o produto da nossa terra.
    Grande abraço!

    Sim, penso em colocar o sub embaixo do banco do carona já q existe uma altura considerável entre o banco e o lastro do carro, o porta malas do carro utilizo bastante e não queria colocar nele para não ficar retirando e colocado, grato!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Junior,

      Peço desculpas pela demora. Acredito que o Taramps TS 400×4 da conta dos alto falantes das portas, o que irá determinar a mudança é o subwoofer e a potência recomendada pelo seu fabricante.

      De 8 polegadas e JBL Selenium o único modelo disponível é o 8SW17A da linha Bass. Este é bobina simples de 4 Ohms e 120 watts (RMS) de potência, ou seja, pode usar o TS-400×4 tranquilamente.

      No entanto, tenho minhas dúvidas se será possível colocá-lo embaixo do banco. Talvez a melhor opção seja uma caixa selada lateral no porta malas, o espaço ocupado será mínimo.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  54. Leonardo

    Boa Tarde,
    Eu comprei um kit 2 vias JBL GTO 6″ polegas e um par de falantes coaxial JBL GTO 5″. Pensei em ligar o primeiro na frente com um modulo e os da traseira direto no player (pioneer 2350).
    A duvida que fica é justamente, essa eu queria um modulo custo/beneficio bom. Nao pretendo colocar um subwoofer…ao menos por agora…. Estava pensando num modulo de 4 canais. Dois ligados no kit 2 vias e outros dois ficaram sem ser ligados…se futuramente resolver colocar o sub ligaria nesse.
    Qual o modulo com bom preço …pensando na quailidade de som interna é indicado??

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Leonardo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, como não tem a pretensão de adicionar um subwoofer no momento, sugiro ligar todos os alto falantes das portas no amplificador 4 canais.

      Posteriormente quando for adicionar um subwoofer ao projeto de som, faça a ligação dos falantes traseiros diretamente no player como mencionou.

      Com essa configuração, amplificadores 4 canais que recomendo e comercializamos em nossa Loja são: Falcon F400M e Banda Voxer 2.4. No entanto, há grande variedade de opções e algumas que recomendo são Corzus HF 404, Taramps TS-400×4 e Stetsom Venom 400.4.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  55. Bruno

    Vitor, primeiramente parabéns pelo blog…

    Quero montar um sonzinho para dentro em um Gol 16v plus 00/01 4p…

    Penso em investir até uns R$600,00 sem contar o Player…

    Estive pensando em um kit duas vias e um trio em uma caixa selada de 12 na mala…

    Só tem suporte para falantes nas dianteiras então pensei em colocar dois 6×9 na tampa da mala, mas creio que o trio iria abafar. O que me diz?…

    O que vc me recomendaria?

    Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Bruno,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, da preferência por som de qualidade no interior do veículo ou som pra fora, do tipo trio elétrico? Qual a marca/modelo do player?

      O orçamento está apertado pra essa quantidade de componentes, por este motivo, será preciso definir antes qual o foco do projeto de som.

      Se optar por qualidade sonora, por exemplo, somente o kit 2 vias na dianteira já terá o resultado desejado. Da preferência por que tipo de música?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Bruno

        Bom dia. Obrigado pela atenção.

        Queria um som interior agradavel e umas batidas leves dentro do carro.

        Vi no mercado um trio caixa selada + sub de 12 + driver + tweeter de 390wrms total

        O player que tenho é um Pioneer Dvh 7380av 1 Din

        Pelo que me disseram se eu colocar um par de 6×9 na tampa o trio iria abafar. Procede?

        minha preferencia é um som interno agradavel, batidas suaves e e agudos bem definidos

        O que me recomenda?
        Obrigado.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Bruno,

          Antes de tudo, por suas preferências sugiro fugir dos alto falantes 6×9 e caixa trio.

          Como o foco é qualidade sonora no interior do veículo, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira. Qualquer sinal estéreo na traseira reduz a eficiência do sistema.

          Com o orçamento proposto, recomendo um kit 2 vias de entrada (como o Bravox CS 60B), um amplificador 4 canais com ao menos 100 watts (RMS) em 2 Ohms e um subwoofer com até 200 watts (RMS) de potência. Se desejar posso lhe sugerir alguns modelos.

          Desse modo, mesmo usando os locais originais pra instalação dos tweeters, terá um bom palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias. No porta malas, de preferência em caixa selada, o subwoofer se encarrega dos Graves com eficiência.

          No amplificador, são 2 canais estéreo para o 2 vias e um canal mono (em bridge) para o subwoofer.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  56. Endrigo

    Bom dia Vitor!

    Estou com o seguinte problema. Tenho um kit duas vias Bravox CS 50 U ligado diretamente no player, no entanto, eu não sei o que ta havendo agora, quando eu aumento o volume de certas musicas o tweeter estala, chia, especialmente nos graves, fica muito ruim o som. Foi ligado tudo certo nos capacitores e tudo mais, a instalação está correta. Entrei contato com a Bravox e me disseram pra fazer o corte HPF em 150hz, mas ainda continua o problema. E quando ligo o LOUD para o som ficar ainda melhor, piora tudo. Meu som ta ótimo com a exceção dos tweeters. O capacitor não esta fazendo o corte?
    Eu estava pensando em trocá-los pelo tweeter da NAR que ja vem com o divisor de frequência, é uma boa?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Endrigo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, sugiro rever a instalação, o fato de piorar com Graves deixa claro que o corte HPF não está funcionando.

      Certifique-se de que o capacitor está no fio positivo, por algum engano na instalação, pode ser que este esteja no negativo e causando este problema.

      Ainda quanto ao HPF (High Pass Filter), mesmo com a potência menor do CD player, acredito que 150 Hz é muito pouco.

      Se não me engano, assim como o NAR Audio, esse kit 2 vias Bravox acompanha um pequeno crossover/capacitor pra fazer o corte de frequências para os tweeters.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  57. venilson

    gostaria de saber se no gol g6 i-trend tem como instalar um som automotivo pk ele ja vem com o radio original de fabrica?
    mtoo obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Venilson,

      Acredito que sim, será necessária uma nova moldura do mesmo modelo, mas somente com o espaço 1 ou 2 DIN para o novo CD/DVD Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  58. jocimar

    boa noite, gostaria de saber a opinião de vcs, qual kit 2 vias devo instalar na portas dianteira do novo palio, estou em duvida do selenium 62v2a 6 polegadas 120 w rms 4 ohms 88 db, ou bravox 6 polegadas cs60b 50 w rms, mas gostaria de gastar no kit + ou – 130 reais, e nas portas traseiras por enquanto um sony 5 polegadas xplod xs-GT1330 br, este traseiros gastar + ou – 80,00 reais, tbm gostaria de colocar alto-falantes no tampão traseiro, mas não sei qual, talvez um par de 6×9 triaxiais ou quadriaxiais, para este alto do tampão gastar + ou – 130,00 reais, tenho um player da sony mex-BT4007u, gostaria que vcs me ajudasse, pois não entendo nada de som, ah mais pra frente depois que acabar a garantia interna do carro pretendo colocar uma caixa com um sub de 12 mais uma corneta e um tweeter no porta malas, mas para esta caixa pretendo gastar + ou – 300,00 reais, me ajudem caso voces tenham outras marcas de kit, ou alto- falantes para me indicar fico agradecido, estou no aguardo, obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Jocimar,

      Antes de tudo, da preferência por som de qualidade no interior do veículo, som pra fora – tipo trio elétrico – ou um uso misto?

      Acredito que a diferença entre o JBL Selenium e o Bravox é relativamente pequena. Acredito que ambos os kit’s 2 vias são boas opções de entrada e não deixam a desejar dentro das suas limitações.

      Lembre-se que além dos componentes mencionados será preciso investir também em um ou mais amplificadores.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  59. Manuel Bione

    Olá, tenho uma saveiro trooper, e gostaria de colocar um CD Player Pioneer DEH-1580UB, e um Kit 2 Vias Selenium 62V2A 6´´ 120W RMS. Seria uma boa combinação? por enquanto eu não estou podendo instalar amplificador nem subwoffer, mas no futuro pretendo colocar…

    Esse player da pioneer é bom? e o Kit 2 vias?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Manuel,

      Peço desculpas pela demora. Sim, já vendemos algumas unidades e nossos clientes têm gostado bastante do 1580UB. Apesar de simples, suas funções e design agradam para um uso no dia-a-dia.

      Uma combinação simples, mas eficiente e acredito que o resultado no interior da Saveiro fique legal. O amplificador aumentaria a potencia do sistema, mas se não puder investir no momento não vejo problema.

      Vejo algumas reclamações em relação aos tweeters do kit 2 vias JBL Selenium, por serem um tanto estridentes, se puder ouvi-lo antes da instalação seria interessante pra ver se o mesmo agrada.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  60. JAIRO DA CRUZ SANTOS

    Oi olá td bem amigo ? fqieui encantado com seu blog e com a seriedade que vc responde cada pergunta .pois bem tenho um gol g5 e coloquei 2 sub de 12 up grade 2 cornetas selenium um kit 6×9 e um kit 2 vias sendo tocado por um taramps ts 1200 4 canais ,as caixas 6×9 e o kit 2 vias nao foram ligadas no mudulo ,queria saber se posso ligar tudo junto, ou se devo comprar um outro modulo a parte para liga-los ? desde ja muito obrigado abraços

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Jairo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo dos alto falantes 6×9 e 2 vias?

      Acredito que seja possível, no entanto, muito arriscado. Estamos falando de aproximados 150 watts (RMS) para cada alto falante (6×9 e 2 vias).

      Tudo irá depender dos modelos dos falantes, se a potência recomendada para o kit 2 vias for de 50 ou 60 watts, a potência aplicada será maior que o dobro. Já o 6×9, dependendo do modelo não terá problema.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • jairo da cruz santos

      o meu amigo muito obrigado pela atençao e a resposta o que muito aumentou a minha estima e credibilidade pelo seu blog ,a marca do meus 6×9 é bomber e o kit 2 vias selenium ,caso nao seja possivel liga-los no mesmo modulo dos auto falantes ,qual modulo voce recomendaria para poder instalá-los ? desde ja agradecido abraços

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa noite Jairo,

        Sem a informação do modelo dos alto falantes não consigo precisar se será possível instalar um, outro ou ambos no amplificador Taramps.

        Por segurança, acredito que seja melhor adotar um novo amplificador para estes falantes. Um 4 canais com algo próximo dos 400w, 100w por canal, seja suficiente e sem grande risco aos falantes.

        Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso lhe sugerir alguns modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  61. Brunno

    Galera,
    Bom dia.

    Tenho um Megane Grand Tour 2008 e gostaria de dar um Up no som. A princípio gostaria de trocar os falantes originais por kit’s duas vias. Vocês poderiam me indicar qual o melhor na questão da qualidade do som? E que ficaria mais alto? Qual o amplificador que preciso comprar?

    Agradeço a ajuda.

    Abraços.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Brunno,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Pretende também adicionar um subwoofer ao upgrade? Qual a marca/modelo do cd player?

      Difícil dizer qual o melhor kit 2 vias, sem levar em consideração minhas preferências. Outro ponto de atenção é com relação ao investimento, preciso saber quanto está disposto a investir.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  62. Edson

    Boa noite estou com uma dúvida, quero colocar um bom kit 2 vias (JBL)que já vem com crossover , na frente do meu Fit e um par de coaxial nas portas traseiras e claro um Player de qualidade(mosfet 50×4), neste cenário preciso de um módulo ou o player dará conta? Parabéns pelo blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Edson,

      Peço desculpas pela demora. Difícil afirmar sem considerar minhas preferências, é o seu primeiro projeto de som? Da preferência por que tipo de música?

      Eu particularmente acredito que o amplificador faz falta, no entanto, vejo alguns clientes e até leitores do Blog que não usam e estão satisfeitos com o rendimento.

      Se possível, faça o teste na Loja com e sem amplificador, ouça por alguns minutos e trace a diferença. Daí poderá decidir a partir da experiência.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  63. Paulo

    Olá boa noite,

    Comprei um kit 2 vias CS 60B da bravox gostaria de saber qual modulo comprar pra usar com esse kit: Soundigital SD 200.2D,Soundigital SD 250.2D, Taramps TL-600 ou algum modulo de sua recomendação.

    Desde de já agradeço pela atenção!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Paulo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo do seu CD player? Se tiver saídas RCA, por exemplo, a melhor opção é o SD250, uma vez que SD200 e TL-600 não contam com entradas RCA.

      Trata-se de um kit 2 vias de entrada, acredito que todos são válidos, no entanto, o modelo do player pode ser determinante por um ou por outro.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Paulo

        Olá muito obrigado pela atenção.
        O meu CD player é um CDX-GT447UX da Sony ele possui sim saída RCA.
        Então ficaria legal usar o kit 2 vias 130rms + 2 coxias sony de 40 rms cada na parte de trás do carro com o SD.250.2d ? Parabéns pelo blog.

        Só complementando o SD.250.2d ele trabalha a em modo 2x 125W RMS @ 2 Ohms isso em modo stereo e 1x BRIDGE 250W RMS @ 4 Ohms. A minha duvida é : como ligar cada auto falante do kit 2 vias nesse modulo ? e caso usando o kit mas os coaxiais? Porque no manual não ficou claro.

        muito obrigado pela atenção!!!!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Paulo,

          Com o SD 250.2D da Soundigital, por exemplo, sugiro ligar somente o kit 2 vias da dianteira. Desse modo, manterá o controle do Fader – atenuação entre a dianteira e traseira – neste caso, sugiro ligar os alto falantes traseiros diretamente no CD player Sony.

          Se deseja amplificar todos os alto falantes do sistema, sugiro partir para um amplificador 4 canais. Se desejar, posso lhe sugerir alguns modelos.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  64. Fábio Souza

    Boa noite Vitor,
    Li todos os tópicos acima e não consegui alinhar as informações as minhas necessidades pois bem,
    acabei de comprar um player sony mtx4007ux juntamente com um kit duas vias da bravox cs60b (sua opinião foi bastante relevante neste ponto).
    Tenho instalado um amp. banda 8.4 80w rms ligado duas saídas em bridge a um sub de 12″ bomber upgrade de 350w rms a 4 ohms.
    A dúvida, como ligar o kit 2 vias? Direto no player ou no amp.? paralelo ou normalmente na saídas restantes do amp. controlando o ganho?
    Desde já agradeço a atenção e a colaboração. E não escondendo meu respeito e admiração pelo seu conhecimento. Parabéns…
    Abraços

    PS: o Amplificador é de 800 w rms e não 80 como dito anteriormente

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Fábio,

      Acredito que pode ligá-lo ao amplificador Banda sem impedimentos. Use os 2 canais estéreo restantes, para cada um ligue mid bass + tweeter + crossover.

      Quanto ao controle de ganho, acredito que deixá-lo no mínimo seja mais seguro. Não encontrei o manual do produto ou detalhes quanto ao nível de sinal das saídas RCA, se tiver essa informação me ajudaria bastante.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Fabio Souza

        Cara dificil descobrir isso… Não tenho nada sobre os niveis. Mas onde isso pode inteferir? Digo com uma percepção baixa.
        Aproveitando a boa vontade, eu consigo colocar os tweeters no local original do 206 ou seja, no console interno daregulagem dos retrovisores?
        E tenho 2 6×9 bravox 125w rms no tampao, nao queria dispor deles pois teria q trocar a tampa. Aconselha deixalos ligados no player so para os passageiros de tras?
        Desculpe o abuso e mais vez grato pela colaboração.
        Abraço.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Fabio,

          O controle de ganho regulado incorretamente, na pior das hipóteses, gera distorção e conseqüentemente irá queimar os alto falantes.

          Quanto ao posicionamento dos tweeters, estou certo de que seja possível encaixá-los nos locais originais do veículo sem impedimentos.

          Sim, pode ligá-los diretamente no CD player e mantenha-os desligados através do controle do Fader, quando não houver passageiros no banco traseiro.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Fabio Souza

            Cara, so agradecimentos…. Sou tec. Eletromecanico se eu puder ajudar tb…
            Prosperidade sempre…
            Abraço

  65. Fabio Souza

    Boa noite novamente Vitor!
    Antes de mais nada desculpe incomodo outra vez…
    Bem, instalei o kit 2 vias da bravox cs60b juntamente com um amp. banda 8.4 e um player sony mex4007 e ligados em paralelo e o ganho esta no minimo. Porem, apareceu um chiado quando o volume esta bem baixo tipo ate o 10…
    1· O pq deste chiado?Com equipamentos?
    2· Como faço para elimina-lo?
    3· Se minha opção de solução for tira-lo do amp. e liga-lo direto no player, perderei potencia, qualidade ou nada?
    Mais uma vez muitissimo obrigado pela ajuda.
    Abraços

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Fabio,

      Antes de tudo, incomodo algum, não se preocupe. O objetivo do nosso Blog é esse mesmo! Em relação ao chiado – ou ruído, como chamamos – as causas variam bastante.

      Pode ser, por exemplo, o não aterramento da unidade principal (cd/dvd player) ou o mal aterramento do amplificador, ou ainda, cabos RCA de baixa qualidade suscetíveis a interferências externas. Não descarto também a possibilidade de um erro na instalação, como passar os cabos de energia junto aos cabos RCA e por ai vai.

      Neste caso, a melhor forma de solucionar o problema é eliminar cada uma das possibilidades até encontrar a origem do problema. Normalmente testa-se, antes de tudo, os cabos RCA.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Fabio Souza

        Cara, tentei tudo isso, cabos rca taramps, rca longe do +, cabo aterramanto do amp.da mesma bitola do +, meus unicos receios são: o aterramento do player q esta aterrado na fiaçao original do carro e o aterramento do amp esta no parafuso do cinto.
        Existe alguma coisa digo, pecas ou resistores,capacitores q elimine isso.
        To ficando doido ja… rs

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Fabio,

          Neste caso, uma solução simples seria adotar um supressor de ruído, que minimiza bastante qualquer interferência externa entre o CD Player e o Amplificador.

          Obrigado pelo seu comentário, se precisar de mais alguma coisa fico a disposição.

          Comentar
  66. renato gacia

    comprei hum aparelho dvd quero qualidade dentro do carro qual melhor intalação colocar alto falante 2vias na porta coxial na trazeira tenho corsa classic

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Renato,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música?

      Uma configuração que agrada nossos clientes, por exemplo, usa um CD player, kit 2 vias de entrada na dianteira, amplificador 4 canais e subwoofer de 10 ou 12 polegadas.

      Importante salientar que a instalação é parte fundamental pra ter um bom rendimento dos equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  67. Bruno Siqueira

    Amigo primeiramente parabens pelo site e seu conhecimento!!!
    Sou leigo gostaria da sua ajuda.Tenho um Punto com player DVD Positron SP6551 e sobras dos carros passado como um sub bicho papao 550rms , e um kit 2vias bomber 80rms 4 Ohms , e uma corzus pwr 1004 atualmente empurrando em bridge dedicada ao papão.
    Ainda nao instalei o kit2vias,o carro esta com os 4 falatense de porta originais.
    O que vc me aconselha?gostaria de isntalar sim o kit,o que me diz pra empurrar eles a soundigital 250 2d?Assim ficaria com um som agradavel somente na frente?Aceito sugestoes
    Muito obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Bruno,

      Antes de tudo, vale perguntar se está satisfeito com os Graves? Se o Bomber Bicho Papão + Corzus PWR 1004 estão dando conta do recado?

      Quanto ao kit 2 vias, acredito que vale a pena testá-lo antes sem amplificador e, caso sinta falta potência, adquirir o SD 250.2D da Soundigital.

      Considerando somente os equipamentos que já possui, acredito que com o ajuste certo fica agradável no interior do veículo. Bom, faça o teste e se algo não estiver a contento, podemos falar mais sobre um Upgrade no som.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Bruno Siqueira

        Ola Vitor,obrigado pelo retorno,comprei a sounddigital,vamos ver como fica.
        Quanto ao bicho papao+corzus,oq vc sugere?
        No aguardo
        Obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Bruno,

          Assim que tiver tudo instalado, por favor, compartilhe suas impressões a respeito do kit 2 vias Bomber + SD 250.2D Soundigital.

          Questionei sobre o conjunto sub Bomber + ampli Corzus por conta de o subwoofer trabalhar com potencia menor que a recomendada. No entanto, se o rendimento o agrada não devemos alterar nada.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  68. Antonio

    Oi, comprei um kit 2 vias da MTX, porem liguei eles no aparelho e a qualidade nao ta muito boa, voce acha que eu ligando ele direto no módulo do meu carro melhoraria?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Antonio,

      Antes de tudo, o que não o agradou no kit 2 vias? Algum tipo de interferência ou distorção, pouca presença talvez? Que outros componentes possui seu projeto de som (cd/dvd player, subwoofer, etc.)?

      Qual a marca/modelo do módulo? Difícil afirmar que irá melhor sem mais detalhes, no entanto, se o fizer tenho certeza de que o kit irá trabalhar com mais potência.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  69. Renato Garcia

    estou em duvida em compra amp de 4 canais entre jbl GT5-A604 ou Audiophonic CLUB 800.4 .qual melhor .falante estou pensado focal kit 2vias Alto falante 6” Focal 165A1 ou Kit 2 vias 650-CS-3 Nar Áudio ou Alto falante 2vias 6 Audiophonic KC-6.2 qual melhor cojunto pode me ajudar.

    PS: Quero som interno qualidade.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Renato,

      Antes de tudo, pretende adicionar um subwoofer ao seu projeto de som? A diferença de potência entre os amplificadores JBL e Audiophonic é grande.

      Difícil eleger o melhor kit 2 vias, sem considerar minhas preferências, acredito que o melhor caminho seria ouvir cada um deles e ver qual o agrada. Em todo caso, eu iria de Focal, NAR e Audiophonic, nessa ordem.

      Lembre-se que outro fator determinante pra ter um bom rendimento é a instalação e o correto posicionamento dos tweeters.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  70. Paulo

    Olá boa noite,

    Tenho um kit 2 vias da bravox(60b), ele ta ligado direto no som, não ficou muito bom. Queria comprar um modulo e um sub pra ficar um projeto legal. Gostaria da sua opinião em alguns modelos de modulo e sub.

    OBS: Gostaria de gastar em torno de 500 reais nos dois.

    Desde de já agradeço pela atenção.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Paulo,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do veículo? Qual a marca/modelo do CD/DVD player? Da preferência por que tipo de música?

      Preciso dessas informações pra determinar qual o tamanho do subwoofer, qual o tipo de caixa acústica e o amplificador adequado.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Paulo

        Olá Vitor, muito obrigado pela atenção.

        Tenho um palio e o CD player é um CDX-GT447UX da Sony . Gosto de musicas eletrônicas e também sertanejo.

        abrasss

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Paulo,

          Peço desculpas pela demora. Com o orçamento disponível e os equipamentos que já possui, veja a seguir algumas opções:

          Amplificador:
          Falcon F400M
          Corzus HF 404
          Taramps TS-400×4

          Subwoofer:
          NAR Audio 1004-SW-1
          Bravox Premium Plus P10X-S4
          Falcon FS-1000S 10 Polegadas

          Não se preocupe com a compatibilidade, certifique-se de adquirir o modelo exato e asseguro que não terá qualquer problema. Todos são amplificadores 4 canais, sendo 2 estéreo para o kit 2 vias Bravox e 1 mono (bridge) para o subwoofer.

          Do mesmo modo, todos os subwoofers sugeridos são bobina simples de 4 Ohms, pra casar com a impedância dos amplificadores. Importante, para o tipo de música que da preferência, sugiro fazer uma caixa selada.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  71. Pedro

    Olá Vitor, tenho um kit duas vias 60b bravox e um Sub Woofer Pioneer Ts W 310 D4 12 1400w. Uma pyramid 800w daria conta do recado ? Caso não qual modulo poderia usar ?

    Muito obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Pedro,

      O fato de o subwoofer Pioneer ser bobina dupla de 4 Ohms impossibilita a ligação no Pyramid 800. Associadas as bobinas em paralelo, a impedância final será de 2 Ohms e a impedância mínima de saída do amplificador é de 4 Ohms.

      Se não puder trocar o subwoofer, a melhor opção é trabalhar com 2 amplificadores. Um mono dedicado ao sub, como o Corzus HT 600 ou Stetsom V 650.1 ES e um 2 canais para o kit 2 vias Bravox, como o Stetsom Vision 250.2 ou Soundigital SD250.2D.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  72. Fernando Hack

    Olá Vitor, queria uma ajuda, tenho um dvd Kenwood 6032 e instalei um kit 2 vias mtx ths652.. Gostei muito do kit, mas agora quero colocar um amplificador pra tocar o kit e um sub na faixa de 150/250wrms. Não quero algo exagerado, então estava pensando um sd400.4 ou um um banda 4.8d ou até mesmo 2.4d.. e o sub um fosgate p1s410 10″ ou um nar serie 2 10″ o que me indica.. obrigado..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Fernando,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do veículo? Da preferência por que tipo de música?

      Dentre as opções que mencionou, acredito que o Banda 4.8D seja a melhor opção pra ambos os subwoofers, por conta da maior potência o amplificador trabalha mais “folgado”.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Fernando Hack

        Opa, obrigado pela resposta rápida Vitor. è uma Palio weekend, sei que tem um porta Malas grande, mas preciso dele o maior possível, por isso vou colocar o sub em caixa selada na lateral, não vou fazer de fibra, vai ser pré moldada em mdf mesmo. o estéreo deste 4.8d é melhor ou igual ao sd400? vejo muita gente dizer que o stéreo dele não é aquelas coisa.. Tinha pensando no sd 400, pois iria colocar embaixo do bando, deixando atrás somente a caixa.. Ouço bastante pop rock/ reggae. Obrigado

        Me expressei mal, dizem que o estéreo do sd400 não é lá aquelas coisas..

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Fernando,

          Peço desculpas pela demora. Uma das críticas ao SD400.4, por exemplo, é o barulho da ventoinha quando o volume está baixo, por este motivo, sugiro fazer a instalação no porta malas.

          Acredito que a proposta de ambos é muito diferente e talvez a comparação não seja justa. Na minha opinião, o 4.8D leva vantagem na disputa. Veja que a preocupação com o tamanho é secundária, dando foco na qualidade sonora. Já o SD 400.4 é o oposto, pois há limitação de espaço vem em primeiro lugar e limita a sua capacidade.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Fernando Hack

            Obrigado Vitor, vou ver o 4.8d, e tão logo fechar o set, entro em contato para postar minha opinião, obrigado pelas respostas e abraços..

          • Vitor Lima

            Boa Tarde Fernando,

            Aguardo suas considerações e, se possível, as fotos do seu Projeto de Som.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  73. everthon

    Olá vitor..estou com a seguinte dúvida com relação ao som que pretendo montar:
    Tenho instalado na porta de meu veículo um kit de 2 vias da Bravox o CS B, ligado diretamente no dvd pioneer. Agora estou pensando em incluir um par de coaxias, também da bravox, e junto um sub pioneer de 400rms em uma caixa lateral de fibra, todos ligados em 3 dos 4 canais do módulo hurricane de 1.000 rms (4×250). assim, com sua experiência acha que essa configuração dará um som satisfatório? o kit 2 vias e coaxiais aguentará o tranco? ou abandono o kit e parto para cornetas (duas ) e Twetters (dois)? digo isso pois um representante de uma loja de instalação me disse k não compensaria colocar amplificadores para os kits, que não aguentariam, porém, não quero perder mto espaço do porta mala do veículo. E aproveitando o k vc tem a me dizer sobre essas caixas de fibra laterais? dão um som bacana? quais o cuidados devo tomar? Grato.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Everthon,

      Antes de tudo, peço desculpas pela demora. Da preferência por som de qualidade no interior do veículo ou som pra fora – tipo trio elétrico? Qual a marca/modelo do veículo?

      Os coaxiais na traseira são opcionais, uma vez que, nessa configuração terá de ligá-los diretamente no DVD Pioneer. No mais acredito que terá um bom rendimento com essa configuração no interior do veículo.

      Tratam-se de alto falantes de entrada e não é preciso muita potência para obter o máximo rendimento, com o controle de ganho no mínimo e uso moderado acredito que aguentam sem impedimentos.

      Drivers e Super Tweeters são característicos de som pra fora, a menos que tenha a intenção de abrir o porta malas, não são necessários.

      Se bem construídas tem um bom rendimento ocupando o mínimo de espaço, certifique-se de levar o veículo a um bom instalador – consulte amigos para encontrar uma Loja testada e aprovada – e principalmente que a caixa está bem fixada a lateral do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpas novamente pela demora e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  74. Danilo Fernando

    Bom dia Vitor Lima! Será que esse projeto ficaria bom??
    *kit 2 vias bravox 60D + soundigital 200w SD 200.2D ( eles casam bem?)
    *2 sub bomber upgrade 12″ + amplificador audiophonic club 800.4

    Posteriormente estou pensando em dar um upgrade colocando tbm um som tipo trio para quando eu quiser ouvir o som com a mala aberta:
    * 2 woofer + 4 cornetas + 2 twiter + o amplificador
    (ainda nao sei as marcas), vc poderia dar umas dicas de projeto de trio?? marcas, amplificadores etc.

    obrigadooo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Danilo,

      Antes de tudo, qual a marca/modelo do veículo? Que tipo de música da preferência? Quanto está disposto a investir?

      É importante salientar que não existe projeto bom pra dentro e pra fora, são características completamente opostas. Sem mencionar o alto investimento, uma vez que, são 2 projetos de som.

      Estou discutindo uma proposta de trio elétrico muito bem dimensionada com o Celso, para ver mais detalhes acesse: http://www.ntrixsom.com.br/blog/2012/01/quero-adicionar-um-subwoofer-no-meu-carro-qual-e-melhor.html#comment-7702. Se tiver uma proposta um pouco menos audaciosa, podemos conversar sobre algo mais simples.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Danilo Fernando

        Vitor Lima, eu sei que são projetos completamente diferentes, só que estou em mente um projeto que, quando estiver dirigindo, desconecto o som trio, e fico somente com o interno, e quando eu quiser fazer barulho, ligo o trio e desligo o interno.

        Só que fazer isso requer $$ kkkkk

        Então, acho mesmo que vou desistir do trio, e dar um up no interno.

        Então, eu tenho um kit 2 vias bravox 60d, 01 sub bomber upgrade 12″ ligados no audiophonic 800.4. Como poderia fazer um bom upgrade??

        tenho um corsa hatch 2012, sou etletico

        vlw obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Danilo,

          Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo do cd/dvd player? Primeiro devemos nos certificar de que possui uma boa unidade principal.

          No seu lugar, eu mudaria o kit 2 vias, subwoofer e amplificador respectivamente, partindo pra componentes totalmente voltados pra fidelidade sonora.

          A medida que for trocando estes equipamentos, uma ótima instalação é fundamental pra fazer valer o investimento. Considere uma coluna personalizada para os tweeters e se não puder investir em pezinhos para os mids do kit 2 vias, um bom tratamento acústico nas portas ajuda.

          Quanto está disposto a investir? Se desejar posso sugerir algumas marcas/modelos para o Upgrade.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  75. Sanches

    Boa tarde, Vitor!
    Comprei um Fiat Punto e gostaria de dar um upgrade no som, eu pretendo trocar os kits duas vias originais por outros mais potentes e adicionar um subwoofer no porta malas, vou te dizer os itens que tenho para que você me oriente na melhor forma de montar este projeto.
    Tenho os seguintes itens: módulo Taramps ts600, 1 kit duas vias Bomber Bicho Papão Black e um subwoofer Bravox UXP 2+2 Ohms.
    O aparelho de som eu gostaria de deixar pois o mesmo é integrado ao painel e mais uma dúvida, como eu vou comprar outro kit duas vias me falaram que troca-se este que pelos da Selenium ou Bravox pois são de melhor qualidade (este kit da Bomber dá muito problema), é verdade? .
    Abraço e muito obrigado Vitor!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Sanches,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Que tipo de música da preferência?

      Na minha opinião, trata-se de um kit 2 vias simples e de entrada, não muito diferente de JBL Selenium e Bravox – dependendo do modelo é claro – então a menos que parte para um kit intermediário, pode mantê-lo.

      A Bomber anda apagada e não tenho visto reclamações, nos fóruns que acompanho, com relação ao 2 Vias mencionado.

      Em relação ao restante do projeto, o único ponto que chama a atenção é a potência menor que a recomendada para o Bravox UXP. O TS 600×4 trabalha com 300w no canal mono (em bridge), muito pouco se considerar os 500w recomendados pela fabricante.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  76. renato garcia

    gostaria de ajuda estou montando som gostaria de uma opinião tenho apraelho sony mex-v50dt tenho modulo jbl gt5 – 604 alto falante estou querendo comprar audiophonic club kc 6.2 dua vias na portas porta mala audiophonic cb650v2.caixa amplificada y2 audio ss-100.tenho corsa sedan classic.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Renato,

      Peço desculpas pela demora. Seu projeto de som está bem dimensionado e acredito que o rendimento no interior do veículo será muito bom.

      Na minha opinião, o único componente que fica devendo nesse caso é o cd player Sony, pois não dispõe de controle individual pra subwoofer e mais funções pra equalização. No entanto, pode pensar em adquirir outro modelo futuramente.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  77. Paulo

    Olá Vitor, tenho um kit duas vias 60b bravox e um Sub Woofer Pioneer Ts W 310 D4 12 1400w. Gostaria de saber qual modulo podeira usar pra tocar sem problemas os dois.

    Obrigado pela atenção !!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Paulo,

      Peço desculpa pela demora. Por se tratar de um subwoofer bobina dupla de 4 Ohms, praticamente eliminamos uns 99% dos amplificadores 4 canais disponíveis.

      Normalmente recomendo o Banda 9.8D, pois a impedância mínima de saída é de 2 Ohms, mas recentemente houve o lançamento do Taramps TL-1800 que também casa com esse conjunto.

      Não descarto o Banda, muito pelo contrário, mas felizmente agora tenho duas sugestões de amplificadores, em casos como o seu.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  78. eveton

    boa vitor parabéns pelo blog !!
    Então eu tenho um c3 nao do novo ! Tenho um kit da bravox 130w e nas portas traseiras tenho um trixial da pionner de 75 wts e o player e original acho q e fraco então queria colocar um módulo para dar um som interno legal ! E futuramente colocaria um sub pequeno oq vc acha q devo fazer primeiro e qual comprar sera q um modulo ja ficaria legal ? E qual

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Eveton,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Dependendo do orçamento disponível, talvez seja possível investir em ambos num único upgrade e economizar na mão de obra, fazendo uma única instalação.

      O problema ao usar o som original do veículo, é que normalmente carecem de funções/equalizações, que possibilitam testar diferentes configurações e chegar a uma juste mais próximo de suas preferências.

      Se não puder investir em ambos (amplificador + subwoofer), sugiro começar pelo amplificador. Um 4 canais, com algo próximo dos 50 ou 60w (RMS) em 4 Ohms, com cada alto falante das portas ligado em um canal.

      Eu particularmente recomendo a utilização do subwoofer, no entanto, alguns clientes ficam plenamente satisfeitos somente com o rendimento dos mids.

      Se for possível, atenue o som para a dianteira (através do controle do Fader) dando ênfase somente ao kit 2 vias. Quando o assunto é qualidade sonora, todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira, qualquer sinal estéreo proveniente da traseira causa interferência e reduz a eficiência do sistema.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas opções e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  79. Flavio Araujo

    E aí Vitor, Blz!
    Sou totalmente leigo no assunto e gostaria que fosse o meu mentor nessa área.
    Bom tenho um Peugeot 206sw, acabei de adquirir o player (Dvd Retrátil Napoli 7968).
    Procuro qualidade no som para parte interna e com projeto bem barato e simples e estou pensando em colocar um kit 2 vias nas portas dianteiras bravox cs60b.
    Preciso colocar algo nas portas traseiras?
    Preciso de módulo?
    Me indica algum coisa para colocar na mala, já que meu carro não tem tampão para alto falantes.

    Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Flavio,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Um projeto voltado pra qualidade, além do kit 2 vias mencionado, poderia incluir um subwoofer + amplificador 4 canais.

      Nas portas traseiras, opcionalmente, poderia adicionar alto falantes coaxiais, ligados diretamente no dvd player.

      Com essa configuração acredito que terá um bom rendimento no interior do veículo, com pouco consumo de bateria, um sistema completo que reproduz todas as faixas de frequências (graves, médios e agudos).

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Flavio Araujo

        Era exatamente o que eu estava imaginando, mas queria o aval de um especialista.
        Bom, o Player já tenho como comentado, estou afim de investir em torno de R$ 600,00.

        Aplificador: Taramps Ts400 Digital 4 Canais (R$ 290,00)
        Kit 2 vias: Bravox Cs60b (161,00)
        Alto falante Bravox coaxial cx50b (123,00)
        Quanto ao sub vou juntar um dinheiro a mais.

        Dúvida: O kit 2 vias eu ligo no Amplificador e o alto falante direto no player? ou os dois no amplificador?

        Obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Flavio,

          Essa é a vantagem dos amplificadores 4 canais, pode ligar todos os alto falantes no Taramps até adquirir o subwoofer.

          Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  80. Everton

    então vitor comprei um modulo roadstar de 4 canais rs-v12
    e tambem um booster de 10″ 3000w 800 watts mid street bass bobina dupla BW-1010MB . e agora oq comprei eh bom ? vai ficar legal ?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Everton,

      Antes de tudo, qual a impedância das bobinas? Supondo que sejam de 4 Ohms, poderia ligar cada bobina em um bridge (ponte) do amplificador Roadstar – um tipo de ligação que não recomendo – e mesmo assim teria aproximados 480w, pouco se comparado aos 800w recomendados para este modelo.

      Se minhas expectativas estiverem corretas, acredito que pode seguir desse modo, mas atenção especial ao volume (moderado) pra evitar distorção nas saídas de áudio.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  81. THIAGO

    Bom dia!!

    Tenho ideia de montar um som basico de inicio com os seguintes equipamentos:
    * Som MP3 Player Automotivo Wave P3108 com Entrada USB e SD 4 x 45rms
    * KIT 5 SELENIUM, DUAS VIAS 60W RMS 4R 52V4A – (SELENIUM-52V4A-60W) na portas
    * KIT 2 VIAS CITY 6 E TWEETER – POTÊNCIA RMS ALTO-FALANTE 140W (PAR) – HINOR tampão.

    Gostaria de saber como fica a qualidade do projeto com o KIT 2 vias no tampao??
    Preciso usar um modulo para este projeto??
    Se sim qual modulo recomendado pois posteriormente colocarei um sub no porta malas.

    Desde já Grato.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Thiago,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, qual a marca/modelo do veículo? Quanto está disposto a investir?

      Não recomendo o kit 2 vias na traseira, pois sua interferência sob o dianteiro reduz a eficiência do sistema – há perda significativa de qualidade.

      Quanto ao amplificador, depende, se dá preferência por ouvir o som com volume mais alto seria recomendável, na contra partida, se costuma ouvir em volume baixo/moderado, acredito que pode ficar sem até adquirir o subwoofer.

      Já tem alguma marca/modelo em mente para o subwoofer? O modelo influencia diretamente na escolha do amplificador, pra assegurar que são compatíveis não só em potência, mas também em impedância.

      Se ainda não tem uma preferência, posso sugerir alguns modelos. Da preferência por que tipo de música?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Thiago

        Bom dia,

        Vitor, primeiro muito Obrigado e parabens por ajudar os leigos sobre som automotivo.

        Eu tenho um ford KA, nao tenho em mente o SUB, eu gostaria de um som razoavel no carro.. e com qualidade.
        Escuto mais ROCK e Reggae.

        Me de uma sugestao de Amplificador e SUB razoavel e não muito caro.

        O q faco com o KIT 2 vias comprado a mais?
        Qual dos dois coloco na frente???

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Thiago,

          Se não me fala a memória, no Ford Ka, são alto falantes 5×7 na dianteira e de 5 polegadas na traseira. Assim seria melhor ligar o kit 2 vias Hinor na dianteira (usando um aro adaptador) e o 2 vias JBL Selenium na traseira.

          Se não for possível devolver o JBL Selenium e adquirir outro produto, sugiro mantê-lo desligado – usando o controle do fader – enquanto não houver passageiros no banco traseiro.

          São estilos de música bastante diferentes, acredito que o meio termo seria uma caixa selada com subwoofer de 12 polegadas.

          Das marcas que comercializo, a que tem produtos e preços mais acessíveis é a Falcon. Uma combinação simples seria um Falcon HS 960S e um subwoofer Falcon FS 560S de 12 polegadas, mas há outras opções.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  82. Pedro

    Olá Vitor,

    Tenho um kit duas vias Bravox Cs60b nas portas da frente, queria saber qual auto falante posso colocar na parte de trás do carro(5 polegadas) e qual modulo posso colocar pra alimentar eles 4 ?

    OBS: a minha bateria é de 40amp devo colocar uma de 60amp ?

    Desde de já muito obrigado pela atenção !!!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Pedro,

      Neste caso, nada melhor que o CX 50B, também da Bravox, pra acompanhar o kit 2 vias. Quanto ao amplificador, quanto está disposto a investir?

      Dos modelos que comercializo e recomendo, duas boas opções são Banda 2.4D e Falcon F400M, mas há outros boas opções como Corzus HF 404 e Taramps TS 400×4.

      Para todos os modelos mencionados acima, uma nova bateria seria recomendável. Se for o caso, posso sugerir modelos que sejam compatíveis com sua bateria atual (40A), mas a potência será pouco menor.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Pedro

        Eu tenho uma duvida,

        Posso usar um modulo q manda cerca de 80 rms a 4 omhs para um auto falante de 65 rms ? Ou deve-se usar sempre menor ou igual ao auto falante ?

        Quais modelos de módulos pra uma bateria de 40A vc me indicaria ?

        vlws!!!!

        Comentar
        • Pedro

          Olá,

          completando a minha duvida, qual a diferença entre a potencia nominal e a potencia máxima ? e como dimensionar a questão da potencia total do modulo com as do auto falantes ?

          obrigado.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Bom dia Pedro,

            Peço desculpa pela demora. A começar pela diferença entre potência real e máxima: a potência real – ou RMS – é uma média e pode ter pequenas variações para cima ou para baixo e é medida seguindo as normas definidas pela ABNT – para amplificadores, por exemplo, é NBR IEC 60268-3:2010.

            Já a potência máxima, de pico ou dinânima – ou PMPO – é a potência instantanea medida em uma fração de segundos e pode variar até 20 vezes o valor da potência RMS – aqueles sistemas de 1000W que vemos no mercado, que na verdade podem ter somente 30w RMS.

            Sim, pode usar um módulo com potência maior que a do alto falante, este é um assunto muito debatido e não existe uma regra. Na minha opinião, mais importante que a potência aplicada é evitar distorção nas saídas de áudio.

            Acredito que a principal vantagem, do amplificador com potência maior, é manter o sistema longe do limite e, ainda assim, dispor de toda a potência necessária para o alto falante. O risco está no excesso, que com a maior potência pode custar a vida útil do alto falante, de novo, o mais importante é manter o sistema livre de distorção nas saídas de áudio.

            Depende bastante, devemos considerar a eficiência do módulo, a capacidade de carga da bateria e as demais funções do veículo que também dependem do sistema elétrico. Acredito que com o veículo ligado e volume moderado, um módulo com no máximo 400w (RMS), no entanto, seria desejável uma bateria de maior amperagem.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  83. DOUGLAS

    estou pretedendo montar um som interno em um classic 2011, colocar um kit duas na dianteira, colocando um na traseira ficaria melhor ainda ou não? e um sub 10 ligados em um stetsom venom 600.4 ou boog 400.4 qual o melhor? esse projeto tá bom? melhor posiçao das tuitas? como fica essa ligaçao no módulo? obg.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Douglas,

      Não recomendo kit 2 vias também na traseira, a interferência deste sob o 2 vias dianteiro reduz a eficiência do sistema e perde-se qualidade. Opcionalmente, para atender os passageiros no banco traseiro, sugiro alto falantes coaxiais.

      Já tem algum subwoofer em mente? Gostaria de alguma sugestão? Pergunto, pois é preciso assegurar que este seja compatível com o amplificador e vice-versa.

      Em ambos os casos, são 2 canais estéreo para o kit 2 vias e 1 mono (em bridge) dedicado ao subwoofer e, pra não perder o controle do fader, sugiro ligar os falantes traseiros diretamente no player.

      No que diz respeito a posição do tweeter, trata-se de um assunto amplamento discutido e virou matéria recentemente, acesse: Onde instalar os Tweeters do kit 2 vias.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Douglas

        obrigado! mas eu decidie colocar o kit duas vias bravox cs60, e um subwoofer bravox premium 10′ 160rms, mas fiquei na duvida do módulo? tava pensando em um modulo pequeno e de pouco gasto de bateria, entao veio na cabeça esses nanos,os seguintes: stetsom vision 400.4, stetsom vision 380.3, soundigital 400.4, boog 400.4, novo banda 2.4d. preço mais atraente é do soundigital, porém todos tem as entradas dos canas muito fragil, eu acho que quebra fácil, em excessão do vision 400.4 que aquela de parafuso, obrigado pela atençao.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Douglas,

          Veja que todos os modelos mencionados são pequenos, consomem pouca bateria e, com exceção dos VS380.3 da Stetesom, possuem 400w (RMS) de potência. Acredito que independente do modelo que escolher, irá atender muito bem o restante dos componentes.

          Lembre-se que o subwoofer Bravox deve ser bobina simples de 4 Ohms, caso contrário, nenhum dos amplificadores mencionados é recomendado.

          Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  84. Pedro

    Vitor muito obrigado pelo esclarecimento !!!!!

    Pensei no seguinte projeto :

    Usando a bateria de 40A provisoriamente com o seguinte modulo e auto falantes.(Depois colocarei uma de 60A)

    O TS 400×4, ligando o kit duas vias 60b da bravox e o o CX 50b nos quatro canais !!!!

    Esse projeto é viável ?

    Desde já muito obrigado pela ajuda !!!!

    Comentar
    • Pedro

      Novamente completando,esses módulos que vc me recomendou são ótimos, mas qual deles é o melhor custo beneficio ? Taramps TS 400×4 mencionado acima, Banda 2.4D, Corzus HF 404 e o SD400.4D ? Com qualquer um posso ficar tranquilo ? O SD400.4D trabalha cada canal a 4omhs ?

      Obrigado!!!!

      Comentar
      • Vitor Lima

        Bom dia Pedro,

        Acredito que terá um bom rendimento no interior do veículo com esse conjunto, no entanto, adicionar um subwoofer futuramente vai melhorar a eficiência e resposta dos graves.

        Quanto aos módulos, todos dividem a maior parte das especificações, exceto por algumas pequenas diferenças. Todos trabalham com 100w (RMS) em 2 Ohms e 50w em 4 Ohms, acredito que independente do modelo que escolher, terá um bom rendimento no interior do veículo.

        Lembre-se de que uma boa instalação faz toda a diferença, além da nova bateria que está por vir, recomendo não economizar nos cabos de energia e alto falantes pra assegurar o rendimento do conjunto.

        Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
        • Pedro

          Victor muito obrigado pela ajuda!!! Futuramente colocarei sim um sub de 200 rms !!!

          O seu blog esta de parabéns !!! Obrigado por tudo!!!

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa noite Pedro,

            Fico feliz em poder ajudá-lo e conte com a nossa ajuda sempre que precisar.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  85. Fabricio

    Boa Tarde, parabéns pelo blog… tenho um subwoofer pioneer 309 400rms, um player sony com 6 saídas rca, modulo sd, necessito de um kit 2 vias 6″ com um bom cxb de até 125 rms o par… qual me aconselha? No Aguardo. Abs

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Fabricio,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Quando se refere a 125w (RMS), seria o par ou por alto falante? Qual o modelo do amplificador Soundigital?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns modelos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  86. Pedro

    me ajuda, to querendo monta um som pro fox inicialmente comprar um kit 2 vias bravox de 130rms, e o modulo, apois isso um coaxial e um sub de uns 200w no maximo.. que modulo vc indica ?

    Comentar
    • Pedro

      Vitor comprei o SD400.4d, no manual fala pra usar um fio de 10mm. Só que no seu artigo sobre como dimensionar os cabos la fala que de 3 a 5 metros devo usar um de 13mm.

      Minha duvida caso eu não ache o de 13mm posso colocar o de 10mm ou devo comprar um maior ?

      Em relação aos cabos rca aqueles que vem de brinde são bons ou devo comprar outro ?

      obrigado!!!

      Comentar
      • Vitor Lima

        Bom dia Pedro,

        Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, se não encontrar os cabos de 13mm me mande um e-mail, no contato@ntrixsound.com.br, pois estou trabalhando com os cabos de Shok Industries, principalmente a nova linha Classic que possui um bom custo x benefício.

        Quanto a recomendação da Soundigital, acredito que pode usar os cabos de 10mm, pois provavelmente foram realizados testes usando está medida e o rendimento se manteve, mesmo com a bitola pouco menor.

        Se for da própria Soundigital não vejo por que trocá-los, caso contrário, qual a marca/modelo do cabo RCA de brinde?

        Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  87. Pee

    na vdd aquele eh outro pedro aueashueha

    mas enfim, comprei um duas vias de 130 e peguei uma caixa da nar de 200rms de bobina dupla, peguei tbm um modulo banda de 360, mas ai que ta, o modulo ta clipando! to querendo adquiri um outro modulo apenas pro duas vias, e deixar apenas o nar ligado nesse modulo.. que modulo vc me indica para ligar apenas o duas vias ? lembrando que o nar nao ta batendo tanto pq se eu por acima do volume 25, o modulo comeca a clipar..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Pedro,

      Peço desculpa, acabei fazendo confusão. Antes de tudo, qual o modelo do amplificador Banda e subwoofer NAR? E qual a marca/modelo do cd/dvd player?

      O amplificador entrando no modo de proteção pode ser resultado da configuração, mais provável, do controle de ganho, ou ainda, alguma interferência nos cabos RCA.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  88. Maikk

    Ola, preciso de algumas opiniões. Vamos lá, comprei meu 1º carro (é um usado 02 Civic lx)1º sonho realizado, 2º Um Som que cabece em meu bolso ($$$), e fosse o “MAXIMO” do “minimo” do meu gosto, não manjo nada de som automotivo. Depois do sustos dos preços, Eu apresentei um projeto basico para eles: “‘Quero um MP3 com leitor USB com Bluetooth, e um viva voz MOTOROKR T505, auto falantes- que não passace dos 160watts reais. Me ofereceram o seguinte': (terminei comprando) Um Som DVD: Pionner AVH-P3350BT–auto falantes DAT 6.5 coaxial 75w–e um aplificador da TARAMP´S TL-600 ((substituirão o sensor dos vidros para subir quando aciono o alarme, estava branço o verde do circuito, de oxidação)) tudo ficou em 2.900 reais. Eu pedi qualidade, e não altura eu só achei ele alto, mas não com uma definição que tinha em mente. Paguei caro? Fui enrolado? é bom esses equipo? Pois sinto falta de algo no som aos ouvidos, de repente, estou com equipo bom e não sei, pois depois de sair de um cinema enquanto trabalham no seu carro… qualquer som fica meio xoxo… Já o subwoofer esse sim quero que seja bombado ou seja no Maximo do MINIMO que penso,quero uma caixa futuramente que seja, assim: Se alguem comer ovo cru, e quando eu passar perto de esse alguem, o ovo fique mexido no estomago da pessoa. O que é recomendado para o meu caso. Pois se eu fui enrolado… nessa Caixa e amplificador não quero ser. Foi mal o testo longo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Maikk,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto está disposto a investir no subwoofer + amplificador? Da preferência por que tipo de música?

      Na minha opinião, só o fato de não aprovar já é um dinheiro mal gasto, e isso vale pra qualquer coisa.

      Uma rápida pesquisa revela algo em torno de R$ 1.700 pra adquirir o conjunto DVD + Coaxial + Amplificador, considerando todos os cabos, os demais ajustes – como mencionou – e mão de obra, acredito que ficou um pouco caro.

      Não sei se houve alguma restrição da sua parte, quanto a alterações no veículo, mas um kit 2 vias na dianteira faria toda a diferença. Elevando o palco sonoro e proporcionando uma experiência mais próxima do cinema, sem mencionar a maior eficiência do conjunto.

      Importante esclarecer que no cinema, normalmente, temos um sistema 5.1, na contra partida, no veículo é bem mais simples (com 2 canais somente).

      Quanto tempo o pessoal da Loja trabalhou no carro? Pelo que descreveu, o pessoal teve pouco mais de 2h pra fazer tudo e é pouco tempo pra fazer algo mais elaborado.

      Nessa linha do “ovo mexido”, resumidamente é preciso de bastante SPL e alguns cuidados são necessários, como um sistema de alimentação bem dimensionado e uma boa caixa acústica, sem mencionar é claro o(s) subwoofer(s).

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Maikk

        Muito Obrigado pela dica. Então fica a confirmação para mim e outros leitores desse site que nem era eu! NUNCA compre mais nada sem pesquisar em sites responsáveis como este, e outros. Bem ja que fui lesado por falta de experiencia… vo juntar mais 1.800Reais consigo montar algo bom? Vo passar uma lista que fui pesquisando: Se tiver ruim podem dizer ok? Se A nova dica for melhor fiquem a vontade total em dizer: Lista: 2 cara preta de 12( TS-W309 D4 de 1400watts)—-1 caixa Nelson Palitada—-2 driver selenium 150watts— 2 tweeter selenium 150watts—
        um taramp´s 800—- e tiro meu taramp´s do modelo ts-600X4 e coloco um de taramp´s T400.
        Agora pergunta final. tem como deixar 5.1 no carro com que tenho (( DVD: Pionner AVH-P3350BT)) poxa se tem como? Desde ja muito obrigado.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Maikk,

          Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, não conheço nenhum meio de tornar o AVH-P3350BT em 5.1. A própria Pioneer, por exemplo, já fabricou alguns modelos com essa característica, no entanto, já tem bastante tempo.

          O subwoofer Pioneer é bastante comum nesse tipo de projeto, tem um bom SPL e rendimento pra dentro e pra fora do veículo. A versão D4 ou S4 depende do amplificador e sua impedância mínima de trabalho, pra assegurar que são compatíveis. Importante salientar que o modelo atual é o TS-W310 e os 1.400w mencionados refere-se a potência de pico, a potência real declarada é de 400w (RMS).

          Não ficou claro o que tem em mente para os amplificadores, poderia descrever melhor?

          Sugiro um amplificador mono dedicado a dupla de subwoofers Pioneer, com ao menos 800w, mas seria desejável trabalhar com alguma folga. Pra que seja possível desligar os drivers e super tweeters, enquanto o porta malas estiver fechado, sugiro usar um amplificador estéreo dedicado, inclusive, acredito que poderia ser o TL 600.

          Quantos ampères tem a bateria atual? Este é um dos aspectos mais importantes pra assegurar o rendimento do conjunto. Se considerarmos, por exemplo, um amplificador mono de 800w + amplificador estéreo de 200w, teoricamente a máxima de consumo fica na casa dos 90A somente para o som, ou seja, vai precisar de uma bateria auxiliar.

          Da Taramps, por exemplo, uma boa opção seria o TA 1000D, versão de 1 Ohm, no caso do TS-W310D4 e versão de 2 Ohms, no caso do TS-W310S4. Com esse conjunto terá algo próximo de 126 dB’s, longe de ser um campeão, mas ainda assim terá um bom SPL considerando o projeto de som híbrido.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Maikk

            Dando uma passada rápida na net para só ver o banho de aprendizagem, estou aprendendo muito aqui. Principalmente com as perguntas dos usuários e respostas da sua equipe. Estou cada vez mais satisfeito com que estou aprendendo e lendo aqui. Logo dou muito mais noticias. PS: vocês tem loja? Um abraço e até!

          • Vitor Lima

            Boa noite Maikk,

            Antes de tudo, fico feliz que nosso Blog esteja contribuindo com o seu aprendizado. Realmente em meio a tantas perguntas e resposta a muito conhecimento sendo compartilhado.

            Por hora contamos somente com a Loja Virtual e a indicação de alguns locais para instalação em diferentes regiões do Brasil.

            Obrigado pelos seu comentário, aguardo novidades e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  89. Pee

    entao, o banda eh de 360watts o meu nar eu nao sei pq eu ganhei a pessoa me disse ser de 180 mas eu nao acreditei muito pois o instalador achou que tava batendo muito pra ser 180.. agora to pensando em comprar um modulo baratinho de 200wats pra deixar o duas vias e colocar somente o nar nesse meu banda de 360 para ver se para de clipar… pq quando chega no 25 ja comeca a clipar..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Pedro,

      Antes de tudo, acredito que seu subwoofer NAR é da série 2 de 250w (RMS), pois os modelos da série 1 são todos bobina simples.

      Quanto a distorção e a constante ação do indicador de clipping, verifique antes se o controle de ganho está bem ajustado. Sugiro avaliar também se a bateria está bem dimensionada para o sistema, pois estou quase certo que o modelo mencionado é o Voxer 2.4, que consome bastante se comparado aos modelos mais recentes da marca.

      Estas são algumas das causas prováveis, estou insistindo pra que verifique melhor por dois motivos: o primeiro é que outros clientes tem essa configuração sem maiores problemas, o segundo é que não estou certo de que usar o amplificador Banda somente com o subwoofer resolva o problema.

      No entanto, nessa faixa de potência poderia ser um SD 250.2D ou VS 250.2.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  90. Pedro

    Olá Vitor,

    Instalei o modulo Sd400.4d no palio, fiz tudo certo cabos bem dimensionados e passando cado um por uma parte do carro pra evitar ruido. A qualidade sonara do kit 2 vias 60b ficou excelente som bastante limpo dentro do carro e fora. Mas ainda não esta do meu agrado. Queria saber qual melhor investimento um sub ou CX 50B ? Qual sub seria bom pra casar com esse modulo ?

    Obs: a bateria atual do carro é de 50Ah e gosto de musicas eletrônicas.

    Vlws

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Pedro,

      Antes de tudo, e talvez o mais importante, o que não ficou a contento? Poderia descrever com suas palavras o que acredita que está faltando? Eu particularmente, dou preferência por adicionar um subwoofer, os coaxiais não faram falta para os ocupantes do banco dianteiro.

      Pra casar com o SD400.4D, o subwoofer deve ser bobina simples de 4 Ohms ou dupla de 2 Ohms, com algo entre 150 e 200w (RMS) de potência, se desejar, posso sugerir alguns modelos.

      Pelo tipo de música que dá preferência, sugiro um sub de 10 polegadas em caixa selada, por proporcionar maior controle e batidas mais rápidas.

      Com esse conjunto acredito que os 50A estão bem dimensionados e não terá problemas com o sistema de alimentação.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  91. Pedro

    Olá Vitor,

    Então a qualidade sonara do kit ficou muito boa, mas como eles estão trabalhando na acima de 80HZ estou sentido a falta dos graves. Qual o sub vc me indicaria pro set ficar bem equilibrado ?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Pedro,

      Peço desculpa pela demora. Nessa faixa de potência uma opção que gosto e recomendo é o NAR Audio da série 1, outra boa opção seria o Bravox Premium Plus.

      O subwoofer deve ser de 10 polegadas e a caixa selada, pois vão de encontro com as batidas rápidas e precisas da música eletrônica.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  92. Cleverson

    Boa Tarde Amigo,

    Vou montar um som ambiente no meu Grand Siena, vou aproveitar o cd player do carro para não perder a originalidade do interior.
    Seguem os equipamentos:
    Módulo Pyramid GS800
    Kit 2 Vias Selenium 6″ 62V2A para portas dianteiras (Canal 1 do módulo)
    Kit triaxial Selenium TR4A 120RMS para portas traseiras (Canal 2 do módulo)
    Sub Pioneer 12″ TS303F 160 RMS (Será ligado em Bridge nos canais 3 e 4 do módulo)

    Dos componetes acima não tenho apenas o kit 2 vias(Alguma outra sugestão com baixo custo), está correto meu projeto, ou devo alterar alguma coisa?
    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Cleverson,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, ligar o 2 vias no canal 1 e os triaxiais no canal 2, fará o 2 vias tocar somente o lado esquerdo das músicas e os triaxiais somente o canal direito.

      O modo correto é ligar os falantes esquerdos no canal esquerdo e os falantes direitos no canal direito, caso contrário, além de errado perderá o efeito estereofônico.

      No mais acredito que pode seguir com o kit 2 vias JBL Selenium na dianteira. Outra sugestão é ligar somente o kit 2 vias + subwoofer no amplificador, e os triaxiais diretamente na unidade principal, pra não perder o controle do fader (atenuação entre os falantes traseiros e dianteiros).

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Cleverson

        Boa noite Vitor,
        Obrigado pelas dicas, apenas para não fazer nada errado, deve ficar conforme abaixo?
        – Portas dianteira e traseira esquerda canal 1; (série ou Paralelo?)
        – Portas dianteira e traseira direita canal 2; (série ou Paralelo?)

        o que acha do Pioneer 6″ TS-A1723i?
        Obrigado!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Cleverson,

          Peço desculpa pela demora. Neste caso, o melhor caminho é a associação em paralelo, a impedância final será de 2 Ohms e nessas condições o aproveitamento da potência é melhor.

          Talvez eu não seja a melhor referência, neste caso, pois não tive contato com o falante Pioneer mencionado. Achei interessante, principalmente pelo cone de papel, mas considero mais vantajoso investir em um kit 2 vias intermediário na dianteira e manter o falante mais simples na traseira.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Cleverson

            Obrigado Vitor!
            Vou fazer o seguinte:
            Módulo Pyramid GS800w
            Portas traseiras sigo com o 5TR4 JBL;
            Portas dianteiras Kit 2 vias.
            Vc conhece o kit 2 vias da JBL 62V4A, ele é muito superior ao 62V2A?
            Estou na duvida entre qual dos modelos abaixo comprar:
            JBL 62V4A
            JBL 62V2A
            Bravox CS60B

            Qual a sua indicação?

            Agradeço e desculpe pela qtde de perguntas….

          • Vitor Lima

            Bom dia Cleverson,

            Sim, já vi em algumas Lojas o novo 2 vias JBL Selenium, mas ainda não há muitas informações a respeito, no próprio site ainda não está disponível.

            Acredito que a diferença existe sim, mas é pouco provável que seja muito superior, ainda são todos kit’s 2 vias de entrada e todos são boas opções. Independente do modelo que escolher, acredito que terá um bom rendimento, melhor se acompanhados de um amplificador.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  93. Rafael

    Vitor, Boa Tarde!

    Sou leigo em som, mas gostaria de umas dicas.
    O Meu caso é o seguinte: Quero instalar um som em um Gol G6 4P, por enquanto sem Amp.

    Adquiri o seguinte player: DEH-X8580BT da Pioneer
    Gostaria de saber quais são as melhores caixas ou kits para colocar sem gastar muito, nos locais originais do gol?

    Andei pesquisando e escolhi a seuinte opção:

    Kit 2 vias 62V2A Selenium para colocar na frente
    ou
    KIt 2 vias 600-CS-1 NAR
    e
    2 Falantes Coaxial 525-CX-1 NAR para colocar nas portas traseiras.

    Qual sua opinião ou sugestão?

    Agradeço desde já e Parabéns pelo blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Rafael,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, importante ressaltar a boa escolha com relação ao cd player, muito completo e que, futuramente, com alguns upgrades no sistema poderá usufruir de muita qualidade.

      Na minha opinião há ao menos duas opções a considerar. A primeiro segue o que descreveu: kit 2 vias + alto falantes coaxiais na traseira.

      Em relação a marcas/modelos acredito que ambas as opções mencionadas são boas, veja que são alto falantes de entrada e a diferença entre eles é relativamente pequena. Nessa linha favorece todos os passageiros no interior do veículo, tanto na dianteira quanto na traseira.

      A segunda opção a considerar seria adotar somente o kit 2 vias na dianteira, mas somando-se o investimento que faria para adquirir um modelo intermediário de maior qualidade. No entanto, essa configuração favorece somente os ocupantes do banco dianteiro.

      Qual das opções acima é melhor, vai da sua preferência. Adicionaria a lista de opções Bravox CS 60B (2 vias) e CX 50B (coaxial), na mesma linha de JBL Selenium e NAR Audio.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Rafael

        Boa Tarde Vitor,

        Obrigado pela resposta, abaixo mais uma dúvida.

        Andei pesquisando mais um pouco e, verifiquei a possibilidade de trocar os coaxiais por:

        2 Falantes Mid Bass 525-CW-1 para ter um pouco mais de grave pois o Mid Bass desce um pouco mais do que o coaxial. Prejudicaria muito na qualidade ou melhoraria?

        Novamente, agradeço desde já.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Rafael,

          A faixa de resposta de um mid bass pode variar, mas normalmente não passa dos 5.000 Hz, ou seja, ainda se faz necessário os tweeters pra reproduzir as frequências entre 5 e 20 KHz.

          Adotar somente o mid bass, significa não reproduzir parte da música, por este motivo a recomendação do falante coaxial na traseira.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Rafael

            Boa Tarde Vitor,

            Muito obrigado pelo seu esclarecimento, optei pela marca NAR e vou colocar coaxiais atrás pensando nos passageiros.

            Excelente blog e Parabéns mais uma vez.

    • Vitor Lima

      Bom dia Luan,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Deseja somente mudar os alto falantes ou pretende fazer um upgrade mais elaborado, com amplificador e subwoofer? Qual a marca/modelo do cd/dvd player?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • luan almeida

        o cd player é o original do carro de 4 polegadas… não queria colocar amplificador para nao aumentar o consumo da bateria e correr o risco de descarregar e sem falar q fui atras da bateria e mal encontrei, de tao escondida que ela esta. voce acha q só de trocar os alto falantes das portas vai dar um resultado satisfatorio? ou vai ficar quase a mesma coisa ?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Luan,

          Antes de tudo, não tive a oportunidade de ouvir o sistema original de fábrica do Freemont e, no site da Fiat, a única informação a respeito é que são 6 alto falantes (provavelmente um kit 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira).

          Mesmo com as limitações do player original, acredito que podem fazer diferença, no entanto, sugiro investir ao menos em uma linha intermediária pra assegurar a melhora e não correr o risco de trocar “seis por meia dúzia”.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • luan almeida

            o som tem um volume agradável mas distorce com graves,também li que havia 6 alto falantes , mas na terceira fileira de bancos tem o lugar dos falantes mas não sai nenhum som de la rs, ou seja só contem 4 ! … pelo que entendi apenas a troca de bons altos falantes ja faz a diferença . certo?.. qual seria ele?

          • Vitor Lima

            Boa noite Luan,

            Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, alto falantes não são necessariamente de 5 ou 6 polegadas, as montadores descrevem um tweeter (normalmente na parte interna do retrovisor ou próximo) como um alto falante.

            Pelo que descreveu, me parece que o problema maior é o player original de fábrica, a medida que aumenta o volume, este começa a distorcer o sinal de áudio.

            Acredito que novos alto falantes ajudem, mas talvez resolvam o problema parcialmente e um amplificador (não precisa ser caro ou ultra potente) se faz necessário.

            Como disse, sugiro testar um linha intermediária, como o Bravox CS 60D ou modelos semelhantes, como o NAR Audio da série 2.

            Faça o teste, se a troca dos falantes originais demostrar uma boa melhora poderá partir também para novos falantes na traseira, caso contrário, minha sugestão é adotar um amplificador.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  94. Marcio

    Ola, comprei um kit de duas vias da MTX, e quero liga-los em uma power one. a duvida é, se eu posso ligar direto ou tenho que colocar um capacitor.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Marcio,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, qual o modelo exato do kit 2 vias MTX? Pergunto, pois até mesmo os 2 vias de entrada (mais simples) acompanham ao menos um capacitor para os tweeters.

      Em modelos mais completos, por exemplo, além do mid bass e tweeter, acompanha também um crossover.

      Se o 2 vias MTX não tiver nenhum dos componentes acima, sim, use ao menos um capacitor para os tweeters.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  95. Paulo

    Olá Vitor, tenho um SD400.4D. Quero colocar um sub no meu set. Gostaria de saber qual você me indicaria e o tipo de caixa(Selada ou Dutada).

    Obs: Gosto de musica eletrônica e sertanejo.

    Comentar
    • Paulo

      Olá Vitor, lendo os comentários anteriores, pude ver que você sempre recomenda o sub Nar serie 1. Olhando no seu site encontrei além do nar esse sub aq: Fusion Subwoofer 10´CS-SW100 800W. Então gostaria de saber qual é o melhor custo beneficio e o tipo de caixa recomendável.

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Paulo,

        Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

        Qual a marca/modelo do seu veículo? O subwoofer deve ser bobina simples de 4 Ohms ou dupla de 2 Ohms (associação em série) e ter algo próximo dos 200 watts, pra casar em impedância e potência com o SD 400.4.

        Sim, gosto e recomendo a Série 1, pois tem um ótimo custo x benefício. Quanto a caixa acústica, pelo tipo de música que dá preferência, acredito que a melhor opção seja a selada.

        A Fusion Electronics é uma marca relativamente nova no mercado brasileiro e os produtos agradam pela qualidade x custo. Ambos são boas opções, mas eu ficaria com NAR Audio, muito em parte pelo seu histórico.

        Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        PS: Notei a pouco que adquiriu uma unidade do 1004-SW-1, agradeço pela preferência e fico feliz em ajudá-lo.

        Comentar
          • Paulo

            Olá Vitor, depois que instalei o sub tenho vindo ter alguns problemas. A bateria descarregou algumas vezes.
            Gostaria de saber se devo trocar pra uma bateria de 60amp.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Paulo,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

            Na ocasião em que a bateria descarregou completamente, o veículo ficou ligado e tocando por muito tempo? A bateria em questão é antiga? Acredito que adotar uma bateria nova e de maior capacidade ajude a resolver o problema sem dúvida.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver algo mais em que possa ajudá-lo fico a disposição.

  96. Max

    Ola Vitor,

    Após muito pesquisar inclusive com sua ajuda respondendo dúvidas minhas aqui no blog e também lendo seus textos, pretendo começar meu projeto no peugeot 207 com um player Sony CDX-GT567UX, um kit duas vias NAR 650 CS-2 na dianteira e um coaxial NAR 525 CX-1 na traseira.

    Potência declarada pelos fabricantes:
    Player: 27w x 4
    Duas vias: 55w cada lado
    Coaxiais: 50w cada lado

    A dúvida é se terei um bom resultado sem amplificador já que não há sequer previsão de quando poderei ($) instalar o módulo.

    Meu perfil é de som interno com volume médio pra baixo e eu busco qualidade e fidelidade sonora.

    Estes equipamentos estão de acordo com meu objetivo?

    Corro o risco de ter um som ruim enquanto não colocar o módulo (lembrando que vai demorar)?
    Tenho intenção de tratar as portas mas vai demorar também!
    Quando for fazer o que você aconselha primeiro, tratar as portas ou colocar amplificador?

    Há quem diga que sem o módulo o kit duas fica pior que um falante comum é verdade?

    Estou muito confuso, agradeço se poder me ajudar.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Max,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que terá um bom resultado, talvez com um pouco menos de volume do que gostaria. Sim, adotar a Série 2 na dianteira, por exemplo, é um bom começo.

      O único ponto de atenção, é que mesmo o melhor dos mids não reproduz, com a mesma eficiência de um sub, as frequências graves. Inclusive, sugiro para o próximo upgrade no som, adotar um amplificador 4 canais e um subwoofer.

      Na minha opinião, vai muito da preferência de cada um, do mesmo modo, a quem fique extremamente satisfeito só de adotar um kit 2 vias na dianteira.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, espero ter contribuído positivamente com sua decisão e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Max

        Vitor, muito obrigado pelas respostas que me deu em vários tópicos aqui do blog!
        Seus textos e ajuda foram decisivos pra que eu pudesse escolher qual direção seguir na montagem do meu set.

        Parabéns pelo blog e mais uma vez obrigado!

        Comentar
  97. wiliam

    boa tarde estou querendo colocar um son interno no santana ano 2000 pensei nesses auto falantes
    Par de Alto-Falantes 6×9 Bomber Destroyer – 300 Watts RMS
    Kit 2 Vias Bomber Bicho Papão Hi Power Black 6 Polegadas – 320 watts RMS
    agora estou na duvida em qual modulo usar
    Módulo Booster 3000 Watts 4 Canais
    módulo Amplificador Digital Taramps TS-800×4 Canais – 960 Watts RMS
    qual dos 03 devo usar ? se que o son vai ficar bom ?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Wiliam,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Não recomendo alto falantes 6×9 quando o assunto é qualidade, pois todo o estéreo deve ser proveniente da dianteira.

      Neste caso, qualquer sinal estéreo proveniente da traseira empobrece a sensação de palco sonoro e reduz a eficiência do sistema, por conta da interferência sob os falantes dianteiros.

      Opcionalmente sugiro adotar alto falantes coaxiais simples, se desejar. Os alto falantes servem somente aos passageiros do banco traseiro, não fazem falta aos ocupantes do banco dianteiro.

      Inclusive, até pelos amplificadores que têm em mente, sugiro adotar um subwoofers com algo entre 300 e 400 watts de potência, pra melhorar a resposta dos graves.

      Qual o modelo exato do amplificador Booster? O TS 800×4 da Taramps é uma boa opção para este conjunto. Lembre-se que trata-se de um conjunto e o dimensionamento correto do sistema de alimentação e cabos é tão importante quanto a qualidade dos próprios equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  98. Thiago

    Bom dia Vitor! Primeiramente parabéns pelo blog!
    Estou planejando melhorar um pouco o som domeu Civic 2002 e gostaria de saber sua opinião! Gosto de qualidade no som, visando que gosto de rock, blues, rap e reggae
    Tenho cd player Pioneer Deh 1580UB e recentemente comprei um kit 2 vias Helix B62c.

    Por enquanto vou utilizando o kit direto no cd player mesmo até comprar um amplificador, qual vc recomendaria, dentro de um orçamento de até R$ 400,00

    Mais pra frente pretendo colocar um sub de 10 polegadas, mas ainda não defini qual compraria, vi nos comentários anteriores que vc indica os subs da NAR! Eles são melhores que os pioneer da mesma faixa de preço?
    Ou então vou colocar uma Caixa ativa slim da Pyramid ou da Booster, que vem com amplificador interno (na faixa de 450,00), embaixo dos banco dianteiro, já que se trata de um sedã e posso perder parte da qualidade dos graves no porta-malas!

    O que vc acha desse conjunto, alteraria alguma coisa? Abç

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Thiago,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Um bom kit 2 vias sem dúvida! O player Pioneer, apesar de um pouco simples, têm uma boa gama de funções.

      Quanto ao amplificador, este será dedicado ao kit 2 vias ou também deve atender o futuro subwoofer? Se for dedicado, por exemplo, é possível partir para um modelo 2 canais de qualidade. Caso contrário, terá de adotar um amplificador 4 canais pouco mais simples.

      Gosto e recomendo a Série 1 da NAR, no entanto, talvez não seja a melhor opção neste caso, pois trata-se de um veículo Sedan e um pouco mais de potência seria desejável, mas não descarto como uma opção.

      A vantagem da caixa amplificada, por exemplo, é que pode testá-la antes, e conferir se o resultado o agrada.

      Acredito que está no caminho certo e, com uma boa instalação, têm tudo pra ter um bom rendimento no interior do Civic.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas opções e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Thiago

        Obrigado por responder e desculpa pela demora também! Meu pc quebrou e acabei perdendo o link desse site!
        Por enquanto estou só com o kit 2 vias amplificado mesmo! Para mim já tá de bom agrado! Mas quem sabe eu coloque um pouco de graves no porta malas mesmo!
        Abç

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Thiago,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Qual a marca/modelo do amplificador que está usando com o kit 2 vias Helix?

          Fico feliz que tenha curtido o som, o B62C é um bom kit de entrada e, quando bem amplificador, rende muito bem.

          Eu recomendo, a diferença no som com subwoofer é notável nas frequências mais baixas. Passa-se a ouvir instrumentos como baixo e bateria com maior fidelidade e precisão.

          Quando quiser falar sobre o assunto o Blog está aberto para discussões sobre o assunto sempre que precisar.

          Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  99. Juliano Oleniki

    Olá Vitor!
    Cara, estou com uma imensa dúvida. Estou pretendendo elaborar um mini projeto para o meu celta 2004. Não quero furar nada, utilizar apenas as entranças originais, que na parte frontal são na frente das portas, embaixo do porta luvas e próximo aos pedais. Na parte traseira são próximos as cabeceiras de banco, bem próximo aos vidros. Se não me engano a polegada desses espaços são de 5”.
    Estou pretendendo colocar 2 kits duas vias tanto na parte frontal como na traseira. Qual amplificador devo usar? um 4 vias? Tem algum para indicar?
    Pretendo usar os 2 2 vias com potência de 120W

    abraços!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Juliano,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sugiro adotar um amplificador 4 canais com pouca potência e instalá-lo o mais próximo possível da bateria (debaixo dos bancos, por exemplo), pra que possa usar cabos de alimentação menores.

      Atualmente há uma boa variedade de modelos, os mais comuns atualmente são Stetsom Vision 400.4, Soundigital SD 400.4 dentre outros modelos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Juliano oleniki

        Imagina, o importante é responder. Gostaria de parabeniza-lo pelo blog, faz um trabalho excelente.
        Ainda está nos meus planos, não tive a oportunidade, mas vou aderir sua sugestão, qualquer dúvida eu comunico.
        Abraços!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Juliano,

          Fico feliz que tenha curtido, esse retorno positivo é muito importante. Agradeço pelo retorno e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  100. luiz henrique

    Boa noite Vítor,1:14 da madrugada e eu aqui no seu blog ,sou muito seu fã,te admiro muito,DEUS lhe abençoe cada dia mais.Vamos as dúvidas:
    Tenho um Dvd HBuster 9450
    Kit 2 vias Cs60b
    Coaxiais Cx50b
    Pioneer 310 d4 (par)
    Módulo Roadstar 1200d

    Dúvida:Qual módulo adicionar ao Stério,para obter bom rendimento A AB D ?
    Muito obrigado e parabéns !!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Luiz,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Com o avanço da tecnologia, por exemplo, a diferença entre os aclamados AB e os novos D está cada vez menor e, na minha opinião, a poucos ouvidos que conseguem diferenciá-los só de ouvir.

      Trata-se de um conjunto de entrada, sugiro adotar um amplificador 4 canais de 400w. Quanto está disposto a investir?

      Um modelo AB de boa qualidade, por exemplo, têm custo elevado e consome mais energia, é possível que tenha de rever também o sistema de alimentação. Modelos classe D consomem menos energia e, dependendo do modelo, são mais acessíveis em termos financeiros.

      Importante esclarecer que não quero defender um ou outro, na minha opinião, cada um têm suas vantagens e desvantagens – como em qualquer comparação. Meu objetivo é encontrar o modelo e tipo que melhor se encaixam no seu projeto de som.

      Fico feliz que tenha gostado do Blog, espero continuar contribuindo positivamente.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  101. Mariano Filho

    Olá, blz?
    Tava pensando em comprar:
    KDC-MP2055U + kit de 2 vias cs60 b(porta dianteira)
    na porta traseira tem lugar para por também, o que devo colocar aqui? preciso de módulo? se sim qual seria o mais barato que desse blzinha?

    ahhh
    é para um palio attractive, só quero alto falantes nas portas mesmo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Mariano,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sugiro adotar alto falantes coaxiais na traseira, ligados diretamente no player não irão atrapalhar o palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias.

      Adotar também um amplificador seria desejável, mas não necessariamente uma regra e é perfeitamente possível que só alterar os alto falantes já melhore o resultado. Quanto está disposto a investir?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  102. anderson

    Boa noite amigo.Pode me dizer se consigo instalar o Kit Duas Vias CS60B 6″ 50W RMS – Bravox na porta do classic 2014 e se ficaria uma boa combinação com o Par de Alto-Falantes JBL Selenium 6TR6A Triaxiais 6″ 120W Rms de Potência na parte traseira empurrado por um DVD Player Automotivo Pionner DVH-7680AV 3″. Precisaria de um módulo?? Fico no aguardo e parabéns pelo blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Anderson,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Se possível, sugiro adotar alto falantes coaxiais na traseira, com os Bravox CX 60B. Estes ligados diretamente ao player, atendem os passageiros do banco traseiro e minimizar a interferência na dianteira.

      Trata-se de um conjunto simples, acredito que terá um bom resultado no interior do veículo, porém com pouca ou nenhuma eficiência nas frequências graves.

      Sou a favor do “teste primeiro e compre depois”, por este motivo, sugiro testar sem amplificador e ver se o resultado/volume o agrada e, caso não o agrade, poderá partir para um amplificador certo de que este é necessário.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  103. Luiz Jac intho Pilla

    Caro Vitor!
    Desejo cumprimentá-lo pelas centenas de pots respondidos com tanta dedicação e profissionalismo! Desculpe a minha questão, possivelmente a tenhas respondido ao meio de tantas que não pude ler: – tenho um Civic EX 1999, resolvi trocar o som original por um JVC KD R739BT com Blutooth, pois já recebi tantas multas pelo uso do celular à direção, que resolvi , finalmente , realizar esta mudança. Enfim, na compra do carro, há mais de dez anos, troquei os alto falantes traseiros por de melhor qualidade, agora tenho a intenção de trocar os dianteiros por 2 vias ou coaxiais. Não ouço o som muito alto, prefiro os classicos, orquestras, easy listening. O que sugeres, por favor, a opção 2 vias ou coaxiais? Agradeço muitissimo a tua atenção e fico no aguardo! Abraço!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Luiz,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir? O estilo de música que dá preferência exige bastante do sistema e sem um subwoofer, por exemplo, alguns instrumentos acabam por não aparecer nas músicas.

      A vida útil de um alto falante pode variar, no entanto, normalmente é de cerca de 3 anos e, a partir daí, começa a perder eficiência e consequentemente qualidade.

      Na dianteira recomendo usar um bom kit 2 vias, pois este é o responsável por proporcional o palco sonoro, muito em parte pelos tweeters na coluna A.

      Acredito que vale a pena investir no mínimo em um subwoofer, pra que seu projeto reproduza todas as faixas de frequências com boa eficiência (graves, médios e agudos).

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  104. Élvis Dörr

    Cara posso ligar um módulo taramps TS 400 em um kit 2 vias Selenium 62v2a 6 pol??? Fica bom o som???

    E qual seria o alto-falante ideal de 6″ para colocar no tampão traseiro e ligar no mesmo módulo que ficasse legal o som???

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Élvis,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sim, pode ligá-lo ao amplificador Taramps sem impedimentos, inclusive, acredito que o aumento de potência aproveita melhor o conjunto do 2 vias Selenium.

      Importante esclarecer que o amplificador é somente uma parte do projeto, certifique-se de usar cabos de qualidade, uma boa fixação faz toda a diferença.

      Por que não um subwoofer no lugar dos alto falantes traseiros? Na minha opinião, uma opção muito melhor do que alto falantes no tampão e infinitamente mais eficientes na reprodução dos graves. Se optar pelos alto falantes no tampão, por exemplo, o mais comum é adotar alto falantes 6×9.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-la em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  105. Tábatha

    Olá, gostaria de saber se eu colocar um Kit 2 Vias Bravox 6 Polegadas 120w Cs60u na frente (Tenho um siena 2010) e no tampão, estava pensando em um coaxial.. Você me indica colocar algum triaxial mais em conta? qual o modelo? obrigada

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Tábatha,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-la.

      Qual o ano/modelo do veículo? Sugiro adotar um coaxial nas portas traseiras e não no tampão. Da própria Bravox, por exemplo, poderia ser o coaxial CX 60B, que casa muito bem com o CS 60U.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-la em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  106. Rodolfo

    Bom dia Vitor, parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando ele.

    Instalei recentemente um Kit 2 vias Cs60b da Bravox e não sobrou muita grana pra instalar o sub e o modulo, será que você conseguiria indicar equipamentos deste tipo para gastar em torno de R$400,00??

    Obrigado,

    Rodolfo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Rodolfo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Realmente um orçamento apertado, no entanto, acredito que seja possível. Duas boas opções de amplificador são: Stetsom VS 380.3 e Soundigital SD 400.4.

      Já o subwoofer da própria Bravox, por exemplo, poderia ser o Premium Plus ou, se puder investir pouco mais, gosto bastante do NAR 1004-SW-1. Lembre-se que o subwoofer deve ser bobina simples de 4 Ohms ou dupla de 2 Ohms.

      Estou considerando o orçamento disponível somente para adquirir os equipamentos e sem considerar a caixa acústica para o sub. Há subwoofers mais acessíveis, se desejar posso lhe sugerir outros modelos, mas a diferença será pouco menor.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  107. Rodrigo

    Vitor, boa tarde. Estou montando o som do meu carro e comprei um amplificador Fosgate R300-4. Ele possui 4 inputs RCA. Por enquanto o player é um multilaser wave com apenas 1 RCA. É possível usar esse módulo comprando 3 cabo Y?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rodrigo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      No manual do Wave não há informações claras quanto a única saída RCA, no entanto, normalmente está é usada para subwoofer.

      Acredito que seja possível ligá-lo ao amplificador RF usando 2 cabos Y, no entanto, não há como garantir que está saída tenha a mesma resposta de frequências que as saídas tradicionais de fio. Sugiro adotar conversores RCA ligados entre as saídas de fio do player e o amplificador.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      PS: Boas festas e feliz ano novo!

      Comentar
  108. Leonardo

    Ola amigo, tenho dois amplificadores da Audiophonic, um de 400 rms e o outro é um 2k/4 edge e 4 subwoofer tbm da audiophonic de 300 rms 10″ numa caixa selada! vou ligar os subs no audiophonic 2k e queria saber qual kit 2 vias seria bom o bastante ora acompanhar esses 4 subs, e seria bom lligaro kit 2 vias no modulo de 400 rms?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Leonardo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual o modelo exato do amplificador Audiophonic, com potência de 400w (RMS)? Qual a marca/modelo do veículo que irá instalar estes componentes?

      Veja que estamos falando de algo próximo dos 1.400w (RMS) só para as frequências graves, considerando um subwoofer em cada canal do amplificador Club Edge 2K4.

      Neste caso, um amplificador para o kit 2 vias se torna indispensável, pra assegurar que tenha algum destaque e não seja sobrepujado pelos graves.

      Sugiro adotar modelos com cone fabricado em Kevlar ou fibra de Carbono, são materiais leves e resistentes, que normalmente possibilitam a aplicação de bastante potência sem risco ao alto falante.

      Um modelo que já comercializamos no passado – gosto e recomendo – é o kit 2 vias da Kenwood, modelo KFC-X1730P, mas talvez seja difícil encontrá-lo no Brasil.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      PS: Feliz Ano Novo!

      Comentar
  109. Bruno Alexander

    Vitor Lima, em primeiro lugar, meus parabéns pelo site. Bastou ler suas respostas para responder muitas de minhas dúvidas. Porém, gostaria de uma resposta em particular, se possível:

    Meu orçamento está apertado. Porém, gostaria de investir num bom projeto de som interno ao longo do tempo. Por conta disso, minha dúvida é: seria melhor investir logo num kit 2 vias bom mais os coaxiais, sem o módulo e sub e daqui a uns 6 meses comprá-los, ou seria melhor eu comprar kit 2 vias de qualidade inferior e ter mais orçamento para investir no restante do equipamento?
    Sei que a dúvida é pessoal, mas gostaria de ouvir a opinião de um especialista. Há realmente uma diferença, por exemplo, no kit 2 vias da Bravox cs60b para o cs60d? Pelo que vi, este último é o dobro do preço do primeiro.
    Se houver diferença e esta for considerável, não seria melhor investir no cs60d, passar 6 meses sem sub e módulo e depois comprá-los?
    Quer dizer, eu poderia sobreviver com um kit 2 vias e coaxiais apenas (sem módulo e sub)?
    Outra pergunta é: até que ponto vale a pena fazer tratamento acústico nas portas? Vale a pena abrir mão até mesmo de um bravox cs60d e comprar um cs60b com o tratamento acústico das portas e um bom cabeamento?

    Quanto ao kit 2 vias, ainda prefere a marca Bravox? Ou sugere outra marca, considerando o orçamento de até 300 reais?
    A propósito, meu DVD player é o AVH-X8580BT, da Pioneer. Meu carro é o Hb20 (veio sem lugar para colocar tweeters, então pretendo fixá-los nas colunas do carro).
    São muitas dúvidas meu caro amigo, me perdoe rs

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Bruno,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Depende bastante das suas preferências e como costuma ouvir o som no carro. Já teve algum projeto de som nessa linha (kit + ampli + sub)?

      Se este for o primeiro, por exemplo, acredito que vale a pena partir para uma linha de entrada e adquirir o conjunto completo. Pra se habituar, treinar os ouvidos, resumindo, se acostumar com esse tipo de projeto de som.

      Se for este o caso, acredito que o aproveitamento será melhor, pois sentirá a diferença e o aumento na qualidade/fidelidade sonora, à medida que adquirir componentes melhores futuramente.

      Não descarto a possibilidade de adotar somente um bom kit 2 vias e posteriormente adquirir o amplificador e subwoofer. Porém não terá um rendimento legal nos graves e deve ter cuidado com o volume, aumentá-lo demasiadamente pode comprometer sua vida útil.

      Enfim, acredito que são duas opções válidas. Um bom kit 2 vias, por exemplo, costuma usar matérias mais nobres e confere maior fidelidade sonora, seria interessante se costuma ouvir o som de preferência com os vidros fechados e volume baixo. Sugiro ponderar sobre o assunto e identificar qual das situações acima se encaixam no seu perfil.

      A diferença entre os modelos mencionados da Bravox existe, mas um ouvido desacostumado com qualidade sonora pode simplesmente não notar a diferença.

      O tratamento acústico é um passo importante, mas acredito que há outras vertentes a explorar antes dele. Na minha opinião, bons equipamentos, sistema de alimentação bem dimensionado e qualidade de instalação vêm primeiro.

      Quanto a marca/modelo do kit 2 vias, novamente depende, se o valor mencionado é só para o kit 2 vias, acredito que seja possível partir para marcas focadas em qualidade. Do contrário, se optar por linhas de entrada, a diferença entre as marcas é relativamente pequena.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  110. Samuel

    Boa tarde, Vitor…

    Não entendo nada de som automotivo, mas gostaria de montar um kit bacana e barato.. o carro é um peugeot 207.

    Só disponho de R$1200 para o kit completo, incluindo player. Vc poderia me indicar um kit com esse orçamento? não necessito de nada de tanta qualidade, só um somzinho bacana interno mesmo. Será que seria possível com esse orçamento um player + kit 2 vias + amp + sub?! desde já, muito obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Samuel,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Acredito que seja possível, no entanto, preciso saber se o valor mencionado inclui a instalação ou será dedicado somente a aquisição dos produtos?

      Têm alguma função indispensável que deseja no player, como USB Frontal, Bluetooth, SD Card, etc.? Da preferência por alguma marca? Considerando o conjunto kit 2 vias, amplificador e sub, a única recomendação é adotar um player com ao menos 2 saídas RCA.

      Uma boa combinação, já visando alguma qualidade, seria um kit 2 vias Bravox CS 60B ou NAR 600-CS-1 na dianteira, um amplificador 4 canais com no máximo 400w (4×100) como: Banda 2.4D, Taramps TS 400×4, Corzus HF 404, Falcon F400M e o subwoofer, eu particular gosto bastante e recomendo, o NAR Audio da série 1.

      O tamanho, 10 ou 12 polegadas, e o tipo da caixa acústica, selada ou dutada, varia de acordo com o tipo de música que dá preferência. O que costuma ouvir?

      Me baseando nos nossos preços, por exemplo, o custo dos equipamentos que mencionei é de aproximados R$ 700, ou seja, sobram R$ 500 para a aquisição do player.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  111. Mateus

    Boa tarde Vitor, gostaria de investir em um som interno pra uma saveiro g6 trend 2014 , mas nao sei por onde começar e seguirei a sujestão que você me der…

    Primeiramente ela veio sem som, isso é bom porque assim da pra escolher o que instalar tranquilamente, porém é do meu pai e não minha, mas ele quer comprar um aparelho de dvd player de 3″ (bonito e barato) o que pode ser um ponto negativo. Assim, como ela é dele e não minha, quero respeitar o espaço (que é pouco, mas enfim) e pensei em por um kit duas vias, um amplificador e um subwoofer, de 8″ ou 10″. Isso garante um som interno bom?
    Pensei em um kit duas vias bravox cs60b, algum sub de aproximadamente 250, 300w rms e um amplificador de conta de tudo… Então o que você me sujere e ou não sujere comprar? Grato pela atenção. Abraço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Mateus,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O problema com o DVD 1DIN, na minha opinião, é que ao agregar som e vídeo em uma espaço tão pequeno torna-se impossível agregar componentes de alta qualidade.

      Isso compromete um pouco a qualidade do sinal, mas não é necessariamente um impedimento. Trata-se de um conjunto e uma unidade principal (cd, dvd, central, etc.) top não faria diferença sem dar a devida atenção ao restante dos equipamentos.

      A ideia geral do seu projeto de som está legal, quanto está disposto a investir? Não precisa ser uma valor exato, uma estimativa já me ajuda, pra que eu possa sugerir algumas marcas/modelos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Mateus

      Quanto a demora, não há que se desculpar, afinal, todos tem os seus compromissos né :)
      Então, ainda você pode me ajudar sim, mas como eu havia dito à respeito do dvd, foi comprado um Pioneer DVH-7680AV com duas saídas RCA. Ele é bom, mas é lerdo, mas enfim… a saveiro veio sem autofalantes nas portas e o instalador pôs um par de 120w nas portas, mas tenho certeza que ele não cuidou quanto ao acabamento (como instalar uma manta asfáltica para melhorar a qualidade do som) e esse par de autofalantes acabaram por não dar uma qualidade devido à isso e o som ficou fraco cara :\ pensei em por aquelas caixas de som amplificadas sabe, mas dizem que elas não são boas e penso em investir uns 500, 600 reais no restante do projeto do som, já que o player já foi adquirido e instalado. Um amplificador específico para os autofalantes seria bom, ou compro um para essa caixa de som de 8″, 10″ + o kit duas vias que eu penso em comprar, já que os autofalantes não ficaram bons? Essas coisas de canais e Ohms eu não entendo nada, então se você puder, já me dá os modelos que você pensa, nem que fuja um pouquinho do meu orçamento. Valeu pela atenção
      Att: Mateus

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Mateus,

        Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo. Agradeço pela compreensão, no entanto, trata-se de um compromisso e acredito que me desculpar é um dever.

        Em relação aos pontos negativos do DVH-7680AV que mencionou, por exemplo, acredito que ocorrem pelo mesmo problema de espaço físico, assim como o áudio.

        As caixas amplificadas são boas sim, dentro das suas limitações é claro, mas já comercializamos algumas unidades – de diferentes marcas – e normalmente os clientes ficam bastante satisfeitos, vai muito da preferência de cada um.

        Qual a marca/modelo exato dos alto falantes das portas? Neste caso, tenho que defender o instalador, tratamento acústico não é barato e leva tempo pra ser feito. Ajuda muito, mas este é um serviço que não está relacionado com a instalação do alto falante.

        Se for uma caixa amplificada (ou ativa), já possui um amplificador próprio e só precisa se preocupar com o amplificador para os alto falantes, caso contrário, é preciso adotar um amplificador para todo o sistema.

        Com bom custo x benefício e poupando espaço, sem deixar de lado a qualidade sonora, um bom conjunto seria o subwoofer de 8 polegadas da Questo Audio e um amplificador 4 canais de 400w (4×100) como o Banda 2.4D. Neste caso, a confecção da caixa acústica fica a cargo do instalador e acredito que pode ficar atrás dos bancos.

        A caixa ativa (amplificada) também é uma boa opção, mas simples e fácil de instalar, daí só precisa adotar um amplificador 2 canais estéreo com algo entre 50 e 60 watts (RMS) em 4 Ohms para os falantes das portas. Uma combinação de custo acessível seria a X200 Slim e o HS 720D, ambos da Falcon.

        Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

        Comentar
        • Mateus

          Boa tarde Vitor, tudo tranquilo? Por hora o meu som continua assim… por hora, mas eu deixei de lado a idéia de caixa amplificada, pois dia 10/04 eu vou pra Rivera, que dá uns 350km da minha cidade e vou passar o final de semana lá e têm muitas lojas de som automotivo bem acessíveis. E alguns subwoofers me chamaram a questão, como os da linha TS-W da Pioneer, que lá, eles vendem muito há um custo de 65~70 dólares, o que da em torno de 135, 140 reais. Eu queria saber se eles dariam certo atrás do banco da G6, pois são de 10″ como o TS-W259D4 e o TS-W259S4, ambos de 10″ com 350w e que segundo o fabricante o modelo de caixa adequada em litros é de 22l… então não ficaria muito grande não é? Ou melhor seria ainda um subwoofer de 8″? Pra estes subwoofers da linha TS-W da Pioneer, qual módulo você me indicaria? Eu devo por um twiter na caixa, pra não ficar só o grave? O meu projeto ainda é pra som interno, não curto pancadão hehe

          Comentar
          • Vitor Lima

            Bom dia Mateus,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

            Sim, 22L é uma caixa relativamente pequena e acredito que cabe atrás dos bancos sem impedimentos. Não há uma regra geral quanto ao tamanho do subwoofer, se cabe o custo x benefício compensa, acredito que pode adotar o modelo de 10 polegadas.

            Se quiser amplificar também os alto falantes das portas, sugiro adotar um amplificador 4 canais, caso contrário, pode partir para um modelo mono (1 canal). Se optar pelo primeiro, o subwoofer deve ser bobina simples, e se for o segundo caso deve adotar o bobina dupla.

            Super tweeter não combina com qualidade sonora, a menos que mantenha-o desligado enquanto o porta malas permanecer fechado. Se optar pela caixa trio, é preciso adicionar também um driver para reproduzir a faixa de frequência dos médios.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  112. Paulo

    Olá Vitor,

    Gostaria de saber qual o máximo consumo permitido pra corrente de fuga. Pois no manul da bateria fala que é 40mA. Isso me gerou grandes duvidas pois medindo o consumo com o SD400.4d a corrente fica em 100mA . Agora sem o modulo a corrente fica abaixo dos 40mA.(cerca de 20mA).

    Pensei em colocar um disjuntor residencial como chave pra poder desligar o modulo e evitar o consumo da bateria. (Posso fazer isso ou tem outra maneira ).

    Obrigadão pela atenção.

    Comentar
  113. Felipe Espindola

    Olá tudo bom?

    Recentemente instalei um kit de som no carro e gostaria de saber o que você acha.
    Instalei um kit 2 vias da Bravox (cs60d) na s portas dianteiras e um kit 2 vias da Bravox (cs60) nas portas traseiras.
    Utilizei um aparelho de som da pioneer com saída rca 2v, um aplificador da marca digisoud com duas saídas de 125w rms.

    Muito obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Felipe,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Eu, particularmente, não recomendo adotar kit’s 2 vias na dianteira e traseira, pois a interferência do traseiro sob o dianteira reduz a eficiência do sistema e empobrece a sensação de palco sonoro.

      Ambos estão ligados no amplificador? Se sim, este é outro ponto de atenção, pois perde-se o controle do fader (atenuação entre dianteira e traseira), caso contrário, ajuda a reduzir a interferência entre eles.

      No mais, acredito que só falta mesmo um subwoofer pra ganhar eficiência na reprodução dos graves.

      Importante salientar que é perfeitamente possível que esteja satisfeito com o rendimento do conjunto como está, as considerações acima são alguns pontos que poderiam melhorar, na minha opinião, e agregar ainda mais qualidade sonora do sistema.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Felipe Espindola

        Agradeço pela sua atenção.

        Gostaria de saber também qual amplificador seria ideal para se obter a maior fidelidade possível, pois estou usando um amplificador da classe ( D ) e estou com dúvida do seu desempenho. O amplificador que estou usando é um Digisoud com duas saídas rca de 125 rms cada, gostaria de saber sua opinião sobre o mesmo.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Felipe,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Talvez, neste caso, eu não seja melhor referência. Apesar de conhecer a marca a algum tempo, não tive contato com nenhum dos seus produtos.

          Acredito que se refira ao DI 1250, pois é o modelo digital que bate com a sua descrição. Aparentemente é um amplificador simples, com custo acessível, mas assim como outras marcas, precisa de preço competitivo.

          O que isso significa? Que é preciso tirar de algum lugar e, normalmente, se faz isso adotando componentes mais baratos, fabricados a partir de materiais menos nobres.

          Isso não significa que o produto seja ruim, mas se comparado a um amplificador com o dobro e ou até o triplo do valor, provavelmente terá um rendimento inferior.

          Importante salientar também que a qualidade não está atrelada somente ao amplificador, mas também ao player, cabos, sistema de alimentação e qualidade da instalação.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  114. Caique

    Olá Vitor, beleza?

    Não entendo quase nada de som automotivo, e um alto falante do meu carro (Palio ELX 2010) rasgou (acho que é isso) e agora resolvi refazer todo o sistema. Depois de ler alguns comentários, aprendi algumas coisas. Primeiro, o CD Player é o original da FIAT, segundo, não conheço ninguém que mexa com som, a minha dúvida é se uma mão de obra porca pode acabar por estragar meu (futuro) sistema de som, pois pretendo comprar tudo pela internet e mandar instalar aqui. Posso gastar em torno de 1500 reais (incluindo mão de obra), e o que eu mais escuto é rock. Qual é a importância de um subwoofer (visto que não entendo nada de som) para esse gênero de música? O alto falante dianteiro da FIAT é muito ruim? Acho que tem esses tais tweeters também. Queria que além de responder minhas perguntas (se possível) me indicasse todo o sistema, desde o kit 2 vias dianteiros, os altos falantes coaxiais traseiros (do tampão), um subwoofer e o amplificador, e se seria necessário alguma gambiarra para funcionar no toca CD original. Ah, o som vai ser apenas interno, e prezo pela qualidade. Obrigado desde já.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Caique,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sem dúvida uma boa instalação faz toda a diferença e é, na minha opinião, fundamental pra assegurar não só o rendimento do conjunto, mas a vida útil dos componentes.

      Resumidamente cada alto falante é desenvolvido para reproduzir – com eficiência – uma determinada faixa de frequência e o subwoofer, por exemplo, possui características específicas que o permitem reproduzir as frequências graves (algo entre 20 e 80Hz).

      Os alto falantes de fábrica, raras as exceções, normalmente têm rendimento abaixo de alto falantes comerciais e são desenvolvidos pra tocar com a potência original da unidade de fábrica, por este motivo, ao adotar um amplificador recomendo trocá-los.

      Com o orçamento proposto sugiro adotar um kit 2 vias NAR Audio 600-CS-2, amplificador 4 canais Banda 4.8D e subwoofer Questo Audio de 10 polegadas (modelo QS250A-10SVC4) em caixa selada.

      Acredito que a unidade de fábrica possua somente saídas de fio (hi-input), por este motivo, será preciso adotar conversores RCA (fio para RCA) pra que possa ligá-la ao amplificador.

      Além dos equipametnos, será preciso um porta fusível, cabo paralelo para os alto falantes, cabo paralelo para o subwoofer e cabo de força para positivo e negativo do amplificador.

      Este é um bom conjunto e acompanhado de uma boa instalação têm tudo pra render muito bem no interior do Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  115. Juliano Oleniki

    Bom dia! Vitor, como vai ?
    Gostaria apenas de solicitar uma boa indicação para compra de um módulo. Na verdade sou meio leigo no assunto. Tenho um kit 2 vias Bravox CS50B e um sub de 12′ com 800W. Ambos estão ligados diretamente no som, mas eu queria adicionar um módulo entre eles, apenas para reforças o ambiente, nada de exageros. Qual a indicação ? Um de 2 canais ? Que custe de 50 à 1000 já fico feliz.

    abraços! obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Juliano,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo desse subwoofer de 12? Difícil acreditar que esteja rendendo bem somente com a potência da unidade principal, os 800w são PMPO ou RMS?

      Sugiro adotar um amplificador 4 canais, no entanto, não consigo lhe indicar modelos ou especificações sem mais detalhes quanto ao sub. Aproveito pra perguntar qual a marca/modelo do cd player?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Juliano Oleniki

        Vitor,
        Trata-se de um B.BUSTER 12 com 800w PMPO. Não está rendendo bem não, visto que o aparelho é muito simples. É um Multilaser Silver P3167, realmente tudo bem simples.
        Portanto, CSB50 2 vias + B.BUSTER 12 DE 800W + Multilaser Silver P3167. De qual forma posso aperfeiçoar meu sistema? A princípio com este aparelho de som, futuramente providenciarei um melhor, mas antes queria amplificar e estabilizar tudo.
        Qual a dica?

        abraços
        obrigado

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Juliano,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Encontrei alguns anúncios com essa descrição, acredito que trata-se do B.Buster Bb-1255 e, neste caso, a potência declarada é de 200w (RMS).

          Se confirmado, sugiro adotar um amplificador 4 canais como, por exemplo, o Banda 2.4D ou Taramps TS-400×4. Serão 2 canais estéreo para os kit 2 vias e 2 canais em bridge (ponte) dedicado ao subwoofer.

          Posteriormente, poderá trocar o player, mas acredito que ao adicionar um amplificador o rendimento melhore bastante em relação ao que está hoje.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  116. MARINA

    Boa tarde coloquei um kit 2 vis da selenium, mais não ficou legal o som não pode almentar muito que parece que esta estourado, o que faço?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Marina,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-la.

      Qual o modelo do kit 2 vias JBL Selenium? Este está ligado diretamente no player (cd, dvd, etc.) ou passa por um amplificador? Preciso de mais detalhes pra ajudá-la mais efetivamente, encontrar a origem de distorção normalmente não é fácil.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  117. ALESSANDRO

    Vitor, Parabéns é pouco para sua paciência e experiencia ao ajudar quem posta.
    O meu é simples?
    Projeto, som de qualidade dentro do carro. Gol G6
    Tenho um Amp Hurricane 4,250, pionner TS 309-s(deve ser esse de bobina dupla) e DVH 7580AV, vou colocar um kit duas vias jbl selenium 70 rms na dianteira e triaxial jbl selenium tb na traseira.
    Pergunta, Faço o Bridge ou Não? precisa?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Alessandro,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O TS-309S4 é bobina simples de 4 ohms, se confirmado, deve usar o amplificador Hurricane em bridge, casando a impedância entre ambos.

      Caso contrário, se confirmado o subwoofer bobina dupla de 4 ohms, não poderá usar o amplificador em bridge. As bobinas do sub Pioneer associadas em paralelo resultam em 2 ohms, impedância menor que a permitida.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Anderson,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Na verdade não há relação direta entre eles, pois cada um reproduz uma faixa de frequências e é perfeitamente possível gostar do som sem subwoofer.

      Ao adotar somente o kit 2 vias terá um bom rendimento nos médios e agudos, mas pouca eficiência na reprodução dos graves. O rendimento pode variar de acordo com uma infinidade de fatores.

      Acredito que vai muito da preferência de cada um, eu particularmente, gosto de graves presentes e só um subwoofer pra reproduzi-los com eficiência.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  118. Thiag

    Boa tarde!

    Estou montando um sonzinho pra fora em uma Marea Week, e esta assim:

    01-Kit duas vias nas portas,
    02-Woofers 12″,
    02-Drivers.

    Quanto as Woofers e Drivers estao certos e regulados, ja quanto ao kit duas vias tenho duvida, como devo deixar a regulagem deles?
    Seria um kit selenium 6″ 60rms ligados em um Taramps t150, como ligar ele? Full, Hi?

    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Thiago,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      O crossover do TS 150×2 da Taramps é fixo em 100 Hz, como o está usando em conjunto com um kit 2 vias, sugiro deixá-lo em modo high pass.

      Desse modo, o 2 vias irá reproduzir somente as frequência acima de 100 Hz, evitando distorção e prolongando sua vida útil.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  119. Everton

    Vitor,
    Preciso de uma ajuda sua.Não entendo nada de sistema de som automotivo.Entretanto, meu cd player H-BUSTER HBD-200MP(de 4 X 40 W de potência máxima de saída) deu problema e agora preciso trocá-lo.
    O meu sistema de som automotivo é original e é constituído por 4 alto-falantes de porta triaxial de 6″ de 45 W RMS.Posso substituir o cd player h-buster por um pionner DEH-X1680UB de 4 x 23 W RMS ?
    Quero um som agradável dentro do veiculo.Não utilizo som muito alto. O meu carro é um fox.
    Desde já te agradeço e parbanizo pelo blog.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Everton,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que pode substituir o seu antigo player H-Buster pelo Pioneer sem impedimentos, inclusive, acredito que terá um ganho considerável de qualidade.

      Importante esclarecer que, normalmente, uma unidade principal têm algo entre 18 e 25 watss (RMS). Os 40w mencionados muito provavelmente referem-se a potência de pico.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  120. Renato

    Queria saber se vale a pena investir em um modulo amplificador mesmo sem possuir um subwoofer.
    Possuo um kit duas (Kit Duas Vias 2pc H BUSTER Mb640 6´ Tweeter Crossover Potência de 100W RMS) vias na frente e quadrixiais HBUSTER atras (new fiesta).
    Neste caso, o modulo ajudaria na qualidade e aumentar o som? Tambem gostaria de saber se o modulo ajudaria a potencializar os graves. Alem disso gostaria de saber se este modulo é recomendado para o som que possuo.
    Obrigado

    Comentar
      • Vitor Lima

        Boa noite Renato,

        Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

        Eu, particularmente, acredito que vale a pena o investimento. Na pior das hipóteses, o ganho de potência contribui para diminuir o volume na unidade principal (cd, dvd, etc.) e evitar distorção, sem perder qualidade ou rendimento.

        Acredito que o ganho seja pequeno na reprodução dos graves, mesmo ao adicionar um amplificador, vai muito da preferência de cada um. Se deseja eficiência nos graves, sugiro adotar um subwoofer, pois é o caminho mais fácil e que apresenta o melhor custo x benefício.

        O MRP-M500 da Alpine, neste caso, não é a melhor opção. Trata-se de um amplificador mono (1 canal), que é usado normalmente dedicado a um ou mais subwoofers.

        Sugiro adotar um amplificador 4 canais, pra que possa ligar todos os alto falantes das portas e tampão. Se desejar, posso lhe sugerir algumas opções.

        Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

        Comentar
        • Renato

          Muito obrigado pela dica, Vitor!
          Andei pesquisando e achei um outros dois módulos e gostaria de saber se um destes dois seria mais recomendado para o meu caso.
          (Alpine – 300W Class D Bridgeable Multichannel Amplifier with Variable Crossover);
          (Kenwood – Sports Car Amplifier – 500 W PMPO – 4 Channel – Class AB);
          O volume ficaria mais alto sem perder a qualidade de som?
          Muito obrigado desde já.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa tarde Renato,

            Ambos são boas opções, sim, a volume tende a ficar mais alto sem perder a qualidade, pois o sinal da unidade principal será amplificado.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  121. Diego

    Boa tarde, Bruno! Parabéns pelo site!

    Tenho um Peugeot 206 com falantes originais e um som Sony Mex BT 3707u.

    Pretendo instalar nas portas dianteiras um kit duas vias JBL 6 Gto 608c 140w.

    No entendo, gostaria também de instalar um amplificador, subwoofer e usar fiação compatíveis com este kit.

    O que você sugere, para um projeto SQ equilibrado?

    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Diego,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música? Há alguma restrição quanto ao espaço no porta malas?

      O player, segundo o manual, é muito bom e oferece uma boa gama de funções de ajuste/equalização, inclusive, conta com controle independente para sub.

      Pensando também em manter a bateria original do veículo, é preciso manter o baixo consumo. Sugiro adotar um amplificador 4 canais, digital e com algo próximo dos 400w de potência, que normalmente qualquer bateria de fábrica segura sem impedimentos.

      São 2 canais estéreo para o kit 2 vias na dianteira e 2 canais em bridge (ponte) dedicados ao subwoofer.

      O tamanho do subwoofer e o tipo da caixa acústica variam de acordo com o tipo de música que da preferência. Se desejar, posso sugerir algumas marcas/modelos.

      Com esse conjunto e um sistema de alimentação e cabos bem dimensionado, acredito que terá um conjunto muito bom e também equilibrado entre todas as faixas de frequências (graves, médios e agudos).

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Diego

        Boa tarde, Vitor!

        Obrigado pela resposta! Não há pelo que se desculpar!

        Ainda não instalei o som, mas me sugeriram o seguinte set:

        Kit 2 vias Ground Zero GZIC 650x – R$ 455,00
        Amplificador DAt 4100 – R$ 435,00
        Sub Questo 10″ 250WRMS – R$ 260,00

        Mantas STP Vizomat (x4) – R$ 210,00

        Cabo RCA 4 canais Knukonceptz Karma – R$ 120,00
        Fio 6m alimentação 21mm Shok – R$ 65,00
        10m Shok 16AWg – R$ 35,00 (kit)
        2m Shok 12AWg – R$ 10,00 (sub)

        Eu manteria meu player (não sabia que era um bom H.U.!), e a caixa do sub seria selada, lateral, acompanhando o padrão acarpetado do 206.

        O tipo de música que ouço é rock clássico, rock melódico, techno e pop.

        Não tenho exatamente restrições de espaço no porta-malas, mas gostaria de uma instalação clean, sem caixa solta ou que dificulte o rebatimento dos bancos e coisas assim.

        Pretendo fazer o serviço todo de uma vez, só estou esperando fechar o set, e por isso gostaria da sua opinião!

        Obrigado, um abraço!

        Diego

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Diego,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Uma configuração interessante e completa, pois já contempla também o tratamento acústico. O subwoofer de 10 polegadas e caixa selada reflete o tipo de música que da preferência, acredito que pode seguir dessa forma.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  122. Ernane

    Tenho um modulo taramps ts 400×4 e o mesmo manda 63 Wrms por canal em 4Ohms.
    O kit duas vias da marca audiophonic 5″que pretendo comprar tem 65 Wrms cada.
    Pretendendo comprar também um par de mid bass 6″ com 65Wrms cada.
    sei que foge um pouco da configuração do modulo mais, acho tão pouca coisa.
    Você como especialista no assunto me aprova a fazer desta forma? Ou se não, me diga o que posso fazer?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Ernane,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sim, a diferença é relativamente pequena e acredito que não interfira no rendimento do conjunto de forma significativa.

      Lembre-se que trata-se de um conjunto, os alto falantes e amplificador são importantes, mas uma boa instalação faz toda a diferença.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  123. igão

    Boa amigo, tenho um gol g3 e pretendo colocar umKit 2 Vias Selenium 6 62v2a C/ Crossovers 120w Rms com o modulo steysom 2 x 120 rms. Quero um som muito bom dentro do carro o que vc çe aconselha a intalar na traseira do carro.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Igor,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sugiro adotar um subwoofer, pra ganhar eficiência nos graves, inclusive, poderia repensar o amplificador e adotar um modelo 3 canais. Seriam dois estéreo para o kit 2 vias JBL Selenium e um canal mono dedicado ao subwoofer.

      Se desejar, posso lhe sugerir algumas marcas/modelos, quanto está disposto a investir? Qual a marca/modelo da unidade principal (cd, dvd, etc.)

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  124. Alessandro Santos

    Boa tarde amigo, estou querendo dar uma melhorada no som do Golf, eu gosto de som interno de qualidade, não gosto muito daqueles gravões tremendo tudo, placa, etc, então pensei em colocar kits duas vias nas portas e algum woofer para grave, mas de leve, por favor, o que me sugere entre kit, módulo, woofer para ficar um set bacana e de qualidade, eu tenho pra gastar em torno de R$ 1.500,00

    abração

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Alessandro,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo da unidade principal (cd, dvd, etc.)? Da preferência por que tipo de música? O valor de que dispõe contempla também a instalação ou é será dedicado somente aos equipamentos?

      Acredito que está no caminho certo no upgrade voltado pra qualidade, mas preciso de mais detalhes pra lhe sugerir uma combinação que fique legal sem extrapolar o orçamento.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  125. Caio

    Tenho um sub pioneer 400rms + módulo taramps 400rms. Comprei um kit 2 vias pioneer 230w 50rms, estou na dúvida de qual módulo usar, fio ou rca. Tenho um DVD pioneer modelo 8480bt. Qual você indicaria, um cl500 stetsom fio ou boog digital 230 rms rca? Queria saber também se é bom colocar uma bateria independente pro som e um megacapacitor, apesar de ser um som interno, quero ter uma boa qualidade. Vlw aguardo a resposta.

    Comentar
  126. san

    olá amigo, tenho um uno Mille economy 2011 2 portas,
    quero colocar um Par De Alto Falantes 5 Jbl Selenium Multi system 5″ tr6a 60w cada.
    precisarei colocar um modulo para instala lo? ou só substituir e pronto e fica legal?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia San,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Depende bastante e vai muito das preferências de cada um, sou a favor do “teste primeiro e compre depois”, por este motivo, sugiro testar somente com os novos alto falantes e, se desejar um pouco mais de volume, considere adotar um amplificador.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  127. Douglas

    Parabens pelo blog. Tenho uma frontier SL e estou comprando uma central multimidia da pioneer x8580bt. Gostaria de saber o que vc me sugere para as portas dianteiras e portas traseiras. Acredito que nao preciso colocar nenhum modulo adicional e tambem nem gostaria. Minha idéia é uma par de 2 vias na frente e um par de coxial na porta traseira. Duvida: kit pioneer, bravox, jbl ou outro que colocar (pode ser outros tipos)? para ter uma harmonia no som dentro da cabine. Pode me ajudar nos modelos. Agradeço e aguardo.

    Comentar
    • Douglas

      Bom dia,
      e desde já agradeço pelos esclarecimentos,
      estou montando uma pequena caixa de som e ja comprei um Auto Falante Sub Woofer Pioneer 12 Ts-w 310 S4 400 Watts Rms, uma Corneta 205 e um tweeter, mas estou em dúvida qual modulo seria ideal para usar esse equipamentos sem perdas.

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Douglas,

        Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

        Quanto está disposto a investir? A ideia geral de adotar um kit 2 vias + coaxiais está legal, acredito que pode seguir com este plano.

        Sugiro adotar um amplificador 4 canais com algo próximo dos 800 watts, desse modo, poderá usar 2 canais em bridge e dedicados ao subwoofer Pioneer e os demais para drivers e super tweeters, inclusive, qual a marca/modelo destes dois últimos?

        Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  128. Julio Perandré

    Boa Noite Vitor

    Estou montando um som na minha Megane Grand Tour visando SQ.
    Minha duvida agora é principalmente sobre o AMP e o Sub, o restante do equipamento ja comprei, conforme listagem abaixo.
    O sub sera colocado em uma caixa de fibra na lateral.

    O amplificador esta pensando em um Audiophonic 5.1Hp
    e o sub da MTX modelo : FPR10-04.

    O que acha, alguma sugestão ?

    DVD PLAYER Pioneer
    Modelo: AVH-X5550BT
    Potência máxima de saída: MOSFET 50W x 4
    Aux-In: sim
    Entrada RGB: sim
    Pré-saída de alta tensão : x 3 (4V)

    Kit duas Vias MTX
    Linha: THUNDER8000
    Modelo: T8652
    Potência RMS: 120W (cada woofer)
    Potência Máxima: 480W (cada woofer)
    Impedância: 4Ω
    Frequência de resposta: 49Hz – 25kHz
    Sensibilidade: 90,8 dB / 2,83 v/1m

    COAXIAL MTX
    Linha: THUNDER 6000
    Modelo: T6-C502
    Colunas coaxial de 2 vias
    Dimensão:13cm (5’’1/4)
    Potência RMS:55W
    Potência Máxima:220W
    Impedância: 4Ω
    Frequência de resposta:51Hz-25kHz
    Rendimento/Sensibilidade:91,5dB/2,83V/1m

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Julio,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Um conjunto interessante e com bastante potencial, acredito que pode seguir com o Club HP 5.1 da Audiophonic, da conta do recado sem impedimentos.

      Acredito que, neste caso, não sou a melhor referência pra opinar sobre o subwoofer, pois não tive qualquer contato com o modelo mencionado.

      Eu, particularmente, dou preferência por modelos convencionais, há menos limitações e rendem melhor que modelos slim.

      No mais, acredito que uma boa instalação, caixa acústica e sistema de alimentação bem dimensionado garante um resultado muito bom no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  129. Jefferson

    Bom dia amigo!
    Não
    sempre gostei de som, principalmente com qualidade No carro tenho 2 amplificadores fosgate, 2 pares de kit duas vias portas, 1 par de sub pioneer, DVD pioneer, usina spark para alimentar a bateria.
    Agora vou trocar o carro por um Honda City e como adoro som quero montar novamente mas não quero ficar escravo do som e perder todo espaço, então minha pergunta é, o som original dele é comparável a um pioneer, esses amplificador audiophonic, dat, soundigital, possui qualidade semelhantes ao fosgate, queria usar o som do painel original d carro e te o cargo os fosgate que são grandes por outro amplificador menor porém com qualidade, gostaria de saber tbm pq o pessoal usa kit duas vias na frente e falantes normal nas portas de trás e tbm o que vc me indica?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Jefferson,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Não, normalmente o player original de fábrica oferece o básico em termos de funções e conectividade, dificilmente se compara com um player comercial.

      No entanto, vai muito da preferência de cada um e, principalmente, do quão acostumado está a usar estes recursos extras pra ajustar o som, por este motivo, não descarto a possibilidade de usar a central original.

      Qual o modelo exato dos amplificadores RF? Já comercializamos algumas unidades da nova linha da Audiophonic, que são bem compactos, e também a nova linha Exclusive da DAT, mas quero ter certeza de que estão no mesmo nível.

      Resumidamente, quando o assunto é qualidade, a ideia é proporcionar a mesma sensação de estar diante do palco, ou seja, todo o áudio deve ser proveniente da dianteira do veículo.

      Qualquer sinal estéreo proveniente da traseira, empobrece essa sensação, por este motivo, normalmente vemos alto falantes mais simples na traseira, isso quando não são dispensados do projeto.

      Por que estéreo? Por que o sub pode ir no porta malas? Porque abaixo de 80Hz o som para nós é unidirecional, não conseguimos definir qual sua direção, o que possibilita usá-lo em qualquer local do veículo sem afetar essa sensação de palco sonoro.

      A partir do modelo dos amplificadores, é possível buscar algo no mesmo nível e que seja versátil. Uma preocupação que fica é em relação aos graves, o conjunto que tinha devia tocar forte e ao reduzir todo o projeto para algo mais simples, reduz a intensidade da resposta nas frequências graves.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  130. Gilberto Diniz

    Boa tarde, Vitor. Parabéns pelo site e pela disposição em ajudar-nos quanto às nossas decisões. Não imagina quanto isso ajuda!

    Acabo de comprar meu primeiro carro e quero montar meu primeiro som. Logo, sou inteiramente leigo no assunto. Meu objetivo é unicamente som interno de qualidade e posso gastar até R$ 1.000 nesse projeto, podendo ultrapassar um pouco se compensar. Comprei um carro hatch (o que impossibilita uso de subwoofer) com um som original fraco em qualidade, mas com aqueles comandos de som no volante, que eu gostaria muito de manter. Pelas minhas pesquisas, precisarei comprar um bom kit 2 vias e um módulo amplificador. Então as minhas dúvidas são:

    1) É possível manter o aparelho de som original do carro, para não perder os comandos do volante, tirar os alto-falantes originais, colocar o kit e o amplificador e tudo isso resultar em uma boa qualidade de som?

    2) Qual kit me indicaria? Pelas minhas pesquisas, por esse orçamento, cheguei ao Morel máximo 6. Você me indicaria algum outro?

    3) Qual amplificador escolher? Não tenho nenhuma pretensão de modificar futuramente o som do carro, seria o amplificador somente para o kit.

    Agradeço a atenção!

    Duas informações adicionais: não posso ter um subwoofer por precisar usar o porta-malas, não só pelo fato de o carro ser hatch; a dúvida quanto ao kit da Morel se deve à possibilidade de existir algum outro kit que atenda melhor aos graves, sem perder a qualidade, já que não vai ter sub.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Gilberto,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo do veículo? Quanto ao subwoofer, considere a possibilidade de futuramente adicionar um modelo slim sob os bancos.

      Insisto na aquisição do subwoofer, pois é o único modo de ganhar eficiência nas frequências graves. Por melhor que seja o mid bass do kit 2 vias, ainda não tem a mesma eficiência.

      Sim, é possível manter o som original de fábrica sem impedimentos, porém estes normalmente são mais simples e limitam um pouco as opções de ajuste/equalização.

      O Morel Maximo é ótimo, considerando que trata-se do modelo de entrada da marca, há uma boa variedade de marcas/modelos nessa faixa de preço, mas acredito que pode seguir com ele.

      Dois modelos que casam bem com o kit e recomendo são: DPA 720 Y2 Audio e HP 2000 Audiophonic, ambos amplificadores 2 canais e dedicados somente ao kit.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Gilberto Diniz

        Bom dia, Vitor. Muitíssimo obrigado pela resposta! Não imagina como sua ajuda está sendo importante! Acho que, com suas orientações, vou conseguir um som de excelente qualidade.

        Meu carro é o Gol e estou para trocar no novo Ka, nas mesmas condições (comando de áudio no volante). Confesso que não conhecia a existência do modelo slim de subwoofer e a possibilidade de colocá-lo debaixo do banco. Seria uma caixa selada? Ela precisa ser parafusada sob o banco ou a caixa ficaria solta?
        Pensando agora em um kit 2 vias + amplificador + subwoofer embaixo do banco, com um orçamento de até 2500 reais, quais os modelos você me indicaria? Existe algum cabo específico que vc também queira me indicar?

        Agradeço demais as orientações! Abraços!

        Comentar
  131. Jairo Jr

    Bom dia!!!
    Então sou novato nessa parte de som e tenho uma Montana 2014/2015 e um player deh x8680bt para instalar, queria por um som bom de qualidade, mas nada de extraordinário, apenas um som de qualidade.
    E queria saber qual configuração de alto-falantes que seria melhor, que eu possa gastar até uns 400 ou 500 reais.
    Obrigado!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Jairo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Com esse valor, sugiro somente adotar um bom kit 2 vias nos locais originais, o player em questão é muito bom e acredito que terá um resultado legal no interior do véiculo.

      Posteriormente seria desejável adicionar um amplificador, mesmo que dois canais, pra ganhar um pouco de potência e, se possível, um subwoofer pra ganhar eficiência nos graves.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  132. Allan

    Inicialmente gostaria de parabenizar seu blog, muito bom!
    Já fui amante de som automotivo e já gastei milhares de reais, porém hoje em dia casado e com dois filhos, nem tenho tempo para isso.
    Acabei de pegar um Idea e não pretendo gastar como antigamente, pensei em um DVD Multilaser com GPS, TV e entrada para câmera de ré e tenho dúvidas em relação aos alto falantes. O que você me recomendaria? Não vou utilizar amplificador, pois como disse, não tenho mais coragem de gastar como antes…rs
    ** Em relação ao DVD, esse foi o único modelo que achei completo abaixo dos 1000,00 reais.

    Um abraço

    Comentar
  133. Magno Santos Silva

    boa tarde; gostei muito do site, estou com duvida sobre ter ou não subwoofer, li em seus comentários que faz falta se quiser qualidade e que coaxial pode ser descartado.
    Já comprei:
    DVD Player Pioneer DVH-8680AVBT
    Amplificador audiophonic HP 4000
    Kit 2 vias CS 60 D bravox
    Coaxial CX 60 B bravox
    Qual a sua sugestão para o sub?, o porta mala é MICRO afinal é um vw up e por isso não queria colocar o sub e também não gosto de sub que treme o carro todo rsrsrs.
    queria um só para ter qualidade no áudio, ou seja um sub para quando a musica pedir.
    se tivesse lido antes não teria comprado o coaxial rsrsrs
    OBRIGADO.

    Comentar
  134. Filipe

    Boa tarde tude bem?

    Estou pensado em investir em um Kit 2 vias da Kicker, talvez um KS, ou algum outro que tu tenhas para me indicar da Kicker, gostaria de saber quanto vou gastar e que modulo (também da Kicker) eu poderia usar?
    Já tenho no carro um sub da kicker L3 de 400 rms com um modulo kicker de 1000w e um rádio da Keenwod.

    Abraços

    Comentar

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


+ 1 = 4

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>