Banner Loja Ntrix Sound

Projeto de Som Novo Palio

Neste final de semana fui a uma concessionária Fiat para conhecer o recém lançado Novo Palio, que de Palio mesmo só ficou o nome. Disponível em seis versões com motores 1.0, 1.4 ou 1.6 Flex, o Novo Palio está maior, com designer moderno e seguindo o padrão Fiat de modelos como o Fiat Punto e o também recente Fiat Bravo.

A versão que pudemos avaliar foi a Essence 1.6, que já conta com um pacote básico de acessórios e opcionais de fábrica, como as rodas de liga leve, pedaleiras esportivas e o item mais importante da nossa avaliação o Sistema de Áudio.

O Som no Novo Palio é simples, apesar dos espaços já disponíveis para a instalação dos Tweeters, conta somente com o CD Player com funções básicas, e quatro Alto Falantes Coaxiais com 20 Watts (RMS) de potência.

A acústica está muito melhor se comparada a das versões anteriores do Palio, a medida dos Alto Falantes segue a dos modelos anteriores com 6” na dianteira e 5” na traseira. Não me recordo à marca do Player (vou tirar fotos da próxima vez, pra não esquecer), mas segundo o Hotsite do Novo Palio (http://palio.fiat.com.br) o Player é da Kenwood modelo KDC-MP7110.

Com portas e vidros fechados, apesar de simples o Projeto de Som do Novo Palio cumpre o seu papel e não vai deixar você sem Som ao sair da concessionária. Atenção ao manuseio do Volume, em parte pelo pouca potência dos Falantes e pelo fato de escutar rádios AM/FM o Som da versão que testamos distorce muito antes de chegar ao limite máximo.

Bom, pra você que saiu da concessionária com o sistema de áudio original, fica a sugestão de Projeto de Som, com foco principal na Qualidade na reprodução das músicas dentro do veículo. O primeiro passo é trocar o Player e os Falantes originais por modelos melhores e mais eficientes.

O Player é responsável por capitanear o Projeto e merece atenção, quanto melhor e mais funções dispor, maiores serão as possibilidades e melhor resultado final. Por este motivo, antes de escolher a Marca/Modelo pesquisa sobre funções e referências, pra assegurar que a escolha atenda as expectativas.

A escolha dos Alto Falantes, bem como os outros equipamentos, merece igual importância. Antes de definir os Falantes, sempre leve em consideração dois pontos: quanto pretende investir e o que pretende fazer futuramente no seu Projeto de Som? Por quê?

No caso de um Upgrade no Som do Novo Palio, a escolha dos Alto Falantes ideais antes mesmo de adicionar um amplificador ou subwoofer vai evitar que você precise trocá-los. Bem com irá ajudá-lo a procurar pelos produtos que cabem no bolso.

Confira algumas das nossas indicações de Projeto de Som:

Projeto de Som SQ com Pioneer 2380UB
Projeto de Som com Falcon F450M
Projeto de Som com Pioneer 1380MP

Saiu da concessionária sem ou já está pensando em alterar o Som do Novo Palio, tem alguma dúvida, critica ou sugestão a respeito? Deixe seu comentário.

Receba automaticamente todas as nossas matérias e fique atualizado sobre tudo que acontece no mercado do Som Automotivo.

472 comentários em “Projeto de Som Novo Palio

  1. s1rcunha

    Eu sai sem som da concessionária, apenas a pré disposição para instalação, só que já tenho o rádio, um módulozinho CL500 2 altos das portas de 6″ e dois 6×9 para por na tampa, o problema é que a concessionária me disse para usar em cada falante 2 conectores que nem eles tem, para não precisar furar o chicote e perder a garantia, só que não sei que conector é este! Espero que me ajude!

    Comentar
  2. Vitor Hugo

    Boa noite Amigo,

    Tudo bem?

    Provavelmente o conector mencionado pela concessionária seja o mesmo chicote disponível nas versões anteriores, mas este é responsável por ligar o Player à fiação original do veículo e não os Alto Falantes.

    O Conector é de 16 Vias Universal que você encontra na Internet, porém acredito que se a Loja que for instalar o seu Som for boa terá este conector. Vela consultar a Loja antes de fazer a instalação, para não correr o risco de perder a Garantia do Veículo.

    Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

    Comentar
  3. Anonymous

    Sai da concessionaria com o som original mas queria trocar e gostaria de saber se tem algum outro player q eu possa colocar e aproveitar os comandos no volante?? Espero q exista…Obrigado

    Comentar
  4. Vitor Hugo

    Boa noite Amigo,

    No que diz respeito ao Player, você encontra algumas opções, a exemplo do Kenwood DDX4048BT que é compatível com interfaces de controle do volante.

    Porém a Kenwood não os fabrica, de modo que você deve adquiri-lo de um terceiro. Depois de algumas pesquisa encontrei a Faaf Tech, empresa que desenvolve este tipo de equipamento que inclusive possui suporte para Kenwood, dentre outras marcas do Mercado.

    Se quiser dar uma olhada no Site, segue o Link: http://www.faaftech.com/

    Sugiro entrar em contato com a Empresa e procurar mais informações a respeito do Novo Palio, por se tratar de um Modelo recente é possível que a Empresa ainda não tenha desenvolvido um Produto específico para este Veículo.

    Obrigado pelo seu comentário, boas festas!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Leandro,

      Parabéns pela aquisição. Concordo, apesar da acústica melhorada o som de fabrica não atendeu minhas expectativas.

      O Pioneer é uma boa escolha pra Projetos SQ de entrada. Quanto pretende investir?

      Pois os falantes triaxiais, bons para Projetos de Som mais simples, não são a melhor opção se a intenção é um Som de Qualidade. Neste caso, o kit 2 vias é o melhor indicado.

      Dei uma olhada na caixa amplificada da Hinor e na minha opinião o preço está “salgado”, acredito que seja possível investir em alternativas melhores pro porta malas.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo mais detalhes do seu Projeto pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Disponha Leandro,

      O tweeter do kit 2 vias Selenium divide opiniões nos fóruns, alguns usuário o consideram estridente demais. Acredito ser uma boa escolha para o seu Projeto.

      Sugiro um coaxial na traseira, como o CX50B da Bravox. Se desejar, pode manter o triaxial Selenium, mas precisa ser de 5 polegadas, então o modelo correto é o Multisystem 5TR4A.

      Isso é bom, pois não vai precisar desembolsar nada pela Caixa Hinor, faça o teste e se não gostar do resultado nos falamos de novo, pra dar um Upgrade nos Graves.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Amigo,

      Sim, você pode trocar o Player se desejar. Cuidado, dependendo da versão e do Player original, será preciso uma nova moldura no Painel.

      Obrigado pelo comentário, se tiver alguma dúvida ou quiser uma sugestão de Player para substituir o original, fico a disposição.

      Comentar
  5. Anonymous

    Ola Vitor,

    Comprei um palio essence e também preferi sem som, também achei a qualidade ruim. Apesar de gostar muito de musica, nao entendo nada de som automotivo, e gostaria de saber a sua opiniao. Me interessa o som cristalino, claro, com boa definicao, nao sendo necessariamente potente. Estava pensando em gastar de 1000 a 2000 reais. O que você me aconselharia? Agradeco desde ja.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Amigo,

      Desculpa a demora! Minha sugestão, baseado na sua descrição e orçamento, são os seguintes equipamentos:

      CD Player Kenwood X595, além da qualidade com baixa distorção possui ótimo custo x benefício. Se optar por um Upgrade não vai precisar trocá-lo. Uma segunda opção seria o Pioneer 8380 Golfinho.

      Na dianteira um kit 2 vias Kenwood KFC-P709PS, irá proporcionar ótimo palco sonoro com Médios e Agudos na medida certa.

      No porta malas o Subwoofer, também Kenwood, KFC-W2513PS reproduz os Graves com Qualidade e contundência. Lembre-se de escolher um Subwoofer bobina dupla de 2 Ohms ou bobina simples de 4 Ohms.

      Amplificador Banda Performance 4.8, qualidade aliada a potência para o kit 2 vias e Sub.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida ou ainda quiser mudar algum equipamento que sugeri fique a vontade em nos questionar.

      Comentar
  6. Anonymous

    estou esperando chegar meu palio sporting, tenho um modulo 4 canais 55watts rms em cada saida a quatro ohmns meu cd player é um pioner 5280, quais alto falantes vc me indica de preferencia pioneer, e esse modulo é mosfet consigo ligar ele no paioneer 5280, desde já agradeço abraço

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Ligue as saídas dianteira e traseira do Pioneer 5280 no seu Amplificador, para que possa regular fader a balanço. Deixe a saída para Subwoofer a disposição para um futuro Upgrade no Som.

      Quanto pretende investir nos falantes? Se tem preferência por Pioneer sugiro os da Série D, TS-D1720C de 6″ pra dianteira e na traseira um Coaxial de 5″ da Série G.

      Acredito que com o mesmo valor é possível investir em produtos com melhor custo x benefício, em todo caso, estes falantes Pioneer são muito bons e vão proporcionar qualidade no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  7. Feliph

    Boa Noite Vitor Hugo.

    Seguinte, comprei o novo palio sem som.

    Possuo um dvd pioneer modelo 5350, um módulo roadstar modelo power one, e um sub slim pioneer modelo ts sw3001 s4 que vou colocar em uma caixa lateral.

    Qual kit duas vias para a dianteira e qual coaxial para a traseira você me indica?

    Outra dúvida, no novo palio não tem a opção de colocar som ao lado do tampão, como por exemplo temos no celta?

    Obrigado.

    Feliph.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Feliph,

      Tudo bem? Isso depende de quanto pode investir nos falantes novos?

      Tomando com base o que você já tem, o Bravox CS60B na dianteira e o Bravox CX 50B na traseira seriam uma boa opção visando custo x benefício.

      Na mesma linha que o CS60B está o kit 2 vias da Selenium, Bomber dentre outros. São kits mais simples, mas que vão render bem com o Power One.

      Se entendi direito sua pergunta, normalmente os falantes traseiros só são alojados próximo a coluna traseira do veículo quando são 2 portas, quando não há espaço ou ambos.

      Com certeza os falantes nesta posição contribuem para “animar um churrasquinho”, se for este o caso, pode partir para alto falantes 6×9 no tampão, ao invés dos coaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Então Felipe,

      Sinceramente nunca vi um Sub Slim em caixa dutada, acredito que até seja possível, mas se a intenção é economizar espaço a caixa selada é a escolha ideal.

      Caixas Dutadas favorecem o SPL e este não é o ponto forte dos Subwoofer Slim, pois tem área do cone e excusão menores que os Subwoofers convencionais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Feliph

      Bom dia Vitor Hugo,

      Só para agradecer pelas dicas, o som ficou animal.

      Só mais uma dúvida se puder ajudar, estou tentando baixar uns clipes do youtube para colocar no pen drive e rodar no dvd pioneer 5350, mas não estou conseguindo, sabe me dizer em qual formato devo baixar?

      Obrigado.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Felipe,

      Fico feliz que tenha aprovado!

      De acordo com o manual do Pioneer 5350, este reproduz os vídeos diretamente do iPod ou no formato Divx. Contudo, a uma nota no manual informando que este ultimo só é legível se estiver gravado no CD/DVD.

      Acho que vale a pena fazer o teste com um Pen Drive também, teoricamente deve tocar sem impedimentos.

      Obrigado pelo comentário, se puder ajuda-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  8. Anonymous

    Olá, gostaria de saber os dados técnicos do som Kenwood modelo KDC-MP7110 que vem no palio 2012, pois não estou achando em nenhum lugar . Obrigado

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      As especificações do Kenwood KDC-MP7110 não diferem muito do KDC-MP1048, são 4 canais de 22 watts (RMS) de potência.

      Possui entradas USB e Auxiliar frontais, 1 par de saídas RCA e controle para Subwoofer. Reproduz os principais formatos de áudio e possui resposta de freqüência entre 20 Hz e 20 KHz.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  9. Mike

    Boa noite Vitor,

    Estou esperando meu palio Sporting chegar, e minha duvida é o seguinte: tenho horror a som original, porém tive q pedir com o som devido aos retrovisores elétricos. Então, quero retirar o som original e colocar um Pioneer AVH-5280BT. Como fazer isso já que a moldura do som original é maior? fico no aguardo de um help!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Mike,

      Você tem 2 opções, a primeira seria adquirir uma nova moldura, consulte o pessoal de Peças da sua concessionária. A segunda, um tanto mais trabalhosa, seria pedir ao instalador que faça uma nova moldura, mas está somente se deseja personalizar o seu Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  10. Anonymous

    Olá, eu não quero gastar mais e só estava a fim de instalar um subwoofer a mais no palio , e como você disse ali para o amigo que o som possui controle para subwoofer, isso quer dizer que pode instalar um?? Se eu instalar o msm ele irá diminuir a potência das outras caixas? Desculpe a ignorância, mas não entendo nada de som automotivo. Com o subwoofer a mais vou conseguir um som legalzinho? Por enquanto não quero gastar mais que isso, e mais para frente penso em melhorar a parte sonora, mas por enquanto só isso.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      A questão do “controle para subwoofer”, mencionado nos comentários anteriores, diz respeito a ajustes no Player específicos para o Sub, que em nada interferem nos falantes das portas.

      Você já tem um Subwoofer ou quer adicionar um no Novo Palio? Não ficou muito claro o que gostaria de fazer. Não se preocupe com suas dúvidas, o objetivo do nosso Blog é este mesmo. Som Automotivo de Qualidade para todos.

      Só o Subwoofer não diz muito sobre o Projeto de Som, mas acredito que sim, acompanhado de um kit 2 vias na dianteira e um bom amplificador 4 canais já da um ótimo resultado.

      Me de mais detalhes, como quanto pretende investir, o que já possui no carro e o que gostaria de fazer. Assim consigo lhe indicar alguma combinação, que caiba no bolso e tenha um bom resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa Noite Amigo,

      Infelizmente não é possível instalar um DVD 2 DIN no Novo Palio, mas você tem a alternativa de colocar um Retrátil ou ainda os novos DVD's de 1 DIN com tela de 3,5 polegadas da Pioneer.

      Os alto falantes MTX são ótimos, sugiro somente trocar os falantes traseiros por Coaxiais. Assim você reduz as perdas com interferência dos falantes traseiros sobre os traseiros.

      Nada contra os Taramps, mas o T400 é um tanto fraco pra esse falante. Imagine que trabalhando com 4 Ohms de impedância, a potência nas saídas do amplificador são de aproximados 50 watts (RMS).

      Uma sugestão de amplificador é o Club 800.4 da Audiophonic ou o próprio Taramps TS800X4. Se desejar, procure por um 4 canais que trabalho com ao menos 100 watts (RMS), trabalhando com 4 Ohms de impedância.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  11. Riamburgo

    Olá,

    Comprei um palio atracttive sem som.

    O aparelho ja me decidi será o pioneer 8480 1 din.

    Possuo um módulo que não sei precisar a marca mas possui uns 400w de potência para uma caixa selada com 2 alto falantes de 10 polegadas da pioneer e dois tweeters. Essa caixinha era no meu classic.

    Agora quero um som interno bacana para o meu palio, ja que o porta-malas é menor e não vai dar pra estar sempre com a caixa. O que você indica pra mim em um custo benefício bem bacana? Na faixa de uns 200 reais.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Bom dia Amigo,

      Não entendi exatamente o que deseja, o orçamento proposto é para trocar a caixa ou é para os alto falantes internos?

      O seu amplificador é Mono com 400 watts (RMS), ou é Stereo com 2/3/4 Canais? Se soubesse a Marca/Modelo melhor, assim posso checar quais as possibilidades.

      Obrigado pelo seu comentário, fico aguardando mais informações pra poder lhe sugerir um bom Projeto de Som.

      Comentar
  12. Anonymous

    Boa Noite Vitor,

    encomendei um Palio com som original, embutido no painel, comentaram que só lê cd MP3/WMA, mas você sabe se é possível puxar da trás cabo AUX ou USB?

    Se não tiver acho que me arrependerei amargamente desse som….

    valeu

    Comentar
    • Anonymous

      Vitor, obrigado a resposta ai!

      Seguinte, tinha pedido o carro com o som original (CD/MP3), mas pesquisei, e depois de saber que não é possível ligar USB e que som orignal é fraco, pedi um igual, mas sem o som….prefiri colocar de fora. (mesmo “perdendo” o controle no volante e retrovisor eletrico)

      Esclarecendo a questão do cabo…..
      No link que passou, uma pessoa perguntou ao vendedor se o Palio 2012 poderia usar o cabo, ele respondeu que não….

      Abraço!

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Primeiramente obrigado pelo retorno!

      Já faz algum tempo que pesquisei a respeito e encontrei a Faaf Tech, empresa que desenvolve interfaces para manter os controles originais do Volante.

      Antes de adquirir um CD/DVD Player de sua preferência, confira se este da suporte para esta Interface. Vale à pena conferir pra não perder os controles originais do Volante.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  13. Unknown

    me ajude comprei um palio sem o som e quero estalar um som com bastante qualidade disposta agastar ate ums 2mils reais nao entendo muito porque ja tive outros son no ka e fui trocando altofalante pra mais potente e nao chegou no ponto q quria queria um son bem grave pra parar numa fasenda faser um churrasco e ouvir aquela musica bem legal me ajude a esclarecer o que devo faser e marca boa quero cisa boa mesmo ,obrigada

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo(a),

      Se entendi direito, a idéia é um Som pra Fora (Trio Elétrico), certo? Já tem algum equipamento (Player, Alto Falantes, Amplificador, etc)? Tem preferência por alguma Marca/Modelo?

      Projetos de Som do tipo Trio Elétrico não sai bem a minha praia, contudo acredito que consigo lhe sugerir alguma coisa equilibrada.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo mais detalhes pra lhe indicar uma boa configuração e produtos.

      Comentar
  14. Anonymous

    Boa Noite Amigo,

    Seguinte, estou querendo colocar em um som no palio sporting. Possuo os seguintes equipamentos: 01 fosgate 200ix para um kit duas vias Hertz esk 165L e 01 fosgate 500m power para o sub JL 12w6v1. Comprei RCA's knukonceptz krystal e cabos de energia shock industries 21mm. Anteriormente estava com intenção de comprar um polo sportline e por isso, já sabendo que o player não teria saídas rca's comprei um conversor Helix AFC. Saberia me dizer se o player original do novo palio tem saídas rca's? Com esse sistema ficará um som agradável?: Abrç

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Como qualquer player original de fábrica, o Novo Palio também não foge ao padrão, não dispõe de saídas RCA.

      Pelos equipamentos que mencionou para o seu Projeto de Som, ou você ou quem o está ajudando entende do assunto. São dois amplificadores “old school” de respeito da Rockford, sem falar do Subwoofer JL.

      Kit 2 vias e cabos estão muito bem dimensionados, acho que só faltou mesmo a manta asfáltica pra fazer o isolamento acústico. No mais, não conheço suas preferências, mas tem tudo pra render um ótimo resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  15. Anonymous

    boa noite.comprei o novo palio 2012 sem som.estou querendo montar um som de alta qualidade interna do carro,nada de abrir tampao em festas rsrs.ja possuo avh-p6350bt. pretendo colocar um kit duas vias de 6 cs 60 d nas portas e um de 5 cs 50 b atras.uma taramps pra esses kits qual vc recomenda,400,800?no porta malas uma caixa com dois uxp 12 d2 e pretendo usar uma taramps 1200 digital so p os uxp. q acha desse set?vc mudaria algo?no aguardo.abraço.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Não recomendo usar o kit 2 vias na traseira, as interferências destes sobre os falantes dianteiros reduz a qualidade do Sistema. Neste caso, sugiro usar alto falantes coaxiais na traseira.

      Como tem preferência por Taramps, acredito que o Novo TS-400X4 seja suficiente, pra empurrar todos os falantes das portas.

      Eu particularmente gosto de Projetos de Som mais equilibrados. Veja, você tem cerca de 140 watts (RMS) divididos entre Médios e Agudos e cerca de 1000 watts (RMS) de potência só para os Graves.

      Não que vá ficar ruim, pelo contrário, o UXP é um ótimo Subwoofer e responde muito bem em Projetos de Som interno. Não conheço suas preferências, mas se a idéia é ter Graves fortes e contundentes siga com o par de Bravox UXP.

      Atenção! O Taramps T-1200 tem que ser a versão de 2 Ohms, pra casar com a impedância dos Subwoofers. No mais é uma boa opção pra acompanhar o par de tocadores de Grave.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      vlew vitor.deixa eu explicar melhor p vc.eu ja possuo o dvd 6350,e os 2 uxp.isso ja nao da pra voltar atras.no caso das taramps me falaram bem dela em relaçao custo beneficio,mas nada definido.qual vc recomendaria na mesma faixa de preço?e no caso do kit duas vias pode ser outro tb e nao o bravox.tirando o dvd e os uxp,o q vc recomendaria para meu caso.obrigado.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Com a mesma dupla de Bravox UXP em um Vectra, usando um Banda Expert 1200 o resultado ficou muito bom. Contudo, o resultado não depende somente do amplificador, outros fatores como a caixa, cabos e alimentação são de suma importância.

      O Banda 1200 é um pouco mais caro, mas acredito que vale o investimento. Os Amplificadores da Taramps estão muito bem cotados nos fóruns que acompanho, no entanto, há outras opções como o Corzus HT 1200 e Venon 1000.1.

      Quanto ao kit 2 vias, uma outra opção na mesma faixa de preço do Bravox seria o Hertz DSK 165 de 6″, kit 2 vias de entrada da Marca.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      no caso dos 2 vias to pensando nar kevlar 3,eles estao vendendo direto no face agora por uns 450,oo.se nao,ja vi esse hertz na takamine por 300 o par.a banda irei pesquisar preço.a cx dos uxp pensei numa dutada,ta certo?se puder me passar um link de cx pra esses subs agradeço.se vc tiver algum link sobre como montar os cabos e alimentaçao agradeço tb.desculpa te encher ai,mas nao manjo nada de som,e tudo q ouço de instaladores em minha cidade divergem muito.a,e o kit irei tratar a porta com manta asfaltica,correto?abraço amigo.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      Esse 2 vias da NAR é uma boa opção sem dúvida, já vi bons comentários sobre o kit, contudo, será preciso partir para um amplificador que acompanhe o alto falante.

      O tratamento com manta asfáltica nas portas contribui muito com o rendimento e por conseqüência, a qualidade do Sistema de Som.

      Quanto a alimentação, sugiro ler Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som. Já para os Cabos leia Como dimensionar os Cabos do seu Projeto de Som.

      O UXP da Bravox tem a particularidade de responder bem tanto em caixas seladas quanto dutadas. Se deseja batidas rápidas e contundentes a melhor opção é a selada, já a dutada rende Graves mais longos e maior SPL.

      A única Caixa Acústica pronta que indico é a Palhetada, caso contrário sugiro mandar fazer uma Caixa nas medidas indicadas pela fabricante. Leia também Caixas Palhetadas? Saiba mais….

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      bom,antes de mais nada,obrigado pela ajuda e esclarecimentos.hj define meu som,por hora sera assim,so no futuro q mudarei o ampli q tocara os duas vias e os full range,por falta de grana,rsrs.
      player: dvd 6350 bt
      kit 2 vias frontal:NAR serie 3 650 cs 3
      falante traseiro: full range nar 5 serie3 525 fr 3
      ampli do kit e full range:road star 840(provisório)
      2 subs uxp 12 d 2 em caixa dutada(montagem e litragem deixei por conta do meu instalador)
      ampli taramps dig,TA 1600d para os subs(incluso Voltímetro Digital Premier Shop AJK Nano ,Cabo Rca Blindado Stereo Golden 5 metros.
      Cabo RCA Taramps Stereo Dupla Blindagem Injetado 5 metros(esse golden q vem ca taramps é bom,ou compro taramps,e oq vc acha desses cabos taramps)?
      irei tratar as portas da frente com manta,e a porta traseira do porta malas,p evitar vibrações.
      gostaria que me diga o q acha desse set,ou se tenho q mudar algo mesmo.no aguardo.vlew vitor.abraçao.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      Na minha opinião o único ponto de atenção fica por conta do Amplificador Roadstar para os falantes das portas. Acredito que este não acompanha a qualidade dos demais equipamentos utilizados no seu Projeto de Som.

      Quanto aos cabos RCA da Taramps já ouvi comentários positivos e negativos, eu particularmente não tive a oportunidade de testá-los.

      Outro ponto importante e que faz muita diferença é a passagem dos cabos, nunca passe os cabos RCA junto com os cabos dos alto falantes. No mais acredito que ficara muito forte e com um excelente palco sonoro no interior do novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      vlew vitor.final do ano trocarei a roadstar por uma alpine ou hertz,é q agora nao da mesmo,rs.mas do resto ficara como falei acima.muito obrigado pela ajuda,foi de muita valia.esclareceu tudo q precisava.obrigado.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      voltei vitor.o negocio do ampli p o 2 vias e full range esta me incomodando.nao dara certo com a 840,e vou vende-la.o ampli certo seria um de 4 canais em 4 ohms,isso?quais recomenda,marcas,e modelos?ate uns 800 reais.de 600 a 800.no aguardo.vlew.obrigado.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      mas entao vitor,a kac entrega 75×4 em 2 ohms.ela e suficiente pra tocar os duas vias e os full range?a xr-4s seria exagero?ja resolvi q vou pegar da kenwood,so estou na duvida dessas duas.a 8405 vai aproveitar 100% do duas vias e do full?agora q resolvi gastar mesmo,quero uma q de conta,ou kenwood,hertz,helix,mas essas duas nao tem p comprar no mercado,entao vou de kenwood.vlew,obrigado.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Então Rafael,

      A potência recomendada pela NAR para ambos os falantes é de 50 watts (RMS), o KAC 8405 da Kenwood trabalha com aproximados 38 watts e o XR-4S com 120.

      Dentre as opções, acredito que o KAC 8405 seja a melhor delas. A potência aplicada será menor, contudo, não há excesso e conseqüentemente o risco de danificar seus falantes será menor.

      Entendo que o mais caro pode parecer melhor, é na sua grande maioria é mesmo, mas em Som Automotivo o equilíbrio entre todos os equipamentos traz um resultado muito melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      bom vitor,novamente agradeço por sua ajuda.meu set mudou um pouco,minha hu virou um clarion dxz 785,mantive o kit duas vias e full range cs3 nar kevlar.o ampli p tocalos comprei um jbl 1004,atras os 2 uxp ca taramps 1600 em caixa dutada 55 litors com duto de 4,madeira 21 mm.os cabos comprei shock elite.e irei tratar as portas.vlew pela ajuda.obrigado.agora ficou definitivo,rsrs

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      Seu Projeto de Som ficou ótimo! Mande-nos algumas fotos posteriormente e principalmente suas impressões sobre todos os equipamentos, além de referência pros demais leitores podemos fazer uma matéria a respeito se desejar.

      Obrigado pelo seu comentário, espero ter contribuído a altura da sua expectativa e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • RAFA PIRA

      boa vitor.sim,sua ajuda foi de muita valia.vou fazer o seguinte.tirarei fotos tratando as portas,e montagem final do set.e tb um video p se ouvir a qualidade.e colocarei minhas observaçoes tb.pode ser q tenha um up denovo,rsrs.to pensando em vender as taramps e os uxp e partir p um falante de menor tamanho e potencia,uns 10 de 300 rms,e um ampli de qualidade tb.vamos nos falando.agora so esperando o carro chegar,ja faz 70 dias e nada ainda,rsrs.vlew.abraço

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      Difícil de acreditar que está levando todo esse tempo pra lhe entregarem o veículo! Já tentou “ameaçar” de cancelar a compra, do jeito que anda o Mercado, é provável que façam alguma coisa pra não perder a venda.

      Sim! Mande-nos o material para contato@ntrixsound.com.br, informações como essa são sempre bem vindas e nos ajudam a fazer boas indicações de equipamentos ou configurações para outros leitores.

      Obrigado pelo seu comentário, vamos nos falando e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  16. Anonymous

    Amigo, muito obrigado pela atenção! Sou frequentador do autoforum, e sempre leio comentários a respeito de equipamentos antes de ir comprando. Como esqueci de perguntar no post anterior, saberia me dizer se o player original possui ao menos a saída remote? Ou terei que comprar uma Interface Para Acionamento Remote De Módulo De Potência? Grande Abrç!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Amigo,

      Pesquisei muito na Internet, tentando encontrar o manual do Player original e ainda assim não encontrei.

      Acredito que ele tenha sim, mas será preciso procurar no Manual do equipamento antes de fazer a instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  17. Anonymous

    Vitor, primeiramente, parabéns por toda ajuda prestada aqui.
    Comprei um Novo Pálio Attractive 1.4 que já vem com som e comando eletrônico de retrovisor. O problema é que o som não tem entrada USB e pelo que li, não tem cabo compatível pra adequar. Então, estou interessado em comprar um DVD player para substituí-lo, mas aí vem a preocupação com os comandos do volante e a adaptação ao painel. Daí, preciso de sua ajuda para me indicar um bom aparelho que seja compatível com os comandos e com o painel do carro. Esclareço que quero um som apenas para o interior do veículo, mas que tenha qualidade. Desde já, agradeço por sua atenção. Gilson (gtpj@ig.com.br)

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, quanto pode investir no Som do March? Assim consigo lhe dar algumas opções que caibam no bolso.

      Infelizmente o Novo Palio só vai aceitar Player 1 DIN, por conta do espaço entre as saídas do ar condicionado e suas funções logo abaixo. O que restringe suas opções de DVD, as opções são os retrateis ou os novos DVD com telas de 3″ ou 3,5″.

      Antes de lhe responder, queria entrar em contato com a Faaf Tech e me certificar de que a Empresa possui uma solução (interface) para manter os controles originais do volante mesmo com o novo Player.

      Os últimos dias foram corridos, acredito que amanhã eu consiga contatar a Empresa e lhe respondo o mais breve possível.

      Já sabe quais os falantes que irá usar?

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      Não tenho ideia de quanto custa um novo som, pode ser um DVD retrátil. O que quero mesmo é poder usar o som do carro com usb e com uma melhor qualidade. Não precisa de potênica só qualidade. Estava pensando em usar os mesmos falantes, mas não sei se é melhor trocá-los. Aguardo uma ideia sua. E vlw pela atençao!

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Gilson,

      Como pretende usar somente os alto falantes das portas, sugiro dar uma olhada no Pioneer AVH-5480DVD. Poderia lhe indicar o IVA-D106 da Alpine, contudo são produtos muito diferentes e o valor a ser investido muda bastante de um para o outro.

      Como já possui os alto falantes, minha sugestão é trocá-los somente se julgar necessário. Troque o Player e ouça o Som, somente se não gostar do resultado pense nos novos alto falantes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite João,

      A potência do alto falante pode até mudar, contudo, a potência enviada pelo Player será a mesma. Se não tem a pretenção de investir um valor elevado, sugiro partir para os triaxiais Bravox B3X.

      Agora se pretende adicionar um amplificador posteriormente a melhor opção seria um kit 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira. Sugiro o Bravox CS60B (na dianteira) e o Bravox CX60B (na traseira).

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvia fico a disposição.

      Comentar
  18. Evandro

    Olá, Vitor Hugo!
    Adquiri um Palio Attrative 2012 com predisposição para o som. Não desejo trocar os altos falantes, somente aproveitar as conexões para instalar o aparelho. Que aparelho de som/marca/modelo você sugeria para instalar, com Bleutootn e USB frontal sem perder as características do carro e nem a garantia? Obrigado e parabéns pelo blog. Muito bem comentado.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Evandro,

      Quanto à garantia (da parte elétrica), o único cuidado é manter toda a fiação original intacta, ou seja, sem cortes ou emendas. Para isso será preciso um chicote adaptador, que ligará a parte elétrica do novo Palio ao Player.

      Recomendo o Kenwood KDC-BT6048U, que além de atender aos seus requisitos, trata-se de um Player completo. Uma outra alternativa seria o Pioneer DEH-4480BT, com menos funções do que o Player Kenwood, mas ainda assim uma boa opção.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Anonymous

      comprei o palio com som original e controle nos volantes ,tenho uma caixa selada nova mas pelo que vi falar nao tem saida rca gostaria de confirmar e agora o que faço?

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Realmente o Player original não possui saídas RCA, qual o modelo da Caixa/Subwoofer que possui?

      Dentre as opções possíveis você poderia adquirir um Módulo com entradas altas (fio), mas isso vai depender também da potência do Subwoofer.

      Outra alternativa possível é usar um Conversor RCA, permitindo assim ligá-las a um amplificador com esse tipo de entrada.

      Por último, você pode trocar o Player original por um modelo que seja compatível com interfaces que mantém os controles do volante.

      Qual delas escolher depende um pouco do que deseja do seu Projeto de Som. O que você tem em mente?

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  19. Unknown

    Olá Victor,
    estou com um Palio 1.0 Atractive vem com som. O som dele original é bom? pensando em colocar 4 falantes de 50w ou 60w ele da conta ou precisa trocar o player tbm???
    pensando em colocar o “Cd Player Sony Cdx-gt500us”

    Grato desde já!
    abraço

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      A acústica do Novo Palio melhorou bastante, contudo, achei que o Som original deixou a desejar um pouco. Claro que está é apenas a minha opinião, antes de tudo, sugiro ouvir o Som e avaliá-lo antes de qualquer alteração.

      O mesmo se aplica aos alto falantes, ouça o Som original por uma semana pelo menos, o que menos o agrada. Daí poderá escolher entre trocar os alto falantes, player ou até adicionar um Amplificador e Subwoofer.

      Trocar o player nesse caso me parece um bom negócio, você terá uma gama muito maior de recursos e com o modelo mencionado acredito que até a qualidade do Som ficará melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Unknown

      Finalmente chegou o palio! o som é bom…já vem até com twitter nas colunas e coaxiais de 6″ e 5″ 20w portas… Lendo o manual vi que ele tem 20W por canal. Tipow se eu comprar uns coaxiais ou triaxiais de maior potência o som ficara xôxo(ruim)? ou fica melhor?

      qual potência vc me aconselharia??? 30w, 40w, 50w ??
      coaxial ou triaxial??

      O foda é que o coroa gostou do som, convence-lo a trocar o player vai ser foda…Vou ter q ficar com o original mesmo.

      Grato desde já!
      abraço

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Leonardo,

      Acredito que os 20 watts (RMS) mencionados se refiram as saídas do Player e não a potência dos falantes. Tem certeza de que o sistema original veio com os tweeters ou são apenas os espaços para colocá-los?

      Imagine que o Player trabalha somente com 20 watts, independente da potência declarada nos seus alto falantes. Entre os coaxiais e triaxiais? Coaxiais com certeza, se possível seria ainda melhor um kit 2 vias.

      Isso é um pouco subjetivo, contudo, acredito que possa lhe ajudar. Para convencer o seu “Coroa”, sugiro levá-lo primeiro a uma Loja especializada, pra que possa ouvir um Sistema de Qualidade. Só assim é possível comparar a diferença entre os dois sistemas, talvez ele próprio chegue à conclusão que é possível melhorar o que já está bom.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  20. Anonymous

    Olá boa tarde!
    Só para garantir, a relação com a garantia quanto a instalação de som no novo palio se restringe apenas a fiação original!?!
    Eu posso passar a fiação rca(2x), cabo de força, fixar o amp no porta malas sem preocupação com a garantia, mantendo o chicote original intacto.
    Desde já agradeço!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Sim, de maneira nenhuma corte a fiação original. No mais pode fazer a instalação sem maiores preocupações.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
  21. Anonymous

    Comprei agr um NOvo Palio 2012 sem som, e se possivel gostaria de sua ajuda! Não quero um sonzão e tal, quero so mesmo um som ambiente, sem nada tão grande, apenas com boa qualidade. Tenho um DVD H-BUSTER HBD-9200AV que ja tinha do meu outro carro.Quais alto falantes vc me indicaria para as portas? Muito Obg!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Amigo,

      Ok, mas quanto você pretende investir? A meu ver você tem ao menos 2 opções possíveis.

      1. Colocar 2 pares de triaxiais, como Bravox B3X, são alto falantes simples e baratos. Rendem um resultado mais que satisfatório no interior do veículo, se levar em conta o valor que gira em torno de R$60 a R$70 o par das fabricantes nacionais.

      2. Você pode partir para um kit 2 vias de entrada na dianteira e um par de coaxiais na traseira. Aqui você tem que investir em torno de R$300 pelo menos, contudo, o resultado no interior do veículo é ótimo e o palco sonoro proporcionado da a sensação de estar de frente pro Show.

      No seu lugar eu optaria pela opção 2, por conta do DVD H-Buster que já possui exatamente pelo melhor palco sonoro proporcionado, mas isso fica a seu critério é claro.

      Bom, essas são duas sugestões de Projeto simples que atendem somente o interior do veículo e acredito que estejam dentro do que você descreveu. Se eu estiver errado, me de mais detalhes do que gostaria e formulamos outra possibilidade.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  22. Álvaro

    Boa Noite!
    Parabéns pela ótima matéria, estou aguardando o meu Palio chegar, e peguei ele sem o som eu estou pensando em reutilizar o meu aparelho de som não é dos melhores mas gosto dele e ele tem 2 RCAS é um deh-2180ub da Pionner, para começar vou comprar um kit 2 vias CS60B da Bravox ou o Bicho papão, o sub acho que vou usar um Pionner Tsw 309 d4 e o modulo tem um amigo querendo me vender um Banda Voxer 2.4 do modelo antigo, aquele branco, o que acha? Na parte traseira pensei em um coaxial mas ai ligaria direto no aparelho, sem nenhum modulo para empurrar, com o que postei da para ter uma base de quanto quero gastar, sugere algo que ache que seja melhor?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Álvaro,

      Quanto o seu amigo está pedindo no Voxer 2.4? Visto que você encontra o modelo novo por cerca de R$ 400 na internet, tem que valer a pena.

      Outro problema é a potência do Pioneer TS-W309, são 400 watts (RMS) declarados e o Banda Voxer 2.4 em bridge trabalha somente com 180 watts, ou seja, menos que a metade do recomendado para este Subwoofer.

      Há duas opções, se optar pelo Amplificador Banda terá de escolher outro Subwoofer, com potência próxima dos 180 watts (RMS).

      Se não abre mão do Subwoofer será preciso partir para um Amplificador mais potente, talvez até um Amplificador Mono dedicado e outro 4 canais para o Stereo, podendo até usar o Banda Voxer que seu amigo ofereceu.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Alvaro,

      Apesar da potência pouco maior do Sub, a diferença caiu bastante se comparado com o Sub Pioneer. Acredito que essa configuração vai render um ótimo resultado no interior do veículo.

      Lembre-se é claro de que estes equipamentos vão precisar de alimentação, cabos e o Subwoofer Bravox de uma caixa adequada.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  23. Douglas Freitas

    comprei um palio sporting, e que melhorar o som dele mantendo o player original.

    Estou pensando em colocar 2 kits Two Way Black (bomber) e um sub upgrad (bomber 4 ohms) 12''.
    Fica bom? e qual módulo poderei usar?
    Abs

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Douglas,

      Minha única recomendação é colocar somente na dianteira o kit 2 vias Bomber, reduzindo a interferência (anulação de fase) e melhorando o resultado do Projeto de Som. Se desejar, coloque um par de coaxiais na traseira.

      Acredito que a melhor opção é usar um Amplificador 4 Canais, contudo, este precisa ter potência suficiente no canal Mono (Bridge) pra empurrar o Bomber Upgrade. Algumas opções são: Stetsom Venon 800.4, Taramps TS 800X4.

      Outra opção, que exige maior investimento, seria usar um Amplificador Mono dedicado ao Subwoofer Bomber e outra Stereo para os alto falantes das portas.

      No mais acredito que vai render um bom resultado no interior do Novo Palio, com um bom palco sonoro e Graves contundentes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  24. Felipe Martins

    Boa noite!

    Comprei um novo palio sporting e instalei um kit falante com tweeter da roadstar na dianteira e deixei os falantes traseiros do originais pq achei que ficaram bons. coloquei tb um sub de 15'' tornado selenium em uma caixa dutada + um módulo taramp´s 1600 watts rms + um módulo explosound 1700 w. para a minha surpresa esse conjunto ligado no som do painel original ficou muito ruim. Antes eu tinha um som cd player da pionner em um corsa ss que dava para configurar o bass separado dos falantes e ficava muito bom. Gostaria de saber se já tem e se é possível encontrar um cd mp3player pionner com 3 saidas rca + entrada para usb + bluetooh + comando integrado no volante, pois o som original do palio tem todas essas funções mas não me permite configurar o som para ficar com mais qualidade!Desde já agradeço pela atenção!

    Att.

    Felipe

    Comentar
  25. Anonymous

    Falae Vitor, blz ?!
    Comprei o novo Palio, só estou esperando ele chegar.
    Ele vai vir com predisposicao pra radio, mas sem o player e irei modificar o som.

    O player ja comprei, é o Sony MEXbt 4007U

    To pensando em colocar um Kit 2 vias NAR cs3, um AMP Soundigital Sd 400.4d Nano 400w Rms.

    O subwoofer que vai ficar devendo, vou colocar um Bomber Slim 8″ embaixo do banco, pq nao posso perder porta malas, pensei até em colocar outro igual embaixo do banco do motorista, mas não sei se fica bom..

    Sabe me dizer se esses falantes cabem certo no carro, tanto o kit duas vias quanto o subwoofer embaixo do banco?

    Outra coisa, o pessoal de SQ costuma alterar a fiação toda, se eu colocar a fiação que eles indicam eu perco a garantia do carro ?! flww

    medidas aproximadas do sub: 30 x 29 x 9,5

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      É compreensível que amantes de qualidade/fidelidade sonora troquem a fiação original por cabos de melhor qualidade. Entenda que a pré-disposição para Som são apenas os cabos já passados para os alto falantes, não há ligação alguma com a fiação original do veículo.

      O único cuidado ao fazer a instalação é usar um chicote adaptador, se não falha a memória ainda usam Plugs 16 vias universais, para não fazer cortes/emendas na fiação original do veículo.

      Acredito que o kit 2 vias NAR caiba nos espaço originais do Novo Palio sem quaisquer problemas ou adaptações, já o Sub Slim da Bomber não posso afirmar.

      Ao avaliar o veículo não levei em conta este tipo de instalação, pelo tamanho do Subwoofer acredito que seja possível, contudo sugiro fazer o teste em uma Loja física que disponha do Produto.

      Realmente o ponto fraco do seu Sistema de som será o Sub, incompatível com os demais equipamentos. Como sugestão, não deixe de considerar a possibilidade de um Subwoofer de 8″ ou 10″ em uma caixa lateral.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  26. Rodrigo Manhães

    Olá, boa noite!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, acabei de encontrar pelo Google, excelente conteúdo.

    Desculpe se for uma dúvida obvia (sou completamente ignorante em termos de som automotivo), mas o player que que vem de fábrica no Palio 2012/13 (que acho que não é exatamente o mesmo Palio que você analisa aqui) pode ser trocado por outro sem maiores problemas? É que ao ver o player, me deu a impressão de que ele seria maior do que o tamanho padrão dos aparelhos disponíveis no mercado. Os vendedores na concessionária não souberam dizer com certeza.

    Desde já agradeço e, novamente, parabéns pelo site!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rodrigo,

      Sou grato pelos elogios, fico feliz em ajudá-lo. Pela sua descrição acredito que o Player mencionado seja o Connect que já vem integrado ao Painel do Novo Palio.

      Problema ou não, a opinião varia de pessoa pra pessoa. Substituir o Som original do Novo Palio implica, além de um novo Player, adquirir a moldura original do Palio que não tem Player integrado ou, se for o caso o próprio instalador pode desenvolver uma nova.

      O tamanho do Player é padrão 1 DIN, podendo-se optar por um CD ou DVD Player da sua escolha.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  27. Anonymous

    olá, em primeiro lugar parabéns pelo blog !
    Desculpe, mas sou completamente ignorante em relação a som automotivo, e quero montar um bom som no meu novo palio sporting, ele vem com o player e os auto falantes da porta de fábrica ( é necessário trocar esses auto falantes, e se sim quais me indica ? ). quero saber preços e alternativas, para que possa montar um som, com grave, e boa qualidade no interior do carro, algo simples nada tão elaborado, desde já muito obrigado !

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Antes de tudo, quanto pretende ou pode investir no seu Projeto de Som? Assim consigo lhe sugerir equipamentos que caibam no bolso e ainda assim atendam suas expectativas.

      Raras as exceções, os alto falantes de fábrica costumam ser simples triaxiais, que apesar de simples são de certa forma eficientes no interior do veículo.

      Quando o assunto é qualidade, recomendo usar um kit 2 vias na dianteira e opcionalmente alto falantes coaxiais na traseira. Em todo caso, sugiro trocar os alto falantes apenas se não gostar do seu resultado.

      Assim é possível investir no Subwoofer + Amplificador pra melhorar a resposta dos Graves. Estes equipamentos e um kit 2 vias já rendem um ótimo resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, me de uma estimativa de quanto pretende investir, ao menos nesse primeiro momento, pra que eu possa lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
  28. Bruno Luís

    Boa noite.
    Comprei o novo palio com o kit evolution 2 vou trocar os autos falantes originais por 1 kit 2 vias para dianteira mais qual kit vc me recomenda para a dianteira e para a traseira. Mais uma pergunta essa estou encucado onde fica o suporte para o tweeter no palio pois se tiver que fazer alguma adaptação ja desisto do kit 2 vias.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Bruno,

      Não se preocupe com alterações no veículo, na maioria dos casos uma simples fira dupla face resolve o problema. Não é o ideal, pois implica em algumas limitações, mas como eu disse atende as necessidades e proporciona o palco sonoro desejado.

      Quanto pretende investir nos novos alto falantes? Como não pretende usar amplificador, sugiro usar um kit 2 vias de entrada. Um dos que recomendo sempre nestes casos é o Bravox CS60B, mas veja também o Selenium 62V2A ou Falcon FC 280K, outras opções válidas.

      Recentemente visitei a Sede da AV2 e ouvi o SXE 1750S da Alpine e gostei bastante, também recebi bons comentários de uma leitora do Blog, ao fazer a instalação em uma Loja no Rio (Tenho as fotos se quiser dar uma olhada na instalação dos tweeters).

      Na traseira, opcionalmente, sugiro usar alto falantes coaxiais. Nesse caso um simples Bravox CX50B resolve a questão.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  29. wanzuiten

    OLÁ AMIGO,acabei de encomendar um novo palio atractive,gostaria de montar um som legal nele com alguns produtos que já tenho do meu antigo carro,,quais usar etc…são eles:

    02 uindades x PIONEER SUB TS W309D4

    02 pares x MTX FALANTE KIT RTS652 6″ 2VIAS 60W RMS *será que tem como adaptar o de 6 pol?*

    01 x MTX AMP 1CH RFL1200D

    01 x Fosgate 400×4 trans ana

    01 x MTX AMP 2CH RT602 STEREO 180W RMS

    02 x MTX CABO ZN5250 RCA 2CH 5,0M

    Gostaria de dicas da caixa para o sub freq….etc… uso interno,porém gostaria que tocasse algo para fora.Precisarei de uma bateria,alguma dica?Obrigado desde já!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa tarde Amigo,

      Antes de tudo, que tipo de música costuma ouvir? A exemplo dos equipamentos que possui, seu Projeto de Som está mais para SPL do que SQ propriamente dito.

      Quanto se refere a Som pra fora, está pensando em abrir o porta malas e “animar um churrasco” ou as vezes ouvir o Som fora (e próximo) do veículo?

      E o Player pretende usar o de fábrica? Acredito que seja possível usar o 2 vias MTX na traseira, use um aro adaptador ou seria ainda melhor se fosse um baffle em MDF.

      No que diz respeito a bateria, recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu projeto de Som e se tiver alguma dúvida deixe seu comentário para o Rui.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir a melhor configuração para os equipamentos mencionados.

      Comentar
  30. rapha

    vitor hugo blz?

    tenho um palio novo e quero colocar um som nele, to pensando em colocar um kit 2 vias 60RMS bravox na porta dianteira e 1 par auto falante coaxial HI END 60 RMS 40HM na porta traseira, tenho dois modelos de pontencia uma é stesom CL450 1X100W RMS 20HM e outra é uma corzuz CR703 2X70W RMS + 1X140W RMS, qual dessas duas é melhor para tocar esse som???

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      O CL450 da Stetsom é um amplificador Mono, logo não é possível usá-lo nos alto falantes mencionados. A menos que decida adicionar um Subwoofer ao Projeto de Som.

      O Corzus CR703 seria a escolha óbvia, contudo, trata-se de um amplificador 3 canais. Então, de novo, a menos que ligue um Subwoofer no canal mono, só será possível aproveitar os canais estéreos.

      Se não tem a intenção de adicionar um Subwoofer, recomendo vender os dois alto falantes e adquirir um 4 canais. Caso contrário, sugiro ligar os falantes dianteiros + subwoofer no CR703 e os Coaxiais diretamente no Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Amigo,

      Um DVD Player com uma ficha técnica respeitável, sem dúvida uma boa escolha para o seu Projeto de Som. Quais equipamentos usar depende muito das suas preferências.

      Se a intenção é um projeto de qualidade, por exemplo, dispensaria o kit 2 vias MTX na traseira. A interferência destes sob os falantes dianteiros reduz drasticamente a eficiência do sistema.

      Pensando somente em qualidade (SQ), ligaria o kit 2 vias e um Subwoofer, com no máximo 200 watts (RMS) no 4 canais da Rockford Fosgate.

      Se da preferência por Graves mais contundentes e pensando em aproveitar o par de TSW-309 da Pioneer. Ligaria o kit 2 vias no amplificador 2 canais MTX e o par de Subwoofers no amplificador MTX Mono. Contudo, este projeto estaria mais para SQPL como havia mencionado.

      E por último, aproveitar o máximo de equipamentos no Novo Palio. Usando o 4 canais Rockford Fostage para os kits 2 vias e o par de subwoofer Pioneer ligados no Amplificador MTX Mono.

      Agora é ver quais das opções a cima mais o agrada e partir para a instalação. No que diz respeito a bateria, recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som.

      Por suas preferências e até pela intenção de ter um Som de Qualidade, recomendo usar Caixa Selada com as medidas recomendadas pela fabricante.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição. Se puder nos mande algumas fotos e opinião a respeito do Projeto e equipamentos.

      Comentar
  31. William Domingues

    Olá Vítor,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Tem muita informação bacana aqui!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei o Palio Essence com radio de fábrica. Gostaria de colocar no carro um módulo + um subwoofer que tenho guardado do meu carro antigo. Da pra fazer isso e manter o radio original? E se eu fizer isso, perco alguma garantia do carro?

    Obrigado

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite William,

      Antes de tudo, qual a Marca/Modelo do amplificador e subwoofer? Raras as exceções, os players de fábrica não possuem saídas RCA e dependendo do amplificador será preciso adotar um conversor RCA.

      A perda da parte elétrica se da por qualquer alteração na fiação original do veículo, lembre-se de usar um chicote adaptador e não terá problemas.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • William Domingues

      Vitor, vou te passar tudo que encontrei nos equipamentos, pois sou meio leigo e não sei o que de fato importa.

      Segue os modelos:
      Módulo:
      Falcon – 3 channels – HS960S
      960 watts high power – Tri-mode system
      2 ohm output switchable low pass filter
      18 dB

      Subwoofer
      Falcon bass reflex
      2 Ohms 150 w rms
      Mod. Cx. 10

      Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite William,

      Peço desculpa pela demora. Há sim, o velho de guerra HS 960S! Bom, pode instalar sem medo, inclusive poderá ligar os falantes dianteiros nos canais estéreos.

      A máxima de consumo girar em torno de 30 talvez 35 ampères, logo, não precisa se preocupar com a alimentação. Lembre-se de que não pode fazer qualquer corte/emenda nos fios originais e os cabos de alimentação do módulo Falcon devem ser puxados diretamente da bateria.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  32. Thiago Milhomens

    Parabéns pelo blog Vitor!

    Cara veja se pode me ajudar. Comprei um Novo Palio com o som original de fabrica (aquele com bluetooth). O painel + som são muito bonitos e eu nao gostaria de altera-los. Da pra instalar modulo + subwoofer no som original?

    Eu tenho um modulo Pyramid 800 w e um sub da bass selenium ja pronto que tirei do meu palio fire antigo. Será que consigo aproveitar esses equipamentos no carro novo??

    Um abraço e sucesso com o blog!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Thiago,

      Peço desculpa pela demora. Normalmente não vemos saídas RCA em players originais, contudo, me parece uma saída específica para Subwoofer (Confirme no manual do equipamento).

      Acredito que possa instalá-los no seu Novo Palio, contudo, é preciso avaliar se o seu sistema de alimentação da conta do recado. Recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som pra saber como avaliar.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  33. rapha

    eae blz vitor hugo

    comprei um som que tem uma potencia taramps 4 canais a cabo, dois pares de kit 2 vias, vou colocar no palio, mas não pretendo colocar sub agora, o som fica bom colocar os dois kit duas vias na porta dianteira e traseira?

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Rafael,

      Não recomendo instalar kit 2 vias na traseira, pois a interferência deste sobre o dianteiro resulta em uma perda considerável de qualidade sonora.

      Como já possui os dois pares, sugiro fazer o teste e se ficar do seu agrado mantenha os dois pares de 2 vias. Caso contrário, recomendo retirá-los e no máximo substituí-los por alto falantes coaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  34. Anonymous

    Boa noite Vitor Hugo,

    Tenho o novo palio sporting com som original (4 falantes nas portas e 2 twitter's próximos ao para-brisa). Bom, gostaria de melhorar a qualidade do som: tava pensando em instalar apenas um subwoofer, isolando o grave das portas (trabalhando apenas médio e agudo). É uma boa alternativa? (Tipo… não quero gastar muito com isso. É apenas um som ambiente de qualidade.)

    Se achar que funcione bem, qual módulo comprar??
    *tenho duas opções:
    a)Amp Pioneer 6500F
    b) XM-GTX6040 da Sony

    Para o sub, terei necessariamente que instalar o alto-falante numa caixa apropriada ou poderei colocar 2 altos na tampa porta-malas?

    Cara, preciso de ajuda. Não entendo muito sobre isso e tô querendo ir à loja já sabendo o que vou fazer para não me enganarem ou colocarem coisa além/aquém do que eu quero.

    Grato,
    Fábio Valente

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Fábio,

      Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no Amplificador + Subwoofer? Não tenho a intenção de ultrapassar o seu orçamento.

      A eficiência dos Mid's será maior filtrando as freqüências abaixo de 80 Hz, específicas pra ser reproduzidas pelo Subwoofer. Sabe informar qual a marca/modelo dos seus falantes?

      Sim, para obter o desempenho ideal do Subwoofer é essencial usar uma Caixa Acústica. Usá-los no tampão do veículo reduz drasticamente sua eficiência e por conseqüência a qualidade na reprodução dos Graves.

      Outra informação relevante é o tipo de música que da preferência? Que influencia na escolha do Subwoofer e Caixa Acústica.

      Gosto bastante e recomendo os amplificadores 4 canais, contudo, é preciso verificar se este está de acordo com a proposta do Projeto de Som e seja compatível com todos os equipamentos.

      Não se preocupe, com algumas poucas dicas não vai passar “aperto” com seu instalador.

      Obrigado pelo seu comentário, me diga aproximadamente quanto deseja/pode investir pra que eu possa sugerir alguns equipamentos, sem comprometer seu Orçamento.

      Comentar
  35. marina caramuru

    Vitor, por favor me ajudaaa!!!
    eu tenho um novo palio com som usb e comando no volante porém minha mae está de férias em foz e queria pedir pra ela trazer do paraguai um novo sistema de som pra mim, porém nao entendo nadaaaaaaaaa de som, preciso que me ajude a melhorar o som do pálio, não quero nenhum show dentro do carro, mas quero um som de qualidade e sem distorções, me ajudaaa, o que posso comprar, desenha por favor pois eu nao entendo nada rs. Preciso trocar player, caixas, colocar amplificador?? e quais os modelos e potencias? me diz por favor pra não perder o controle no volante….se possivel com um painel que não precise alterar o painel e um amplificador que não ocupe muito espaço no porta malas. Obrigadaa!!!!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Marina,

      Peço desculpa pela demora. Uma missão e tanto para sua mãe, com certeza! Como não há garantia de que irá encontrar marcas/modelos específicos, segue minha sugestão de equipamentos e suas características.

      Basicamente sugiro um kit 2 vias na dianteira (de 6″ polegadas”) e um par de coaxiais na traseira (de 5″ polegadas). Procure por marcas como Pioneer, Rockford Fosgate, Kicker ou MTX.

      Um amplificador 4 canais com 100 watts (RMS) de potência por canal (algo como 4×100 @ 2 Ohms). Procure por marcas como a Rockford Fosgate, Clarion, MTX.

      Um Subwoofer de 10″ polegadas com 200 watts (RMS) de potência, e que não seja Slim. Lembre-se de que a potência deve ser representada em watts RMS e não PMPO. De preferência por Rockford Fosgate, Kicker e MTX.

      Pra manter os controles no volante a melhor opção é não trocar o Player Original, e nesse caso, dependendo do amplificador que adquirir será necessário usar conversores RCA pra ligá-lo ao Player e que pelo custo acredito que pode comprá-los por aqui mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  36. Anonymous

    Boa noite Vitor, meu nome é Marcus Rocha, e parabéns pelo site. Comprei um Palio Sporting sem pré disposição para radio ou som. Com isso comprei um dvdplayer AVH-5480 retratil e estou com dúvida sobre os auto falantes. Quero algo simples, mas com qualidade. Quero apenas 01 par de falante na frente e 01 par de 6×9 e se possível percebi entrada de 02 twiters na coluna frontal (proximo ao vidro). Qual a potencia, tamanho e marca vc me indica? Agradeço pela atenção.

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Marcus,

      Quando o assunto é qualidade sonora não recomendo os falantes 6×9, a interferência destes sobre os falantes dianteiros reduz a eficiência do sistema e conseqüentemente sua qualidade.

      Quanto deseja/pode investir? Sugiro partir para um kit 2 vias de entrada e opcionalmente alto falantes coaxiais na traseira. Mesmo com a pouca potência enviada pelo Player, acredito que terá um bom resultado no interior do veículo.

      Agora se não deseja investir tanto (algo em torno de R$ 300), minha sugestão é partir para os falantes triaxiais. São mais simples, mas cumpre bem o seu papel se levarmos em conta seu custo x benefício.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser alguma indicação de produto fico a disposição.

      Comentar
  37. Anonymous

    Boa noite Vitor,

    Meu nome é Guilherme, comprei um palio sporting, to esperando ele chegar, e como é meu primeiro carro, e como sou músico e adoro som alto e música de boa qualidade, gostaria de saber um bom som para meu palio e que nao ocupasse muito meu porta-malas, pois gostaria de poder usar também as vezes, caso necessite viajar.

    Meu pai tinha um Palio Fire com um som muito legal nele, que quando eu era mais novo me amarrava no som, e estamos querendo instalar no Palio novo, queria saber se está bom, ou oq eu devo fazer mais nele. Ele tem 4 caixas pioneer 6×9, uma caixa de grave, antiga, ela é selada e tem escrito Dracun na caixa, portanto não sei qual caixa fica dentro dela, e tem dois modulos, que não sei a marca, depois posso ver. Dei uma pesquisada e vi que se procuro Sound Quality, devo investir em kit 2 vias nas portas da frente, se não me engano.. Gostaria de saber oq devo trocar, oq posso fazer mais pra ele ficar bom, e qual aparelo de som devo colocar. (Posso comprar coisas no exterior, e não queria gastar muita grana!)

    Pedi o carro com pré disposição para som.

    Brigadão e desculpa o encomodo!

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Guilherme,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto pretende/pode investir? Da preferência por que tipo de música? Tem alguma exigência com relação ao Player (usb, conectividade, bluetooth, etc)?

      Quando o assunto é qualidade/fidelidade sonora, tenha em consideração um bom kit 2 vias na dianteira, um subwoofer, amplificação e alimentação adequadas.

      Não recomendo usar os falantes 6×9, pra que você tire o maior proveito do palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias o estéreo deve vir da dianteira, nunca da traseira.

      Se for possível, é claro, me de mais detalhes sobre os amplificadores que já possui e a marca/modelo do Subwoofer. Assim podemos avaliar se podemos aproveitar algum equipamento que já possui.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  38. Anonymous

    Bom dia, parabens pelo blog, muito explicativo.
    Comprei num novo palio 1.4 sem som e gostaria de um projeto bom e barato para um som ambiente. Fiquei super interessado no auto falantes Bravox cs60B para dianteira e Bravox cx50B para traseira. O que vc sugere? Outra coisa, esses auto falantes traseiros seriam instalados aonde? E se eu quiser usar um tampão, o que vc me recomendaria.

    Grato pela atenção.

    Marcos Lima

    Comentar
    • Vitor Hugo

      Boa noite Marcos,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no seu Projeto de Som?

      Uma boa escolha, são alto falantes com bom custo x benefício e que proporcionam um ótimo resultado no interior do veículo. Já possui o Player? Pretende usar um amplificador?

      Normalmente os falantes traseiros ficam nas portas, lembre-se também de que estes são opcionais e manter somente os falantes dianteiros seja uma opção ainda melhor.

      Como mencionei no comentário a cima, não recomendo os alto falantes 6×9 no tampão, a interferência destes sobre os falantes dianteiros reduz consideravelmente a eficiência do sistema e conseqüentemente sua qualidade.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  39. Ricardo Alves

    Cara estou comprando um palio sporting e optei por vir com o som pois queria os comandos no volante e acho interessante o som ser integrado ao painel, sendo assim menos chamativo para ladrões além de se encaixar melhor no painel. Porém eu vi que os alto-falantes que vem nele são muito fracos, Não entendo muito de som automotivo, então queria umas dicas, Meu orçamento é de no máximo uns 1000 reais. Eu gostaria de trocar apenas os alto falantes e gostaria de saber se tem como eu obter qualidade mantendo o player que já vem.
    Além disso, eu estava pensando em trocar os alto falantes das portas e colocar dois 6×9 na tampa traseira pois não gostaria de prejudicar o porta-malas. O que você me recomendaria ? O que acha das ideias acima apresentadas ? Aguardo uma opinião. Valeu

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Ricardo,

      Peço desculpa pela demora. O player original não é a melhor opção quando o assunto é qualidade sonora, mas a menos que ele isso esteja realmente lhe trazendo problema, não vejo motivo pra se preocupar.

      Particularmente não gosto dos falantes 6×9, sugiro usá-los somente se tiver a intenção de abrir o porta malas. Normalmente não Tri ou Quadriaxiais e acabam enchendo o interior do veículo de Agudos.

      Com o orçamento que dispõe, sugiro um bom kit 2 vias e um amplificador 2 canais. Lhe asseguro que o resultado no interior do Novo Palio será muito bom, mas se puder adicionar um Subwoofer ficaria ótimo!

      Não precisa ser nada exagerado, um Subwoofer de 10″ ou até de 8″ exclusivamente para reproduzir os Graves com maior eficiência. Em caixa selada o espaço ocupado seria mínimo e aumentaria bastante o rendimento do sistema.

      Com o Subwoofer seria necessário um amplificador 4 canais, mas pense a respeito pois o resultado compensa o investimento e a perda de espaço no porta malas será pequena.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Ricardo

        Antes de mais nada gostaria de agradecer pelas dicas Vitor. E parabenizar pelo blog.

        No caso o kit 2 vias seria instalado nos falantes dianteiros né ?! E você acha que ficaria bom se eu trocasse os alto falantes traseiros também ? Porque meu teto inicial eh de 1000 reais, mas mais pra frente da pra trocar mais alguma coisas caso fiquei melhor.

        Eu já tive um Palio que tinha apenas os 2 alto falantes 6×9 cruzader da hinor, eu gostava muito deles, mas realmente o som interior nao deixava a desejar um pouco. Mas eram falantes muito bons, eu gostava do barulho que faziam do lado de fora hehehehe.

        O subwoofer, tem como eu instala-lo de uma forma que se precisar de porta-malas posso removê-lo facilmente ? Por que se sim, ai me interessaria mais pois viajo muito com o carro e acabo precisando do porta malas completo, por isso gostava dos falantes 6×9 pois eles ficavam na tampa do porta-malas e não interferiam no espaço.

        Aguardo a opinião. Valeu cara

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Ricardo,

          Peço desculpas pela demora. Sim o kit 2 vias fica na dianteira e sugiro remover os falantes traseiros, ao menos por enquanto.

          É comum usar alto falantes 6×9, quando o assunto é Som pra Fora, mas se deseja Som Interno e de qualidade não são a melhor opção.

          Poderia fazer a instalação do Subwoofer e Caixa Acústica usando Plugs, daí quando desejar poderá retirá-la quando precisar de espaço.

          Outra opção seria usar uma Caixa Lateral, não rende tanto quanto uma Caixa Convencional, mas se bem construída atende e ainda economiza o espaço desejado.

          Um Subwoofer de 10″ em Caixa Selada não ocupa muito espaço no porta malas, mas se ainda assim precisar do espaço parta para a Caixa Lateral.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Ricardo

            Bom sou meio leigo em som automotivo, então o que seria essa Caixa lateral ?

            A idéia dos Plugs é boa assim quando fosse viajar poderia apenas retira-la.

            E pros falantes traseiros, para agora acho que não vou ter grana suficiente pois querem comprar itens de boa qualidade, mas futuramente você recomenda que eu as troque também ? E se sim, troco por quais ?

            Valeu cara.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Ricardo,

            Trata-se de uma caixa acústica moldada na lateral do porta malas, fabricada com MDF e fibra, que proporciona encaixe sob medida. Não é a melhor opção, mas pra quem não pode perder espaço rende um resultado legal sem perder muito espaço.

            Tenho minhas dúvidas, mas se realmente sentir falta dos falantes traseiros sugiro colocar um par de coaxiais simples, ligados diretamente no Player.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser algum indicação de equipamentos fico a disposição.

      • Vitor Lima

        Boa noite Ricardo,

        Como irá usar o player original, dependendo do amplificador que escolher vai precisar de dois conversores RCA, um para kit 2 vias e outro para o Subwoofer. de uma olhada no CVR 4.0 RMT da Corzus, mas há outras marcas/modelos no Mercado.

        O kit 2 vias poderia ser um Audiophonic KC 6.2, Bravox CS 60D ou ainda NAR 600-CS-2. Todos bastante semelhantes e na mesma faixa de preço.

        Opções de amplificador 4 canais são o que não faltam no nosso mercado, algumas das opções que recomendo são F400M, Banda Voxer 2.4 e Corzus HF 404.

        Nessa faixa de potência a melhor opção, na minha opção é o NAR 1004-SW-1. “Bate” muito bem em caixa selada, ocupa menos espaço por conta da pouca litragem exigida pela fabricante (cerca de 21L).

        Seguindo nessa linha não tem erro, lhe asseguro que o resultado no interior do Novo Palio ficará muito bom. Um som bastante equilibrado e sem exageros na potência, que ocupa relativamente pouco espaço.

        Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  40. Anonymous

    Primeiramente parabéns, obrigado por compartilhar esse conhecimento poucas pessoas manjam muito assim e passam adiante.
    Bom vamos lá..To comprando um palio já com a preparação para som.
    Por falta de grana to querendo gastar uns R$1200 com o som, sendo que to com a intencao de comprar um pioneer DEH-8450BT. Não sei que o fato de colocar amplificador/mexer com a fiação poe em risco a garantia do carro, entao queria um projeto básico porem aceitável.
    Será que isso é possível? O que você recomenda?

    Obrigado!
    []s
    Gustavo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Gustavo,

      Peço desculpas pela demora. Agradeço pelos elogios, de que serve o conhecimento se não podemos passá-lo adiante?

      O orçamento que mencionou inclui a compra do Player? Da preferência por um Som de Qualidade no interior do veículo ou pensa em abrir o porta malas e “animar um churrasco” no final de semana (Som pra Fora)?

      O Player que mencionou me parece uma boa opção, contudo, no mesmo valor (estou me baseando no ML) acredito que o Kenwood X595 seria uma opção ainda melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Gustavo

        Olá Vitor,

        O orçamento de R$ +- 1200 inclui o player. Quero um que tenha bluetooth, SD + USB. Escolhi a marca Pionner por todos falarem bem dela, mas aceito outras sugestões.
        Quero um projeto voltado para qualidade interna, não pretendo colocar o Sub porque utilizo muito o porta-malas.
        Não gostaria de mexer na fiação e amplificador, pois ouvi dizer que pode afetar a garantia. Isso procede?
        Enfim, será que alterando somente o player + falantes consigo um som de qualidade?
        Mais uma vez obrigado!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Gustavo,

          Os produtos da Pioneer são ótimos, mencionei o Kenwood pelo melhor custo benefício, mas não te atende seus requisitos. Outras opções com tais características são Pioneer 6480BT ou ainda o Kenwood 6048BT.

          Quanto a garantia da parte elétrica, a perda se caracteriza somente se alterar (cortes/emendas) a fiação original do veículo. Utilize um chicote adaptador universal para ligar o Player a parte elétrica do veículo e não terá qualquer problema.

          Pra ter um bom rendimento das frequências Graves o Subwoofer é indispensável, veja que a questão do espaço é resolvida rapidamente com uma Caixa Lateral ou ainda a instalação com Plugs.

          Em todo caso, acredito que um bom kit 2 vias na dianteira e um amplificador 2 canais já vão render um resultado legal no interior do veículo. Uma boa combinação e que cabe no seu Orçamento seria um kit 2 vias NAR Audio, modelo CS-2, e um amplificador SounDigital SD250.2.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  41. Anonymous

    Vitor, parabéns pelo espaço e pela dedicação em responder os comentários.. Estou precisando das suas dicas. Vou pegar o meu novo palio sporting essa semana sem som.
    Não sei quais alto-falantes colocar nas portas. Inicialmente quero um som ambiente de qualidade. Futuramente penso montar um caixa bacana, isso mais pra frente. Não tenho interesse de colocar som no tampão só nas portas…
    Quero comprar um dvd retratil com usb e tela sensível ao toque,
    Quais alto-falantes colocar nas portas?
    Vou precisar de módolo para ter um som de qualidade com os altos na portas?
    objetivo: qualidade investimento: até 2000,00

    Obrigado pela atenção… Forte abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Amigo,

      Peço desculpas pela demora. A compra do DVD Player está inclusa no valor a ser investido? Ou devo considerá-lo somente para os demais equipamentos (alto falantes, amplificador, subwoofer, etc)?

      Pra não se preocupar, por enquanto, com o sistema de alimentação original. Acredito que um kit 2 vias intermediário, amplificador 4×100 watts (RMS) e um Subwoofer com no máximo 200 watts (RMS) de potência já irá render muito bem no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso lhe indicar alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida com relação ao Projeto de Som fico a disposição.

      Comentar
  42. Anonymous

    Boa tarde,

    comprei um palio sporting com kit evolution 2 e comandos no volante e não gostaria de trocar o player. Gostaria de algumas ideias parar um orçamento de ate 1000 reais para montar um som bacana. Não gostaria de perder o porta malas também, apenas quero um som de qualidade para o interior do carro e no máximo para fazer um som num churrasco de amigos, nada demais! Gostaria de saber tudo o que preciso pois nao manjo nada de som, e se da pra ficar um som bacana mesmo sem trocar o player que ja vem no carro.
    Aguardo as dicas. obrigado desde já!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Amigo,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, veja que não é possível fazer um Projeto de Som de qualidade interna e externa sem investir um bom $$$.

      É importante avaliar se o foco deve ser um Som pra Fora, pra “animar o churrasco” no final de semana, ou qualidade sonora no interior do veículo para o dia-a-dia.

      Como mencionei em postagens anteriores o Player original não é uma referência em Qualidade, mas só pense em trocá-lo se realmente o estiver incomodando.

      Pode ser até que um simples par de 6×9 bem amplificado satisfaça a questão do Som pra Fora, porém na contra partida você “empobrece” a qualidade no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra que possa lhe sugerir alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  43. Antonio Pedro

    Olá! gostaria de saber o seguinte: tenho um Novo Palio que veio com os auto falantes de fábrica, ai comprei um Sony MEX-BT3907U. A pergunta e a seguinte: posso colocar 2 6/9 na tampa traseira do porta malas? vai ficar legal?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Antonio,

      Isso vai depender um pouco das suas preferências. Antes de tudo, da preferêcnia por um Som Interno e de qualidade ou pensa em abrir o porta malas e fazer um Som pra Fora?

      Veja que os falantes 6×9″ são famosos por “teoricamente” melhorar os Graves, mas não é bem assim. Há apenas 1 falante pra reproduzir Médio Graves e Médios, para 2 ou 3 falantes que trabalham basicamente com Agudos, tornando o Som no interior do veículo um tanto estridente. Na contra partida são simples e com boa resposta com o porta malas aberto, se for este o caso.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  44. Vinicius

    Boa tarde.

    Tenho o novo palio com som original mas gostaria de estar melhorando o sistema.

    A idéia é a seguinte:

    DVD Philco pca 640 (ele é bom; tem alguma referência?);
    Na frente: Hurricane DR1.6 DOMINATOR Kit Componente 2 Vias 6″ 65WRMS 4 Ohms;
    Nas portas traseiras: Audiobank Kit Componente 2 Vias 5″ PC5.2 80WRMS (O PAR);
    Caixa Lateral de Fibra Reforçada com Audiobank Subwoofer QS600 10″ 300WRMS 4 Ohms
    Taramps Amplificador TL-600 2x85WRMS 2 Ohms para as portas traseiras e Hurricane Amplificador Mosfet HA4.160 4 x 160WRMS 02 Ohms pro sub (2 saídas em bridge) e portas dianteiras.

    Minha intenção é ter um som bom mais pra dentro, mas que se abrisse o porta mala pra escuta de boa também não sairia feio, e sem perder porta mala, pois costumo viajar. Não entendo muito por isso aceito sugestões. Essa caixa lateral pode ser encontrada no seguinte link:

    http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=680{9}1009{4}234{14}295{35}636{3}906

    Tenho dúvidas se esse sub está corretamente dimensionado para essa caixa; e se é necessário duto na mesma.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Vinicius,

      Peço desculpas pela demora. Uma missão bastante difícil de atender, os equipamentos mencionados vão render muito bem no interior do veículo, na contra partida o Som pra Fora será prejudicado.

      Ainda não tive contato com o DVD Philco, também não encontrei muitas referências/opiniões, não sou a melhor pessoa pra falar desse modelo. A ficha técnica não diz muito, mas vale alertar que ele não possui 180 watts como alguns magazines têm divulgado. O que você espera do seu novo Player? Eu particularmente gosto da entrada USB e o PCA640 só tem Mini-USB.

      Já possui algum dos equipamentos mencionados? Não recomendo usar kit 2 vias na dianteira e traseira, no máximo um par de coaxiais atrás. A interferência dos falantes traseiros sob os dianteiros empobrece o palco sonoro e reduz bastante a eficiência do sistema.

      Sugiro ficar somente com o kit 2 vias na dianteira e o Subwoofer no porta malas, ligados no amplificador 4 canais Hurricane. Seu Projeto de Som será muito mais eficiente em termos de reprodução e consumo de bateria.

      Acho difícil uma Caixa Lateral chegar no mesmo resultado de uma Caixa convencional, recomendo usá-la somente em último caso. O SUB QS600 exige uma Caixa Selada de 26L ou Dutada de 32L, dei uma olhada no link e não há detalhes quanto as características do duto, se for possível peça uma Caixa Selada que atenda a litragem recomendada.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou precisar de alguma indicação fico a disposição.

      Comentar
      • Vinicius

        Bom dia Vitor.

        Como disse costumo viajar com o carro por isso a preferência por caixa lateral…sei que perco em qualidade mas é a opção viável no momento. Pela litragem dessa caixa acredito que a mesma possa suportar esse sub. O dvd eu já tenho (esse mesmo com mini-usb…to pensando em trocar esse dvd por um melhor e pago a diferença…ele ainda tá na caixa então não sei a qualidade do mesmo). Já para as portas traseiras qual você recomenda então?
        Prefiro um som de qualidade mesmo para dentro então acho q estou no caminho certo.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Vinicius,

          Com toda certeza está no caminho certo pra ter um Som de Qualidade.

          Para as portas traseiras sugiro o Bravox CX50B, lembre-se de ligá-los diretamente no Player. Mantendo o controle do fader e minimizando a interferência sobre os falantes dianteiros.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição. Depois de instalados, se puder, deixe suas impressões aqui no Blog sobre os equipamentos.

          Comentar
          • Vinicius

            No caso para as portas traseiras pensei em usar um aplificador para elas o Taramps Amplificador TL-600 2x85WRMS 2 Ohms…não é melhor do que ligar diretamente os coaxiais ao aparelho?

          • Vitor Lima

            Boa tarde Vinicius,

            Na verdade não, pra ter o melhor rendimento do palco sonoro todo Som deve vir da dianteira, proporcionando a sensação de estar de frente para um Show. O estéreo vindo da traseira empobrece essa sensação acústica, apesar de agradar os passageiros do banco traseiro. Ao ligar os falantes diretamente no Player, devido a menor potência, minimiza a interferência destes sobre os dianteiros.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          • Vinicius

            Mudança de planos Vitor. Estarei indo em breve para o Paraguai. O que você sugere para comprar lá? Lembrando que a configuração ficou a seguinte: kit 2 vias 6″ dianteira; coaxial 5′ traseira; sub 10″ com caixa lateral.

          • Vitor Lima

            Bom dia Vinicius,

            Peço desculpas pela demora. Sugiro manter essa configuração, mas com equipamentos de marcas como Rockford Fosgate, MTX e Kicker para os alto falantes e Subwoofer.

            Se for adquirir também o player, de preferência por Kenwood ou Clarion e caso não as encontre Pioneer é sempre uma boa opção.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida fico a disposição.

          • Vinícius

            Vitor boa noite. Acabei de adquirir os equipamentos, a única diferença é que acabei optando pelo sub MTX RT-1204 de resto mantive: dvd philco, kit 2 vias hurricane dominator 1.6; coaxial bravox cx50b, amp hurricane ha 4.160 e caixa lateral (que por sinal ficou excelente o encaixe, recomendo a Leosound). Gostaria que você me ajudasse na seleção dos cabos para ligação dos equipamentos.

          • Vitor Lima

            Bom dia Vinícius,

            No que diz respeito a cabos de alimentação, dos alto falantes e subwoofer, sugiro ler a nossa matéria Como dimensionar os Cabos do seu Projeto de Som.

            Com relação aos RCA’s com bom custo x benefício, sugiro procurar pelos cabos da Stetsom. O tamanho depende de onde o Amplificador será instalado, no porta malas o de 5m é ideal.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida no dimensionamento dos cabos fico a disposição.

      • Vinícius

        Olá Vitor li suas matérias mas confesso que ainda fiquei confuso pois sou muito ruim nesta área de elétrica.

        A saída RCA vou usar onde? Esse amp é classe AB correto?

        Poderia explicar quanto de cabo necessário comprar, como é a ligação e a seção dos mesmos? (sei que to pedindo muito né, mas você sabe lojas em Santos/SP confiáveis para a instalação?)

        Cara muito obrigado por toda a ajuda até hoje.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Vinícius,

          Peço desculpas pela demora. Acredito ser um classe AB sim, pois a máxima de consumo é de aproximados 80A (só para o som, seria interessante uma de pelo menos 100A).

          Quanto a saída RCA, provavelmente é especial para Subwoofer, logo, devemos conectá-la ao Amplificador Hurricane nos canais destinados ao Bridge.

          Se o amplificador for instalado no portal malas, será preciso: 10m de cabo 21mm para positivo e negativo e 5m de cabo 0,5mm para o Remote (acionamento do amplificador). Um cabo RCA de 5m, para conectar o player ao amplificador. E finalmente de 12 a 15 metros de cabos 2x2mm para os alto falantes das portas e 2m de cabos 2x4mm para o Subwoofer.

          Do player vão sair o cabo RCA e os fios das saídas dianteiras para o amplificador e dele para os falantes dianteiros e subwoofer. Os falantes traseiros vão usar as saídas traseiras de fio do DVD Philco, pra não perder o controle do Fader.

          Importante, cabos de sinal (RCA e hi-input) do player devem passar pelo centro ou lado oposto aos cabos de alimentação do amplificador.

          Pessoalmente não conheço nenhum instalador em Santos, mas talvez a Evolution na Av. Senador Feijó, 549 seja uma boa opção.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
          • Vinicius

            Olá Vitor desculpe pela demora.

            Fiz a instalação do sim no local indicado. Ficou muito bom! Em compensação o DVD Philco carece de MUITOS controles, deixando assim muito a desejar.

            Pretendo estar trocando tão logo quanto possível o DVD, sendo assim além da linha Pionner qual você indicaria?

          • Vitor Lima

            Boa noite Vinicius,

            Peço desculpas pela demora. Fico feliz que tenha gostado, como foi o serviço na Loja? Assim posso indicá-lo a outros leitores do Blog – é sempre bom ter uma referência.

            Atualmente há dois modelos Pioneer disponíveis, são eles: AVH-5480DVD e o AVH-P6380BT Ayrton Senna. O primeiro, mais simples e acessível, conta com boa gama de funções e 2 saídas RCA. O segundo está um nível acima e conta com três saídas RCA.

            Se possível, nos mande algumas fotos e suas impressões sobre os equipamentos e até mesmo a Loja, pra fazer uma matéria aqui no Blog.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Vinicius

            Olá Vitor.

            Qual a melhor maneira para enviar as fotos?

            Bom com relação ao kit 2 vias ele realmente tem um excelente custo-benefício mas devido ao DVD o som ficou um pouco mais abafado do que o original em volumes mais baixos; quando você aumenta nota-se que o som está bem dimensionado;
            Os coaxiais complementam a acústica, boa qualidade também;
            A caixa lateral com o sub são o destaque. A caixa fica perfeita no carro e perde-se muito pouco espaço, o sub da MTX é um espetáculo a parte. Detalhe que algumas frequências fazem a caixa vibrar consideravelmente (causado pela falta de controle do DVD), mas no geral é excelente.
            O módulo empurra tranquilamente o som, mas como disse anteriormente falta regulagem.

            Com relação a loja não acompanhei a instalação então não sei bem como ficou tudo mas repassei todas as informações que você disse. A adaptação no painel ficou bem legal e eles só trabalham parafusando a caixa lateral, mostrando o lado profissional, porém em nenhum momento indicaram algum tratamento na caixa (nova camada de fibra ou inserir manta acústica afim de melhorar o desempenho), fato que senti falta pois todas as lojas que fui perguntaram sobre estes itens. No geral acredito que só poderei avaliar melhor após a troca do DVD.

          • Vitor Lima

            Boa noite Vinicius,

            Peço desculpas pela demora. Pode mandar as fotos para contato@ntrixsound.com.br, se estiverem em alta resolução pode mandar mais de um e-mail.

            Agradeço pelas primeiras impressões, à medida que trocar o DVD e fazer os acertos no sistema reunimos todas as informações e fechamos a matéria.

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo as fotos e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  45. murilo

    boa tarde vitor Lima,
    comprei um palio sporting sem o som,deixei para montar um som bacana pretendo gastar uns R$1.200,já comprei um dvd pioneer e queria saber se os alto falante selenium(6tr4a) 120w d potencia e(5tr4) 100 w cabem no palio e se sai um som bom dentro do carro,já no fundo vou por uma caixa selada com um sub,uma corneta e um thiter..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Murilo,

      Acredito que sim, trata-se de linha “Universal” da Selenium. Os falantes triaxias são simples e de bom custo x benefício, cumprem o seu papel ao sonorizar o interior do veículo.

      Sugiro considerar também um kit 2 vias de entrada na dianteira, a qualidade e o palco sonoro que este proporciona tem um rendimento bastante superior.

      Pelo que descreveu pretende abrir o porta malas e “animar um churrasco”, certo? Se for este o caso, acredito que a Caixa Dutada tenha um rendimento melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso lhe indicar alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  46. murilo

    Boa Tarde Vitor Lima!!
    isso mesmo animar um churrasco t otimo para mim.nssa s puder m indicar alguns equipamentos seria otimo,iria muito m ajudar.no mais agradeço as dicas e os comentarios..obrigadoo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Murilo,

      Considero que dispõe de aproximados R$ 1.000,00 para o Mini Trio, pois o restante do valor será destinado aos falantes das portas. Como deseja algo simples, acredito que um Subwoofer + Driver e Super Tweeter seja suficiente.

      Uma opção de Caixa “Pronta” é a CXP 12 Trio da Falcon que, apesar de não ser muito potente tem agradado nossos clientes. Com esta Caixa poderia usar, por exemplo, o Falcon F400M, Corzus HF 404, Taramps TS400X4.

      Se da preferência por escolher os equipamentos, há muitas opções de diferentes Marcas. Driver e Super Tweeter, por exemplo, recomendo respectivamente D200 e ST200 da Selenium, procure também por Eros, Hinor e Oversound.

      Do mesmo modo, o Subwoofer poderia ser Bomber Upgrade, Bravox Bravo, Pioneer TS-W309, Magnum Rex, dentre muitos outros. Sendo os citados opções com bom custo x benefício e com bom rendimento para dentro e para fora. Seria interessante investir também em um Woofer, mais eficiente nas freqüências Médio-Graves, mas para manter o Projeto de Som simples o Subwoofer basta por enquanto.

      Quanto a amplificação, depende bastante dos equipamentos que escolher, pois será preciso um ou mais amplificadores que dêem conta de todos os falantes (Driver, ST, Subwoofer). Diga qual das idéias acima mais o agrada e continuamos falando do seu Projeto de Som.

      Obrigado pelo seu comentário, e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  47. Guilherme

    Boa Noite Vitor,

    Primeiramente, gostaria de dizer que sou frequentador desse blog e acho ele realmente fantástico!
    To com um palio sporting e to querendo montar um som potente nele, e irei trazer tudo dos EUA, gostaria que você me ajuda-se com isso, pois tenho pouca noção do assunto, pesquisei por marcas como Alpine, Kenwood, MB Quart, Rockford Fosgate, e gostaria de uma coisa voltada pro Sound Quality… Sei que devo focar em kit 2 vias e coaxiais na parte de trás, um sub de 10, pois quero algo forte, mas não tão contudente…
    Se você puder me dizer o que exatamente comprar, ficaria muito agradecido…
    Meu carro tem apenas pre-disposição para o som, tenho que comprar o aparelho tbm… pensei em um pioneer, ou alpine…

    Obrigado,
    Guilherme

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Guilherme,

      Já que pretende trazer os equipamentos dos EUA tenha especial atenção ao limite de $500 por pessoa, imagino que não pretende trazer somente equipamentos de Som Automotivo. Quanto ao Projeto de Som, dispense os falantes coaxiais e compre um kit 2 vias melhor, pois asseguro que não farão falta.

      Quanto está disposto a investir? Não podemos assegurar de que irá encontrar exatamente marcas/modelos que eu recomendar, por este motivo, além das marcas/modelos vou lhe sugerir quais características procurar, daí em último caso poderá trazer algo no mínimo semelhante.

      Considere Alpine, Clarion, Kenwood para o CD Player, de preferência pelos modelos com 3 saídas RCA com 4 ou ainda 2 Volts (Na “gringa” são conhecidas como “pre output”), assim será possível controlar alto falantes dianteiros, traseiros e Subwoofer individualmente. Veja alguns modelos que selecionei: Alpine CDE-HD137BT, Clarion CZ702, Kenwood KDC-X596.

      As opções de alto falantes são muitas, tenha em mente marcas como Alpine, Focal, Helix, DLS, Polk Audio e até Kenwood se for o modelo Top. É difícil sugerir algo sem saber exatamente qual o seu limite de investimento, em todo caso seguem alguns modelos que recomendo: Kenwood KFC-X1730P, Focal Access 165, Alpine SPR-60C, HELIX Esprit E62C.

      Não da pra falar de Subwoofer sem mencionar JL Audio, tenha em mente também Alpine e Rockford Fosgate (Linha Punch, P1 ou P2 pelo menos). Seguem algumas sugestões: Rockford Fosgate Punch P1S4-10, Alpine SWR-1023D, JL Audio 10W1v2-4.

      O amplificador, antes de tudo, precisa dar conta do Subwoofer, então seguem algumas sugestões para os equipamentos que mencionei: Alpine MRX-F65, Rockford Fosgate Punch P500-4. Há outras opções de 4 canais de outras marcas, como MB Quart, DB Drive, Kicker, MTX, procure por um modelo com no mínimo 100 watts (RMS) por canal e que tenha filtros LPF e HPF variáveis que possibilitam uma boa gama de ajustes.

      Aproveite também e compre os Cabos RCA, procure pela Knuconceptz e Monster Cable. Vale a pena também procurar os Kit’s prontos, como da Rockford Fosgate, que já incluem os cabos de energia, dos alto falantes, disjuntor, dentre outras miudezas.

      Bom, de uma pesquisada nos preços, veja se cabe no seu orçamento e me diga se exagerei um pouco, se está bom ou até se tem uma folguinha pra pegar equipamentos melhores.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Guilherme

        Vitor,

        Obrigado pelo fantástico comentário, você me ajudou muito com ele… fiz uns cálculos aqui e vi que dá mais ou menos 900 dolares se eu comprar tudo da serie da Alpine, achei até uma boa, mas pretendo gastar uns 700 dolares, talvez mais, mas de inicio seria apenas isso mesmo…

        Queria saber outros aparelhos, a principio com bluetooth, achei apenas o da Alpine, que é muito bom, porem, muito caro, queria saber também, dentre aqueles subwoofers que você falou, qual seria o melhor deles? Pois vi que variam em 4 ohms e 2, e não entendo nada disso.

        Queria saber também se nos kits 2 vias, tanto da kenwood excelon, tanto o da alpine, vem com tweeter e crossover, e qual seria o melhor, entre eles. E de amplificador, só seria adequado algum daqueles dois (Alpine, Rockford Fosgate)? Achei ambos fantásticos, mas é o que é mais caro por lá…

        Você mencionou também a compra dos cabos RCA, ou até talvez o kit completo da Rockford Fosgate, gostaria de ter algum especificação deles, para comprar, compativel, com esse som que você me passou…

        Outra coisa, gosto muito de utilizador o meu Iphone no som, gostaria de saber se o aparelho de som, tem a disponibilidade de entrada de um cabo proprio para carregar e transmitir músicas e se o bluetooth é compativel com o Iphone 4S.

        Seria necessario algum capacitor? Ou alguma preocupação com a bateria do meu carro?

        Qual tipo de trabalho de instalação seria o mais adequado para eu utilizar no meu carro?

        Tem algum e-mail que eu possa me contactar contigo?

        Grande Abraço!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Guilherme,

          Com relação ao Player, o mais próximo do modelo comercializado no Brasil é o Kenwood KDC-BT652U e da Clarion, apesar do designer não me agradar, é o modelo FZ502. Se não me falha a memória todos os modelos mencionados possuem o Pandora, para controle através do iPhone e a conexão é feita através da entrada USB frontal.

          Eleger qual o melhor kit 2 vias não é tarefa fácil, todos os modelos são ótimos e acompanham tweeters e crossovers. No seu lugar eu ficaria entre o Focal e o Kenwood, principalmente pela variedade de ajustes do Crossover.

          Como havia dito que gosta de Graves fortes, me concentrei no Subwoofer e conseqüentemente tive de buscar amplificadores compatíveis. Pensei no orçamento proposto e pra não extrapolar o consumo, mantendo a bateria original, acredito ser melhor mudar ambos.

          Conheço uma variedade de marcas/modelos de amplificadores “gringos”, mas não tive contato com a maioria e não seria a melhor referência. Os modelos que mencionei são de marcas tradicionais e que recomendo, e acredite ainda não são os modelos Top.

          O amplificador deve ser classe D, com 4 canais e algo em torno de 100 watts (RMS) em 2 Ohms de impedância. Assim os alto falantes receberão aproximados 50 watts e o Bridge (Ponte) será de 200 watts para o Subwoofer.

          O Subwoofer que escolher deve ter algo próximo de 200 watts (RMS) de potência e, obrigatoriamente, bobina simples de 4 Ohms ou bobina dupla de 2 Ohms (Na “gringa” são conhecidos como “voice coils”) pra casar com a impedância do amplificador.

          Os kits de cabos que havia mencionado, a exemplo da RF, são estes Rockford Fosgate, contudo, são muito específicos e talvez seja melhor deixar sob responsabilidade do instalador.

          Ainda quanto a instalação, tratar ao menos as portas com manta asfáltica seria interessante. Além de manter a originalidade do veículo, aumentaria significativamente o rendimento dos mid’s.

          Nosso e-mail é contato@ntrixsound.com.br e o nosso site é http://www.ntrixsound.com.br.

          Obrigado pelo seu comentário, é bastante informação pra digerir e se ficar alguma dúvida a respeito fico a disposição.

          Comentar
  48. Maumau

    Prezado Vitor.

    Estou aguardando a chegada de meu Palio Sporting, o qual optei sem o som original.

    Gostaria de vossa orientação em montar um som sem sub, utilizando somente falante nas portas, porém um som com muita voz para que o barulho do vento dos vidros abertos não o cubra.

    Pretendo gastar em média de R$ 1500,00.

    Gostei do aparelho DVD Pioneer DVH8480avbt, o q acha?
    Acha q devo colocar módulo (potência) ou sem vai bem tb.
    olhei o Banda 2.4 voxer 360 rms.

    Na dianteira, pretendo colocar kit duas vias, o q acha do Braxox? q potência rms deve ter?

    E nas traseiras o q usar, coaxial?

    Fico no aguardo.

    Att.

    Mauricio

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Mauricio,

      Antes de tudo, o que espera do Player? Qualidade Sonora, Conectividade, Navegação e Multimídia, etc.

      Já li algumas criticas em relação a qualidade sonora do modelo mencionado, que deixa a desejar até mesmo se comparado a outros modelos da Pioneer.

      Por que a restrição com relação ao Subwoofer? Custo, espaço ou algum outro motivo específico? Pretende adicioná-lo futuramente?

      Sem dúvida o amplificador contribui bastante, uma vez que a maioria dos players (independente da marca/modelo) tem potência entre 20 e 25 watts (RMS).

      Gosto do custo x benefício da Bravox, e no seu caso sugiro o CS 60D na dianteira. Lembre-se de direcionar muito bem os tweeters e se for possível coloque os mid’s em pezinhos e não nos locais originais.

      Acredito que tais medidas contribuam pra que o resultado, mesmo com os vidros abertos, seja satisfatório. Visto que a interferência de sons externos será muito maior com os vidros abertos.

      Se usar alto falantes nas portas traseiras o Banda Voxer 2.4 é uma boa opção, caso contrário, será preciso partir para um amplificador 2 canais somente para o kit 2 vias da dianteira.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir os demais equipamentos.

      Comentar
      • Mauricio

        Olá Vitor, obrigado pela atenção disponibilizada.

        Busco um DVD player com qualidade sonora. Q modelos indicaria?

        Pretendo manter a originalidade do carro, sem muitos furos, por essa razão utilizarei os locais originais de falantes.

        Kit 2 via na dianteira, vou aceitar sua indicação Bravox CS60D 140W, ele é 6″ ou 6,5″?
        mas pretendo instalá-los nos locais originais.
        (médios nas portas e tweeters nas colunas.

        Nas portas traseira, notei q indica o Bravox CX50B, 120w, também vou aceitar sua sugestão.

        Se colocar o módulo Banda 2.4 Voxer 360 RMS, devo ligar todos os falantes nele, certo? descartando a potência do player. Tais falantes aguentarão?

        Att,

        Mauricio.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Mauricio,

          Peço desculpas pela demora. Sugiro partir para um bom DVD Player Retrátil, desse modo mantém o padrão 1 DIN e, ao mesmo tempo, há ganhos em qualidade e até em funções.

          Veja que os DVD’s de 1 DIN, com telas entre 3 e 3,5 polegadas, dificilmente terão a qualidade sonora dos CD Players convencionais. O foco é diferente, onde antes era considerada somente a qualidade sonora, agora passa a ser o custo x benefício atrelado a qualidade de imagem.

          Quanto está disposto a investir no Player?

          O 2 vias Bravox é de 6,5 polegadas, no entanto, acredito que não será necessário fazer qualquer alteração ao instalá-lo nos locais originais do Novo Palio.

          O Banda Voxer 2.4 é uma boa opção e, visto que trabalho com algo próximo de 45 watts (RMS) por canal, a potência aplicada nos alto falantes será até menor que a recomendada.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Mauricio

            Olá…

            Montei o som com DVD Pioneer Retrail com Bluetooth.

            Bravox cs60d nas portas dianteiras.
            Comprei Bravox CS50b para as portas traseiras, mas não coube.
            As portas traseiras são de 6 polegadas como as dianteiras, daí na pressa o montador acabou colocando um triaxial roadstar de 6.

            Tudo ligado no Banda 2.4 voxer.

            Sinceramente não gostei do som, não pelos Roadstar, mas o kit duas vias parece não aguentar, trabalha no limite em baixo volume.

            O q acha q ficou errado, o montador queria montar tudo quadriaxial pioneer, diz q ficaria melhor.

            Abração,

            Mauricio.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Mauricio,

            O primeiro passo é me enviar uma foto da instalação dos falantes no amplificador Banda, já vi e inclusive tem algumas matérias aqui no Blog, com erros de instalação com o Voxer 2.4. Qual o modelo do DVD Pioneer?

            O instalador justificou porque os falantes de 5″ não couberam? Recomendo estas medidas, e até o próprio CS 50B, a bastante tempo. Respondi um comentário a poucas horas de um leitor extremamente satisfeito com seu Projeto de Som, usando um CS 60B da Bravox e não acredito que um quadriaxial, independente da marca, seja melhor que um kit 2 vias.

            Seria arriscado concluir algo sem mais informações, o que quer dizer com o 2 vias Bravox trabalhando no limite?

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e as fotos da instalação pra entender e ver o que podemos fazer a respeito.

  49. Jonas

    Boa tarde Vitor,

    Tenho um Palio Attractive com predisposição pra rádio e um amigo meu também comprou um só que com o rádio de série já instalado. Só que ele acabou trocando o rádio e me vendendo o aparelho. Fui instalar no meu carro mas a única mensagem que aparece é “no can network”, sem ao menos pedir o código. Lhe pergunto se sabe me dizer se é possível instalar pessoalmente esse aparelho ou essa instalação só é feita nas concessionárias?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Jonas Leite

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Jonas,

      Pesquisei a respeito e minhas suspeitas se mostraram corretas. Por se tratar de um player original, este deve ser conectado ao computador de bordo do veículo.

      Se não a concessionária, ao menos uma boa instaladora poderá resolver este problema. Pois não há padrão de cores quanto aos fios ou até os pinos que os cabos da Rede CAN devem ser conectados.

      Se deseja fazer a instalação pessoalmente, encontrei um tutorial no Autofórum que pode ajudá-lo.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  50. Daniel

    Vitor, boa tarde.

    Estou montando um som novo para meu Palio Sporting, voltado para qualidade de som e estou tendo algumas dúvidas, como qualquer leigo. Pergunto-lhe:
    – Existe problema em adquirir um sub Rockford P2D2 8′ 2+2 ohms, se meu módulo manda 4 ohms em bridge? Estou entre esse sub e o slim TS SW2501S4 da Pioneer, porque não quero “matar” o porta-malas e esses subs ocupam relativamente pouco espaço em caixas seladas.
    – Tenho em casa um par de 6X9, que usava no meu outro palio para, de vez em quando, curtir um som com o porta-malas aberto. Já ouvi que os 6X9 são incompatíveis com um projeto voltado para a qualidade de som… O que devo fazer? Instalo eles assim mesmo, em uma tampa nova de MDF, talvez regulando-os para que não “gritem” muito?
    – E, por fim, o kit duas vias. Vale a pena comprar só dois alto-falantes de 6′ ou 6,5′ e manter os tweeters originais, ou compro tudo novo? Tenho receio que o instalador não faça um bom trabalho na coluna, pq ao que me parece, tem que abrir toda a forração ao redor para trocar os tweeters.

    Agradeço a atenção.
    Daniel

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Daniel,

      Muito pelo contrário, com o RF P2D2 e suas bobinas associadas em série, terá exatos 4 Ohms de impedância final.

      Eu particularmente não gosto do rendimento dos subwoofers Slim, recomendo o Sub de 8″. Arriscaria até mesmo um Subwoofer de 10″, em caixa selada com não mais que 22L o espaço ocupado seria pequeno.

      Quando o assunto é qualidade, todo o estéreo deve vir da dianteira do veículo, que proporciona o palco sonoro. A menos que seja possível desligar os 6×9 enquanto o porta malas estiver fechado, recomendo usar somente o kit 2 vias na dianteira.

      Sugiro que deixe o veículo aos cuidados de um bom instalador e tenho certeza de que não terá qualquer problema.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  51. Alexandre Lira

    Comprei um Palio Atractive 1.4 sem pré disposição para som.Vou usar 4 alto-falante que instalarei nos locais originais nas portas, o problema é que a fiação que veio instalada no carro, possui um conector na ponta que só é encontrado nos kits originais. Pode me dizer como instalar sem perder a garantia do carro.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Alexandre,

      O único conector que conheço é o 16 vias universal, que deve ser conectado ao CD Player. Se for este o caso, basta adquiri-lo pela internet ou na própria concessionária.

      Lembre-se, só se perde a garantia da parte elétrica ao fazer qualquer corte ou emenda na fiação original.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  52. JP

    Vou pegar o novo palio sem som tambem estou pensando em colocar na dianteira Pioneer TS1330BR e na trazeira TS A6994s e um modulo Pyramid super pro 1000w.
    Qual player voce me sugeri? será se o som ficará bom?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde JP,

      Antes de tudo, os falantes dianteiros do Novo Palio são de 6″, logo, o modelo correto seria o TS-1730BR.

      O que espera do seu Player, quais as funções que são indispensáveis? Precisa de USB, Bluetooth, SD Card? Quanto pretende investir no novo Player?

      Gosta de som de qualidade interna ou da preferência por abrir o porta malas e animar um churrasco? Eu particularmente não gosto dos falantes 6×9, mas antes de lhe sugerir algo preciso conhecer suas preferências.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
      • JP

        Prezado Vitor

        Pretendo gastar por volta de 400 a 600 no player e em todo o equipamento na faixa de 1,5 a 2 mil.
        Meu som era um pioneer DEH-3UB, não necessito de muita coisa, modelos similares a esse está bom.
        Quanto onde vou usar, pretendo uma boa qualidade interna e abrir a mala para pequenos churrascos, pode ate ser uma opção uma pequena caixa que possa ser removida em caso de viagem, mas não quero ficar só com auto dianteiros, queria algo na tampa trazeira.

        Comentar
  53. Mauricio

    Prezado Vitor, agradeço sua enorme disposição para conosco,os leigos…

    O aparelho DVD q comprei foi o AVH-P6380BT (Pioneer).
    O instalador informou que o espaço das portas traseiras são para 6 polegadas, visto que o Bravox CX50b de 5 ficou pequeno impossibilitando sua correta fixação.

    Ele ligou o módulo de 360w rms, utilizando 4 canais de 90w rms cada, ou seja um canal para cada porta, será q ficou muito para os falantes.

    O kit 2 vias Bravox CS60B utilizado nas portas dianteiras, parecem estar trabalhando no limite, bate parecendo q pode estourar, por isso não estou abusando do volume, até resolver esse impasse.

    Estou providenciando a foto para enviar,mas com envio a vc.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Mauricio,

      O endereço pra enviar as fotos é da nossa Loja contato@ntrixsound.com.br.

      Faça o teste, atenue o “fader” do DVD Pioneer todo para a dianteira e veja se somente os falantes dianteiros estão tocando. Se todos os falantes ou nenhum tocar é certo que houve erro na instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo as fotos e suas considerações quanto ao teste e se tiver alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  54. Marcio Costa

    Vitor boa noite.

    Por favor, estou comprando um Palio Sporting 2012 sinceramente eu queria sem o som, mas o único da cor que eu queria que tinha na loja possui o Kit Evolution 2 eu já tenho o som do meu carro antigo, a minha pergunta é?

    Sabe quanto custa a moldura do painel para eu poder usar meu som antigo?
    O som original ficaria bom se eu adicionasse a ele um bom módulo?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Marcio,

      Quanto ao valor, acredito que deve ficar entre 70 e 80 reais somente a moldura, mais o valor da mão de obra do instalador.

      Com o amplificador o rendimento melhora, mas dependendo do player que possui, não é a mesma coisa. O seu Novo Palio possui controles no volante? Acredito que este é o único ponto que deve levar em conta antes de trocar o Player original por um de sua preferência.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Marcio Costa

        Vitor, muito obrigado pela ajuda!

        O player é o de fabrica mesmo, com mp3, usb e bluetooh você sabe se ele tem 4 saidas?

        Estou bem propenso a trocar o som, mas para falar a verdade, não queria mexer nos itens originais do carro, por isso a dúvida se com um bom módulo melhoraria o som claro que trocando os falantes tbm por kits 2 vias da Bravox ou outra boa marca.

        Obrigado!!.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Marcio,

          Sim, são 4 canais de fio tradicionais e dependendo do módulo terá de adquirir conversores RCA.

          Acredito que vale a pena investir primeiro no amplificador, daí se não gostar do resultado pode partir para um novo Player. Assim, só irá trocar o player se realmente não gostar do resultado, caso contrário, poderá manter todos os comandos do volante.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida ou quiser alguma indicação de equipamento fico a disposição.

          Comentar
  55. Marcone

    Comprei um novo palio sem o som, encontrei algumas ofertas de som e alto falantes e vou repassar os acessórios que estou pensando em comprar para você avaliar se da certo, desde já só afirmando que não entendo nada de montagem de som automotivo…

    DVD Player Automotivo CED229X Philips
    Kit Pentaxial 6″ 160W RMS – Selenium (Dianteiros)
    Kit Triaxial Flex 5″ 50W RMS – Selenium (Traseiros)

    aguardo uma resposta

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Marcone,

      Quanto deseja investir no som do Novo Palio? Os componentes mencionados seguem o padrão de um Projeto de Som simples, mas não menos eficientes pro interior do veículo.

      Fato que os falantes pentaxiais reproduzem em demasiado as frequências agudas, mas se este não for um problema uma opção a considerar.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Marcone

        Vitor de início quero montar um som simples, só para dia-a-dia mesmo, descontração.

        Então como não entendo de som automotivo então vi esses equipamentos que citei anteriormente por acaso e relatei para você.

        O que você aconselha para um som simples? esses equipamentos que relatei anteriormente estão bons ou você acha melhor outros?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Marcone,

          Tenho certeza que os equipamentos mencionados cumprem bem o papel de um Projeto de Som simples. Talvez mudar o falante dianteiro por um modelo de 6 polegadas da linha Flex Selenium, mas no geral é isso mesmo.

          Eu particularmente gosto e recomendo um kit 2 vias na dianteira, mas isso envolve um pouco mais de investimento e pode ser um Upgrade futuro no Som.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  56. Wagner Braga

    Vitor, bom dia.
    Parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber se existe algum adaptador para usar a função aux do radio original do palio sporting que não é o rádio connect.
    Aguardo retorno, Wagner.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Wagner,

      Se entendi bem, estamos falando das versões mais antigas dos rádios originais Fiat. Pesquisei bastante, mas diferente do rádio Connect, não encontrei nenhum tipo de adaptador.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Ranieri,

      Já tem algum tempo que pesquisei a respeito e já existem alguns adaptadores para os players Connect originais da Fiat. Procure no Mercado Livre por “Cabo Usb Para Cd Original Fiat Connect” que encontrará algumas opções.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa noite Wagner,

        Segundo o site da Fiat, os kit’s Emotion 2 e Evolution 2 mantém o Connect como player original de fábrica.

        Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
  57. fabio

    boa tarde, adquiri um um palio sem som, estou querendo colocar uma caixa selada no p malas e 2 alto falantes na tampa e amplicicador , nao quero colocar nas portas para nao tirar a originalidade, vc acha que so esse som na traseira ficaria ruim? se ficar bom o que me indica para o sub os 2 falantes,amplificador e o aparelho de som? sera que esse palio ja vem com plug para instalaçao ou tem que cortar o chicote original?
    obrigado e parabens pelo blog .

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Fabio,

      Recentemente troquei de carro, e somente os falantes traseiros estavam funcionando. Não consegui trocar os falantes imediatamente e posso afirmar que não gostei.

      Só pra exemplificar, se estiver escutando uma rádio de notícias, pra se informar sobre o transito por exemplo, terá de aumentar bastante o volume pra ouvir e, se tiver passageiros no banco de trás…

      Funciona, mas seria muito melhor com o estéreo na dianteira. Quanto deseja investir em todo o Projeto de Som? Assim sugiro equipamentos compatíveis com seu orçamento.

      De modo algum, antes de tudo, passe na concessionária e adquira o Plug Adaptador para a instalação do Som. Ao fazer qualquer corte/emenda na fiação original perde-se a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Comentar
  58. Marcio Costa

    Vitor muito obrigado por todas as explicações!!!

    Por favor, comprei um Palio sporting, e pretendo utilizar o som original, o meu vem com o Kit Evolution 2 com o player connect.
    Eu tenho do meu som antigo:

    1 Kit 2 vias Bravox de 65 Watts RMS ( 2 falantes e 2 mids)
    2 Triaxiais Bomber de 100 Watts RMS cada
    1 caixa dutada com um sub de 200 Watts RMS da Bravox

    Poderia me indicar um bom módulo para comprar e que trabalhando com o som original do carro toque bem os falantes que possuo?

    Agradeço por toda sua prestatividade!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Marcio,

      Sugiro ficar somente com o kit 2 vias e subwoofer Bravox do seu antigo sistema de som. A interferência dos falantes triaxiais sobre os falantes dianteiros reduz a eficiência do sistema.

      Veja alguns amplificadores que acompanham bem os componentes que já possui: Banda Voxer 2.4, Falcon F400M, Corzus HF 404.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Rodrigo,

      Antes de tudo, atenção! O Kenwood X995 saiu de linha recentemente, talvez não o encontre com este valor. Quanto ao kit 2 vias mencionado, ao menos aqui no Brasil, não deve mudar ou ser atualizado.

      Diria que escolheu um ótimo CD Player, já o kit 2 vias poderia ser melhor, veja o seguinte modelo: Kenwood KFC-1730P.

      Fique tranqüilo, todos podem ser instalados no Novo Palio sem impedimentos. Lembre-se adquirir o chicote adaptador, na sua concessionária, para a instalação do Som sem cortes/emendas para não perder a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, lembre-se que o cd player mencionado já saiu de linha e se tiver algum problema para encontrar os equipamentos, me avise pra que eu possa lhe indicar algo semelhante. Se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
      • Rodrigo Corso

        Boa noite Vitor,

        Obrigado pelo aviso sobre o CD player , vi que foi lançado o kenwood kdc-x996, dependendo do preço levo este.

        Na parte traseira não seria interessante instalar um kit 2 vias coaxial? Ou manter apenas o CD player e o kit indicado já esta de bom tamanho?

        Agradeço a atenção, Abraço

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Rodrigo,

          Acredito que o kit 2 vias na dianteira seja o bastante, no entanto, pode adicionar os falantes coaxiais na traseira. Sugiro mantê-los desligados, quando houver passageiros no banco traseiro basta atenuar o controle do Fader pra ligá-los novamente.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  59. Guilherme

    Bom dia Vitor!

    Vitor, a um tempo atrás lhe mandei uma mensagem por aqui perguntando qual seria a melhor combinação para Sound Quality para se fazer comprando nos EUA, e foi bem útil pra mim, porém, estou indo daqui a duas semanas para lá e pretendo trazer o resto do meu som de lá, gostaria da sua ajuda para me falar o que seria mais viável para eu trazer.
    Comprei o aparelho Kenwood KDC-X996 eXcelon, já tenho ele aqui instalado no meu carro, para o kit duas vias estava pensando no alpine spr-60c ou o kenwood exceleon kfc-x1730p, se souber de outro tão bom quanto pode me avisar.
    Para Subwoofer que vem meu grande problema: o peso. Estava querendo comprar o SWR-1023D, achei ele fantástico, porém, é o mais pesado de todos, e ocuparia muito espaço e peso na minha mala, e isso seria um grande problema para mim. Se souber de algum sub tão bom quanto, pode ser até de 12′ mas que seja menos pesado e mais ou menos do mesmo preço iria ser de grande ajuda para mim.
    De amplificador, você me indicou o Alpine MRX-F65, ele custa mais ou menos 270 dolares, gostaria de saber se ele suportaria tanto o kit duas vias e o subwoofer… e gostaria de saber se ele ocupa muito espaço ou é muito pesado tbm… Se puder me indicar outro amplificador também, só para caso eu não encontre este, eu ficaria muito grato!
    Com relação a fiação, você poderia me dizer quais cabos, eu poderia tentar trazer de lá? Algum importante pelo menos, que faria a diferença, pois não consegui achar kits completos de cabos…
    E para finalizar, quando trouxer tudo isso para o Brasil, qual tipo de instalação você me sugere fazer?
    Grande Abraço!
    Guilherme

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Guilherme,

      Peço desculpas pela demora. Além do SPR-60C e KFC-X1730P, acredito que o Focal Access 165 também seja uma boa opção e na mesma faixa de preço dos demais.

      Acredito que ao menos os cabos RCA, com um bom custo x benefício. Procure, por exemplo, pela linha Kristal da Knu Konceptz, que inclusive oferece alguns kit’s de instalação.

      Resgatei aqui as minhas recomendações anteriores e o SWS-1023D é pouco mais leve e menos potente, mas assegura economia de peso e $$$. Além do Alpine, mantenho a recomendação do Rockford Fosgate P1S4-10 e JL Audio 10W1v2-4, ambos com aproximados 5 Kg.

      O Alpine MRX-F65 pesa em torno de 3,6 Kg e da conta do kit 2 vias + subwoofer sem impedimentos. Quanto as dimensões, eu particularmente, considero um amplificador pequeno. Com esse peso talvez o Rockford Fosgate R400-4D, não é o ideal por conta da potência, mas ainda sim uma opção.

      Em solo brasileiro, sugiro começar por um tratamento nas portas e, se for possível, colocar os mid’s em pezinhos e os tweeters nas colunas dianteiras, bem direcionados pra proporcionar um excelente palco sonoro.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser outras indicações fico a disposição.

      Comentar
      • Guilherme

        Vitor,

        Só mais uma pergunta, sabe se o JL Audio 10W3v3-4 é bom? Se o amplificador da Alpine, o MRX-F65, aguentaria ele?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Guilherme,

          Acredito que seja um ótimo subwoofer, mas a JL Audio recomenda 500 watts (RMS) de potência e isso está acima do que o MRX-F65 da Alpine proporciona.

          Não descarto como uma opção, segundo a fabricante, é possível trabalhar com potência entre 150 e 500 watts. Lembre-se também do peso, são aproximados 6,5 Kg.

          Obrigado pelo seu comentário, se precisar de mais alguma indicação fico a disposição.

          Comentar
          • Guilherme

            Vitor,

            Seria possivel ao inves de comprar o Mrx-f65, comprar um ampliocador de 4 canais e um amplificador mono só para esse sub da JL AUDIO? O 10W3v3-4?

            Abraços

          • Vitor Lima

            Boa noite Guilherme,

            Sim, acredito que seria até melhor, mas é provável que o valor do investimento será ainda maior. Algo como o MRX-F35 para os falantes e o MRX-M55 dedicado ao sub JL Audio, neste caso a versão de 2 Ohms modelo 10W3v3-2.

            Considere também a possibilidade de investir no 5 canais, como o MRX-V70, amplificando todo o sistema a partir de um único amplificador.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

          • Guilherme

            Ok então Vitor!
            Obrigado pela grande ajuda que você me deu, vou comprar o de 5 canais mesmo, e nesse caso eu tenho que comprar o JL Audio 10w3v3-2 não é? Ou posso comprar o de 4 ohms? Não sei o que isso diferencia…

            De todo modo, muitíssimo obrigado!
            Abraços

          • Vitor Lima

            Boa noite Guilherme,

            Sim, recomendo a versão de 2 Ohms. A diferença é bastante simples, veja: em 2 Ohms o MRX-V70 trabalha com 350 watts (RMS) de potência e em 4 Ohms são somente 250w.

            Segundo a recomendação da JL Audio, o 10W3 deve trabalhar com algo entre 150 e 500 watts. Em último caso pode ser a versão de 4 Ohms, mas acredito eu que seja melhor sobrar do que faltar.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida conte comigo.

  60. Alexandre

    Bom Dia vitor tdo bom??
    estou esperando meu palio 2013 chegar , e tenho + – o som ja..
    estou com um kit 2 vias da bravos cs60 se nao me engano.. , um sub E2k 800rms de 12 ´´ , um par 6×9 , modulo taramps mono 800rms , e um modulo stereo ,
    vc saberia me informar se o kit 2 vias cabe certinho na porta do carro?
    e na porta traseira o que vc aconselharia eu colocar??
    e o par de 6×9 vc acha q fica bom se eu colocar no tampão ou sera q vai ficar vibrando mto ou pulando mto??
    grande abraço e espero poder me ajudar..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Alexandre,

      Antes de tudo, da preferência por som de qualidade no interior do veículo ou som pra fora, tipo trio elétrico?

      Não recomendo os falantes 6×9 para Projetos de Som de qualidade, normalmente são “recheados” de tweeters. Além de empobrecer o palco sonoro, proporcionado pelo 2 vias, enchem o interior do veículo com agudos.

      Sim, recomendo o Bravox CS 60B pra dianteira do Novo Palio a bastante tempo. Os falantes traseiros, segundo a recomendação da Fiat, são de 5 polegadas, mas recebi um comentário informando que couberam falantes de 6″. Minha sugestão são falantes coaxiais de 5″, normalmente recomendo o Bravox CX 50B, mas o Alpine SXE 1325S está com um preço convidativo.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Ramalho,

      Tem sim, inclusive os falantes dianteiros são de 6 polegadas e caso a versão que adquiriu não tenha o espaço para os tweeters é possível adaptá-los.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  61. Diogo

    Boa tarde Vitor,
    Estou comprando um Novo Palio Attractive com o kit original. Vi acima que a potência dos alto-falantes são de 20w (RMS). Para complementar estou adquirindo um CD Player DEH-4480BT. Você acha que essa configuração vou ter uma boa qualidade de agudos, médio e graves em um volume baixo para médio?
    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Diogo,

      Acredito que terá um som agradável no interior do veículo, sem grandes cifras de potência ou fidelidade sonora. Um projeto de som simples, pra não ficar sem som com bom custo x benefício.

      Normalmente os alto falantes originais são triaxiais, pouco ou nada eficientes em frequências Graves. O cd player Pioneer é muito bom, assegura um sinal de áudio limpo em volume médio.

      Sugiro ouvir o som nessa configuração e somente se julgar necessário, partir para componentes melhores. Desse modo, será possível investir aos poucos em seu projeto de som até chegar a um resultado ideal de acordo com suas preferências.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  62. Rodrigo Antunes

    Boa noite Vitor,

    comprei um palio essence 1.6 2012 com o aparelho de som original da fábrica, porém meu som não veio com entrada USB para pen drive. Gostaria de saber se tem como eu instalar a entrada USB? hoje eu uso aqueles adaptadores que conectam no acendedor de cigarros, mas a qualidade do som é muito ruim. O som interno das portas está bom para mim. gostaria de colocar um som de qualidade no porta-malas bem mais alto que o som interno, porém que não ocupasse meu porta malas todo, pois utilizo ele em viagens com frequencia!! gostaria que você, se possível, me mostrasse algum projeto de som para o porta-malas!! pretendo gastar no som uns 2500 a 3000 reais!! a entrada USB não está inclusa nesses 3000 reais…esse dinheiro seria somente para o som!!

    agradeço a atenção, obrigado!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rodrigo,

      Antes de tudo, o cd player original a que se refere é Connect? Daqueles que são integrados ao painel do veículo, como nas fotos no site da Fiat?

      Já recebi perguntas semelhantes e, se for o caso, sugiro pesquisar no Mercado Livre por “Cabo USB para CD Original Fiat” para encontrar o adaptador.

      Tem alguma preferência por marcas ou quantidade de equipamentos? O desafio de montar um projeto de som pra fora, sem ocupar muito espaço no porta malas, é grande.

      Não tenho fotos com essa configuração, mas não é difícil encontrar exemplos no Google e a maioria perdeu o porta malas completamente.

      Exatamente quanto do porta malas posso ocupar com equipamentos? Normalmente são pelo menos 2 subwoofers ou woofer de 12 polegadas, ao menos em caixa dutada, que ocupam bastante espaço.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir uma configuração e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • RODRIGO ANTUNES

        olá Vitor,

        como é bastante difícil colocar som externo sem ocupar todo o porta malas..então gostaria de algo que fosse,ao menos, fácil para retirar, ja que vai ocupar todo o porta malas. outra opção seria colocar caixas laterais de 12, não sei .eu não tenho preferencias por marcas ou quantidade. prefiro mais qualidade…não conheço muito de som, mas busco algo que tenha qualidade no audio e que não dê defeitos continuamente. como não conheço muito, gostaria de saber o que posso colocar com 3000 reais. procuro som apenas para beber fim de semana com amigos, ligar no sitio ou em casa mesmo!!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Rodrigo,

          Peço desculpas pela demora. Pra retirar os equipamentos sugiro ligá-los usando plugs, deste modo, será possível remover os equipamentos quando for necessário.

          Para médio-graves 2 woofers de 12 polegadas, para os médios um par de drivers e para os médio-agudos e agudos um par de super tweeters.

          Para “nutrir” esse sistema, um amplificador mono dedicado a dupla de woofers e um ampli 2 canais estéreo para drivers e super tweeters.

          Veja uma sugestão de equipamentos:

          Woofer Oversound Insanno ST 800 12
          Driver JBL Selenium D250-X
          Super Tweeter JBL Selenium ST 302
          Amplificador Banda ICE 800
          Amplificador Banda Voxer 3.2

          Trata-se de um sistema com mais de 1.000 watts (RMS) de potência, o que exige um sistema de alimentação a altura. O consumo total aproximado é de 100A só para o Som, lembre-se de usar cabos de qualidade e seguindo a recomendação do fabricante.

          Leia Como dimensionar os cabos do seu Projeto de Som, para obter mais informações a respeito.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  63. Guillherme

    Boa Noite Vitor,

    Então, gostaria de lhe agradecer a força que você me deu na escolha do meu som, já está tudo em mãos. Cd Player já está instalado a algum tempo,Kenwood o KDC – x996, o amplificador Alpine MRX-V70, o sub JL Audio 10w3v3-2, o kit duas vias, SPR-60c, o cabo RCA Krystals da KnuKonceptz, e agora só falta a instalação.
    Gostaria de alguns concelhos, vou fazer o som aqui em Brasília, e gostaria de saber como deveria ser o melhor procedimento pra eu conseguir tirar o melhor som possivel com esses equipamentos, tem alguma configuração do amplicador, ou instalação para que consiga ganhar as melhores potências tanto do kit duas vias quanto do subwoofer? Qual tipo de caixa uso para o sub (selada ou dutada)? Sendo que não gostaria de perder meu porta-malas todo e também sou muito eclético, de heavy-metal à sertanejo.
    E uma última pergunta, acha que deveria botar algo nas portas traseiras? Um par de coaxiais? No caso, me ofereceram Bravox onde fui fazer o orçamento da minha instalação. (Caso sim, qual Bravox você acharia bom para meu tipo de som?)

    Obrigado pela atenção Vitor!
    Grande Abraço!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Guilherme,

      Como o objetivo é qualidade sonora, sugiro uma caixa selada que, inclusive, ocupa menos espaço no porta malas.

      O primeiro passo é assegurar que a Loja tenha profissionais qualificados, pois seu projeto de som está completo e com equipamentos de elevada qualidade.

      Outro ponto que exige atenção é o sistema de alimentação, assegurar que cabos e bateria estão bem dimensionados. Com o novo sistema o consumo aumenta em torno de 50A, será preciso uma bateria com ao menos 70A para o som e as demais funções do veículo. Leia mais em Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som.

      Leia mais em Como dimensionar os Cabos do seu Projeto de Som, para dimensionar os cabos de alimentação, alto falantes e subwoofer.

      Quanto ao falante Coaxial, sugiro o Alpine SPS-510 e se for Bravox o CX 50B, mas deixe-os desligados a menos que tenha passageiros no banco traseiro. Da pra fazer isso através do Player Kenwood, com o controle do fader.

      Por último e se o orçamento permitir, faça o tratamento acústico, ao menos nas portas pra aumentar o rendimento dos mids.

      Depois de concluído o Projeto, nos mande algumas fotos, suas impressões sobre os equipamentos e o resultado do projeto, assim faço uma matéria a respeito, como
      Projeto de Som Peugeot 207 Passion.

      Obrigado pelo seu comentário e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Guillherme

        Obrigado pelo comentário Vitor.

        Pode deixar que vou tirar fotos e lhe mandar junto com as minhas impressões sobre o equipamento.

        Estou achando que não vou conseguir tirar o máximo de potência dos meus equipamentos com esse amplificador, talvez deveria ter comprado o PDX-V9, mas posso estar enganado.

        Vou deixar o tratamento pra depois e vou conversar com o instalador sobre a instalação em pézinhos, dei uma pesquisada e realmente é sensacional.

        Obrigado por tudo! Abração!

        Comentar
        • Guillherme

          Vitor, se eu ligar o kit duas vias e as coaxiais no amplificador, ele vai reconhecer elas automaticamente em 4ohms não é? E se eu ligar o subwoofer, que é de 2ohms, o amplificador vai tocar ele em 2 ohms? Mesmo já tendo ligado os falantes em 4 ohms?

          Para obter uma potencia maxima do kit duas vias, seria possivel liga-lo em bridge no amplificador, gerando uma potencia de 180w RMS em 4ohms? Sendo assim eu ligaria as coaxiais da porta traseira direto no meu aparelho de som o Kenwood Exceleon, e o subwoofer eu ligaria normalmente no canal do sub e ele tocará em 2 ohms também?
          Eu to querendo conseguir o máximo possivel do meu equipamento…

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa noite Guilherme,

            Sim, pode ligar todos os falantes sem impedimentos. Quanto ao subwoofer, o canal mono e os canais estéreo são independentes.

            Tenha em mente que o máximo rendimento deve ser com relação à fidelidade sonora e não a potência. A potência é somente um dos fatores a considerar e não deve ser o foco, trata-se de um conjunto.

            Os pezinhos são um bom exemplo, maximizam o rendimento dos mids. O posicionamento correto dos tweeters é fundamental pra chegar a um bom palco sonoro. O sistema de alimentação com cabos, baterias e acessórios bem dimensionados.

            Estes são alguns pontos da instalação que fazem toda a diferença. Acredite, já possui ótimos componentes no seu projeto de som, se a instalação estiver a altura ficará ótimo.

            Obrigado pelo seu comentário e pela confiança, se tiver mais alguma dúvida conte comigo.

  64. Diogo

    Vitor, bom dia!

    Acabei de pegar meu palio essence 2013 e ele veio apenas com a preparação pra som (antena+02 caixas dianteiras + 02 caixas traseiras + 02 twiter) já tinha um pionner DEH- P6080. Entendo um pouco de instalação, já instalei e removi alguns aparelhos nos meus antigos carros. Mas estou tendo dificuldades com esse. A princípio era pra ser bem simples com os conectores ISO, mas por algum motivo o som não esta ligando. Estou achando que tem que fazer alguma alteração/adaptação no padrâo dos conectores. Você tem alguma informação sobre isso? Não estava qquerendo ir numa loja só para esta besteira.

    Obrigado,

    Diogo.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Diogo,

      Recentemente recebi um comentário semelhante, no caso o cd player só ligava somente com o veículo ligado, ou seja, o positivo estava no pós-chave. Talvez seja um novo padrão de fabricação?!

      Bom, neste caso é possível ligar o player Pioneer diretamente na Bateria do veículo, pra não correr o risco de perder a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  65. Guillherme

    Vitor,

    Tudooo instalado, ficou MUITO bom o acabamento, as caixas, agora tenho um pequeno grande problema hahaha, a regulagem, o cara não sabe fazer bem a regulagem, eu acho que o problema foi esse pois quando subo o som do player pra 26, 25, mais ou menos tá parando de funcionar :/ o amplificador continua ligado mas não tem NENHUM som mais… Notei também que o amplificador estava quente. Será que ele conectou algo errado, ou deve ser a regulagem? Tem muitas funções no player, não sei regular direito também… :/
    Quando tiver tudo certinho te mando as fotos!
    Abração!

    Comentar
    • Guillherme

      Vitor,

      Completando meu comentário anterior, voltei a loja e conversei com o cara lá, estava tudo certo, ele até me explicou a regulagem, o que ele acha que esteja acontecendo é a impedância do subwoofer, ele tá achando que isso está acontecendo (super-aquecimento, blackout sonoro) devido a impendância do subwoofer, pois, os autofalantes estão em 4ohms e o sub em 2ohms, e ele acha que deveria casar a impedância mesmo sendo 4 canais e mais um mono… Acho que a única alternativa seria essa mesmo… Estou quase ligando na Alpine Brasil para descobrir essa duvida.

      No mais, obrigado por tudo, estarei lhe enviando fotos o quanto antes, o som está maravilhoso, consigo perceber a qualidade da música integralmente, com todos os detalhes da gravação, apenas esse problema que está me deixando preocupado de queimar meu amplificador mesmo…

      Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Guilherme,

        Peço desculpas pela demora. Não acredito que seja isso, todos os canais do MRX-V70 são configurados com a impedância mínima de 2 Ohms. Somente em bridge que a impedância mínima passa a ser 4 Ohms.

        Supondo que os cabos estejam devidamente instalados, minha suspeita passa a ser o controle de ganho. Em que posição ele está?

        Outra possibilidade é a Bateria, se for possível auferir qual a voltagem enquanto o amplificador está ligado, verifique se a voltagem da Bateria diminui à medida que aumenta o volume.

        E por último, não posso descartar a possibilidade de alguma irregularidade na instalação. É um amplificador um pouco difícil de configurar, exatamente pela sua grande gama de funções e ajustes.

        Não sei quão acessível está o amplificador, mas algumas fotos da instalação poderiam dar uma real dimensão das configurações, cabos e ajustes.

        Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e, por hora, evite levar o amplificador a entrar no modo de proteção.

        Comentar
        • Guilherme

          Vitor,
          Então eu não posso ligar o kit duas vias em bridge, botar os triaxiais no player e ligar o sub no canal mono não?

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa tarde Guilherme,

            Acredito que sim, no entanto, trata-se de um amplificador 5 canais e normalmente não é usado nessa configuração. Inclusive poderia seu kit 2 vias bi-amplificado, com um canal estéreo para o mid e outro para o tweeter, que lhe permite fazer um ajuste fino em cada um dos componentes.

            Faça o teste, pra que possamos constatar se este é o verdadeiro problema, caso contrário pode voltar pra essa configuração.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

    • Vitor Lima

      Bom dia Matheus,

      Antes de tudo, o seu player é o de fábrica? O Connect da Fiat possui 1 saída RCA, o que tem em mente para o seu projeto de som?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  66. Pedro

    Tudo bem Vitor? Cara sensacional o site! Minha namorada tá com um Palio novinho e eu queria instalar um som nele (veio sem), sempre instalei o som nos meus carros, mas o dela tem um porta treco que eu realmente NÃO consigo tirar… alguma dica?
    Valeu, abraços!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Pedro,

      Confesso que ainda não precisei desmontar o painel do novo Palio, mas trata-se de uma peça única, desde o “porta treco” até a parte superior das saídas do ar condicionado.

      Já adquiriu o chicote adaptador? Este é necessário pra não fazer cortes/emendas na fiação original e manter a garantia da parte elétrica do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, sinto não poder ajudar mais e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Pedro Cintra

      Amigo, o porta treco tem duas travinhas, não me lembro se é embaixo ou em cima. No manual diz que você tem que apertá-las, mas na verdade você tem que levanta-las com uma chave de fenda para poder destravar. Também tive dificuldades com ele.

      Comentar
  67. Rafael

    Bom dia, comprei um palio attractive 2013 sem som, apenas com a preparação. Estou querendo colocar na porta de anteira o Alto Falante Pioneer Ts-1730br 6 Pol 3 Vias 200 W Rms e na porta traseira Alto Falante 5 De 3 Vias Ts-1330br Pioneer. Gostaria da opinião de quem entende, pois sou leigo no quesito som de carro. Só deixando claro que só quero um só de qualidade, sem exageros. Outra dúvida, vc acha que o painel do palio attractive é desfavorável para o uso de um DVD retrátil, pois penso que ficaria na frente da saída do ar condicionado podendo até prejudicar o aparelho de DVD?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Rafael,

      Antes de tudo, não acredito que possa prejudicar o DVD e sim a eficiência do ar condicionado. Infelizmente o painel do novo Palio não foi projetado pra receber um DVD Player, a menos que seja 1 DIN.

      São alto falantes triaxiais, têm bom custo x benefício e agradam em projetos de som simples. Recomendo para o dia-a-dia, no entanto, se deseja qualidade sugiro considerar um kit 2 vias para a dianteira.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  68. Diogo Guelfi

    Bom dia Vitor,
    Gostaria de saber na sua opinião se a configuração dos equipamentos ficará boa:
    – 4 alto-falantes da HURRICANE de 130wrms cada par (6″ na dianterira e 5″ na traseira)
    – 1 módulo de potência da CORZUS PR5100
    – 1 cd-player da PIONEER DEH-4480BT
    – 1 caixa selada de 10″ com alto-falante da FALCON de 150wrms
    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Diogo,

      Pela descrição que encontrei no site da Hurricane, são todos alto falantes quadriaxiais. São acessíveis, tem bom custo x benefício e acredito que no interior do veículo fique legal.

      Eu particularmente dou preferência por kit 2 vias na dianteira, gosto da separação entre as frequências e o palco sonoro que este proporciona.

      Não conheço suas preferências, talvez como está o resultado já agrade, caso contrário recomendo um kit 2 vias em um futuro upgrade no som.

      Se for possível, faça como o Emílio em Projeto de Som Peugeot 207 Passion e nos mande algumas fotos e detalhes do seu projeto de som.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  69. Diniz

    Olá, tenho um palio week adventure 2005 e estou instalando o seguintes equipamentos:
    Player JVC KD-R729BT
    Kit 2 vias bravox CS60B nas portas frontais (65W rms cada).
    Kit coaxial Cx50B nas portas traseiras (60W rms cada)
    Quadriaxial 6×9 Bravox 250W rms total (125W RMS cada) no tampão traseiro.
    Empurrados por um Hurricane HA 4.160
    Ligados da seguinte forma: nos 2 canais frontais instalar kit 2 vias e coaxial ligados em paralelo para baixar a impedância de 4 ohms para 2 ohms, aproveitando a potência máxima dos canais. O HA 4.160 oferece 160W rms a 2 ohms e 100W RMS a 4 ohms, e ligar os falantes 6×9 a 4 ohms mesmo nos canais traseiros.
    Estou pra instalar um Taramps TA-1600D 4 ohms em 2 TS-W309 D4 ligados em paralelo, instalados em uma caixa palhetada 2×12 da Nelsom.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Diniz,

      Obrigado pelo seu comentário, não está clara qual a sua dúvida? Trata-se de um bom set, com exceção somente para os alto falantes 6×9, no mais acredito que o resultado ficará muito bom no interior do veículo.

      Comentar
  70. Danilo Bruneli

    Oi, comprei um palio essence com o kit emotion2 que vem com o radio sem o Bluetooth.
    Sem querer ao apertar o botao source de deparei com a opção AUX, fiquei intrigado pois vasculhando todo o interior do carro não encontrei o loca para conectar o cabo auxiliar.
    Gostaria de saber se esse local de conexão existe em algum lugar onde eu nao tenha olhado? Se é um cabo que tenho q comprar?
    Pode me ajudar?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Danilo,

      Peço desculpas pela demora. Segundo o manual da Fiat, o player original conta com uma entrada auxiliar, usando o PIN OUT localizado na parte de trás do equipamento.

      Procurei no Mercado Livre um adaptador, mas só encontrei do Fiat Punto. Vale a pena perguntar se é o mesmo conector ou se o vendedor possui um específico para o Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      PS: Procure por “cabo auxiliar original fiat”.

      Comentar
      • Vitor Lima

        Bom dia Alfredo,

        Peço desculpa pela demora. Trata-se de um pergunta um tanto antiga e acredito que por este motivo não houve resposta.

        Acredito que pode seguir o mesmo caminho e procurar no Mercado Livre por um cabo auxiliar, atualmente tornou-se mais fácil encontrar este tipo de acessório.

        Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

        Comentar
  71. Joel

    Pessoal, comprei o novo palio e sem a predisposição para radio. A duvida é a seguinte: Já vem os chicotes para que uma loja especializada possa somente conectar os alto falantes e aparelho de som?
    Será que corro risco de eles fazerem um mal serviço e assim eu perder a garantia Fiat?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Joel,

      Acredito que se for uma boa Loja não terá problema, certifique-se de que o instalador não faça cortes/emendas na fiação original do veículo, pra não perder a garantia da parte elétrica..

      Na concessionária, com o pessoal de acessórios, adquira o chicote adaptador que ligar o veículo ao cd player. Por não ter pré-disposição para som, acredito que o instalador terá de passar os cabos para os alto falantes.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  72. Tomas Leao Ursi

    Comprei um fiat 2013 também, no caso um Punto Attractive 1.4, o mais básico, que veio sem som. Comprei um player pioneer, um kit 2 vias e um coaxial da JL no exterior e mandei instalar aqui no Brasil, depois de encaixar e montar tudo, o cara da loja me liga dizendo que o som não está chegando aos alto falantes, e me disse para ir a uma concessionária fiat verificar se algum plug da fiação original estaria solto. Alguém é familiarizado com um problema desse tipo? Isso pode mesmo ter ocorrido?

    Comentar
    • Rômulo

      Tomas, como o Vitor explicou no post acima do seu: “Por não ter pré-disposição para som, acredito que o instalador terá de passar os cabos para os alto falantes.”

      Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Tomas,

      Complementando, os alto falantes, independente da pré-disposição pra som ou não, são ligados no CD player. Este está funcionando normalmente? Se não estiver, justifica a ida até a concessionária, caso contrário, é provável que seja um erro na instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  73. Edsel Diniz

    Bom dia,

    Estou instalando um sistema de som no meu carro Palio weekend Adventure 2005, mas surgiu uma dúvida, gostaria de saber como passar a fiação para as portas, não encontrei local nenhum que eu possa passar a fiação do carro para a porta, existe apenas aquela tomada pinada original do carro por onde passa a fiação da trava elétrica e do vidro elétrico, mas lá não tem como passar a fiação pois na realidade aquilo é um tipo de tomada pinada. Como posso fazer para fazer essa instalação, pretendo colocar 1 kit 2 vias nas portas da frente e 1 kit coaxial 5″ nas portas traseiras. Não quero usar a fiação original do carro.

    Desde já agradeço

    Comentar
    • Vitor Lima

      Caros Leitores,

      Contatamos o Edsel por e-mail, para pedir algumas fotos e então sugerir a melhor opção. Após consultar um amigo a respeito da instalação, chegamos à conclusão que o melhor caminho, se não usar a fiação original, é passar os cabos através de um novo furo e usar uma proteção de borracha, para evitar o atrito entre os cabos e o ferro da porta.

      Se ficou alguma dúvida deixe seu comentário.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Tata,

      Antes de tudo, poderia confirmar o modelo do DVD H-Buster? Não encontrei o modelo mencionado.

      Acredito que não há impedimentos para instalá-lo no Novo Palio, lembre-se de não cortar/emendar a fiação original do veículo, pra não perder a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  74. Cleber Sousa

    Olá Senhores, fiz umas pesquisas na internet (inclusive foi assim que cheguei aqui) mas não consegui dirimir algumas dúvidas

    Em primeiro lugar os componentes do projeto ( ou parte deles :-S

    DVD CED 320 Philips

    – Falantes

    * Traseira perto da coluna – TR5 FIAT-GM

    * Na porta (Dianteira)
    Não tenho ideia do modelo.

    Módulo AB 3000

    – Subwoofer Pioneer 10″
    * Ganhei de um amigo e só sei que a impedância é de 8 ohms (essa caixa já deve ter uns 8 anos)

    Esquema:
    * Sub e falantes da traseira ligados no módulo.
    * Falantes da porta ligados direto no DVD-Player

    O que está incomodando nesse projeto é que o som está vindo de trás e não envolvendo os ocupantes dos bancos da frente
    Onde eu errei nesse projeto e o que posso fazer para melhorar?

    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Cleber,

      Até pelos demais equipamentos do Projeto de Som, acredito que os alto falantes dianteiros também sejam simples Triaxiais.

      Na minha opinião, o primeiro passo é ligar os alto falantes dianteiros no amplificador e os traseiros diretamente no Player. Essa troca já deve render uma boa melhora em termos de sensação acústica.

      O “erro” é aplicar maior potência nos alto falantes traseiros, daí a sensação de que o Som está nas costas. Trata-se de um conjunto simples, faça a inversão e veja se o resultado o agrada e, caso contrário, falamos sobre um Upgrade no Som.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Cleber Sousa

        Obrigado Vitor, vou inverter como você falou e vou aproveitar para verificar o modelo dos falantes da frente. Aproveito para colocar mais uma situação. Quando estou executando um DVD ou um cd de música o sub funciona perfeito o tempo todo, porém quando sintonizo numa rádio o sub fica intermitente. O que pode ser?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Cleber,

          Antes de tudo, a qualidade do sinal de um CD, por exemplo, é infinitamente melhor que o sinal FM por vários motivos. Acredito que a compressão do sinal, favorece principalmente os médios e este pode ser o motivo das interrupções do subwoofer.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  75. Pedro Cintra

    Prezado Victor e colegas, vou compartilhar com vocês um probleminha que tive com o novo palio.
    Comprei o novo Palio essence com o kit predisposição para som. Instalei o aparelho que já possuía, o DVD H-BUSTER HBD-9200AV, junto com dois 6×9 na tampa, um módulo para eles, e uma subwoofer ativo de 8″. O som ficou ótimo. Porém o carro apresentou problemas no direcionador do ar condicionado. Deixei o carro duas vezes na concessionária e não resolveram o problema, alegaram que o aparelho de som estava causando o problema, pois apertava os cabinhos que controlavam o direcionador do ar. Reclamei no site da FIAT e as alternativas que me deram foram andar sem som, ou comprar o som original. Isto me deixou descontente e sem saída, por enquanto estou com o direcionador do ar defeituoso pois não quis tirar o som. Alguém teve alguma experiência parecida?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Pedro,

      Antes de tudo, não é incomum que os acessórios instalados fora da Concessionária sempre são apontados como a causa do problema.

      Acredito que há uma terceira opção. Sugiro remover o player H-Buster e verificar se o problema persiste. Caso positivo – 99,9% de chance, na minha opinião – retorne a concessionária e solicite o reparo.

      Poderia, se possível, compartilhar o desenrolar desse problema comigo e os demais leitores do Blog. Esse tipo de informação pode servir de base para outros que venham a ter o mesmo problema com o Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
      • Pedro Cintra

        Vitor, obrigado pela resposta.
        Eu não quis tirar o som agora porque investi uma grana nele e também não consigo andar no carro em silêncio.

        Prestei uma queixa no procon para ver algo é resolvido. Em ultimo caso eu tiro o som como você sugeriu (os mecânicos da fiat garantiram que sem ele o ar funcionaria) e compro um original, para acabar com a desculpa afiada deles.

        Pelo que vi aqui, o original com o frontal largo acoplado no painel é um Kenwood que possui um par de saídas RCA, confere? Se sim então conseguirei ligar o módulo e a active box sem problemas.

        Parabéns pelo site!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Pedro,

          Peço desculpas pela demora. Exato, é um modelo OEM da Kenwood com um único par de saídas RCA. Sim, poderá usar a caixa ativa sem impedimentos.

          Obrigado pelo seu comentário, espero que seu problema seja solucionado e se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

          Comentar
  76. Rafael

    Vitor, boa tarde.
    Comprei um MP3/MP4 Player Automotivo Multilaser P3180 – Tela LCD 3″ – Entradas USB, Auxiliar e Cartão de Memória SD – Preto e estou querendo comprar um par Auto Falantes Kit 2 Vias 6 Pol 120w Rms 62v2a Selenium para as portas de anteira e um par Alto Falantes Pioneer Ts 1330br Triaxial 5 para as portas traseira. O que vc acha?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Rafael,

      Antes de tudo, em que veículo pretende instalar estes componentes? Ainda não tive contato com os players da Multilaser, neste caso, não sou a melhor referência.

      Já em relação aos alto falantes, gosto da idéia do kit 2 vias na dianteira, eleva o palco sonoro e aumenta bastante a eficiência do sistema. Dou preferência por falantes coaxiais na traseira, no entanto, pode usar os triaxiais Pioneer sem impedimentos.

      Sugiro manter os alto falantes traseiros desligados e ligá-los somente quando houver passageiros no banco traseiro. Isso irá reduzir a perda em função dos alto falantes traseiros.

      No mais, acredito que terá um bom rendimento no interior do veículo, talvez adicionar potência em um futuro Upgrade e um subwoofer também seria bem vindo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  77. Raul

    Bom Dia pessoal. Estou em dúvida sobre qual subwoofer por no meu palio.
    Configuração do meu som atual:
    Media Receiver Pioneer MVH-8380.
    Módulo SD250.2
    Nas portas dianteiras, 1 kit Bravox CS60B.
    Nas portas traseiras, 1 kit Bravox CS50B.
    To usando apenas 1 par de tweeters no lugar original.

    Qual é o melhor custo benefício atual de subwoofer. Tava pensando em por um bravox premium, no kabum vi os Hinor Carbono por um bom preço. Não achei opniões na internet sobre os Hinor.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Raul,

      Antes de tudo, da preferência por que tipo de música? Já teve algum projeto de som com subwoofer? Quanto está disposto a investir?

      Difícil dizer qual o melhor custo x benefício sem considerar minhas preferências, por este motivo, preciso de mais informações pra lhe sugerir algo.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  78. Raul

    Boa Tarde Vitor. Eu sou bem eclético, curto Rock Nacional, Forró, Sertanejo, Samba Raiz, Reggae, etc. Nunca tive subwoofer no carro, na verdade esse é meu primeiro carro, rs.
    Em casa tenho um sistema 2.1 da Edifier ligado no notebook. Essas caixinhas tem bastante qualidade, queria que o som do meu carro ficasse parecido.
    Um amigo recomendou o bravox UXP, mas acredito que ficará muito forte, cobrindo o som dos médios das portas. Quero algo básico pra acompanhar os kits, mas que não seja tão fraco e que também não arranque a tampa do porta malas, rs.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Raul,

      Apesar do estilo variado, neste caso, estou certo de que a caixa selada seja a melhor opção.

      Já em relação subwoofer, não descarto o UXP, pois com o ajuste certo o rendimento seria ótimo. No entanto, por se tratar do seu primeiro subwoofer, acredito que deva começar com algo mais simples.

      Não tive contato com o Hinor Carbono, neste caso não sou a melhor referência. O Bravox Premium é opção com bom custo x benefício sem dúvida e outra opção que comercializo e recomendo também é o NAR Audio modelo 1004-SW-1. Ambos casariam muito bem com outro amplificador SD 250.2 da Soundigital.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  79. Caio

    Boa tarde amigo, comprei um palio sporting com som original e controle som no volante! Tenho um som ja, coaxial da hertz e um sub da rockford fosgate + modulo taramps 400! To pensando em comprar um 2 vias da alpine, piooner, rockford, e passar o coaxial atras! Queria saber se o cd player original tocaria bem o som ou seria necessario trocar?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Caio,

      Antes de tudo, trocar o player original e ainda assim manter os controles no volante seria bastante custoso. Sugiro manter a unidade original do veículo e, se julgar necessário, posteriormente trocá-la.

      Normalmente a qualidade sonora não é o primeiro item na lista de prioridades do som original do veículo, no entanto, vale a pena testá-lo antes da troca.

      Dos componentes que mencionou, o único ponto de atenção é que o TS-400×4 da Taramps não possui entradas de alto nível (fio) e talvez seja necessário adquirir também conversores de fio para RCA.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  80. Vinicius

    Opa, tudo bom? Tenho um novo palio com som original. Acho que o som do carro tem problemas, mesmo, com a qualidade, especialmente para quem está acostumado com equipamentos mais robustos. Entretanto, eu não tenho intenção de instalar algo robusto no carro, quero apenas melhorar a faixa dos graves. Como devo fazer isso? Apenas trocar os auto falantes anteriores resolveria? Se sim, o que colocar no lugar deles? Li que os auto falantes triaxiais perdem muito em qualidade, se comparados a instalar woofers junto com tweeters… Interessante, mas realmente tenho q impressao de que há Tweeters no carro, no painel; e isso é confirmado pelo site da fiat. Se isso é uma verdade, eu poderia trocar os auto falantes dianteiros por woofers (que abordam predominantente os graves)? Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Vinicius,

      Há duas opções possíveis, na minha opinião, pra aumentar o rendimento dos Graves no interior do veículo.

      A primeira e mais simples seria adicionar um subwoofer, seja no porta malas do veículo ou debaixo do banco do passageiro.

      A segunda opção exige maior investimento e atenção, pois consiste em trabalhar no tratamento acústico das portas ou criar um pezinho para os mids. Não tem a mesma eficiência de um subwoofer, mas garante uma boa melhora nas frequências mais baixas.

      Não descarto a possibilidade de trocar os alto falantes originais, mas fazer somente isso não resolve o problema.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  81. Vinicius

    Opa, tudo bom? Tenho mais uma dúvida que está me intrigando. Eu tenho um novo palio com som original, mas não veio com volante em couro com comandos do som. Eu preciso desses comandos e comprei os botões originais. Eles vem com pequenos cabos (cerca de 15 cm), mas o vendedor me alertou que ainda é preciso de um chicote que sai do som para conectar nesse cabo dos botões. Ao procurar um serviço de instalação, eles não entendem minha situação, achando que eu quero instalar um tal cabo “interface” no meu carro, que é bem caro. Eu não consegui explicar a eles que o cabo que eu quero é bem simples. Esse chicote do qual eu preciso é esse tal cabo interface? (ele me pareceu ser um cabo para se conectar em sons de outras marcas, sendo, portanto, um serviço alternativo ao som original de fábrica). Como eu devo proceder? Qual é esse cabo e onde eu o consigo? É de facil instalação? Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Vinicius,

      Infelizmente ou felizmente os instaladores que consultou estão corretos. Para fazer o meio de campo entre estes botões e o player – independente de ser o original de fábrica ou não – uma interface de comunicação é necessária.

      Normalmente isso não aparece para o cliente, pois já vem tudo instalado pela montadora, mas há uma interface para conectar o player aos botões.

      Preciso saber o ano/modelo do novo Palio e, se possível, qual o modelo do player – acredito que encontre nos manuais que acompanham o veículo. Daí consigo consultar qual a interface correta ou, se for o caso, uma universal compatível.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  82. alexandre scomparin santos

    Bacana este site para podermos tirar as dúvidas.
    Comprei um palio sporting com evolution 2. Gostaria de saber se é possível melhorar o som trocando os falantes por kit duas vias bravox, módulo de potencia e caixa selada, mas mantendo o player original. Gostaria de uma caixa pequena para não matar o porta-malas, é possível colocar no estepe dentro da roda?
    Grato!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Alexandre,

      Antes de tudo, manter o player original limita bastante as possibilidades de ajuste e equalização, mas é possível. Acredito no ganho considerável de Performance, com os novos componentes.

      Quanto a caixa acústica no estepe, acredito que seja uma das opções, inclusive, a Car Stereo desse mês tem uma matéria com passo a passo de como fazê-lo.

      Uma solução interessante em termos de economia de espaço seria uma caixa amplificada debaixo do banco do passageiro. O custo será maior, no entanto, a facilidade de instalação é um fator positivo.

      Fico feliz que tenha gostado do nosso Blog, se precisar de alguma coisa visite a nossa Loja!

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou desejar alguma sugestão fico a disposição.

      Comentar
      • alexandre scomparin santos

        Vitor valeu pelas informações anteriores.
        Quero colocar no meu palio sporting kit duas vias bravox na frente, modulo aquarius e uma caixa selada pequena bravox. Nas portas traseiras você acha melhor kit duas vias ou coaxial também bravox?
        Quero um som de qualidade para ouvir dentro do carro e baseado nisso qual os modelos de falantes bravox e modulo aquarius você recomenda. Quais as medidas dos falantes das portas dianteiras e traseiras?
        Abraço!

        Vitor, tinha dito que o módulo seria aquaruis, mas na verdade pretendo colocar um falcon HS 1500 T 3 canais.
        Valeu!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Alexandre,

          Na traseira, sugiro alto falantes coaxiais, quanto menor a interferência destes sob os falantes dianteiros, maior a eficiência do sistema.

          Quanto está disposto a investir? Os alto falantes do Novo Palio são de 6 na dianteira e 5 polegadas na traseira, considerando a linha de entrada, por exemplo, CS 60B e CX 50B respectivamente formam um bom conjunto.

          Já tem em mente o subwoofer Bravox que deseja? Importante salientar que a impedância na saída mono do HS 1500T é de 2 Ohms, neste caso, o sub deve ser bobina dupla de 4 Ohms ou simples de 2 Ohms.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • alexandre scomparin santos

            Valeu pelas dicas, vou seguir na sua linha. Só mais uma questão. O aparelho original possue as saídas necessárias para a instalação do módulo e da caixa, ou é necessário algum adaptador?
            Grato!

          • Vitor Lima

            Bom dia Alexandre,

            Peço desculpas pela demora. No caso do HS 1500T, este já possui as entradas hi-input (tradicionais de fio) e dispensa qualquer adaptador para a instalação.

            Obrigado pelo seu comentário, se tive mais alguma dúvida fico a disposição.

  83. Vinicius

    Vitor, tudo bom? Eu mandei umas mensagens acima sobre a instalação dos comandos do som no volante. Meu palio é o atractive 1.0, 2012/2013. Não consegui achar, pelos manuais, a informação sobre o modelo do som. Apenas sei que é o kit evolution 1. Estou no aguardo. Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Vinicius,

      Peço desculpas pela demora. Pesquisei bastante, inclusive consultei algumas empresas, mas sem informações quanto a essa interface para o som original.

      As interfaces conhecidas funcionam muito bem com players Pioneer, Kenwood, dentre outras marcas, por este motivo, o modelo do som original é tão importante.

      Sugiro ir até a concessionária onde adquiriu o veículo para informar-se a respeito, acredito que o pessoal que cuida de acessórios pode nos ajudar com mais detalhes.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Comentar
    • Fábio

      Olá estou com o mesmo problema seu em relação a instalar os controles de som do volante no novo palio. Gostaria de saber se vc ja conseguiu a interface para o som original e como fez? grato.

      Comentar
  84. Sávio Freitas

    Vitor, comprei um Palio Sporting e gostaria de fazer um upgrade no meu som. Não quero encher o porta malas como as pessoas fazem não. Gostaria de trocar os alto-falantes originais por melhores e colocar somente um subwoofer. Isso tudo sem trocar o som original, que esteticamente é o mais bonito. Gostaria da sua opinião para fazer um projeto e estimativa de custo para isso. Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Sávio,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Não precisa ser um valor exato, mas uma estimativa. Que tipo de música da preferência?

      Sugiro o básico, com kit 2 vias de entrada, amplificador 4 canais e subwoofer em caixa selada. Conjunto que já muda completamente o rendimento do som no interior do veículo.

      Quanto ao porta malas, caixas seladas são relativamente pequenas e, se for o caso, pode fazer uma caixa lateral pra ocupar ainda menos espaço. Outra solução seria uma caixa amplificada com subwoofer slim debaixo do banco, mas tudo depende de quanto deseja/pode investir.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Sávio Freitas

        Vitor, primeiramente obrigado pelas dicas. Estava pensando em investir por volta de R$ 1.500,00.
        Não entendo muito sobre sons, mas o pelo que li, estava pensando em por um kit 2 vias na frente, coaxial atras e o subwoofer no porta malas ou debaixo do banco. Para os alto-falantes internos também preciso de amplificador? Qual a potência e marca de um amplificador que seria aconselhavel? Gostaria de saber, em nível de acústica, se o subwoofer seria melhor por no banco do passageiro ou no porta malas como uma caixa lateral.
        Não me importo em pagar um pouco mais caro, mas o que quero é qualidade no som. Também gostaria de saber quanto de potência eu escolheria para o subwoofer e os alto-falantes. Não quero que o som faça o carro vibrar demais a ponto de fazer ruídos.
        Mais uma vez obrigado.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Sávio,

          Peço desculpas pela demora. Sim, sugiro amplificar ao menos o kit 2 vias pra assegurar um bom rendimento. Ligue os coaxiais diretamente no player, quanto menor a interferência destes nos falantes dianteiros maior a eficiência do sistema.

          Determinar qual o amplificador depende dos demais componentes do projeto de som, acredito que um 4 canais com algo próximo de 150w (RMS) por canal seja uma boa opção.

          Com o orçamento de que dispõe, sugiro partir para um kit 2 vias intermediário e um bom subwoofer. Veja a seguir uma sugestão para o seu projeto de som:

          Amplificador Banda 4.8D
          Kit 2 vias: Fusion CP-CM60 ou Bravox CS 60D
          Coaxiais: Fusion CS-FR5020 ou Bravox CX 50B
          Subwoofer Questo Audio 10DVC2

          Trata-se de um conjunto bastante equilibrado, sem exageros, que terá um ótimo rendimento no interior do Palio. Me baseando nos nossos preços, por exemplo, sobra $$$ para investir em uma boa instalação.

          Neste caso, por usar a unidade principal original, será preciso adquirir dois conversores RCA (fio para RCA). Normalmente o som original de fabrica não possui saídas RCA.

          Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso lhe dar algumas dicas quanto a instalação e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  85. Sávio

    Vitor, mais uma vez obrigado pela atenção. Considerando as dicas acima, estava pensando mesmo neste amplificador que você indicou, porém tenho que considerar dentro deste orçamento uma caixa selada personalizável para o sub. Vi na internet e está custando em torno de R$ 200,00 com o frete. Então estava pensando em colocar outro subwoofer em relação ao que você me indicou.

    http://www.ntrixsound.com.br/secao/59707/Subwoofer-Pioneer

    Este é bem mais em conta e é de uma marca renomada (Pioneer). Confesso que a marca Questo não tinha visto ainda. Qual a sua observação sobre estes aparelhos, lembrando que estou visando uma qualidade ? O que torna um melhor que o outro, porque a potência é praticamente a mesma. Se for para levar em conta o preço da caixa, você acha melhor colocar um sub slim debaixo do banco e investir a grana toda no sub?

    Outra coisa, você acha necessário eu substituir os alto-falantes traseiros também? Estou perguntando porque as vezes se eu considerar em não trocar, posso investir em melhor qualidade nos outros equipamentos. Mas ao mesmo tempo fico com medo de eles não “aguentarem o ritmo” e acabar estourando.

    Gostaria também de indicações quanto a instalação e posicionamento do sub e amplificador.
    Outra coisa, moro em Belo Horizonte, você conhece alguma empresa que poderia fazer o processo de instalação dos equipamentos?

    Estou com muitas dúvidas porque este é meu primeiro projeto e até então não tinha muito conhecimento sobre o assunto.

    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Sávio,

      Peço desculpas pela demora. Sem dúvida a Pioneer é uma das pioneiras no seguimento e merece respeito, a Questo Audio é uma fabricante nacional com proposta voltada pra qualidade sonora.

      Acredito que a diferença está na proposta de ambos, o sub Pioneer atende diferentes condições como som interno ou som pra fora, se for o caso. Já o subwoofer Questo Audio é totalmente voltado pra som interno de qualidade, com características mais próximas do que deseja.

      Quanto a caixa ativa debaixo do banco, a média de preço está na casa dos R$ 700 a R$ 900 dependendo da marca. É uma boa opção se deseja economizar espaço, no entanto, a eficiência se comparado com subwoofer convencional é menor.

      Concordo com a idéia de reunir o investimento e adquirir somente um kit 2 vias, se manter os alto falantes traseiros desligados acredito que não terá problemas (através do controle do fader).

      Seguem os dados da Over Custom
      Av.: Profº Abraão Penedo, 150 – São Luiz
      Belo Horizonte – MG
      (31) 3443-1743

      Não se preocupe com a quantidade de dúvidas, o objetivo do nosso Blog é este mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  86. alexandre scomparin santos

    Vitor, boa noite!

    O módulo falcon HS 1500 T funciona bem com os falantes bravox cs60b e cx50b ou você recomenda outro?

    GRato!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Alexandre,

      Sim, no entanto, trata-se de um módulo 3 canais e, pra não perder o controle do fader, teria de ligar somente o kit 2 vias nos canais estéreo e os coaxiais Bravox diretamente na unidade principal (cd/dvd player).

      Já tem em mente qual o subwoofer que irá usar? Gostaria de alguma sugestão? Caso não pretenda usar um subwoofer no seu projeto de som, sugiro partir para um módulo 4 canais.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  87. Rubem Puttini

    Olá, tudo bom? Eu gostaria de umas recomendações para colocar um som no novo palio 2013 já que ele veio sem som de fábrica. Como eu irei pros EUA estava pensando em trazer tudo de lá, porém sou leigo no assunto e não sei as melhores marcas nem nada. Queria um som focado só no interior, não sou de colocar o som alto demais e nem nada do tipo (Muito raramente faço algo assim). Também não estava pensando em mudar o tampão do porta malas, então pensei somente em colocar a parte da frente do som e os alto falantes nas 4 portas, o que você me recomenda? Sou eclético e gostaria de um som de qualidade com base nessas restrições (sem uma caixa enorme no porta malas e tal), um som para tocar com o ipod e as rádios de vez quando. Abraços e obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Rubem,

      Antes de tudo, peço desculpas pela demora. Quanto está disposto a investir? Me parece que deseja algo simples, no entanto, ir até os EUA para trazer somente os alto falantes das portas pode não ter o mesmo custo x benefício de um projeto completo.

      Outro ponto importante é que não há qualquer garantia de que irá encontrar modelos específicos, por este motivo, costumo sugerir características e marcas.

      Lembre-se de adquirir aqui no Brasil, seja na concessionária ou Loja especializada, o chicote original do Novo Palio. Pra que possa fazer a instalação dos equipamentos sem cortes ou emendas na fiação original, preservando a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, peço desculpas novamente pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Rubem Puttini

        Boa noite Vitor,
        Então, eu estava disposto a não gastar mais que 700 reais em tudo. O que eu pensei de custo benefício é que lá as coisas são mais baratas e as marcas são melhores. Vi muitos comentários e pensei em trazer um kit 2 vias pra frente e coaxiais nas de trás, mais a frente do som. Não penso futuramente em colocar sub e nem 69 já que não quero perder espaço no porta malas e nem furar o tampão. Se você puder sugerir algumas marcas boas nessa faixa de preço ou até um pouco mais alto eu vou caçar lá rsrs. Vou comprar o chicote aqui na hora de instalar, obrigado pela resposta. Abraço.

        Opa, outras dúvidas que surgiram aqui: Tem algum problema comprar o auto falante de uma marca e a parte da frente de outra, ou o kit duas vias de uma e as coaxiais de outra? O twitter vem junto com o alto falante ou é comprado a parte? Nesse meu caso de kit duas vias e coaxiais vc acha necessário módulo ou já tá de bom tamanho? Obrigadão Vitor, Abraços.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Rubem,

          Normalmente sugiro Alpine e Rockford Fosgate (RF), são marcas que o pessoal encontra com certa facilidade.

          Se comprar o “kit component” como eles chamam trata-se de um único produto (Mid Bass + Tweeter + Crossover), no entanto, dependendo da linha estes também são vendidos separadamente – comumente usados como peças de reposição.

          O kit 2 vias pode ser Alpine SPS-610C ou RF P16-S e os coaxiais da mesma linha, modelos Alpine SPS-510 e RF P152.

          Quanto ao cd player, além de Alpine, procure também por Clarion e Kenwood. O modelo depende do que deseja e costuma usar, como USB, SD Card, Bluetooth e por aí vai, de preferência por modelos que tenha ao menos 2 saídas RCA.

          Amplificador é sempre bem vindo, no entanto, para o seu propósito e até pela qualidade dos equipamento sugiro manter sem por enquanto. Futuramente – e depois de curtir essa configuração – considere a adição de um amplificador e um subwoofer no porta malas.

          Veja que um subwoofer em caixa lateral ou até mesmo uma caixa selada no espaço do estepe, com sub de 8 Polegadas tem um bom rendimento sem ocupar muito espaço. Outra boa opção seria uma caixa ativa debaixo do banco, mas isso fica para um upgrade no som.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Rubem Puttini

            Boa noite Vitor, obrigado mesmo pela ajuda, vou correr atrás desse kit da alpine pra ficar com um som maneiro. Deu uma luz pra mim haha. Valeu, abraço.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Rubem,

            Já comercializamos algumas unidades dos falantes Alpine que mencionei e são muito bons, no entanto, infelizmente o preço não se compara o praticado nos EUA – por uma série de motivos que não vale entrar no mérito da discussão.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          • Rubem Puttini

            E aí Vitor, comprei esse kit da alpine e agora só falta um lugar pra instalar. Sou de Brasília, sabe de algum lugar de confiança por aqui? Abraço e obrigado.

          • Vitor Lima

            Boa noite Rubem,

            Infelizmente não conheço nenhuma loja física em Brasília, inclusive, se conhecer alguma que ofereça serviços de qualidade, peço que compartilhe aqui no Blog conosco.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  88. Gustavo

    Falae galera… tenho um Palio Sporting e quero melhorar o som, mas sem trocar o player. Minha idéia é só trocar os falantes sem por módulo nem sub. Será que consigo um som melhor? O que me recomendam de alto falantes e até que potência? Alguém sabe a potência de saída do player que vem nele? Vlw!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Gustavo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, a potência na unidade principal de fábrica deve ter algo entre 15 e 20w por canal – por convenção 4x15w.

      Que tipo de alto falantes já estão instalados nas portas, consegue descrever? Há tweeters na capa interna do retrovisor?

      Normalmente os alto falantes originais de fábrica são triaxiais simples, com essa premissa, acredito que um kit 2 vias e alto falantes coaxiais na traseira melhoram o rendimento.

      Elevam o palco sonoro e melhoram sensivelmente a eficiência do sistema, no entanto, um dos grandes gargalos de sistemas originais é exatamente o player de fábrica. E pra melhorar nesse caso só um processador de áudio, que não é barato.

      Acredito que trocar somente os alto falantes ajuda, mas sugiro considerar um amplificador para o próximo upgrade e um subwoofer pra ganhar eficiência nas frequências Graves.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Gustavo

        Falae Vitor… obrigado por responder! Tem instalados 2 de 6″ na frente simples(apenas o falante sem mais nada) 2 twiters na capa do retrovisor e 2 de 5″ atrás, tb simples… o som não é ruim, mas não tem grave, queria apenas por autos melhores pra ter um grave melhor… meu pai tem um sorento diesel com um som interno original que é muito bom com ótimo grave (dentro dos limites claro, nada comparado com um sub), apenas com som de fábrica, minha idéia é deixar parecido com isso…

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Gustavo,

          Um dos pontos que contribui pra que os graves apareçam somente com os mids nas portas é o isolamento acústico, que acredito eu ser infinitamente melhor no caso do Kia Sorento comparado com o Novo Palio.

          Outro fator que contribui com certeza são os alto falantes, mas não encontrei informações sobre a marca dos mesmos, e não podemos esquecer também da unidade principal.

          Quanto está disposto a investir nos novos falantes? Daí consigo sugerir algo que caiba no bolso.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Bom dia Gustavo,

            Peço desculpas pela demora. Se for esse mesmo, o conjunto original, acredito que a troca dos alto falantes melhora o rendimento, no entanto, um amplificador seria bem vindo.

            Acredito que há duas opções: trocar o kit 2 vias e os coaxiais por modelos melhores ou ainda manter o coaxial original, adquirir um amplificador dedicado a um novo kit 2 vias. Ambas as opções estão dentro do valor mencionado para o upgrade.

            Obrigado pelo seu comentário, se desejar posso sugerir alguns modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Gustavo,

            Neste caso e levando em consideração o orçamento proposto, na dianteira Bravox CS 60B ou JBL Selenium 62V2A e na traseira Bravox CX 50B.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  89. Sávio Freitas

    Vitor, vocês estão com uma promoção do Subwoofer 8″ Alpine Type-R SWR-823D. Vale a pena investir mais um pouco por ele do que os Sub da Questo indicado acima? Qual a sua opinião sincera? Vi que a sensibilidade do Sub da Questo é melhor nos dados técnicos. Obrigado mais uma vez!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Sávio,

      No seu caso, eu diria que sim. Com o subwoofer de 8 Polegadas da Alpine, o espaço ocupado pela caixa acústica será ainda menor e favorece a economia de espaço.

      Perde-se um pouco em termos de SPL e área de cone é verdade, mas acredito que o ganho de espaço e qualidade compensem.

      Obrigado pelo seu comentário, acredito que consigo segurar a promoção até amanhã em caráter de exceção – pela demora em responder seu comentário – e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  90. Martireli

    Boa Tarde galera, e ai Vitor blz?

    Olá comprei um novo Pálio Essence Dualogic, não tenho o que reclamar muito bom o carro, levei um tempinho para acostumar com o câmbio, mas nada de outro mundo. Pois bem, sobre o som agora, gostaria de uma opinião sua, eu coloquei no carro um Dvd Pioneer Dvh 8480 com um módulo Stetsom V1000.1 – 2 Ohms, juntamente com um spyder nitro de 700rms – 2ohms, liguei o sub em série para subir pra 4ohms fechando assim com a potência especificada no manual do Modulo, que é 630rms em 4ohms ou 1050rms em 2ohms, os cabos de energia para o módulo é de 3,0mm medindo só o cobre. O que ocorre é o seguinte , ando uns 20min com o com ligado o módulo corta o sub, e acende a proteção do módulo, com a quantidade de piscadas segundo o manual indica bateria bateria fraca, preciso por outra bateria pra tocar um único nitro de 700? Ou eu estou fazendo alguma ligação errada? Lembrando que o cabo de energia puxei direto da bateria, talvez seja o cabo muito fino, eu sei que pra som o minimo é 4mm pro amplificador, mas eu quis aproveitar um cabo que tinha tocando um 8″ da MTX. Para resolver o que você me sugere? Se for algo que eu tenho que trocar, em sua loja eu encontro o produto necessário caso precise?

    Obrigado pela ajuda, e parabéns pelo post, é muito bom ter pessoas que entendem fazendo matérias com conteúdo e repassando conhecimento.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Martireli,

      Peço desculpas pela demora. Estamos falando de um amplificador de aproximados 1.000w (RMS), neste caso, a máxima de consumo pode variar entre 80 e 90A só para o som, sem considerar as demais funções do veículo.

      Acredito que com volume moderado e o veículo ligado seja possível manter o sistema original, mas ainda assim longe do ideal. Uma bateria de maior amperagem é recomendável, outro componente que pode ajudar durante os picos de graves é um Mega Capacitor.

      Ainda quanto ao sistema de alimentação, segundo o manual, a Stetsom recomenda cabos de 21 mm no caso do Venom 1000.1. Sugiro trocá-los o mais breve possível, por no mínimo cabos de 13 mm – considerando a distância de 3 a 5 metros entre a bateria e o porta malas.

      Na nossa loja ainda não há produtos voltados para instalação, mas posso providenciar cabos da Shok Industries se desejar.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Martireli

        Obrigado Vitor,
        Pois é, eu não entendo muito de som, então já levei o carro em uma auto elétrica especializada pra não me incomodar e fazer tudo certo, mas como minha cidade é pequena o pessoal aqui não tem muito conhecimento pelo oque eu vi, mas vou trocar essa semana ainda os cabos.
        Sobre o Mega capacitor, qual o objetivo dele? Ele armazena carga para ajudar a bateria nos picos? Qual é indicado para o meu caso?

        Obrigado pela ajuda Vitor, muito agradecido!!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Martireli,

          Resumidamente ele trabalha em conjunto com a bateria, pra assegurar que não falte carga no amplificador durante os picos de graves.

          No seu caso, acredito que um modelo de 2 Farad esteja bem dimensionado para suprir as necessidades do projeto.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  91. Rodrigo

    Possuo um Palio Attractive 2013 com o sistema de som “Rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS” original. Moro no RS, e quando faz frio o rádio simplesmente não liga. Alguém passa pelo mesmo problema?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Rodrigo,

      Peço desculpas pela demora. Chega a ser difícil de acreditar, no entanto, leve o veículo até uma concessionária para analisar o caso.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  92. igor

    Boa noite irmao…comprei um novo palio e veio sem som…não entendo nada de som mas gostaria de colocar um bacana…desde o player ate os alto falantes…que deixasse o som bem bacana dentro do carro…to querendo colocar alto falante nas 4 portas e tem espaço pras tuitas tambem…desde ja agradeco

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Igor,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Pretende investir também em amplificador e subwoofer, ou somente nos alto falantes das portas?

      Com relação ao player, tem algum preferência como: Bluetooth, USB Frontal, SD Card e etc.? Lembre-se de adquirir o chicote original – pela internet ou na concessionária – para a instalação sem alterar a originalidade do veículo e mantendo a garantia da parte elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • igor

        o investimento será o suficiente para os alto falantes que proporcione um som ambiente de qualidade, inclusive tem um comentário falando sobre a qualidade do kit duas vias na porta dianteira, que talvez seja melhor do que colocar nas 4 portas.
        quanto ao player, sim…pelo menos bluetooth e usb. tb tenho interesse em colocar tv digital…desde ja agradeco irmao

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Igor,

          Sim, usar somente o kit 2 vias na dianteira beneficia a eficiência do conjunto, no entanto, incomoda os passageiros do banco traseiro em alguns casos.

          Primeiramente a unidade principal, com as características mencionadas uma boa opção seria o Pioneer DEH-X650BT. Conta com uma boa gama de funções e acredito que atende bem a proposta de um kit 2 vias + amplificador + subwoofer.

          Há muitas opções para os alto falantes, por falta de limitadores vou começar com produtos intermediários. Veja os modelos a seguir: Bravox CS 60D, Audiophonic KC 6.2 e Fusion CP-CM60.

          Um amplificador 4/3 canais com algo em torno de 100w (RMS) de potência em 2 Ohms, com 2 canais estéreo para os alto falantes e um mono (bridge) para o subwoofer. Nessa linha temos: Banda 2.4D, Falcon F400M, Taramps TS-400×4, Soundigital SD 400.4D dentre muitos outros.

          O subwoofer pode ser de 8, 10 ou 12 Polegadas, com algo próximo dos 200w (RMS), dependendo do espaço de que dispõe. O mesmo se aplica a caixa acústica, que depende do tipo de música que dá preferência. Nessa faixa de potência uma opção que gosto e recomendo é o subwoofer de 10 Polegadas NAR Audio da série 1, mas há outras opções, como o Bravox Premium Plus.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  93. Hugo

    Eai Vitor, primeiramente quero parabenizar este blog e vc pelo grande trabalho feito ajudando o pessoal!
    Eu estou adquiriendo um Palio sem som, e ja tenho um Pioneer AVH 6350BT. Em pouco tempo estarei indo no Paraguai, e na porta dianteira pretendo colocar este kit 2vias nas portas dianteiras Alto Falante 2 Vias MTX THS 602
    Agora vem minha duvida, o que colocar nas portas de traz? Vendo esse site que passei voce poderia me passar o link do produto recomendado? E se possivel, tambem com um amplificador certo que tambem deve ter nessa pagina? Muito obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Hugo,

      Para as portas traseiras sugiro alto falantes coaxiais de 5 polegadas – no caso do Novo Palio. No site mencionado denominados como 2 vias, como por exemplo: XT502 ou RTC502, ambos da MTX.

      Os alto falantes não possuem potência recomendada elevada, acredito que um 4 canais com algo próximo de 50w em 4 Ohms de impedância seja suficiente. Veja alguns exemplos: Kenwood KAC-3604S (está com bom preço) e Kicker DX400.4.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Hugo

        Muito obrigado pela resposta, vou montar o som dessa forma então.

        Acho que a unica duvida que ainda tenho é se vou precisar mudar a bateria do carro, o que acha?

        Obrigado!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Hugo,

          Peço desculpas pela demora. Com os amplificadores mencionados, o veículo ligado e volume moderado, acredito que a bateria original de conta do recado.

          Se notar que as luzes do veículo oscilam enquanto o som estiver ligado, o melhor a fazer é trocar a bateria por uma de maior capacidade.

          Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  94. Silas

    Olá, parabéns pelo blog.
    Tenho novo Palio Sporting. Kit original com DVD Pioneer DVH-8580AVBT, gostaria de mais qualidade com um grave bem legal, não para fazer barulho externo. Montei essa configuração no site que encaixa no meu bolso. O que você acha? ficarei satisfeito ou preciso gastar mais?

    Kit Alto Falantes Falcon FC 280K – 6″ 70W RMS R$ 147,00

    Subwoofer Falcon FS 1000S – 10″ 260W RMS R$ 176,75

    Módulo Falcon Conception F450M – 2x120W RMS (2 Ohms) + 1x240W RMS (4 Ohms R$ 335,32

    Valor total : R$ 659,07

    Caso contrario, aguardo sua sugestão!
    Forte abraço.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Silas,

      Antes de tudo, obrigado por comprar conosco e agradeço pela confiança.

      Lembre-se de que este é somente o custo dos equipamentos, considere também que terá de investir na instalação (cabos RCA, cabos de alimentação e alto falantes, caixa acústica e etc.).

      Se este for o seu primeiro projeto de som, acredito que está de bom tamanho e segue a proposta voltada pra som interno. São equipamentos de entrada, com um bom custo x benefício e repito, se for seu primeiro contato acredito que ficará legal sim.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  95. Sergio

    Parabéns pelo blog.

    Eu recentemente adquiri um novo Palio com a preparação de som da fábrica e comprei um pequeno amplificador com bluetooth, o moovi (http://www.lojanoxt.com.br/produto/2489912/Moovi#.UcxjXfnVCd4). Ele tem 4 canais de 40W RMS cada. E estou usando como player um Smartphone Galaxy S2 tocando as músicas em formato mp3.

    Tenho achado que o som está com distorção se aumentar um pouco o volume. Para mim, não me importa muito potência, mas gostaria de ter um som claro, com boa resolução e baixa distorção. E também uma solução que não ficasse aparecendo que tenho som instalado no carro por causa da segurança. O moovi ficou escondido por baixo do painel e como só tenho auto-falantes nas portas não dá para perceber que tem som instalado no carro.

    O que você me recomenda para melhorar a qualidade do som utilizando o moovi e sem ficar com a instalação do som aparente?

    Abraços,
    Sergio.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Sergio,

      Antes de tudo, os 40 watts mencionados são a potência de pico. A potência RMS (real) do Movi é de aproximados 18w, conheci essa solução através de um leitor e, desde então, acompanho o trabalho da Noxt.

      O primeiro passo é adicionar um amplificador, de preferência os modelos menores, que caíram no gosto do consumidor (SD 250, VS250 e agora Corzus HF252), pra manter a discrição do sistema.

      Cerifique-se também que o Movi está bem fixado e a uma boa distância de qualquer componente elétrico que possa gerar interferência.

      E talvez o mais importante, a compressão das músicas em MP3 tem que ser a menor possível. Eu sei que ocupa mais espaço no celular, por conta do tamanho dos arquivos, mas um bom sinal de áudio faz toda a diferença em um projeto como esse.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Sergio

        Prezado Victor,

        Antes de tudo, obrigado pela dica!

        E quanto aos auto-falantes? Hoje estou com o kit original do novo Palio. O pessoal da concessionária não soube me dizer exatamente o modelo, mas disse que são da marca Bonux. Se não me engano são triaxiais. O que você sugere de auto-falantes para serem usados com esse módulo amplificador ?

        Abraços,
        Sergio.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Sergio,

          Peço desculpas pela demora. Com a intenção de manter tudo simples, sugiro trocar somente os falantes dianteiros por um Bravox CS 60B ou JBL Selenium 62V2A e ligá-los no amplificador.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  96. Bruno cezar

    Tenho um palio essence 2012 com som original de fabrica, mas não está nem um pouco bom. Comprei um DVD Pioneer AVH5480 e pretendo montar um som com muita boa qualidade dentro do carro. Mas tenho algumas duvidas. Quais auto falantes usar nas portas dianteiras e traseiras?? Qual caixa usar no porta malas para não ocupar muito espaco. Qual o tamnho do subwoofer a ser usado. Qual a potencia do modulo para esta configuracao, tenho um stetsom 3000w com três canais. E então. Me ajudem.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Bruno,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Da preferência por que tipo de música?

      Acredito que o mínimo deve ser um kit 2 vias na dianteira + amplificador 4 canais + subwoofer e opcionalmente alto falantes coaxiais na traseira.

      Dependendo do orçamento disponíveis, é possível partir para marcas/modelos intermediários, de entrada, ou ir adquirir os equipamentos a medida que for possível.

      Trata-se de uma configuração com foco em qualidade e baixo consumo de bateria, mas que podemos alterar a medida que conhecer mais suas preferências.

      A melhor opção, no porta malas, pra ocupar o menor espaço possível é usar uma caixa lateral. O tipo e o tamanho do subwoofer dependem bastante de suas preferências musicais, pra assegurar que o conjunto será o mais eficiente possível.

      O amplificador e a potência dependem bastante do restante do conjunto e o objetivo do projeto de som, podemos usar o SPL 3000 da Stetsom, mas devemos nos certificar que esteja de acordo com todo resto.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Bruno cezar

        Obrigado Vitor por sua resposta.

        Queria uma sugestão sobre quais marcas usar para os alto falantes, subwoofer (Qual tamanho usar 8, 10, 12 polegadas) e amplificador de 4 canais. Estou disposto a gastar até 1500 reais. Vou comprar os equipamentos aos poucos, pois já tenho som no carro. Escuto de tudo um pouco mas a preferencia e o sertanejo.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Bruno,

          Peço desculpas pela demora. Neste caso, acredito que a melhor opção seja o sub de 12 polegadas, de preferência em caixa selada pelo maior controle, mas uma dutada vai de encontro ao tipo de música que dá preferência.

          Como pretende adquiri-los aos poucos, acredito que pode manter o SPL 3000, por enquanto, e se preocupar inicialmente com um bom kit 2 vias e subwoofer.

          Na faixa dos 200w de potência, gosto bastante, e recomendo o subwoofer da NAR Audio da série 1, ou talvez, da série 2. Já em relação ao kit 2 vias, há uma boa variedade de opções e até R$ 400 vale a pena conferir modelos da Bravox, Helix e NAR Audio também.

          Um possível substituto para o SPL 3000 da Stetsom futuramente pode ser o Banda 4.8D, que recebi um bom feedback dos nossos clientes recentemente.

          No entanto, lembre-se de que há muitas outras opções disponíveis atualmente e, se desejar, posso sugerir algumas configurações possíveis.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver algo mais que possa ajudá-lo fico a disposição.

          Comentar
  97. Bruno cezar

    Boa noite Vitor,

    Dei uma olhada nas opções possíveis, mas pela falta de conhecimento fica difícil escolher. Se possível me passe algumas configurações para facilitar minha escolha. E nas portas traseiras que alto falantes usar? Quanto caixa dutada fica difícil pois uso o carro para viagem e trabalho. Desde já agradeço

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Bruno,

      Peço desculpa pela demora. Nas portas traseiras, opcionalmente, sugiro colocar alto falantes coaxiais, mas o único propósito é atender aos passageiros do banco traseiro.

      Minha sugestão é começar por um kit 2 vias NAR Audio 600-CS-2, os alto falantes coaxiais podem ser simples como o CX 50B da Bravox, lembre-se de mantê-los desligados enquanto não houver passageiros no banco traseiro.

      Mantenho a recomendação pelo Banda 4.8D, pra amplificador todo sistema, acredito que não será preciso trocar a bateria original e por se tratar de um 4 canais, poderá usá-lo para os alto falantes das portas até adquirir o subwoofer.

      Devido à restrição de espaço, acredito que a melhor opção é seguir com uma caixa selada lateral. O subwoofer, como havia mencionado, pode ser o NAR Audio da série 2 modelo 1222-SW-2.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  98. WANDERSON

    Olá, deu uma olhada nas suas dicas e gostaria de parabeniza-lo pelas orientações prestadas.
    Gostaria de saber se todos estes modelos de player cabem no painel original do novo palio .
    DVH 8580 AVBT 3,5”
    DVH 8480 AVBT 3,5”
    DVH 7580 AV 3”
    DVD RETATIL AVHP 5480

    Obrigado.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Wanderson,

      Peço desculpa pela demora. Sim, todos os modelos mencionados seguem o padrão 1 DIN cabem no painel do Novo Palio sem impedimentos.

      A única restrição é a tela do DVD de 7″, pois fica na altura das saídas do ar condicionado. Recomendo manter as saídas fechadas por segurança, a exposição da tela ao ar quente/gelado por longos períodos pode danificá-la.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  99. Adriano nogueira

    Boa noite Victor e parabéns por responder a todas a perguntas prontamente.
    Gostaria da ajuda de vocês com relação a um projeto de som interno no novo palio, onde tenho algumas dúvidas.
    Projeto:
    1- kit 2 vias Nar
    http://www.naraudio….detail?Itemid=0

    1- midbass nar ( dúvida entre midbass e coaxial, na porta traseira)
    http://www.naraudio….detail?Itemid=0

    1- amplificador sd250.2d para o kit 2 vias e o midbass
    1- subwoofer pioneer tsw309d4 ou 310 ( ou algum outro que me indiquem)
    1- amplificador sd400.4 para o subwoofer
    Caixa em mdf com duto de 4″ / de 45 litros ( se tiverem outra solução para não perder tanto porta malas, será bem vinda )
    Dúvida nos amplificadores: se a Roadstar power one seria melhor para tocar tudo, no lugar das soundigital .
    E se tiver algo errado, podem corrigir, opinar será importante e bem vindo.
    Obrigado.

    Faltou citar o player que tenho. DEH6480BT da pioneer! =)

    UP

    Desculpa novamente mas o link não funcionaram
    Kit 2 vias 600-CS-1 Nar Áudio ( ou da série 2 ) e como li bastante vc indica mais os coaxias na porta traseira ( opcional) então pensei no Coaxial 525-CX-1 Nar Áudio
    Disposto a gastar por volta de 1.500 a 2.000
    Gosto de todo estilo musical escuto mais forró, eletrônica,,samba variado.Quero o som para poder escutar com qualidade e que quando deixar a mala entre aberta dê pra escutar de boa(por isso a escolha do subwoofer da pioneer)
    Desculpa ter colocado muitas informações seguidas, mas esqueci alguns detalhes.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Adriano,

      Peço desculpa pela demora. Não se preocupe, na verdade essa quantidade e qualidade de informações ajuda bastante.

      Antes de tudo, importante salientar que será preciso rever o sistema de alimentação, normalmente baterias originais tem algo entre 40 e 55 amperes, pouco considerando os equipamentos que mencionados.

      Não recomendo a ligação que propôs entre o subwoofer Pioneer e amplificador Soundigital, não há como garantir a mesma potência nos dois canais (bridge).

      Sugiro adotar um único amplificador 4 canais, com algo próximo de 800w (RMS) de potência para todo o projeto de som como, por exemplo, o SD 800.4D. Da conta de todo o sistema, centraliza os ajustes necessários e facilita e economiza na instalação.

      Pra não perder tanto espaço no porta malas, sugiro partir pra uma caixa selada ou, se optar pela dutada, uma lateral que assegura alguma economia de espaço.

      Com esse orçamento, acredito que vale a pena investir ao menos no 2 vias da série 2, os coaxiais podem ser da série 1 mesmo. Segundo meus cálculos, o valor disponível dá e sobra pra investir em uma boa instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Adriano Nogueira

        Bom dia Vitor, não se preocupe quanto a demora pra responder já respondendo é de grande ajuda. A bateria do meu carro é uma Heliar de 60 ampères. E estou com um novo set em mente, depois de pesquisar algumas coisas.
        Novo set:

        1 par de kit 2 vias NAR (serie 2 ou 3)4ohms
        1 par de coaxiais NAR(serie 1) 4 ohms
        Amplificador SD400.4
        Subwoofer Questo QS350A-12DVC2 (12″)
        Amplificador SD400.1D

        Para ter subgraves bem profundos, sugerimos uma caixa dutada com:
        Volume: 57 litros internos (não há necessidade de acrescentar ou subtrair mais nada pois o volume ocupado pelo subwoofer e pelos dutos já foram considerados);
        Duto: 2 dutos de 7,5cm (diâmetro) x 35cm (comprimento)
        A Questo me passou este projeto da caixa.
        E ae o novo set alguma sugestão de mudança? E a “alimentação”?
        Tem um projeto de um celta que achei massa, tem algum email que eu possa te enviar as fotos.( se tiver afim de ver hehehe).
        Obrigado ae Vítor

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Adriano,

          Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, pode enviar as fotos para contato@ntrixsound.com.br, que acesso regularmente. Qual a marca/modelo do seu cd/dvd player?

          Gostei da mudança, o feedback de outros clientes com relação aos subwoofers da Questo Audio é muito positivo. O único ponto de atenção é com relação a manter dos amplificadores, que implica em custo maior com cabos e mão de obra da instalação.

          São 800w de potência e, considerando os amplificadores, a máxima de consumo é de aproximados 70A só para o som. Sugiro adotar uma bateria com ao menos 80A pra assegurar um bom rendimento de todo conjunto.

          Obrigado pelo seu comentário, aguardo as fotos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa tarde Adriano,

            Da própria Soundigital poderia ser o SD800.4D, também da linha Nano, centralizando toda a instalação em um único amplificador.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Obrigado Vitor por toda assistência , o projeto ainda tenho algumas dúvidas pois não quero modificar muito o carro, e já estou pensando em colocar o novo subwoofer da Questo de 8″ por causa do espaço do porta malas. Com relação a este amplificador que vc me indicou precisaria trocar a bateria por uma de quantos ampères ?

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Acredito que a bateria deve ter algo entre 80 e 90 ampères, pra segurar com alguma folga o todo o sistema e ainda atender as demais funções do veículo.

            Ainda não tenho unidades do novo subwoofer de 8 polegadas da Questo Audio, mas será um prazer ajudá-lo na aquisição.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Adriano nogueira

            E ae Vitor, vc sabe onde compro kit 2 vias da Hertz? Achei melhor do que os nar, em alguns videos que comparei o audio. Valeu

          • Vitor Lima

            Bom dia Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Consulte o Renê da R2 Audio (www.r2audio.com.br), pois sei que ele trabalha com toda a linha da Hertz, mas não encontrei o DSK 165 no site.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano nogueira

            Beleza. Eu estava pensando em fazer o seguinte:
            Primeiramente colocar o kit 2 vias e um par coaxias ligados em uma sd400.4, enquanto não compro o subwoofer da questo de 10″. No caso quando tiver com o subwoofer tenho que trocar o amplificador correto? Pq iria tirar o coaxial e ligar o subwoofer em bridge ou seria melhor um só para o subwoofer?
            Disposto a gastar no amplificador por volta de 700,00, oq vc acha?
            Valeu

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Acredito que há duas opções, seu cd player Pioneer tem 3 pares de RCA, o que lhe possibilita controlar alto falantes dianteiros, traseiros e subwoofer.

            Pode começar com SD 400.4, kit 2 vias e alto falantes coaxiais e posteriormente adquirir um amplificador mono, dedicado ao subwoofer Questo. Acredito que seja o meio mais simples, por conta da divisão do projeto em duas etapas.

            No entanto, com esse orçamento, é possível partir pra um amplificador com aproximados 800w e usá-lo somente para os alto falantes, até que possa adquirir também o sub. O ponto positivo, neste caso, é que ficará tudo centralizado em um único amplificador, sendo necessário somente adaptar a instalação quando adquirir o subwoofer.

            Qual das opções acima lhe chamou a atenção? Ambas são válidas, o consumo de bateria teoricamente é o mesmo em ambos os casos, a única diferença real está na quantidade de amplificadores.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Gostei muito da segunda opção já que vou utilizar apenas um módulo para todo o sistema. Agora qual módulo vc sugere para todo o sistema? Antes da compra do subwoofer. Me indicaram o banda 8.4d para subwoofer e kit 2 vias, mas pesquisei e não encontrei em sua maioria um feedback legal. Com tanto que a prioridade seja qualidade, tudo bem.
            Qual a sua sugestão? Valeu Vitor por toda assistência .

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Peço desculpa pela demora. O próprio Banda 8.4D é uma das opções que recomendo, inclusive já tivemos alguns clientes com essa configuração e o feedback é bastante positivo em relação a ambos (amplificador e subwoofer). Há outras boas opções como o Audiophonic Club 800.4 e da própria Soundigital, o SD 800.4D, que estão na mesma faixa de preço.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Valeu Vitor. Agora se o kit 2 vias jbl é de 4ohms, devo comprar o amplificador na versão 1 ou 2 ohms?

          • Vitor Lima

            Boa tarde Adriano,

            Antes de tudo, errei ao informá-lo sobre o SD 800.4, este tem uma configuração pouco diferente de Banda e Audiophonic, pois são 4 canais de 200w (RMS) em 1 Ohm.

            Todos possuem uma única versão, o que os difere é a potência aplicada aos alto falantes. Club 800.4 e 8.4D, por exemplo, em 4 Ohms são aproximados 100w (RMS), já o SD 800.4 também em 4 OHms a potência é de 50w. A versão do subwoofer Questo Audio também irá mudar, conforme o amplificador que escolher.

            Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Valeu Vitor, obrigado por tudo e desculpa por tantas perguntas. Vou comprar uma sd400.4 ( de 1 ou 2 ohms?) kit 2 vias jbl ms62-c, questo de 10″ e sd400.1. Pronto finalizado. Depois de tanto tempo consegui fechar o projeto, qualquer sugestão só acrescentar. Fiz um orçamento em uma loja da cidade conceituada e ficou por 1400 reais kit 2 vias e coaxial jbl gto, amplificador jbl de 4 canais e instalação, fiação e tal. Achei relativamente caro. Nem coloquei o subwoofer, e vou tirar os coaxiais.

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, não se preocupe com a quantidade de dúvidas, conte conosco sempre que precisar.

            Qual o modelo do amplificador JBL que lhe ofereceram? Dependendo do modelo, é claro, considerando mão de obra e cabos de qualidade o preço me parece justo.

            O SD 400.4D só tem uma versão, já o SD 400.1D depende do modelo do subwoofer Questo Audio. Se o sub for bobina dupla de 2 Ohms (DVC 2), por exemplo, o correto é usar a versão de 1 Ohm – as bobinas associadas em paralelo.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            O amplificador Gto-804ez jbl (625,00)
            Kit 2 vias Gto-608c jbl (420,00)
            Coaxial jbl gt0528 (230,00)
            Fiação (80,00)
            Cabo rca 5 mts technoise serei 300 (2 cabos – 80,00)
            Esse foi o orçamento que me passaram.
            O kit 2 vias ms62-c acho que cabe no palio né?
            E ae Vítor oq vc me diz?
            Valeu por toda ajuda.

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Um projeto de som legal, esqueci que não contemplava também subwoofer. Esse amplificador JBL é novo, foi lançado recentemente, e possui uma boa variedade de funções.

            Sim, acredito que o MS-62C cabe sem a necessidade de adaptações, talvez usar um baffle para o melhor direcionamento dos mids.

            Na minha opinião, há vantagens e desvantagens pra ambos os lados, vai depender essencialmente das suas preferências.

            Claramente o amplificador JBL é melhor – acredito que não seja uma comparação muito justa – possui uma gama de recursos mais completa, o ponto negativo é que carece de potência para um subwoofer com mais de 200w (RMS) de potência.

            Na contra partida, a dupla de Soundigital é mais eficiente e com o dobro da potência, a máxima de consumo é pouco maior que o JBL e lhe possibilita trabalhar com um amplificador de até 400w.

            Em relação aos alto falantes, na minha opinião, o MS-62C é mais alto falante na comparação com o GTO-608C (lançado recentemente o 609C).

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Então Vitor, queria saber a sua real opinião se o amplificador audiophonic 800.4 , seria uma boa opção para tocar kit 2 vias e subwoofer? Se realmente ele é de qualidade, se consome muito e se é melhor do que os sd?

          • Vitor Lima

            Boa noite Adriano,

            Eu particularmente, dentre os dois modelos, dou preferência pelo Club 800.4 da Audiophonic. Apesar do maior consumo de energia, a qualidade e quantidade de recursos compensa.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Obrigado Vitor. Estou analisando o da audiophonic e encontrei este da JBL GTO501 EZ para o subwoofer questo de 10″ bobi a dupla de 4ohms e outro para o kit 2 vias (sd400.4 ou outro que me atenda para esta finalidade. Praticamente e finalmente estou fechando o projeto graças as suas dicas. Hehehe. P que achou?

          • Vitor Lima

            Bom dia Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Sem dúvida uma boa opção, a ficha técnica agrada, a potência maior assegura que o amplificador trabalhe com folga e finalmente casa com o subwoofer Questo perfeitamente.

            Fico feliz em poder ajudá-lo, obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          • Adriano Nogueira

            Valeu Vitor, tem como fazer uma caixa em que eu possa tirar caso precise do porta malas? Tenho uma box universal da hinor, que tiro quando preciso( quase nunca hehehe), mas é uma opção interessante. Optei pela sd400.4 no estéreo, por causa do consumo/qualidade e o jbl tbm pelo mesmo motivo. Depois começar as compras hehehe, esperar mais um pouco, já que fechei o projeto. Qualquer outra duvida entro em contato. Só mais uma coisa tbm, oq vc acha do subwoofer da questo de 8″?

          • Vitor Lima

            Boa tarde Adriano,

            Peço desculpa pela demora. Pra resolver o problema com a caixa acústica, peça ao instalador pra usar plugs entre o amplificador e a caixa acústica, desse modo, poderá retirar a caixa quando necessário.

            Ainda não tive a oportunidade de testá-lo, mas já vi alguns vídeos e o rendimento agrada considerando o tamanho. Na minha opinião, o mercado ganhou mais uma boa opção de subwoofer de 8 polegadas.

            Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

  100. Alvaro Ney

    Boa noite amigo, Cara eu tenho um Novo Palio 2012/2013 e gostaria de colocar um dvd ou uma tela sómente(porem acho bem dificil de ter só tela) , pois eu tenho camera de ré e não me agrada muito ficar colocando o gps que comprei justamente por causa da camera. Até porque a bateria do gps cai muito rapido, e enfim, é meio chato, porém quero saber como posso fazer pra por um dvd como esse http://www.ntrixsound.com.br/players/dvd-players/dvd-player-pioneer-avh-x1580dvd.html , fui na fiat, o rapaz me falou que seria possivel se trocasse o painel, porém nao consegui compreender muito bem, ainda nao entendi como poderá ser feito sem prejudicar os controles do ar ou a saida do Ar condicionado… obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Alvaro,

      Peço desculpa pela demora. Acredito que não seja tão simples quanto trocar o painel, não há espaço para um tela padrão 2 DIN no painel e, se for possível, terá de fazer algum ajuste nas saídas de ar.

      Encontrei uma moldura no Mercado Livre 2 DIN que diz servir para o Novo Palio e nos comentários, diz que é preciso subir as saídas do ar condicionado.

      Na minha opinião, há duas opções: adotar um dvd player de 1 DIN – modelos com 3 polegadas – ou um dvd retrátil, no entanto, com o segundo terá de manter as saídas de ar – do centro – fechadas, pra não correr o risco de danificar a tela.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Alvaro,

      Peço desculpa pela demora. Conheço a marca, mas não tive contato com seus produtos. Trata-se de uma tela de 9″ que pode ser acoplada/removida ao player 1 DIN, um pouco diferente de um dvd retrátil, mas acredito que seja uma boa opção no caso do Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  101. Matheus Melli

    Olá, tenho um palio attractive 2013, com 4 falantes de 60w rms e pretendo adicionar um subwoofer de 200w rms com um módulo de 250w rms, gostaria de saber se a bateria original dele (60 ah) aguentaria esse conjunto, abs

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Matheus,

      Antes de tudo, este amplificador será dedicado ao subwoofer? Qual a marca/modelo do amplificador?

      Considerando uma eficiência estimada de 85% – esse valor pode variar de acordo com a marca/modelo – a máxima de consumo é de aproximados 22A e, nestas condições, acredito que a bateria original da conta do recado sem impedimentos.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  102. Belisa

    Olá,

    Tenho o Palio Atracttive com o som de fábrica, porém, sem USB e AUX.
    Gostaria de saber se tem como adaptar apenas essas funções, comprando apenas o cabo.

    Obrigada

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Belisa,

      Se não me falha a memória, desde que o som de fábrica seja o Connect, basta procurar no Mercado Livre, por exemplo, por “Cabo Usb Para Cd Original Fiat Connect” e encontrará alguns adaptadores.

      Lembre-se de perguntar ao vendedor qual o cabo específico para o ano/modelo do seu Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-la em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  103. WANDERSON

    Boa noite VITOR ,

    Tenho o Palio atracttive 2013 , com pré disposição para o radio. Gostaria de saber se o radio pioneer mvh-158ui
    é compativel para esse sistema. E se esse modelo cabe
    no painel. Obrigado !..

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Wanferson,

      Acredito que pode usá-lo sem impedimentos, trata-se de um modelo 1 DIN e não terá problema pra encontrar uma moldura, por exemplo.

      Lembre-se de pedir ao instalador pra usar um chicote adaptador na instalação. Qualquer corte/emenda na fiação original do veículo caracterizara a perda da garantia da parte elétrica do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  104. Felipe

    Boa Noite. Acabei de adquirir um Palio Attractive 1.4 sem predisposição para som. Gostaria de uma indicação de projeto para som interno com ótima qualidade, limpinho, Andei lendo algumas coisas e bolei um projeto simples somente com um kit duas vias na frente…ficaria bom? ou teria que colocar os coaxiais nas traseiras tb…os coaxiais melhoram o som interno todo? ou é só para os passageiros de trás? no meu caso ando na maioria das vezes eu e um passageiro. Você poderia me dar uma dica de marcas dos falantes e projetos?! com bom custoxbeneficio tb e que atenda o que eu quero. precisaria de módulo tb, etc?! obs: eu já tenho um aparelho Sony Xplod CDX-GT237X, daria pra usar ele mesmo? fica bom?! me dá uma luz brother haha.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Felipe,

      Antes de tudo, quanto está disposto a investir? Um som “cristalino” exige um bom investimento, visto que os materiais utilizados na fabricação dos alto falantes e demais componentes é de alta qualidade e consequentemente custo.

      O kit 2 vias, por exemplo, é um bom começo! Eleva o palco sonoro e aumenta a eficiência do sistema, no entanto, ainda tem pouca ou nenhuma eficiência na reprodução dos Graves e, neste caso, o melhor caminho é adotar um subwoofer.

      Outro aspecto importante e que contribui de forma considerável é o tratamento acústico, que evita a interferência de sons externos e reduz as vibrações.

      Sim, os alto falantes traseiros servem somente aos passageiros do banco traseiro, logo, não farão falta aos ocupantes do banco dianteiro. Inclusive, podem atrapalhar e causar interferência nos falantes dianteiros, reduzindo a eficiência do sistema.

      Enfim, existe um verdadeiro mar de possibilidades, preciso de mais detalhes pra lhe sugerir algo que agrade e caiba no bolso. Importante também, da preferência por que tipo de música?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Felipe

        Então cara…até uns R$ 1000, R$ 1200 sem o aparelho.. Oq ficaria bom? Ouço mais rock, mas ouço de tudo. Não tem u estilo específico. Oq ficaria legal? Um Kit 2 vias na frente, qual marca? E uma caixa com um sub no porta malas?

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa noite Felipe,

          Peço desculpa pela demora. Acredito que o caminho mais simples inclui um amplificador 4 canais de qualidade, um kit 2 vias – ao menos de uma linha intermediária – e um subwoofer de 10 polegadas em caixa selada.

          A questão do tipo música serve basicamente pra identificar suas preferências e ajustar tanto subwoofer quanto caixa acústica ao estilo principal. Poderá ouvir outros estilos sem impedimentos, a caixa selada favorece músicas com batidas secas e rápidas (Rock, Eletrônico, etc), mas não significa que não pode ouvir um Funk.

          Uma boa combinação, inclusive, já adotada por alguns clientes são Banda 8.4D e Questo Audio QS 350A 10DVC2. Já o kit 2 vias duas boas opções são Bravox CS 60D ou NAR CS-600-2, no entanto, há outros modelos legais nessa faixa de preço.

          Esse conjunto assegura graves contundentes e, principalmente, qualidade sonora. Acredito que mesmo nos locais originais, ambos os kit’s 2 vias terão um rendimento muito bom no interior do veículo, proporcionam um bom palco sonoro e sem os falantes traseiros a interferência será reduzida a próximo de 0.

          Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  105. CID CASTRO

    Olá Vitor,
    Comprei um palio 2013 com o radio connect com USB e Bluetouth , é o que pode receber o comando de volante . Este carro nao veio com os controles de volante . Vi no ML vendendo os controles ( já ate comprei ) . VC saber qual interface e chicote que tenho que comprar para instalar esse controle de volante do carro ?
    Desde ja agradeço , Cid

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Cid,

      Peço desculpa pela demora. Já fizeram uma pergunta semelhante, na ocasião consultei alguns amigos e a sugestão foi procurar pelo chicote na própria concessionária Fiat, pois as interfaces de volante conhecidas são adaptadas para cd/dvd players de terceiros (Pioneer, Sony, Alpine, etc.) e não os modelos originais de fábrica.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  106. Diego

    Vitor, boa tarde.
    Possuo um novo Palio e queria saber sua opnião referente a um projeto que estou montando:

    1 x Módulo Falcon 1500D 3 canais.
    1 x Subwoofer Bravox Premium 160w p10x D4
    1 x kit 2 vias Selenium 6″ 60w (dianteira)
    1 x kit Coaxial Selenium 5″ 60w (traseira)
    1 x Conversor RCA (não lembro a marca)

    O resultado ficaria razoável pelo menos?

    Comentar
      • Vitor Lima

        Boa tarde Diego,

        Antes de tudo, a JBL Selenium não dispõe atualmente de alto falantes coaxiais, se for o caso, posso sugerir modelos de outras marcas – como da própria Bravox, por exemplo.

        O HS 1500D possui ambos os tipos de entrada (fio e RCA), por este motivo, não é obrigatório adotar um conversor, pois poderia usar as entradas de fio tradicionais.

        Este conjunto está equilibrado, inclusive, casando a impedância entre amplificador e subwoofer – o Sr. fez a lição e casa – acredito que terá um resultado legal no interior do novo Palio.

        Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

        Comentar
        • Diego

          Estranho, o rapaz da loja me informou que possuia esse kit coaxial da Selenium. Mas de qualquer forma vou pensar em um substituto para esse kit. Outra duvida seria com a caixa do porta malas. Eu comprei a que encaixa na lateral (de fibra). Porem algumas pessoas dizem que eu devo prender ela com parafusos, já outras pessoas indicam colocar um velcro. Qual seria a melhor maneira de prender a caixa?

          Comentar
          • Diego

            E uma outra duvida: Usando o conversor RCA eu não vou obter um resultado melhor? Ou para essa minha situação não vai ter ganho nenhum?

          • Vitor Lima

            Bom dia Diego,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

            Se realmente for um alto falante JBL Selenium, acredito que trata-se de um modelo triaxial (mid bass, mid range, tweeter).

            Quanto a caixa lateral de fibra, o importante é assegurar que fique bem fixada na lateral do veículo. Em alguns casos, por exemplo, é possível somente encaixar a caixa acústica, tamanha a precisão da confecção.

            A vantagem ao adotar o conversor RCA depende basicamente da qualidade, mais especificamente a blindagem, dos cabos e sua capacidade de reduzir qualquer interferência externa.

            Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

  107. leonardo

    pessoal comprei um palio sporting com som original de fabrica com todos os sistemas,porem não me colocaram comando de som no volante, já comprei os botões, será que eu preciso comprar mais algo ou é só instalar…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Leonardo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Talvez eu não seja a melhor referência, neste caso, pois estamos falando de um sistema original, mas já pesquisei sobre o assunto a um tempo atrás.

      Além dos botões é preciso adquirir também o chicote que irá conectá-los ao player original de fábrica, inclusive, recomendo pesquisar na concessionária, pois na ocasião, não os encontrei mesmo no Mercado Livre.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  108. HERLEY SILVA

    Oi boa tarde !
    vc pode mim enformar se eu instalar um aparelho de dvd retratil no novo palio ele atrapalha as saidas do ar condicionado?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Herley,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sim, a tela de todos os modelos 2 DIN retráteis fica na altura das saídas de ar e, consequentemente, interferem no ar condicionado. Inclusive, do mesmo modo, o ar gelado pode danificar a tela do DVD.

      Infelizmente a Fiat não considerou a possibilidade de adicionar um DVD 2 DIN no painel do Novo Palio, no entanto, já vi modelos 2 DIN em que a tela fica para baixo e, talvez, seja uma alternativa.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  109. Wellington

    Olá Vitor!
    Tenho um Novo Palio já faz um ano. Ele sai da concessionária com o sistema de som mais simples que possa existir! O player é da Kenwood e eu desconheço a marca as especificações dos falantes das portas dianteiras e traseiras. Resumindo a história, quero trocar todo o sistema de som do carro. Minha pretensão seria de colocar falantes novos nas portas e falantes 6X9 penta ou triaxiais na tampa do porta malas. Não tenho intensão de colocar um sub-woofer.
    O que desejo em suma é um som de qualidade, com boa definição de faixas de frequência e uma leve “pancada” para frequências baixas.
    Quais equipamentos você me aconselha a usar? Existe a possibilidade de montar um sistema conforme o que descrevi com as características que desejo? Sou músico, mas para equipamentos desse ramo eu sou completamente leigo… rsrs
    PS: minha intenção para cd player é a seguinte: Pioneer DEH-X8580BT.
    Desde já muito obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Wellington,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qualidade e alto falantes 6×9 não combinam, sem mencionar o mito de que estes rendem bons graves devido a maior área de cone.

      Inclusive, sugiro considerar a possibilidade de adicionar um subwoofer, algo simples e não muito potente, mas o bastante pra assegurar um bom rendimento na faixa dos graves.

      Quanto está disposto a investir? O cd player mencionado é ótimo, no entanto, está muito acima do restante dos componentes do seu projeto de som.

      Quanto aos falantes das portas, sugiro adotar um bom kit 2 vias na dianteira e, opcionalmente, falantes coaxiais na traseira. O 2 vias na dianteira com os tweeters na coluna A faz toda a diferença, eleva o palco sonoro e proporciona a sensação de estar diante do palco.

      Apesar de todas as qualidades/benefícios ao adotar um 2 vias, o seu ponto fraco é exatamente na reprodução das baixas frequências (graves), por este motivo, a recomendação de considerá-lo no seu projeto.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algumas opções e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Wellington

        Olá Vitor!
        Obrigado pela resposta!

        Tendo em vista um investimento de até R$1000,00 e a sugestão que você deu, você poderia me citar as melhores opções para todos os componentes que eu deveria comprar para montar o sistema de som do carro?

        Muito obrigado pela ajuda!

        Comentar
        • Vitor Lima

          Bom dia Wellington,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Duas boas opções da própria Pioneer, por exemplo, são DEH-X6580BT e DEH-X3580BT. Estes, apesar de mais simples, contam com um bom conjunto de funções de ajuste, com a vantagem de ter custo mais acessível.

          Na dianteira, um bom kit 2 vias, como o Bravox CS 60D ou NAR 600-CS-2 (Série 2), pra assegurar um bom rendimento nos médios e agudos.

          Amplificador 4 canais com, no máximo, 400w RMS de potência (4×100), pra que não seja necessário rever o sistema de alimentação. São 2 canais estéreo para o kit 2 vias e 2 canais em bridge (ponte) dedicados ao subwoofer.

          Um subwoofer que gosto bastante e recomendo nessa faixa de potência é o Série 1 da NAR Audio, modelo 1004-SW-1. Além do bom rendimento em caixas relativamente pequenas, têm um bom custo x benefício.

          Lembre-se de que os equipamentos são somente parte do projeto de som, uma boa instalação, cabos bem dimensionados e de qualidade também são responsáveis pelo resultado final do projeto.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-la em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  110. Wandemberg

    Oi, comprei um palio attractive que vem apenas com o kit de predisposição para som. Quais os DVD’s pioneer compatíveis com a moldura do painel? O AVH-X1580DVD é legal?

    Obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Wandemberg,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, não consegui dar a devida atenção ao Blog nas últimas semanas e espero que esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual o ano/modelo do veículo? O painel do novo Palio, por exemplo, não foi projetado pra receber uma unidade principal 2 DIN.

      Já o AVH-X1580DVD, apesar de ser o modelo mais simples, têm uma boa gama de funções e atende até mesmo a projetos de som mais elaborados.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  111. Eneas vitorino

    boa noite,
    amigo gostaria de saber qual interface de comando de volante seria a ideal para minha palio adventure 2013/2014 pois vou tirar o som original e colocar um dvd 2 din positron com saida swc porem não quero perder os comandos de volante

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Eneas,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual o modelo exato do DVD Pósitron? Talvez eu não seja a melhor referência neste caso, pois não conheço muito a respeito de interfaces, mas posso consultar alguns amigos.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  112. Higor Lima

    Olá pessoal, boa noite! Estou trocando o meu CD original do Novo Palio por um Pionner, porém, quando desligo a ignição, o Pionner perde toda a configuração como se tivesse desligado a beteria. No chicote padrão da Pionner, estou ligando os fios amarelo com amarelo e vermelho com vermelho. Vocês sabem me orientar sobre como fazer a instalação para que o aparelho pare de perder a configuração quando desligar a chave? Ou então como fazer o aparelho ficar ligado sem usar chave na ignição? Obrigado, abraços!!!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom tarde Higor,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Neste caso, tanto Positivo quanto o Remote (responsável pelo acionamento) do player Pioneer, estão conectados ao pós-chave do veículo.

      A solução é ligar o positivo diretamente na bateria ou fio proveniente da mesma, pra assegurar energia mesmo quando o player estiver inativo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  113. Candeia

    Boa noite vitor
    tenho o novo palio com toca cd original connect e comando no volante e me interessei ( quero qualidade de som) por este projeto seu abaixo

    (Basicamente sugiro um kit 2 vias na dianteira (de 6″ polegadas”) e um par de coaxiais na traseira (de 5″ polegadas). Procure por marcas como Pioneer, Rockford Fosgate, Kicker ou MTX.

    Um amplificador 4 canais com 100 watts (RMS) de potência por canal (algo como 4×100 @ 2 Ohms). Procure por marcas como a Rockford Fosgate, Clarion, MTX.

    Um Subwoofer de 10″ polegadas com 200 watts (RMS) de potência, e que não seja Slim. Lembre-se de que a potência deve ser representada em watts RMS e não PMPO. De preferência por Rockford Fosgate, Kicker e MTX.

    Gostaria de saber qual a potencia do kit 2 vias, se e melhor que o de 3 vias e a impedancia dos kits e dos coaxiais
    Agradeço
    Raimundo

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom tarde Raimundo,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Importante esclarecer que algumas das marcas mencionadas não são encontradas oficialmente no Brasil, esta é uma sugestão pra quem pretende fazer suas compras no Paraguai.

      Outro ponto de atenção é que alto falantes triaxiais também estão sendo chamados de 3 vias. Se for este o caso, o rendimento de ambos não se compara e o kit 2 vias têm uma clara vantagem.

      Agora se a ideia é adotar um Kit Componente de 3 vias, com Mid Bass, Mid Range, Tweeter e Crossover (todos separados), acredito que vale a pena o investimento.

      O conjunto mencionado é bastante simples e um alto falante com algo entre 50 e 70 watts (RMS) de potência se encaixa bem a este projeto de som.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Candeia

        Boa noite Vitor

        Colega , apaguei meu note e perdi todas as minhas pg. salvas, hoje consegui encontrar seu end.
        Agradeço pelas inf. , mas pra simplificar, supondo que voce tenha um novo palio e goste de ouvir musica classica e de vez em qdo. curtir um samba que equipamento voce instalaria em seu auto ate 2 mil reais

        Um abraço
        Raimundo

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Raimundo,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora. No seu lugar, eu particularmente, começaria dispensando os falantes coaxiais na traseira. Ponderei rapidamente sobre o assunto e o seguinte conjunto me veio à cabeça:

          Começando pelo amplificador, usaria o DPA-1500 da Y2 Audio, completo e com bom custo x benefício, sem deixar de lado a qualidade.

          O kit 2 vias fico entre dois, são eles: Alpine SPS-610C e Morel Máximo 6″, cada um com suas qualidades, mas ambos muitos bons e, provavelmente, a escolha seria pela disponibilidade – valor é praticamente o mesmo.

          O subwoofer seria um Questo Audio QS350A 10 DVC2 em caixa selada com MDF de 21mm.

          Cabos RCA Série 4000 da Stinger, têm um modelo 4 canais que facilita bastante a instalação e cabos de força e paralelos da Shok Industries.

          Como ainda há espaço no orçamento, dedicaria o restante do valor para um tratamento acústico ao menos das portas dianteiras, pra melhorar o rendimento dos mids nas frequências mais baixas.

          Enfim, acho que fui pouco além, este seria o meu projeto de som para o novo Palio que incluiria apenas novas rodas aro 17 S215 KC da Scorro.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  114. Guilherme

    Ola pessoal,boa noite,bom,andei pesquisando sobre o assunto e montei esse set :
    Kit Duas Vias Hertz DSK 165.3
    Subwoofer JL 10W0V3
    Coaxial NAR 525-CX-3

    Não tenho grande conhecimento no assunto,por isso peço ajuda,qual amplificador seria ideal para essa configuração e você considera um bom conjunto? E Tratamento acustico seria recomendado?Muito grato pela ajuda!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Guilherme,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Já teve algum projeto de som voltado pra qualidade sonora? Da preferência por que tipo de música? E quanto está disposto a investir?

      Sem dúvida tratam-se de bons equipamentos e um bom amplificador é indispensável pra fazer jus ao restante do conjunto.

      A JL Audio, por exemplo, recomenda à aplicação de algo entre 75 e 300w (RMS) de potência no 10W0 V3, logo, sugiro um amplificador 4 canais com algo próximo dos 600w.

      Seriam 2 canais estéreo de aproximados 75w para os alto falantes das portas e um mono de 300 watts para o subwoofer. Os alto falantes traseiros, podem ser ligados diretamente no player ou até mesmo removidos do projeto, se for o caso.

      O player (CD, DVD, Central, etc.) que usara é a de fábrica ou trata-se de algum modelo comercial? Qual a marca/modelo?

      Além do tratamento acústico, desejável, outro ponto de atenção é o sistema de alimentação e transmissão, como bateria, cabos de força, RCA e paralelos.

      Estes devem ser muito bem dimensionados, pra assegurar o rendimento de todo o conjunto. Está usando a bateria original do Novo Palio, quantos ampères está possui?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      PS: Boas festas e feliz ano novo!

      Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Rafael,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que sim e lembre-se de que o amplificador deve ter entradas (Inputs) por fios tradicionais ou terá de usar conversores RCA. A única saída RCA, se não me falha a memória, é especifica para subwoofer.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      PS: Boas festas e feliz ano novo!

      Comentar
  115. Luiz

    Bom Dia,

    Tenho um Palio atractive 1.4 modelo 2013, e já veio com som de fábrica, player e auto faltantes.

    Gostaria de melhorar a qualidade do som, mas sem retirar o player original.

    É possivel ? Na minha cidade não possuí empresas de qualidade, este serviço é complicado? Qual tipo de mudanças no som interior você me recomenda?

    Não pretendo um som muito forte, mas de qualidade e com um grave melhor.

    Em relação ao custo estou disposto a gastar o qur melhor atender as minhas expectativas,.

    Obrigado, e parabéns pelo blog.

    Abraços

    Luiz

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Luiz,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora e espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Sim, no entanto, importante esclarecer que o player de fábrica impõe algumas limitações, mas acredito que não precisa se preocupar considerando que este é seu primeiro upgrade no som.

      Uma boa instalação, assim como os equipamentos, faz toda a diferença. Quanto a ser complicado ou não, depende bastante da qualificação da mão de obra.

      Imagino que na sua cidade o pessoal de preferência por andar com o porta malas aberto, mas não é um indicador de que não há bons instaladores. Ainda assim, se desejar, posso lhe dar algumas dicas do que e como deve ser feita a instalação, pra aumentar suas chances de sucesso.

      Pelo modelo que descreveu, acredito que o pacote de fábrica seja o mais simples possível, com alto falantes triaxiais em todas as portas somente.

      Para reproduzir as frequências graves com eficiência, por exemplo, se faz necessário adotar um subwoofer. Não há necessidade de ter elevada potência, apenas o bastante pra ter batidas mais contundentes.

      Sugiro o básico, com um kit 2 vias de entrada na dianteira, um amplificador 4 canais e um subwoofer de 10 ou 12 polegadas, de acordo com o tipo de música que da preferência, inclusive, aproveito pra perguntar qual? Trata-se de uma receita simples, mas bastante eficiente e, no seu caso, já faz uma boa diferença.

      Outro ponto positivo é que ao manter as coisas simples e com pouco potência, não é preciso redimensionar o sistema de alimentação (Bateria).

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir marcas/modelos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      PS: Feliz Ano Novo!

      Comentar
      • Luiz

        Boa Noite Vitor,

        Obrigado pelos esclarecimentos!

        Ainda, não resolvi nada sobre o som, estava aguardando a sua resposta.

        Então a mão de obra daqui não é muito qualificada, porém, alguns lugares são elogiados ,e creio que farão um bom serviço;

        Apenas um dúvida, o subwoofer deve ser em caixa? Há algum outro modelo que também dê qualidade no som mas, sem a necessidade de caixas no porta-malas por ex?

        Gostaria de apenas um som com montagem interior nas 4 portas, isso já aumentaria a qualidade e o desempenho do som ?

        Escuto todas as musicas, desde pagode à rock, mas curto bastante musica eletrônica, que dê algumas batidas.

        Obrigado pela atenção, e desculpa a demora.

        Feliz ano novo também.

        Abraço

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Luiz,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora. Outra possibilidade é adotar uma caixa amplificada slim, basicamente um conjunto compacto de subwoofer slim, amplificador e caixa acústica.

          São relativamente pequenas, utilizam subwoofers de no máximo 10 polegadas, e podem ser instaladas com folga debaixo do banco do passageiro, são ideais para quem não pode perder espaço no porta malas.

          Acredito que seja possível obter um bom rendimento somente com os mids nas portas, no entanto, é preciso investir em tratamento acústico nas portas ou adotar pezinhos para os mids.

          Sou a favor do “teste primeiro e compre depois”, por este motivo, sugiro testar o som somente com os alto falantes das portas e, se o rendimento nos graves não agradar, podemos pensar em uma caixa amplificada slim debaixo do banco.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  116. Pedro Andrade

    Estou equipando minha palheira nova e eu estou instalando o som com um amigo meu… e agora surgiu uma dúvida… onde instalar o módulo???

    alguem tem uma sugestão (menos embaixo do banco) onde vcs estão instalando normalmente… na parte de tras dos bancos trazeiros não dá porque nã é como dos palios antigos que tinha uma chapa de ferro e dava para parafusar.. neste o estofado é coberto tipo com um carpete e dá direto nas espumas e ferro.

    Encontrei um espaço em cima do porta luvas, mas nao sei se é ideal, tendo em vista que esta perto do airbag…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Pedro,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo do amplificador? Modelos que usam dissipadores, por exemplo, exigem lugares arejados pra assegurar a troca de calor com o ambiente.

      Já modelos com ventoinhas, são menos restritivos e podem ser instalados em praticamente qualquer lugar do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  117. Porthos

    Boa noite,
    Gostaria de sugestão para melhorar o som no Fiat 500 2014.
    Gosto de ouvir jazz e clássica e o Alpine original não ajuda.
    O problema é que o aparelho é integrado ao volante e ao sistema Blue & Me, que não gostaria de perder.
    Obrigado, desde já.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa noite Porthos,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Na verdade, de acordo com a descrição do sistema de áudio no hotsite do Fiat 500, somente os alto falantes são Alpine e trata-se de um kit 3 vias Premium, com mid bass, mid range e tweeters, além do amplificador 6 canais.

      Acredito que o Blue & Me, assim como a linha Connect encontrada nos modelos mais simples da montadora, é uma central multimídia desenvolvida especificamente pra esse veículo.

      O modo mais seguro, na minha opinião, para agregar funcionalidades sem perder a originalidade, é adotar um processador de áudio. O ganho é notável tanto na quantidade e liberdade para fazer ajustes, quanto na qualidade de áudio efetivamente.

      Outro ponto de melhoria, se for possível dedicar algum espaço, seria adotar um subwoofer, que proporciona maior fidelidade na reprodução das frequências graves.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  118. João

    Boa noite, tenho um aparelho pioneer mvh-158ui instalado, porém havia deixado os alto falantes e instalação originais de fábrica. São 2 alto falantes dianteiros, tweeters e 2 alto falantes traseiros. Porém os mesmos distorcem com muita facilidade ao aumentar o volume. Gostaria de trocar os alto falantes pra obter uma qualidade melhor. Quais seriam os melhores indicados? Pretendo gastar em torno de 300 a 500 reais, pois não tenho interesse em instalar subwoofer separado, apenas substituir os alto falantes originais por modelos que me garantam uma qualidade melhor. Grato desde já.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde João,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora. A quanto tempo usa os falantes do sistema original de fábrica? A menos que estejam próximos do fim de sua vida útil, é possível que o problema não seja exclusivamente dos falantes.

      Se for uma instalação antiga, por exemplo, sugiro rever os cabos, pra assegurar que ainda estejam em bom estado de conservação.

      Sugiro adotar os falantes da Série 1 da NAR Audio, modelo CS-600-1 na dianteira e 525-CX-1 na traseira. Uma linha desenvolvida pra tocar bem com ou sem amplificador e ideal para substituir os falantes originais de fábrica.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  119. Caio

    Boa noite,
    Comprei o novo palio 2014 sem o som original, assim preciso de sugestoes para a construção do som interno do veiculo. Desde players, alto-falantes internos, etc, estando com de disposição de gastos no maximo em torno de 1,5 mil.
    Desde já, muito obrigado!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Caio,

      Da preferência por som interno de qualidade ou som pra fora (trio elétrico)? Da preferência por que tipo de música? Há alguma restrição quanto ao porta malas ou adotar um subwoofer?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se tiver alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • Caio

        Boa noite Vitor,
        Desejo um som interno de qualidade, eficiente, limpo, sem interferência, que seja equilibrado para qualquer tipo musical e com talvez um dvd que não me sujeite a alterações na moldura do painel. Desejaria utilizar pouco o porta malas ou se utilizar, pouco.
        Obrigado novamente.

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Caio,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

          Considerando que há somente uma gaveta (porta treco) no painel, onde ficaria o som de fábrica, acredito que pode apenas adicionar o player de sua preferência sem a necessidade de adaptações.

          Normalmente a qualidade sonora fica em segundo plano nos dvd’s de 1 DIN, por este motivo, não recomendo para projeto de som voltados para qualidade. Sugiro adotar um cd player com – no mínimo – 2 pares de RCA e, se possível, com algumas funções de ajustes.

          Além da unidade principal (cd, dvd, etc.), sugiro um bom kit 2 vias na dianteira, um subwoofer no porta malas e um amplificador 3 ou 4 canais. Uma receita simples, mas bastante eficiente e que assegura um bom palco sonoro, com graves presentes.

          Com o orçamento proposto, sugiro os seguintes equipamentos:

          CD player Pioneer DEX-X1680UB
          Kit 2 vias NAR Audio 600-CS-1
          Subwoofer NAR Audio 1204-SW-1
          Amplificador Banda 2.4D

          Sugiro usar o subwoofer NAR Audio com uma caixa selada, tanto pelo menor tamanho se comparado a dutada, como pela resposta mais precisa nas batidas das músicas.

          Considerando que ainda ficam faltando cabos (RCA, forçe e alto falantes), caixa acústica e mão de obra para instalação, acredito que fica dentro do orçamento proposto com alguma folga.

          Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Jefferson,

      Se estivermos falando da mesma capa, uma simples tampa que ocupa o lugar do player quando não há som instalado. Esta é facilmente removida com uma espátula (ferramenta específica para som automotivo) ou, com o devido cuidado, uma chave de fenda resolve.

      Importante: Caso não tenha experiência com instalação, sugiro levar o veículo a uma Loja e pedir o acompanhamento de um profissional da área.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  120. Nailson

    Bom dia, tenho o novo palio 2014 e veio sem som, alto-falantes etc. porque quero montar um som de qualidade, me informaram que os de fábrica não são tão bons. Gostaria de saber se no novo palio a fiação dos alto-falantes já vem de fábrica nas portas e se a fiação da antena (teto) também já vem de fábrica. O kit que comprei foi Pioneer AVH-X2680BT (com moldura)+ kit 2 vias polk db6501 e gostaria de comprar a antena porém queria saber se a fiação da antena já vem pré-instalada de fábrica. Agradeço desde já quaisquer ajuda.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Nailson,

      Difícil dizer com certeza, normalmente os veículos – mesmo sem som de fábrica – já vem com pré disposição e inclui os cabos, mas não é necessariamente uma regra.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  121. João Felipe

    Olá amigo!
    dei um upgrade no som do meu palio (somo original de fábrica) com a troca dos autofalantes das portas por 4 bomber 6 polegadas, coloquei um sub (Bomber Slim 10″). Pra tocar isso ai, coloquei uma Stetson CL 950 (3 canais- 1 mono para o sub e 2 stereo para as portas), porém o instalador colocou uma “chave” para ativar o módulo e toda vez que ligo o som tenho q ativar tb essa “chave”, pois segundo ele o som não possui a saida remote que ativa o módulo. Gostaria de saber se há alguma foma de ativar o módulo simplesmente ao ligar o som…

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde João,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Qual a marca/modelo da unidade principal (cd, dvd, central, etc.)? Normalmente usa-se o Remote pra fazer o acionamento automático do amplificador, até mesmo o som de fábrica o possui, qual o ano/modelo do seu veículo?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
      • João Felipe

        Bom, o som é o original do carro (Novo Palio 13/14, modelo Connect com saida USB e Bluetooth). Instalei o som no carro mais realmente tive que colocar um interruptor para ativar o módulo, já que o instalador disse que o mesmo nao poderia ser ativado direto pelo som por falta do Remote. A outra opção seria colocar o módulo pra ser ativado no “Pós chave”, o que significa q nao poderia ligar o som com o carro desligado…

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde João,

          Segundo o manual, há um pino específico para ativar o amplificador (remote), nas saídas traseiras do som de fábrica. Sugiro procurar por outro instalador, pra que o serviço seja refeito e de forma correta.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

          Comentar
  122. luigenio mendes

    Ola bom dia.
    Eu comprei o novo palio attractivo, so que eu comprei um som automotivo na net CD Player Pioneer DEH-X1680UB fiquei com medo de não encaixar no carro , ou será que encaixa certo.
    Aguardo resposta!

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Luigenio,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Se a versão que adquiriu tiver somente o “porta treco” logo abaixo das saídas de ar, acredito que cabe sem impedimentos ou ajustes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  123. Douglas

    Bom dia amigo, comprei um palio evo 2012, e veio sem o sistema de som, antena, falantes etc. Como moro próximo a fronteira, vou buscar os falantes e o cd player no PY. Vou comprar ambos da Pionner, tem alguma dica para os falantes das portas? e quanto ao falante ou twiter não sei, que vai na coluna do carro? o que deve ser colocado ali? .. abraços

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Douglas,

      Hoje, mencionar marcas/modelos é complicado, pois pode não encontrá-los e, por este motivo, dou preferência por dizer somente as características que deve procurar.

      O cd player, por exemplo, de preferência por modelos com ao menos 2 pares de saídas RCA e, aproveite o custo menor, pra trazer um modelo com mais recursos de equalização.

      Quanto aos alto falantes, sugiro adotar um kit 2 vias (também conhecidos como kit component) na dianteira e coaxiais na traseira.

      Caso não encontre alto falantes da Pioneer com bom custo x benefício, procure por marcas como Kicker ou MTX que são bastante comuns no PY.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
      • Douglas

        Vitor, encontrei duas medidas para os falantes das portas dianteiras e traseiras… você sabe dizer quais são as corretas? Ao que tudo indica são 6″ na dianteira e 5″ na traseira… correto?? Palio Attractive Evo 2012..

        Comentar
        • Vitor Lima

          Boa tarde Douglas,

          Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo. Está correto, são 6″ na dianteira e 5″ na traseira.

          Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          Comentar
  124. Mauricio Rodrigues

    Boa Tarde Vitor, após um ano passado a garantia do carro, gostaria de por uma caixinha selada com um sub de 12 até uns 350 rms, esse som original do novo palio tem saída para se instalar uma potencia.
    outra duvida mandei instalar dois 6×9 no tampão e o cara pegou a fiação do lado da porta e ligou os 2×9 e desligou o som da porta traseira…ele fez certo ou errado.

    obrigado pela atenção.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Mauricio,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que pode usar as saídas tradicionais de fio, para ligar o amplificador, pois normalmente centrais originais de fábrica não vem equipadas com saídas RCA.

      Outra possibilidade é adotar um conversor RCA, se necessário, pra lhe dar liberdade de escolha da marca/modelo que desejar, sem se preocupar com a compatibilidade.

      Não há informações claras, no manual, quanto a impedância mínima de saída da central original Fiat (Connect), desse modo, acredito que o instalador optou pelo meio mais seguro e, na minha opinião, o correto a se fazer neste caso.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  125. Nadson

    Bom dia! Tenho um Novo Palio 2012 Essence com o som, gostaria de colocar só um amplificador que seria este: Modulo Amplificador Soundigital Sd 400.4d Nano 400w Rms
    Posteriormente instalar um subwoffer. Isto é possível? ficaria uma qualidade aceitável? Se for possível pode fazer recomendações do amplificador, sub e auto-falantes. Obrigado pela ajuda.

    Comentar
    • Nadson

      Ficaria bom, com o som original eu acrescentar um Módulo Jbl Gt5-a604 – 640w Rms e Kit Alto Falante Jbl 6 Gto 608c 2 Vias 140w Rms?

      Comentar
      • Vitor Lima

        Bom dia Nadson,

        Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

        Que tipo de música costuma ouvir? Pelo que descreveu, a ideia é fazer um projeto de som voltado para o interior do veículo, correto? Quanto está disposto a investir?

        O único ponto de atenção em relação ao som original de fábrica, é que este normalmente não possui saídas RCA e, neste caso, se o amplificador não tiver entradas a fio (high input) é necessário usar conversores RCA.

        Acredito que sim, porém o GT5-A604 – em bridge – fornece algo próximo dos 160w de potência, restringindo as opções de subwoofer que poderá adotar futuramente.

        Gosto dos alto falantes da linha GTO, o único ponto de atenção em relação ao kit mencionado, é que este saiu de linha já a algum tempo. Confirme com o lojista, antes de comprar, se o mesmo realmente tem o produto em estoque.

        Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

        Comentar
        • Nadson

          Na verdade troquei o kit para o German Maestro Alpha de 6″, vou fazer um tratamento nas portas e gostaria que sugerisse um Amplificador de 2 saídas, não vou mais usar sub. Vi em comentários anteriores neste fórum, que este aparelho do kit evolution II tem 2 saídas RCA ou me enganei?

          Comentar
          • Vitor Lima

            Boa tarde Nadson,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

            Acredito que tenha – no máximo – uma única saída RCA para sub, principalmente, se trata-se de um modelo Connect. Por que desistiu do subwoofer?

            Uma boa opção, de elevada qualidade e bom custo x benefício, que acompanha o kit 2 vias German Maestro é o Y2 Audio DPA-720.

            Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

          • Nadson

            Vitor;

            Obrigado pela ajuda e não precisa se desculpar, só a ajuda já vale.

            Bom Tenho um Kit German maestro Epic EV6508, o player original e confirmei que tem 2 saídas RCA, com fader, balance, equalizador de 7 bandas e etc…A principio sem sub (colocarei depois) a dúvida?
            Qual amplificador entre estes:
            Audiobank 4100
            Audiophonic club 4100
            Taramps TS400 (da chiado, esquenta, ruim para stereo?)

            Obrigado mais uma vez.

          • Vitor Lima

            Boa tarde Nadson,

            Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

            Dentre os modelos que mencionou, acredito que a melhor opção seria o amplificador Audiophonic.

            Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

  126. Maximiliano

    Olá,
    Possuo um Palio Sporting 2014 com o My Connect e gostaria de mudar o aparelho de som do carro, porém para isso seria imprescindível a manutenção dos comandos no volante. Poderiam me indicar se existe algum modelo compatível com os comandos do volante deste carro? e existe maneira de manter a USB e entrada Auxiliar no porta luvas?

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Maximiliano,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Acredito que seja possível manter os controles no volante, porém será necessário – além do player – uma interface para fazer a comunicação entre eles.

      Já quanto a USB e Auxiliar, vai depender bastante da marca/modelo, normalmente estes ficam no painel frontal da unidade.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  127. luciana

    Boa noite,

    Gostaria de saber se tem como tirar de um palio 1.0 o som original e os retrovisores elétricos e colocar em outro palio 1.4? é possível fazer essa transferência?

    Desde já obrigada.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Bom dia Luciana,

      Trata-se do som de fábrica, neste caso, o Connect da Fiat? São veículos de mesmo ano/modelo? Acredito que seja possível, porém sem mais detalhes é difícil afirmar se alguma adaptação é necessária.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-la em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  128. Renato

    Bom dia, tenho um Palio Sporting 2013 e não gostei muito do som que veio de fábrica. Comprei outro e pedi com o som completo de fábrica porém gostaria de fazer algumas alterações nos alto falantes. Também quero colocar uma caixa para dar um grave. O que você sugere? Não quero gastar muito mas quero um som de qualidade.

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Renato,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Quanto está disposto a investir? Que tipo de música costuma ouvir? Irá usar a unidade principal (cd, dvd, etc.) de fábrica?

      Sugiro o que considero um pacote básico para qualidade, kit 2 vias (dianteira) + amplificador 4 canais + subwoofer. Quanto ampères possui a bateria original? Há alguma restrição quanto ao espaço no porta malas?

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Comentar
  129. Luciano

    Bom dia, tenho uma dúvida sobre o som original do Palio. Comprei o meu com pré disposição para som e comprei um aparelho original no ML e os comandos do volante. Quando eu instalei o rádio ele está apresentando uma mensagem no painel e não funciona ” NO CAN NETWORK”. Gostaria de saber como ligo esse cabo CAN e os comandos do volante. Obrigado

    Comentar
    • Vitor Lima

      Boa tarde Luciano,

      Antes de tudo, peço desculpa pela demora, espero que ainda esteja em tempo de ajudá-lo.

      Difícil dizer sem mais detalhes, mas normalmente os aparelhos comercializados no ML não acompanham a interface para o volante (cabos), comercializados separadamente.

      Obrigado pelo seu comentário, novamente peço desculpa pela demora, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Comentar
  130. ALLAN TADEU

    Amigo, qual a referência dos tweeteres (na coluna) para o novo palio 2013? Onde eu encontro, sem ser na concessionária? Valeu abraço.

    Comentar
  131. Camilo

    Olá, boa tarde!
    Estou com um novo Palio, e gostaria de sugestões para som interno.
    Já tive um outro Palio 2010, e na época comprei um DVD HBD-9400 AVN e gostei muito. Custou em torno de 500,00 e o resultado foi bom, uma pena que roubaram.. rs
    Pensei em colocar esse mesmo DVD ou algum outro similar atualizado, e seguir o que disse em alguns comentários acima… Kit 2 vias 62V2A Selenium na frente e falante coaxial BRAVOX CX-50B atrás… tenho uma caixa dutada com um faltante de 12″ (200W) e pra puxar tudo pensei na BANDA VOXER 4.8 – 480W…
    O que acha amigo? Alguma outra sugestão?

    Obrigado.

    Comentar

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


9 − 1 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>